Ametista: propriedades e virtudes da pedra da embriaguez

Atualizado no dia por Inês Moreira

A ametista é uma pedra conhecida e reputada pelos seus poderes desde a Antiguidade. Pedra de quartzo, cristal corada por óxido de ferro, era frequentemente utilizada em joalharia no antigo Egipto. Pedra nobre e elegante, o seu nome evoca a embriaguez contra a qual é suposto lutar.

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As pedras preciosas são minerais fascinantes. São utilizadas há milhares de anos pelas suas propriedades e o seu sucesso continua. Quando não estão a ser utilizadas para aliviar a dor do corpo, podem ser encontradas em muitas obras de arte.




Cor: roxo e violeta
Sistema cristalino:  rhombohedral
Composição: dióxido de silício
Signo associado: Carneiro e Peixes
Preço: a partir de 8 euros
(o seu preço varia enormemente de acordo com a sua pureza, cor ou tamanho e vai até 1 000 euros por quilate)


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Origens da Ametista

No sentido literal, ametista significa "aquele que não está bêbado". De facto, o seu nome vem do grego methystos "embriaguez" (o "a" antes de ser um privativo).  É sem dúvida devido à sua bela cor de cal de vinho que, nos tempos antigos, se dizia que esta pedra preciosa tinha o poder de preservar os homens da embriaguez ou de curar os alcoólicos. Os gregos bebiam de copos feitos de ametista para se protegerem dos efeitos do álcool.


Diz a lenda que Dionísio, deus da videira, do vinho e do excesso, um dia com raiva quis atacar o primeiro humano que encontrou. O feitiço escolheu a jovem Ametista a quem o deus atirou tigres. Foi por pouco salva por Ártemis, deusa da caça, que a transformou numa estátua de quartzo puro. Mais tarde, Dionísio, tomado de remorso e tristeza, deixou cair a sua taça de vinho, que salpicou sobre a estátua e a tornou roxa.


Ametista: a pedra dos bispos

Uma pedra de humildade, temperança, nobreza de coração e pureza moral, a ametista também representa a autoridade, especialmente a autoridade eclesiástica. Diz-se que São Valentim usava uma ametista à volta do pescoço, tal como os cavaleiros que se cruzaram com esta pedra preciosa no seu rosário.


Na Idade Média, enfeitava os anéis pontifícios e as coroas dos reis cristãos, que tinham de manter a mente limpa e evitar a embriaguez ou o poder!  Usada pelo bispo São Valentim, a ametista simboliza pureza, ternura e respeito mútuo, e é por isso que é tradicionalmente oferecida para o 48º aniversário de casamento.


Ametista: a pedra que cura

É possível curar-se com pedras preciosas. Segundo a sua lenda, a ametista tem muitas virtudes, é usada para lutar:

  • Dependências (álcool, tabaco, drogas...)
  • Enxaquecas
  • Queimaduras
  • Eczéma
  • Tonificar e proteger o fígado e as artérias
  • Estimula o crescimento do cabelo e estimula o metabolismo


Esta pedra espantosa também tem grande poder a nível psíquico. Para reorientar emocionalmente, a ametista é muito adequada. É tradicionalmente utilizada para :

  • Combater a insónia e promover um sono mais tranquilo e sem perturbações
  • Calmar mentes agitadas
  • Ajudar na concentração
  • Desenvolver a intuição e a criatividade


Como recarregar uma pedra ametista?

Para a recarregar, expô-la à luz da lua, se possível no momento da lua nova para maior eficácia.
Saiba que pode descarregar a sua ametista simplesmente passando-a debaixo de água corrente ou mergulhando-a em água salgada. Evite recarregá-lo à luz solar, pois pode perder a sua bela cor. Por outro lado, se desejar purificá-lo, isto é feito bem à luz solar, basta evitar expô-lo durante demasiado tempo…

É bom saber: A ametista é ela própria utilizada para recarregar e/ou purificar outras pedras.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Pedras de proteção: como escolher a que mais me convém?

Quer seja para evitar o azar, as más energias e as pessoas negativas ou ainda para ultrapassar o nervosismo ou ajudar na cura, as pedras poderão ser preciosos aliados. Contudo, a litoterapia é complexa e nem todas as pedras têm as mesmas propriedades. Partilhamos consigo um resumo com os principais pontos sobre as pedras de proteção.

Cristal de Rocha

O cristal de rocha é a pedra mais importante em litoterapia pois, dotada de uma energia pura e poderosa, é a pedra ideal para desenvolver as suas capacidades intelectuais e fortalecer o seu corpo. Descubra a origem, história e virtudes da pedra transparente.

Âmbar

Com as suas cores quentes e intoxicantes, o âmbar tem-nos seduzido durante séculos. Para além do seu aspeto estético, a pedra âmbar tem muitas virtudes. Mas de onde vem esta pedra e que efeitos positivos exerce sobre aqueles que a usam? Descubra as virtudes e propriedades da pedra da juventude eterna.

Propriedades e virtudes das pedras preciosas

Em litoterapia, cada pedra preciosa ou semi-preciosa tem um significado e um poder. Antes de escolher e de usar uma pedra, precisa conhecer as suas propriedades e virtudes afim de escolher a melhor de acordo com o que precisa.

Artigos favoritos

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas