Ametista: propriedades e virtudes da pedra da embriaguez

Atualizado no dia por Inês Moreira

A ametista é uma pedra conhecida e reputada pelos seus poderes desde a Antiguidade. Pedra de quartzo, cristal corada por óxido de ferro, era frequentemente utilizada em joalharia no antigo Egipto. Pedra nobre e elegante, o seu nome evoca a embriaguez contra a qual é suposto lutar. Descubra a história, as virtudes e o significado da pedra de ametista.

Ametista: propriedades e virtudes da pedra da embriaguez

 

As pedras preciosas são minerais fascinantes. São utilizadas há milhares de anos pelas suas propriedades e o seu sucesso continua. Quando não estão a ser utilizadas para aliviar a dor do corpo, podem ser encontradas em muitas obras de arte.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).




Cor: roxo e violeta
Sistema cristalino:  rhombohedral
Composição: dióxido de silício
Signo associado: Carneiro e Peixes
Preço: a partir de 8 euros
(o seu preço varia enormemente de acordo com a sua pureza, cor ou tamanho e vai até 1 000 euros por quilate)


Origens da Ametista

No sentido literal, ametista significa "aquele que não está bêbado". De facto, o seu nome vem do grego methystos "embriaguez" (o "a" antes de ser um privativo).  É sem dúvida devido à sua bela cor de cal de vinho que, nos tempos antigos, se dizia que esta pedra preciosa tinha o poder de preservar os homens da embriaguez ou de curar os alcoólicos. Os gregos bebiam de copos feitos de ametista para se protegerem dos efeitos do álcool.

dyonisos

Diz a lenda que Dionísio, deus da videira, do vinho e do excesso, um dia com raiva quis atacar o primeiro humano que encontrou. O feitiço escolheu a jovem Ametista a quem o deus atirou tigres. Foi por pouco salva por Ártemis, deusa da caça, que a transformou numa estátua de quartzo puro. Mais tarde, Dionísio, tomado de remorso e tristeza, deixou cair a sua taça de vinho, que salpicou sobre a estátua e a tornou roxa.


Ametista: a pedra dos bispos

Uma pedra de humildade, temperança, nobreza de coração e pureza moral, a ametista também representa a autoridade, especialmente a autoridade eclesiástica. Diz-se que São Valentim usava uma ametista à volta do pescoço, tal como os cavaleiros que se cruzaram com esta pedra preciosa no seu rosário.

amethyste

Na Idade Média, enfeitava os anéis pontifícios e as coroas dos reis cristãos, que tinham de manter a mente limpa e evitar a embriaguez ou o poder!  Usada pelo bispo São Valentim, a ametista simboliza pureza, ternura e respeito mútuo, e é por isso que é tradicionalmente oferecida para o 48º aniversário de casamento.


🤫 Sabia?

Ao aquecê-la demasiado, a ametista tornar-se-á amarela e alguns chicos-esperto aproveitam para fazer de conta que é Citrina. Se quiser comprar uma Citrina, tenha cuidado!


Ametista: a pedra que cura

É possível curar-se com pedras preciosas. Segundo a sua lenda, a ametista tem muitas virtudes, é usada para lutar:

  • Dependências (álcool, tabaco, drogas...)
  • Enxaquecas
  • Queimaduras
  • Eczéma
  • Tonificar e proteger o fígado e as artérias
  • Estimula o crescimento do cabelo e estimula o metabolismo

Esta pedra espantosa também tem grande poder a nível psíquico. Para reorientar emocionalmente, a ametista é muito adequada. É tradicionalmente utilizada para :

  • Combater a insónia e promover um sono mais tranquilo e sem perturbações
  • Acalmar mentes agitadas
  • Ajudar na concentração
  • Desenvolver a intuição e a criatividade


Como recarregar uma pedra ametista?

Para a recarregar, expô-la à luz da lua, se possível no momento da lua nova para maior eficácia.
Saiba que pode descarregar a sua ametista simplesmente passando-a debaixo de água corrente ou mergulhando-a em água salgada. Evite recarregá-la à luz solar, pois pode perder a sua bela cor. Por outro lado, se desejar purificá-la, isto é feito à luz solar, basta evitar expô-la durante demasiado tempo…

É bom saber: A ametista é ela própria utilizada para recarregar e/ou purificar outras pedras.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 21 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 21 de julho será bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Últimos artigos

7 pedras preciosas para atrair o amor e mantê-lo

Encontrar o amor, mantê-lo e alimentá-lo… Nem sempre é fácil! Por vezes, numa relação é necessário uma mãozinha e a litoterapia poderá ajudar. Graças às suas propriedades e virtudes, algumas pedras preciosas poderão ajudá-lo/a a encontrar o amor, a proteger-se, a prolongar a paixão, a comunicar sem problemas ou a acalmar os ciúmes e a inveja. Descubra 7 delas e cuide da sua relação.

Qual é a Pedra preciosa de cada Signo?

Sabia que as pedras preciosas e semipreciosas têm imensas propriedades? Cada uma delas tem uma influência específica sobre a pessoa que a usa. Jade, Esmeralda, Topázio... Venha descobrir qual é a pedra preciosa do seu signo e como ela o/a pode ajudar…

Pedras de proteção: como escolher a que mais me convém?

Quer seja para evitar o azar, as más energias e as pessoas negativas ou ainda para ultrapassar o nervosismo ou ajudar na cura, as pedras poderão ser preciosos aliados. Contudo, a litoterapia é complexa e nem todas as pedras têm as mesmas propriedades. Partilhamos consigo um resumo com os principais pontos sobre as pedras de proteção.

Cristal de Rocha

O cristal de rocha é a pedra mais importante em litoterapia pois, dotada de uma energia pura e poderosa, é a pedra ideal para desenvolver as suas capacidades intelectuais e fortalecer o seu corpo. Descubra a origem, história e virtudes da pedra transparente.

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Labradorite: virtudes e propriedades da pedra protetora

Com cores inimitáveis, metálico, azul, verde e dourado, o labradorite seduz tanto como fascina. Mas para além da sua grande beleza, tem muitas propriedades que o tornam uma pedra tão espantosa quando indispensável. Descubra sem mais delongas todos os segredos desta pedra.

Água-marinha: virtudes e propriedades da pedra da sorte

O que é que esta pedra sublime esconde por detrás da sua cor azul intensa? Se aos seus olhos a Água-marinha é tão misteriosa como as águas profundas do oceano, revelar-lhe-emos todos os seus segredos. Usado há milhares de anos pelas suas propriedades estimulantes e calmantes, também tem sido usada como amuleto da sorte pelos marinheiros e representa amor e fidelidade dentro de um casal…

O que diz o seu Signo sobre si?