Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

ABC dos planetas: o planeta Saturno

Tem bons conhecimentos sobre os planetas? Zoom sobre… o planeta Saturno! Descubra tudo o que tem de saber sobre este planeta, a sua simbologia, seja em astronomia, em mitologia ou em astrologia!

Será que conhece, verdadeiramente o "planeta dos anéis”? Que segredos tem? O que simboliza? Como nos influencia? Venha descobrir…

Graças a esta rúbrica, ficará a par de todas as informações e conhecerá não só os astros, como o seu simbolismo, não só na Astronomia, mas também na Astrologia e na Mitologia


Curiosos/as? Descubram mais sobre o planeta Saturno! 

 

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


Saturno em astronomia: os anéis de Saturno

Saturno orbita o Sol a uma distância média de 1,4 mil milhões de quilómetros. Saturno é um planeta gigante, como Júpiter, Úrano e Neptuno. O segundo maior planeta, com um diâmetro de 121.000 quilómetros, é mais conhecido pelos seus anéis, compostos principalmente de gelo e partículas de poeira. Saturno é um planeta gasoso. Tal como Júpiter, gira muito rapidamente sobre si mesmo, em cerca de dez horas, e é constituído principalmente por hidrogénio e hélio, como evidenciado pela sua densidade muito baixa. É o planeta mais distante do Sistema Solar observável a olho nu no céu nocturno a partir da Terra. A sua rotação à volta do Sol é de cerca de 29 anos e meio.


Júpiter em mitologia: deus dos deuses

Saturno é a divindade da sementeira e do cultivo da vinha, é assimilado a Chronos. Filho de Gaia, escapou em criança ao seu pai Ouranos-Úrano que, invejoso da sua descendência, os tinha eliminado. Saturno vingou-se ao emasculhá-lo com uma serpente e depois reinou nos céus, no lugar do seu pai. Mais tarde, por sua vez, mataria os seus filhos (que tinha tido com a sua irmã Ops ou Rhea), engolindo-os para os impedir de ocuparem o seu lugar! Júpiter escapou-lhe e encontrou-o mais tarde, para o fazer vomitar os seus outros filhos e assim salvá-los. Júpiter então reinou e Saturno da fuga, foi acolhido por Janus.


A sua rotação por volta do Sol é de aproximadamente 29,5 anos


Saturno em astrologia: o planeta da estrutura

Saturno é um planeta de grande importância em astrologia. Tem grande influência num mapa astral, bem como em técnicas de previsão. Em Trânsito ou noutras técnicas de previsão, Saturno traz frequentemente um acontecimento concreto, palpável, decisivo ou uma atmosfera que ninguém pode ignorar! Num mapa astral pode ser construtivo, estruturante ou frustrante. É, ao mesmo tempo, a falta e, portanto, também a ganância! (por exemplo: Saturno mal ligado a Vénus num mapa astral dará uma personalidade que está sempre à procura de provas de amor e que, mesmo sendo amada, terá a impressão de nunca ser suficientemente amada!)

Cuidado, Saturno tem frequentemente uma má reputação e é verdade que pode causar rupturas sentimentais ou perda de posição, mas não o faz sozinho: neste caso, outros planetas também são dissonantes nessa altura! Além disso, bem localizado, Saturno é um grande aliado! Consolida uma posição profissional (bem ligada ao Sol), reforça uma ligação (Trindade a Vénus), encoraja o sucesso e a autoconfiança (Trindade a Júpiter). Além disso, as estruturas de Saturno, fixações e limites (evita desvios). Em alguns temas, pode representar o pai.


A influência de Saturno em astrologia

Um planeta pode exercer uma influência positiva ou negativa, dependendo da sua posição ou dos aspectos que possa formar com outros planetas.

  • Influência positiva de Saturno: sabedoria, paciência, reflexão, ambição, rigorosidade, responsabilidade, analítico, concentração, solidez, maturidade, perseverança, resistência, tenacidade, metodologia, integridade, paciência, segurança...
  • Influência negativa de Saturno: autoridade, frustração, severidade, isolamento, frieza, inibição, complexo, absolutismo, lentidão, voracidade...
  • Nível simbólico: estrutura, tempo, velhice, patriotico, pai, avô, velho, homem de ciência, investigador, solidão, distanciamento, introversão, materialização, limitação...


6 Curiosidades de Saturno 

Revolução solar aparente (tempo que leva o planeta a contornar o zodíaco para regressar ao seu ponto de partida): 29,5 anos

Elemento associado a Saturno: Terra

Parte do corpo associada a Saturno: Esqueleto, pele

Função física associada a Saturno: Eliminação, proteção, estruturação, cristalização, contração...

Metal associado a Saturno: Chumbo

Dia associado a Saturno: Sábado


 Sabe agora mais sobre o significado de Saturno, que tal aproveitar a oportunidade para descobrir também :

Astrologia Anual: descubra as datas chave!

Numerologia Anual - Previsões

Horóscopo Anual - Previsões de 2021

Deixe o seu comentário

DESCUBRA TODOS OS ARTIGOS RELATIVOS AOS PLANETAS!

Planetas retrógrados, influência dos planetas no seu quotidiano, planetas e signos... Descubra todos os nossos artigos relacionados estes astros magníficos!

Mercúrio Retrógrado de 30/01 ao 20/02: datas, explicações, efeitos...  Descubra o que poderá acontecer quando o Planeta Mercúrio está retrógrado!
Lua Nova do 13 de janeiro: entre lógica e intuição...  Como o/a influenciará esta fase da Lua Nova?
Lua Nova do 14 de dezembro: cuidado com o Eclipse do Sol!  Como o/a influenciará esta fase da Lua Nova?
Lua Cheia do 12 de novembro de 2019: como influenciará o seu Signo?  Como influenciará esta fase mística da Lua, cada Signo do Zodíaco?
Astrologia 2021: descubra as datas chave!  Quais serão as datas mais propícias em 2021?

Contacte-nos!