Existe algo muito forte em cada um de nós, algo a que carinhosamente chamamos de “voz interior”, “instinto”, “intuição” e mesmo “sexto-sentido”.
De acordo com os neurocientistas, a intuição existe e é uma forma de inteligência presente em cada um de nós.
É a nossa intuição, que nos previne que algo pode acontecer; que a pessoa que acabámos de conhecer tem algo que nos incomoda; que se passou algum acontecimento estranho nalgum lugar; que nos alerta para não tomarmos esta ou aquela decisão (ou ao contrário, que nos incentiva), etc…
O que é a Intuição?
Comecemos pela explicação mais óbvia, a definição de intuição no dicionário de Língua Portuguesa. Passamos a citar: “Perceção de algo que não se pode verificar ou que ainda não aconteceu; pressentimento; inspiração; visão.”
Para explicarmos mais simplesmente o que podemos chamar de “momentos intuitivos”, damos alguns exemplos:
- Quando escolhemos uma direção em detrimento de uma outra sem termos qualquer ideia da direção de ambas;
- Quando decidimos trabalhar com uma pessoa e não com outra, mesmo se a nossa decisão não é lógica;
- Quando ligamos para um amigo e/ou um familiar que não está bem ou que tem algo para nos contar, no momento em que ele precisava de falar connosco;
- Quando sonhamos ou pensámos em alguém durante todo o dia e acabamos por a encontrar nesse mesmo dia (e por vezes pessoas que já não víamos há imenso tempo).
Estes são um número ínfimo de todos os exemplos que poderiam ser dados, para o/a ajudar a compreender a intuição e a aperceber-se se a sua está apurada.
Ligue (00351) 308 803 288!**
Deve ouvir a sua Intuição?
É extremamente importante dar ouvidos à nossa intuição, à nossa “voz interior”.
Devemos ter sempre em conta que ela é um poço sem fundo de informação, é a nossa bússola, a nossa guia…
Ela alerta-nos para o perigo, ajuda-nos a encontrar soluções para os nossos problemas e sobretudo contribui imenso para a nossa felicidade.
O que fazer para desenvolver a sua Intuição?
Estas pequenas mudanças nos seus hábitos permitir-lhe-ão refinar a sua intuição diariamente. Conheça os nossos 5 exercícios.
1. Ouça seriamente a sua intuição
Para começar, é preciso simplesmente levar a sério a sua intuição e acreditar nela. Por mais misteriosa que seja, a nossa inteligência intuitiva existe e a lógica não é o nosso único guia. Lembre-se de todas as vezes que o/a ajudou com uma situação ou uma pessoa que o/a fazia sentir-se desconfortável sem saber realmente porquê.
2. Faça pausas
A vida é stressante e cheia de ruído. Passamos muito tempo a ocupar as nossas mentes, mas para desenvolver a sua intuição é necessário fazer pausas. A redução do ritmo de tempos a tempos permite à mente ser mais reactiva e trazer-nos de volta em sintonia com os nossos sentimentos. Quando em dúvida sobre uma situação, é melhor levar o seu tempo e relaxar para deixar que a pequena voz da sua intuição comunique consigo.
3. Aceite a solidão
A melhor maneira de desenvolver a sua intuição é afastar os seus pensamentos das preocupações quotidianas. Tente recarregar as energias todos os dias. Afaste-se do mundo por alguns minutos e deixe-se levar, medite e deixe que todos os seus pensamentos cheguem até si.
4. Seja honesto/a consigo mesmo/a
Com as suas intuições, é o único juiz, por isso é importante aprender a reconhecer os seus momentos de intuição e não a enganar. Seja lúcido/a e diferencie entre os seus desejos e as suas intuições sem se convencer a si próprio/a.
5. Siga os seus instintos com a maior frequência possível
De facto, seguir a sua intuição é a melhor maneira de a fazer funcionar. Para que a sua pequena voz seja cada vez mais audível, deve mostrar que a está a ouvir e que é sensível a ela.
Faça o que fizer, nunca se esqueça que a sua intuição o/a acompanha sempre, cabe a si, de tirar dela o melhor partido!