Mercúrio Retrógrado 2022 e 2023: o que nos espera?

Atualizado no dia por Inês Moreira

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Mercúrio Retrógrado 2022 e 2023: o que nos espera?

Mercúrio é o planeta que altera o nosso quotidiano mais bruscamente, estando em retrogradação 24 dias a cada 88. Tem um imenso poder, impacta consideravelmente o nosso quotidiano,  pois fica imenso tempo no mesmo sítio...



Mas porquê e em quê? O que muda em nós e nas pessoas que nos rodeiam? 

Mercúrio, planeta relacionado com a comunicação interna (com o nosso "Eu") e externa (com os outros), passará por vários períodos de retrogradação durante este ano! Atrasos, mudanças de emprego; serão fases atribuladas e complicadas. 

Mas o que acontece verdadeiramente quando este planeta passa por um período retrógrado e que repercussões tem para cada Signo?

 

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Como é que Mercúrio nos influencia, positiva e negativamente? 

O planeta Mercúrio estará Retrógrado em 2022:

Do 14 de janeiro ao 4 de fevereiro

Do 10 de maio ao 3 de junho

Do 10 de setembro ao 2 de outubro

Do 29 ao 31 de dezembro



Como é que os Planetas influenciam a sua vida?

Consulte os nossos Astrólogos online ou ligue para o (00351) 308 803 288!**

**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).



🌌 O que lhe reservará Mercúrio Retrógrado? 🌌


Mercúrio retrógrado em Aquário 

(14/01 - 26/01)

Quando Mercúrio retrocede em Aquário, este interfere especialmente no setor financeiro. Assim, será um período onde teremos de estar bastante atentos/as às nossas finanças,  despesas, contas esquecidas, créditos, gastos supérfluos e inesperados, etc.
Também é mais fácil sermos multados/as, por isso é melhor não arriscarmos. Para além disto, devemos ter imenso cuidado com possíveis roubos ou perdas.
Mercúrio retrógrado em Aquário incita-nos a revermos ideias preconcebidas para desta forma, evoluirmos, para nos adaptarmos.


Mercúrio retrógrado em Capricórnio (27/01 -  04/02)

Mercúrio vai colocar à prova a nossa paciência e brincar com os nossos nervos… É provável que algumas relações saiam afetadas desta fase. Corremos o risco de estarmos mais nervosos/as, de sermos mais severos/as e pessimistas quando confrontados/as com contratempos, avarias e atrasos que nos desmoralizarão. 

Nada correrá como planeamos mesmo que tenhamos visto e revisto tudo ao pormenor.  
Mercúrio retrógrado em Capricórnio perturbará o prosseguimento das nossas tarefas (até porque andaremos menos concentrados/as) e afetará as nossas ambições.
Devemos, portanto, aproveitar este período para revermos a forma como analisamos, trabalhamos, iniciamos projetos e negócios, de forma a recomeçarmos uma vida "normal" quando Mercúrio ficar direto. 


Mercúrio retrógrado em Gémeos (10/05 - 23/05)

Mercúrio em Gémeos é análise e intelecto,  expressão,  comunicação, movimento, curiosidade e às vezes de dispersão... Esta fase tornar-nos-á mais inquietos/as do que costume. Devemos pensar antes de falar! Deveremos também verificar a nossa agenda, uma vez que mal-entendidos ou marcações falhadas podem ser prejudiciais.  
Positivamente, esta fase pede-nos para refletirmos sobre as nossas ações passadas, analisarmos os nossos pensamentos, as nossas ideias, as nossas opiniões...

Mercúrio retrógrado em Touro (24/05 - 03/06)

Mercúrio retrógrado influenciará a vida prática e o sentido de organização. Muitas coisas poderão ficarão para trás, por isso deveremos refletir em vez de nos vangloriarmos relativamente aos nossos progressos, aconteça o que acontecer. 

Esta fase impõe prudência e reflexão relativamente às nossas conquistas, finanças, valores... Garantir a nossa estabilidade, futuro e protegermos os nossos entes queridos...


