As pedras preciosas são minerais fascinantes. São utilizadas há milhares de anos pelas suas propriedades e o seu sucesso continua. Quando não estão a ser utilizadas para aliviar a dor do corpo, podem ser encontradas em muitas obras de arte.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
| Cor: roxo e violeta |
Sistema cristalino: rhombohedral |
Composição: dióxido de silício |
Signo associado: Carneiro e Peixes |
Preço: a partir de 8 euros (o seu preço varia enormemente de acordo com a sua pureza, cor ou tamanho e vai até 1 000 euros por quilate) |
Origens da Ametista
No sentido literal, ametista significa "aquele que não está bêbado". De facto, o seu nome vem do grego methystos "embriaguez" (o "a" antes de ser um privativo). É sem dúvida devido à sua bela cor de cal de vinho que, nos tempos antigos, se dizia que esta pedra preciosa tinha o poder de preservar os homens da embriaguez ou de curar os alcoólicos. Os gregos bebiam de copos feitos de ametista para se protegerem dos efeitos do álcool.
Diz a lenda que Dionísio, deus da videira, do vinho e do excesso, um dia com raiva quis atacar o primeiro humano que encontrou. O feitiço escolheu a jovem Ametista a quem o deus atirou tigres. Foi por pouco salva por Ártemis, deusa da caça, que a transformou numa estátua de quartzo puro. Mais tarde, Dionísio, tomado de remorso e tristeza, deixou cair a sua taça de vinho, que salpicou sobre a estátua e a tornou roxa.
Ametista: a pedra dos bispos
Uma pedra de humildade, temperança, nobreza de coração e pureza moral, a ametista também representa a autoridade, especialmente a autoridade eclesiástica. Diz-se que São Valentim usava uma ametista à volta do pescoço, tal como os cavaleiros que se cruzaram com esta pedra preciosa no seu rosário.
Na Idade Média, enfeitava os anéis pontifícios e as coroas dos reis cristãos, que tinham de manter a mente limpa e evitar a embriaguez ou o poder! Usada pelo bispo São Valentim, a ametista simboliza pureza, ternura e respeito mútuo, e é por isso que é tradicionalmente oferecida para o 48º aniversário de casamento.
🤫 Sabia? Ao aquecê-la demasiado, a ametista tornar-se-á amarela e alguns chicos-esperto aproveitam para fazer de conta que é Citrina. Se quiser comprar uma Citrina, tenha cuidado! |
Ametista: a pedra que cura
É possível curar-se com pedras preciosas. Segundo a sua lenda, a ametista tem muitas virtudes, é usada para lutar:
- Dependências (álcool, tabaco, drogas...)
- Enxaquecas
- Queimaduras
- Eczéma
- Tonificar e proteger o fígado e as artérias
- Estimula o crescimento do cabelo e estimula o metabolismo
Esta pedra espantosa também tem grande poder a nível psíquico. Para reorientar emocionalmente, a ametista é muito adequada. É tradicionalmente utilizada para :
- Combater a insónia e promover um sono mais tranquilo e sem perturbações
- Acalmar mentes agitadas
- Ajudar na concentração
- Desenvolver a intuição e a criatividade
Como recarregar uma pedra ametista?
Para a recarregar, expô-la à luz da lua, se possível no momento da lua nova para maior eficácia.
Saiba que pode descarregar a sua ametista simplesmente passando-a debaixo de água corrente ou mergulhando-a em água salgada. Evite recarregá-la à luz solar, pois pode perder a sua bela cor. Por outro lado, se desejar purificá-la, isto é feito à luz solar, basta evitar expô-la durante demasiado tempo…
É bom saber: A ametista é ela própria utilizada para recarregar e/ou purificar outras pedras.