Quartzo citrino: virtudes e propriedades da pedra calorosa

Atualizado no dia por Inês Moreira

O citrino, ou quartzo citrino, é uma pedra amarela pálida, por vezes dourada. No seu estado natural é amarelo ou até mesmo cinzento, mas para obter uma cor dourada é necessário a intervenção humana. De facto, é uma ametista aquecida a alta temperatura que se transforma num citrino queimado. Símbolo de sucesso e abundância, a citrina é uma pedra solar, associada ao calor e com muitos benefícios em litoterapia.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A citrina, ou quartzo citrino, tem um nome simples atribuído pelos Gregos. Provém de “citrus” que significa “limão” em grego e se refere à sua cor amarela. Os tetos de 500 a.C. mencionam os cretinos como um amuleto da sorte, útil contra as maldições.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).





Cor: amarelo, variando entre amarelo pálido, amarelo dourado e laranja castanho
Sistema cristalino: rhombohedral
Composição: dióxido de silício SiO2
Símbolo: proteção e abundância
Signo astrológico: Leão, Escorpião e Gémeos
Preço: 20 euros / 100 g



Origens do quartzo citrino: uma lenda sul-americana

A história da citrina tem muito a ver com a lenda. A lenda conta que, numa região entre o Brasil e a Bolívia, um feiticeiro fechou o manto do amanhecer num cristal. O Sol, irritado, escondeu-o nas entranhas da Terra, dando ao mineral uma cor amarela brilhante. Para os xamãs sul-americanos, o citrino é uma pedra de fogo usada em rituais para eliminar as limitações do homem, queimando cada um deles a partir do interior e dando-lhe vitalidade psíquica e física. Tanto para os Gregos como para os Romanos, a citrina era símbolo protetor frequentemente usado como um pigmento.


Quartzo citrino: sucesso, abundância e riqueza

A citrina é altamente valorizada pelas suas virtudes e é frequentemente usado como jóia. A sua cor viva faz dela uma pedra alegre que estimula o utente.


Virtudes a nível físico

  • Energia positiva, revigorante e benevolente
  • Proteção contra doenças
  • Acelera a recuperação e cura
  • Ajuda nos problemas de digestão
  • Remove a fadiga, ansiedade e nervosismo
  • Ajuda a gerir o stress
  • Reforça a concentração


Virtudes a nível emocional

  • Aumenta a sua alegria
  • Aquece a mente e o corpo
  • Promove a paz interior
  • Estimula a inteligência
  • Aumenta a libido


A citrina é uma pedra que atrai abundância, sucesso, riqueza e prosperidade. É por isso que é frequentemente utilizado no Feng Shui. De facto, a energia desta pedra desenvolve fortemente a criatividade. É uma pedra que atrai a felicidade, mas também a generosidade, encoraja a partilha da riqueza. Em geral, o quartzo citrino ajuda a desenvolver um comportamento positivo, permite encontrar sempre a melhor solução no interesse comum e de uma forma optimista.


Como purificar e recarregar o quartzo citrino?

A citrina é uma pedra positiva e necessita de pouca limpeza e recarga. No entanto, precisa de ser recarregado por vezes para atingir todo o seu potencial. A pedra gosta do calor, por isso, deixe-a durante algumas horas à luz solar para recuperar a sua energia natural. O mineral também pode ser recarregado num aglomerado de quartzo ou druse durante algumas horas.


Agora a citrina não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Últimos artigos

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Como equilibrar o seu Yin e Yang?

O nosso corpo está repleto de energias que circulam através dos meridianos. Estes meridianos são Yin e Yang. Se estiverem desequilibrados, o stress, as doenças ou a depressão podem aparecer. É por isso que é importante saber equilibrar estas duas forças opostas que nos animam!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas