Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Quartzo citrino: virtudes e propriedades da pedra calorosa

O citrino, ou quartzo citrino, é uma pedra amarela pálida, por vezes dourada. No seu estado natural é amarelo ou até mesmo cinzento, mas para obter uma cor dourada é necessário a intervenção humana. De facto, é uma ametista aquecida a alta temperatura que se transforma num citrino queimado. Símbolo de sucesso e abundância, a citrina é uma pedra solar, associada ao calor e com muitos benefícios em litoterapia.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A citrina, ou quartzo citrino, tem um nome simples atribuído pelos Gregos. Provém de “citrus” que significa “limão” em grego e se refere à sua cor amarela. Os tetos de 500 a.C. mencionam os cretinos como um amuleto da sorte, útil contra as maldições.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).





Cor: amarelo, variando entre amarelo pálido, amarelo dourado e laranja castanho
Sistema cristalino: rhombohedral
Composição: dióxido de silício SiO2
Símbolo: proteção e abundância
Signo astrológico: Leão, Escorpião e Gémeos
Preço: 20 euros / 100 g



Origens do quartzo citrino: uma lenda sul-americana

A história da citrina tem muito a ver com a lenda. A lenda conta que, numa região entre o Brasil e a Bolívia, um feiticeiro fechou o manto do amanhecer num cristal. O Sol, irritado, escondeu-o nas entranhas da Terra, dando ao mineral uma cor amarela brilhante. Para os xamãs sul-americanos, o citrino é uma pedra de fogo usada em rituais para eliminar as limitações do homem, queimando cada um deles a partir do interior e dando-lhe vitalidade psíquica e física. Tanto para os Gregos como para os Romanos, a citrina era símbolo protetor frequentemente usado como um pigmento.


Quartzo citrino: sucesso, abundância e riqueza

A citrina é altamente valorizada pelas suas virtudes e é frequentemente usado como jóia. A sua cor viva faz dela uma pedra alegre que estimula o utente.


Virtudes a nível físico

  • Energia positiva, revigorante e benevolente
  • Proteção contra doenças
  • Acelera a recuperação e cura
  • Ajuda nos problemas de digestão
  • Remove a fadiga, ansiedade e nervosismo
  • Ajuda a gerir o stress
  • Reforça a concentração


Virtudes a nível emocional

  • Aumenta a sua alegria
  • Aquece a mente e o corpo
  • Promove a paz interior
  • Estimula a inteligência
  • Aumenta a libido


A citrina é uma pedra que atrai abundância, sucesso, riqueza e prosperidade. É por isso que é frequentemente utilizado no Feng Shui. De facto, a energia desta pedra desenvolve fortemente a criatividade. É uma pedra que atrai a felicidade, mas também a generosidade, encoraja a partilha da riqueza. Em geral, o quartzo citrino ajuda a desenvolver um comportamento positivo, permite encontrar sempre a melhor solução no interesse comum e de uma forma optimista.


Como purificar e recarregar o quartzo citrino?

A citrina é uma pedra positiva e necessita de pouca limpeza e recarga. No entanto, precisa de ser recarregado por vezes para atingir todo o seu potencial. A pedra gosta do calor, por isso, deixe-a durante algumas horas à luz solar para recuperar a sua energia natural. O mineral também pode ser recarregado num aglomerado de quartzo ou druse durante algumas horas.


Agora a citrina não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?


Por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um...

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um site que lhe permita partilhar os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que acompanha e tranquiliza as pessoas que desejam conhecer os diferentes oráculos ou ainda são céticas a esta perspectiva de aconselhamento e bem-estar. Este conhecimento do Tarot, da Astrologia e das Terapias Alternativas permitiu-lhe encontrar a harmonia e a realização com que sempre sonhou para a sua vida.

Continuar a ler

Deixe o seu comentário

Descubram os/as nossos/as Especialistas através de uma fantástica entrevista!

Últimos artigos relativos relativos à Vidência

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens  Descubra a mensagem que o seu Anjo tem para lhe revelar!
Entrevista ao Tarólogo Adão  Descubra o dom do Tarólogo Adão...
Mediunidade   A Mediunidade é um dom capaz de desvendar eventos passados, presentes e futuros. Venha descobrir!
Vidência   Descubra tudo a propósito do dom de Vidência e de como este o/a poderá ajudar.
Tarot por telefone a partir de 1€/min  Descubra os nossos Tarólogos e Videntes
Oráculos  Questões profissionais, sentimentais financeiras? Venha descobrir como os Oráculos lhe poderão dar todas as respostas de que precisa para encontrar o caminho que lhe permitirá sentir-se realizado/a a todos os níveis!

Contacte-nos!