Yule, como festejar o solstício de inverno?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Yule é uma festa pagã que celebra a entrada numa nova estação e mais exatamente a chegada do inverno. Esta festa Wicca ou sabbat é festejada por muitas pessoas ligadas à bruxaria ou com alguma afinidade. Festejada entre o dia 21 e 23 de dezembro, a Yule é também, e sobretudo, a oportunidade de rodear-se dos seus entes queridos e de praticar o bem à sua volta.

Yule, como festejar o solstício de inverno?

O que é a Yule?

Na Wicca, a roda do ano é o nome do ciclo anual das estações. Ela é inspirada pelo ritmo da natureza e pelo ciclo solar. A roda do ano tem 8 festas ou sabbats que se inspiram das festas celtas e germânicas pré-cristãs.


Sabbats maiores e menores

As 8 festas ou sabbats dividem-se em duas categorias: as maiores que festejam as etapas mais importantes do ano e as menores que correspondem aos solstícios e aos equinícios.


Yule: a segunda festa do ano

Segundo a roda do ano, a Yule é assim a segunda festa do ano depois de Samhain. Ela festeja o recomeço. No inverno, faz frio, os dias são curtos e as noites longas e é um momento de se virar para si. A partir do solstício, os dias começam a crescer e o sol regressa progressivamente até chegar a Primavera. Durante a Antiguidade, festejava-se este momento específico do ano aquando das Saturnais, numa homenagem a Saturno, deus da agricultura e da morte.

Como festejar a Yule?

Geralmente, os festejos ocorrem na noite do solstício de inverno porque é a noite mais longa do ano. Durante o período da Yule, a ideia é concentrar-se no essencial, no que é realmente importante. O inverno é um momento de regresso às origens, quando nos viramos para o interior, para os nossos. Pode assim aproveitar este momento para se aproximar de quem mais ama, em pequeno grupo ou só os dois. É também uma boa altura para praticar o bem, ajudar os outros, chamar a atenção dos outros, oferecer prendas, etc.


A árvore e o fogo

A árvore e o fogo são dois símbolos fortes dos festejos da Yule. A luz deverá assim ter um lugar central. Durante o dia, abra as cortinas e as janelas para deixar entrar a luz do dia e para purificar o seu interior. À noite, ilumine a casa com velas. Muitas tradições de Natal são retiradas da Yule. Aliás, é por isso que se decora um pinheiro, em vaso ou na terra, no jardim, com elementos naturais: frutos, cascas de agrumes, flores secas, pinhas, paus de canela, nozes, azevinho, etc. Poderá também acrescentar fitas de cetim ou de veludo. O vermelho simboliza a prosperidade e a energia, o branco para a purificação e a espiritualidade, o verde para a abundância e a cura.

sapin de yule


Os rituais da Yule

A Yule representa o fim de um ciclo e o início de outro, é assim a altura perfeita para limpar e selecionar objetos. Poderá assim purificar o seu interior, deixando entrar a luz, o ar puro e preparando uma fumigação.

  • Fumigação

Para a Yule, poderá fazer uma fumigação à base de cascas de pinheiro, zimbro, cravinho, canela, ou ainda agrumes secos.

Bâton de fumigation

  • Coroa

Para a Yule deverá decorar a sua porta com uma coroa, quer seja de azevinho, pinheiro ou de outro vegetal, para assim proteger o seu interior e atrair as boas energias e a positividade a sua casa.

couronne de yule

>>> Como atrair as energias positivas? 4 conselhos simples e eficazes


  • O altar da estação

Este altar faz parte da decoração mas também recorda a árvore e o fogo. Poderá ali colocar todos os elementos que lhe parecerem importantes. Por exemplo, flores, pedras, objetos que adore, um pentáculo, ervas (rosmaninho, sálvia, alecrim) num saquinho ou em folhas. O mais importante é ter um tronco. Na verdade, o tronco de Natal tem uma origem pagã. Na origem não era um bolo mas um verdadeiro tronco decorado com folhas, fitas e até pintado. Este deverá ser queimado, se possível de forma lenta e demorada, no solstício de inverno. É um símbolo de abundância. Finalmente, o seu altar deverá estar coberto de velas. Em dezembro, acenda uma por dia, na altura do pôr do sol, até ao solstício. É um momento propício para fazer um balanço, meditar e pensar.

autel de saison


  • Agradar aos seus entes queridos

A Yule é também um momento de reconforto em que se procura aproximar-se de quem mais gosta. Preparem juntos bebidas quentes como o Wassail, uma cidra quente, vinho quente ou um bom galão. Aposte depois nos produtos da época como fazer bolachas ou bolos com especiarias como o pudim de ameixas da Yule à base de canela e ameixas. O que conta é a intenção quando preparar estes pratos e bebidas, com pensamentos positivos. Saúde, prosperidade e boa sorte é o que deseja às pessoas que mais ama.

golden latte

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Qual é o melhor site de vidência por telefone?

O número de sites de vidência tem vindo a aumentar, o que dificulta a missão de encontrar o site certo. Como saber qual é um bom site de vidência por telefone? Como escolher o melhor? Aqui ficam algumas dicas para o/a orientar.

Isabel Barbosa, retrato da redatora da Astrocenter

Mas afinal quem é Isabel Barbosa, uma das redatoras da Astrocenter? Desde muito jovem que se sentiu atraída pelos mistérios do cosmos e pelo modo como as estrelas influenciam as nossas vidas. Descubra mais sobre Isabel Barbosa e a sua paixão pela Astrologia.

Retrato de Lena Almeida, redatora da Astrocenter

Certamente que já leu pelo menos um artigo escrito pela Lena Almeida, uma das redatoras da Astrocenter. Quer saber quem ela é? Alguém que conseguiu aliar a sua paixão pelas palavras e pela astrologia e a espiritualidade. Descubra algumas curiosidades sobre ela.

A vidência é perigosa? Como evitar as vigarices?

A vidência tem um pouco má reputação apesar de ajudar a ver de forma mais clara nalguns momentos sombrios e de recuperar a confiança para enfrentar o futuro. Mas cuidado, quando praticada por falsos especialistas que se aproveitam de momentos de fraqueza, a vidência poderá ser perigosa. Saiba se a vidência é perigosa ou não.

Artigos favoritos

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda está a tentar enviar-lhe uma mensagem… Surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Linha da vida na mão: qual o seu significado?

Considerada a mais importante, a linha da vida repousa sobre um grande vaso sanguíneo diretamente ligado ao coração, estômago e órgãos vitais. Ao contrário do que muitos pensam, esta linha não revela quanto tempo viverá. Revela o seu estado de saúde, explica a sua personalidade e revela de que maneira será feita a sua vida. Decifre o significado da sua linha da vida!

Significado da letra “M” na palma da mão

Será um M como “mistério”? Ou talvez um M como “magnífico”? A presença desta letra na palma da sua mão não é insignificante. Se acredita na quiromância, ou seja, na arte de ler nas linhas da mão, poderá ser mais intuitivo/a que a maioria das pessoas. Poderá também ser mais determinado/a e fazer os possíveis para obter o sucesso. Revelamos-lhe o significado desta letra!

A linha do casamento na mão: qual o seu significado?

🖐️ Tal como as linhas do coração e da vida, a linha do casamento, também chamada do relacionamento, é uma linha fundamental na quiromância. Situada embaixo do dedo mindinho, dá-nos informações sobre as nossas relações amorosas, as nossas ligações e compromissos relacionais… Descubra tudo sobre a linha do casamento…

Caminho de Vida 33

Na numerologia, 33 é um número mestre. Este Caminho de Vida é, portanto, raro, mas também diz respeito a pessoas excepcionais. Estes/as nativos/as são seres de luz cuja missão de vida é fazer avançar a humanidade. A sua tarefa é difícil, mas se compreenderem o seu propósito na vida, estarão satisfeitos/as.

O que diz o seu Signo sobre si?