Planetas Astrológicos - Como nos influenciam e perturbam?

Atualizado no dia por Inês Moreira

A astrologia estuda os astros do nosso sistema solar e cada um tem um papel e um significado especial. Saiba tudo sobre os planetas em termos astronómicos, astrológicos e mitológicos e descubra como os astros o/a poderão influenciar...

Planetas Astrológicos - Como nos influenciam e perturbam?
Sumário:

A Astrologia é sinónimo de planetas! Os 10 planetas do nosso sistema solar têm uma influência direta na sua personalidade, nos seus gostos e no seu futuro. Conheça todos os pormenores sobre cada planeta e a influência que estes têm. 


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Os planetas na astrologia

Clique num planeta para o conhecer:


Influência dos planetas nas pessoas

A influência dos planetas é muito forte na astrologia e cada qual tem o seu próprio impacto na personalidade e no quotidiano. Por exemplo, Mercúrio retrógrado trará sempre grandes dificuldades… A arte da astrologia consiste em descodificar esta influência… No momento do nascimento de uma pessoa, os planetas estão num sítio muito específico e cada um influencia a personalidade e o futuro dessa pessoa, entre muitas outras coisas. Assim sendo, um Mapa Astral é como uma fotografia dos planetas, no momento do nosso nascimento. Tendo em conta a forma como eles estão dispostos nas casas e a sua maneira de interagirem uns com os outros, conseguirá ter a visão de si mesmo/a, da sua personalidade, do seu verdadeiro “Eu interior” e da sua forma de abordar a vida…

Os planetas estão em constante movimento, mais ou menos rápido segundo o planeta, e é esta nova configuração planetária que permite definir os acontecimentos futuros. A posição de Vénus, planeta do amor, irá influenciar diretamente a vida afetiva, consoante a sua posição e a dos outros planetas. Cada planeta tem uma influência específica e para a analisar é necessário ter em conta:

  • Os aspetos formados com outros planetas (conjuntura, quadratura, trígono, etc…)
  • O mapa astral e como este interage com a configuração planetária?
  • A retrogradação possível dos planetas

Les planètes du système solaire

A palavra “planeta” vem do latim “planetus” que, por sua vez, vem do grego “planeta".

O que é um planeta?

A palavra “planeta” vem do latim “planetus” que, por sua vez, vem do grego “planeta". Existem 8 planetas reconhecidos no sistema solar. Vejamos os critérios para que um astro seja considerado um planeta.

Segundo a União Astronómica Internacional, um planeta é um “corpo celeste em órbita em torno do Sol, tem massa suficiente para que a sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido”.

Ou seja, para que um astro seja considerado como um planeta, este deverá respeitar 3 critérios:

  1. Estar em órbita à volta do Sol;
  2. Ter uma forma esférica;
  3. Ser um objeto de dimensão predominante para exercer uma forte gravidade.

Porque é que Plutão já não faz parte do sistema solar?

Desde 2006 que Plutão não é considerado como um planeta, tendo sido requalificado como planeta anão. Plutão já não é um planeta porque a sua influência gravitacional não é suficientemente importante. Há milhares de pequenos astros que gravitam à sua volta mas que ele não os atraiu, e por isso, já não é considerado como um planeta.

Os planetas atraem outros astros através da gravidade, e acabam por “limpar” tudo à sua volta para estarem sós. Mas na astrologia a situação é diferente e os astrólogos continuam a considerar Plutão como um planeta porque exerce uma influência muito importante.

👉 Por exemplo, um/a nativo/a Sol em conjuntura com Plutão em Leão nunca será igual a um/a nativo/a Sol em Leão. O seu carisma e gosto pelo poder serão exagerados, mas será também uma pessoa angustiada, o que não será o caso de um/a Sol em Leão. Igualmente em trânsito: Plutão termina ou renova uma situação de forma flagrante de acordo com os aspetos que formará em trânsito com os planetas do mapa astral.

Antes da descoberta de Plutão, em 1930, este não existia na astrologia. Mas a astrologia evolui com as descobertas astronómicas e vai-se enriquecendo.

O que é um Planeta retrógrado?

Um planeta retrógrado é um planeta cuja trajetória, vista da Terra, parece inverter-se. E depois de algum tempo, retoma a sua trajetória normal. É comum na astrologia dizer-se que os planetas recuam… Contudo, sabemos bem que tal não é o caso.

📌
Pequena explicação: os planetas giram à volta do Sol. Deve-se assim observá-los desde o Sol. Como os vemos desde a Terra, que está também em movimento, gera um efeito de ilusão de ótica: por vezes, dá a sensação que alguns planetas estagnam ou até recuam. É o que se chama Retrógrado. Na verdade, o planeta continua imperturbável o seu caminho. O melhor exemplo é imaginar-se num comboio parado. Quando olha pela janela e vê um outro comboio a partir no sentido contrário, terá a sensação que é o seu comboio que recua. As efemérides tomam em conta este movimento dos planetas que indicam com R a retrogradação e com D o percurso direto.


Na astrologia, os impactos de um planeta Retrógrado mudam em função das influências habituais do astro. Assim, Mercúrio Retrógrado afetará as mensagens, os contratos, os transportes, enquanto que Vénus afetará o amor, as relações afetivas… Também o signo no qual o planeta se situará no momento da retrogradação trará também nuances. Uma retrogradação levará (ou até obrigará) a rever uma situação.