Mercúrio retrógrado em Balança (10/09 - 23/09)

Mercúrio em Balança está relacionado com a 7ª casa na Astrologia, referente às associações, parcerias e uniões. Assim neste período poderemos ter problemas de comunicação, especialmente com a nossa cara-metade ou com parceiros profissionais. Tudo o que é união e colaboração poderá sofrer com a nossa impaciência. Deveremos ter cuidado, com os mal-entendidos, com as relações mais rudes, secas e não diplomáticas. É provável que as assinaturas e acordos sejam adiados e será o melhor a fazer!


Mercúrio retrógrado em Virgem (24/09 - 02/10)

Mercúrio retrógrado em Virgem está relacionado com a 6ª casa na Astrologia, referente ao sector profissional (empresas, estabelecimentos, oficinas, comércios…) ou ao nosso quotidiano.

Esta fase, poderá então prejudicar o nosso quotidiano, tornando-nos ansiosos/as quando confrontados/as com uma acumulação de acontecimentos imprevistos, tais como aparelhos que já não funcionam, serviços pós-venda ou serviços de Apoio ao Cliente que falham…


Poderemos também, ter contratempos no trabalho ou pequenas preocupações com o nosso animal de estimação… Será preciso muita paciência porque sob Mercúrio retrógrado em Virgem, poderemos mais facilmente somatizar (dores de cabeça, dores de estômago, erupções cutâneas, etc… devido ao stress). Sob a influência de Mercúrio retrógrado será cada vez mais difícil improvisar durante um período em que os imponderáveis serão mais numerosos.

Contudo, esta fase poderá também ser positiva pois refletiremos um pouco mais do que o habitual, analisaremos tudo ao pormenor, seremos mais precisos/as, críticos/as e autocríticos/as, determinados/as...



Signos de Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário): terá de acalmar o seu ardor. Mercúrio retrógrado em Virgem exigirá que espere ou que pense bem antes de tomar quaisquer decisões.

Signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio): Seja paciente! Será um momento de introspecção, um tempo para rever a sua organização, para reler livros, etc., para ganhar em qualidade!

Signos de Ar (Gémeos, Balança, Aquário):  Normalmente será mais fácil para si do que para os outros signos, contornar obstáculos, improvisar… Mas este poderá não ser o caso durante este período. Poderá estar mais tenso/a e hesitar mais quando confrontado/a com o inesperado…

Signos de Água (Caranguejo, Escorpião, Peixes): Mercúrio retrógrado em Virgem poderá torná-lo/a mais vulnerável ao stress. Poderá atrasar as suas criações. Requererá que pense profundamente nos seus impulsos, nas suas iniciativas espontâneas…



Mercúrio retrógrado em Sagitário (29 - 31 de dezembro)

Mercúrio retrógrado em Sagitário poderá impedi-lo/a de viajar como desejaria, devido a avarias, greves ou outros incidentes. Ao viajar, tenha cuidado com caminhos não assinalados e com os falsos guias. Poderá muito bem perder-se ou desviar-se do seu caminho… Os cursos ou formações podem ser mais complicados do que esperado, ou serão adiados, etc.


Mercúrio retrógrado em Capricórnio (1 - 18 de janeiro 2023)

Mercúrio retrógrado em Capricórniocolocará a nossa paciência à prova... Preparemo-nos para o que aí vem.... 


☹ O lado negativo de Mercúrio Retrógrado ☹

Durante a fase de Mercúrio Retrógrado a comunicação fica completamente perturbada, seja em que circunstância for. Todos os contactos, mesmo os mais simples são dificultados, e os mal-entendidos surgem rapidamente, na comunicação falada ou escrita. 

Os meios de transporte e todas as telecomunicações (telefone, telemóvel, correio, email, redes sociais, etc.) poderão falhar, ou mesmo avariar. É necessário que estejamos preparados/as para qualquer contratempo que possa surgir! Todos os meios de comunicação poderão ficar  inutilizáveis, sem qualquer razão aparente. 

Mercúrio Retrógrado afeta o quotidiano de uma forma brusca.

Dificulta a comunicação, cria mal-entendidos, confusões e más interpretações, mas, ao mesmo tempo, e paradoxalmente, convida à reflexão e à análise cuidada, de tudo o que dizemos ou escrevemos. 

Este é um período propício à introspeção, à análise e à reavaliação. Não devemos ter receio de nos colocarmos algumas questões existenciais... 

Contudo, não devemos começar projetos importantes, nem tomar atitudes precipitadas.

A salientar que a ação de Mercúrio Retrógrado se faz sentir, embora mais diluída, uns dez dias antes e dez dias depois do seu período de retrogradação.




😁 O lado positivo de Mercúrio Retrógrado 😁

Esta fase é ótima para estimular o intelecto: ler, estudar, refletir, investigar, rever ou terminar alguns assuntos e/ou projetos do passado que tinham ficado em standby. 

Voltar a estudar, concluir projetos inacabados ou iniciar uma nova formação terão o sucesso que esperamos. Acontecimentos do passado poderão ressurgir, já que a intuição estará ao rubro, assim como a perspicácia.

Devemos aproveitar este período para relaxar e atenuar a necessidade de controlar tudo e todos. 

Devemos ser cuidadosos/as na forma como comunicamos, tendo atenção a tudo o que dizemos. Será imprescindível aceitarmos os desafios como processos de aprendizagem para utilizarmos Mercúrio retrógrado de forma pertinente!

🌌 Mercúrio Retrógrado e os Signos 🌌

(⬇ Clique em cada um dos Signos ⬇)

  • Carneiro

    Mercúrio retrógrado é problemático para os/as nativos/as de Carneiro, pois são mais apressados/as e nervosos/as do que os/as outros/as nativos/as de outros signos. Gastarão energia mas poderão ter acessos de fúria.


    Consulte o seu Mapa Astral!

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Comentários

Sábado dia 30/1 meu celular parou de funcionar do nada, ficou 2 dias assim. Doideira

É a Regeneração espiritual, separação do joio do trigo.

Só perdi meu Iphone... e fiquei sem muitos contatos. rsrs

Realmente interessante,,,é exactamente como me sinto,daí ter terminado uma relação,pois já não me sentia enquadrada...

Muito interessante

O seu Horóscopo

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Planetas Astrológicos – como funcionam?

A astrologia estuda os astros do nosso sistema solar e cada um tem um papel e um significado especial. Saiba tudo sobre os planetas em termos astronómicos, astrológicos e mitológicos e descubra como os astros o/a poderão influenciar...

Conhece o seu descendente?

Conhece certamente o seu signo e saberá também qual é o seu ascendente que afina a sua personalidade. Mas conhece o seu descendente? No seu mapa astral, o descendente permite conhecer melhor as suas relações e pode ajudar a compreender o que lhe espera no amor. Por isso descubra aqui qual é o seu descendente!

Que Signos mudarão de vida em 2023?

Decidir de um momento para o outro fazer-se à estrada para viver a vida com que sempre sonhou? Adeus trabalho, família e preocupações? Em 2023, o desejo de mudança de alguns signos será de tal forma intenso que poderão deixar tudo para trás e mudarem de vida radicalmente. Será o seu Signo um dos que se deixará levar pela vida com que sempre idealizou?

Artigos favoritos

Terá um bebé em 2023?

Sonha ter um filho já há algum tempo? As boas notícias são, que 2023 será o ano em que 4 Signos terão a sorte de realizarem o seu sonho e de se tornarem mães. Ouve o bater de um coraçãozinho fofo? Prepare-se para uma nova vida repleta de amor e descobertas!

Que Signos voltarão para os/as seus/suas Ex em 2023?

Este será definitivamente um ano de afirmação, de evolução... Um novo ano simboliza o virar de uma nova página, mas para alguns poderá significar o regresso aos velhos hábitos. De acordo com os astros, 4 Signos voltarão a namorar com um/a Ex e darão uma última oportunidade à sua relação! Aceitará de volta o seu/sua Ex em 2023?

Quais os Signos mais raros do Zodíaco?

Já alguma vez se perguntou se o seu Signo é raro? Há mais de 7 mil milhões de pessoas no mundo e existem somente 12 Signos. Nenhum Signo tem equitativamente o mesmo número de pessoas, pelo que alguns são mais raros do que outros. Descubra é nativo/a de um dos Signos mais raros do Zodíaco!

Numerologia: Serão mesmo compatíveis?

Está preparado/a para descobrir a sua compatibilidade amorosa através da Numerologia? Será que é verdadeiramente compatível com a sua cara-metade? Através da compatibilidade numerológica, tendo em conta nomes e datas de nascimento, desvende o futuro da sua relação…

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!