Será que conhece, verdadeiramente o "planeta intelectual”? Que segredos tem? O que simboliza? Como nos influencia? Venha descobrir…
Graças a esta rúbrica, ficará a par de todas as informações e conhecerá não só os astros, como o seu simbolismo, não só na Astronomia, mas também na Astrologia e na Mitologia…
Curiosos/as? Descubram mais sobre o planeta Júpiter!
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).
Júpiter em astronomia: o planeta gigante
Júpiter é o planeta mais grande do sistema solar. Se encontra a 775 milhões de quilômetros do Sol, o seu diâmetro é 11 vezes maior que a Terra. Com uma massa equivalente a 320 vezes a do nosso planeta, Júpiter é dez vezes mais massivo do que todos os outros planetas do sistema solar reunidos. Mas é um planeta gasoso, então ligeiro! Júpiter gira em volta de si mesmo em menos de 10 horas, o que é prodigioso visto a sua “corpolência”. Desde a Terra, é possível ver Júpiter a olho nu no céu noturno.
Júpiter em mitologia: deus dos deuses
Júpiter (Zeus em grego) é o deus da luz, ele tem nas suas mãos um raio. É o pai dos deuses e dos homens, o governante do Olimpo, o grande salvador da vida, o aproveitador do seu poder (o direito de cozinhar) mas preocupado com os direitos e a justiça que ele exerce com autoridade: todos temem a sua ira! É o filho de Saturno e Rhea (que o salvou do seu pai que o queria devorar!) Mais tarde, encontrou o seu pai Saturno e fê-lo vomitar todas as crianças (irmãos e irmãs de Júpiter) que Saturno tinha engolido! Júpiter foi casado com a sua irmã Juno, a quem alegremente traiu. Com os seus irmãos, partilharam o mundo: Júpiter levou a terra e o céu, Neptuno o mar e Plutão o submundo. Os emblemas de Júpiter são: o ceptro, um relâmpago (raio), uma águia.
A sua rotação por volta do Sol é de aproximadamente 12 anos
Júpiter em astrologia: o planeta do desenvolvimento
Num tema astral, Júpiter pode representar o sucesso na área onde se localiza ou, se for mal inspeccionado, onde se "pecará" por excesso. Júpiter por vezes amplifica os fenómenos de outros planetas. É a nossa alegria de viver (ou não) a nossa expansão social (a nossa capacidade de sucesso), as nossas oportunidades, ele pode representar uma figura masculina autoritária (ou alguém que tem algum poder) mas não o pai. Pode simbolizar finanças, carreira. Ligado a Vénus, representa o amor oficial... Em Trânsito (técnica de previsão), Júpiter traz muitas vezes boas notícias e sucesso, mas por vezes amplifica um fenómeno negativo.
A influência de Júpiter em astrologia
Um planeta pode exercer uma influência positiva ou negativa, dependendo da sua posição ou dos aspectos que possa formar com outros planetas.
- Influência positiva de Júpiter: otimismo, extroversão, alegria, desenvolvimento, concreto, sorte, sucesso, realismo, notoriedade, bondade, sociabilidade, ordem, organização, epicurismo, prazer, bem-estar...
- Influência negativa de Júpiter: excesso, bluff, vanidade, tirania, raiva, oportunismo, gastos, processo...
- Nível simbólico: paternalismo, conservantismo, justiça, finanças, orgulho, hierarquia, legalidade, casamento, magistrados, professores, homem político, notoriedade, personagem eclesiastes, em busca de recompensas...
6 Curiosidades de Júpiter
Revolução solar aparente (tempo que leva o planeta a contornar o zodíaco para regressar ao seu ponto de partida): 12 anos
Elemento associado a Júpiter: Ar
Parte do corpo associada a Júpiter: Ancas
Função física associada a Júpiter: Glicemia, anabolismo, justiça, autoridade
Metal associado a Júpiter: Estanho
Dia associado a Júpiter: Quinta-feira
Sabe agora mais sobre o significado de Júpiter, que tal aproveitar a oportunidade para descobrir também :