A influência dos Planetas Pessoais

O Sol, astro solar está no centro do nosso Universo. O nosso signo do Zodíaco, ou signo solar, é o reflexo da posição do Sol no dia do seu nascimento. Para completar temos, depois os planetas ditos pessoais (ou rápidos), como Mercúrio, Vénus e Marte que se movem mais rapidamente que alguns planetas que se situam mais ao exterior.

  • Mercúrio influencia a comunicação e a expressão;
  • Vénus é associado à criatividade, à beleza e ao amor;
  • Marte é o planeta de ação, da masculinidade e da autoridade;

A influência dos Planetas Transpessoais

Posicionados, mais no exterior, encontramos os planetas ditos transpessoais (ou lentos) visto que se movem mais lentamente que os planetas pessoais. 

A sua influência manifesta-se durante uma ou mais gerações…

  • Júpiter simboliza a sorte, o entusiasmo e a oportunidade;
  • Saturno representa as restrições, os limites e as responsabilidades;
  • Úrano é associado à mudança rápida, ao inesperado, à instabilidade;
  • Neptuno está relacionado com os sonhos, a criatividade, a metafísica e as aptitudes físicas;
  • Plutão traz-nos perturbações radicais…

Cada planeta está em contínuo movimento no céu. A sua posição em cada signo forma o Mapa Astral, mostrando os acontecimentos passados, presentes e futuros e transmitindo todos os conselhos necessários para contornar obstáculos e ajudar a evoluir.

Cada um dos planetas, rege um signo. Este caracteriza-o e influencia a sua forma de agir e reagir ao longo da vida.


A influência dos Planetas Retrógrados

⬇ Clique nos Planetas! ⬇













Também pode ler: 

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

O que é a Astrologia Cabalista?

Já ouviu falar da Astrologia Cabalista? Sabe do que é que se trata verdadeiramente? Venha descobrir todos os segredos desta astrologia hebraica e fique também a conhecer o seu signo cabalista…

Quais são os Signos que beijam melhor?

O beijo, um dos gestos mais íntimos e apaixonantes, pode revelar-se um verdadeiro desafio romântico. Cada Signo do Zodíaco possui a sua própria abordagem no que diz respeito às questões amorosas, e beijar não é exceção. Há de tudo, desde beijos ardentes e sensuais de cortar a respiração, passando por beijos mais tímidos e hesitantes e até beijos que parecem saídos de um filme... E para si, qual será o melhor beijo?

Sobreviver a Mercúrio retrógrado com um… chá

Mercúrio retrógrado anuncia grandes confusões e algumas dores de cabeça. Pequenas chatices que poderão ser ultrapassadas, mas os problemas de comunicação, os atrasos, as perdas, as avarias, tudo isto poderá tornar-se insuportável, por isso… tome um chá! Dê uma volta no jardim ou na mercearia e descubra a receita para um chá que o/a ajudará a ultrapassar Mercúrio retrógrado.

Lua Nova do 8 de abril e Eclipse Solar!

No dia 8 de abril, a Lua Nova estará em Carneiro e será acompanhada de um eclipse total do Sol. Esta será por isso uma Lua Nova poderosa e tudo o que semear neste dia será importante e terá impacto no futuro! É o momento ideal para positivar, criar e/ou colocar em prática novos projetos. Mas, como é que esta fase nos influenciará verdadeiramente?

Quais são os Signos inimigos?

Conhecer todos os Signos do Zodíaco é extremamente interessante pois há sempre algo mais para aprender. A compatibilidade, por exemplo, não é apenas relativa ao amor, mas também à amizade… Assim sendo, é necessário termos consciência que certos signos são verdadeiros inimigos, não conseguem estar de acordo, nem passar muito tempo juntos… Mas quem será o inimigo do seu Signo?

Artigos favoritos

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Ansiosos/as, impacientes, teimosos/as e obstinados/as, os/as nativos/as de Carneiro precisam de ação, de exteriorizar e de afirmar alto e bom som a sua personalidade. Entusiastas e otimistas, estes/as nativos/as têm, por vezes, falta de concentração e discernimento e avaliam mal os obstáculos, o que faz com que se deixem levar rapidamente e desanimem com a mesma rapidez. Descubra todos os segredos dos/as nativos/as de Carneiro!

Terá um bebé em 2024?

Sonha ter um filho já há algum tempo? 2024 poderá ser o ano da boa nova! As nativas de alguns Signos terão mais sorte e poderão realizar o sonho de se tornarem mães. Ouve o bater de um coraçãozinho fofo? Prepare-se para uma nova vida repleta de amor e descobertas!

Signos do Zodíaco: características, curiosidades, segredos...

Pretende saber tudo sobre o seu Signo do Zodiaco? Gostaria de saber quais são as características do seu Signo? Os pontos fortes e fracos? Quais são os signos mais sensíveis? Mais impulsivos? Como é que reage a determinadas situações e sentimentos tendo em conta o seu signo? Descubra tudo!

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Se nasceu entre 21 de junho e 22 de julho é um/a nativo/a de Caranguejo. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem de si uma pessoa muito doce e intuitiva... Mas será que conhece verdadeiramente estes nativos? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O que diz o seu Signo sobre si?