Yule, como festejar o solstício de inverno?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Yule é uma festa pagã que celebra a entrada numa nova estação e mais exatamente a chegada do inverno. Esta festa Wicca ou sabbat é festejada por muitas pessoas ligadas à bruxaria ou com alguma afinidade. Festejada entre o dia 21 e 23 de dezembro, a Yule é também, e sobretudo, a oportunidade de rodear-se dos seus entes queridos e de praticar o bem à sua volta.

Yule, como festejar o solstício de inverno?

O que é a Yule?

Na Wicca, a roda do ano é o nome do ciclo anual das estações. Ela é inspirada pelo ritmo da natureza e pelo ciclo solar. A roda do ano tem 8 festas ou sabbats que se inspiram das festas celtas e germânicas pré-cristãs.


Sabbats maiores e menores

As 8 festas ou sabbats dividem-se em duas categorias: as maiores que festejam as etapas mais importantes do ano e as menores que correspondem aos solstícios e aos equinícios.


Yule: a segunda festa do ano

Segundo a roda do ano, a Yule é assim a segunda festa do ano depois de Samhain. Ela festeja o recomeço. No inverno, faz frio, os dias são curtos e as noites longas e é um momento de se virar para si. A partir do solstício, os dias começam a crescer e o sol regressa progressivamente até chegar a Primavera. Durante a Antiguidade, festejava-se este momento específico do ano aquando das Saturnais, numa homenagem a Saturno, deus da agricultura e da morte.

Como festejar a Yule?

Geralmente, os festejos ocorrem na noite do solstício de inverno porque é a noite mais longa do ano. Durante o período da Yule, a ideia é concentrar-se no essencial, no que é realmente importante. O inverno é um momento de regresso às origens, quando nos viramos para o interior, para os nossos. Pode assim aproveitar este momento para se aproximar de quem mais ama, em pequeno grupo ou só os dois. É também uma boa altura para praticar o bem, ajudar os outros, chamar a atenção dos outros, oferecer prendas, etc.


A árvore e o fogo

A árvore e o fogo são dois símbolos fortes dos festejos da Yule. A luz deverá assim ter um lugar central. Durante o dia, abra as cortinas e as janelas para deixar entrar a luz do dia e para purificar o seu interior. À noite, ilumine a casa com velas. Muitas tradições de Natal são retiradas da Yule. Aliás, é por isso que se decora um pinheiro, em vaso ou na terra, no jardim, com elementos naturais: frutos, cascas de agrumes, flores secas, pinhas, paus de canela, nozes, azevinho, etc. Poderá também acrescentar fitas de cetim ou de veludo. O vermelho simboliza a prosperidade e a energia, o branco para a purificação e a espiritualidade, o verde para a abundância e a cura.

sapin de yule


Os rituais da Yule

A Yule representa o fim de um ciclo e o início de outro, é assim a altura perfeita para limpar e selecionar objetos. Poderá assim purificar o seu interior, deixando entrar a luz, o ar puro e preparando uma fumigação.

  • Fumigação

Para a Yule, poderá fazer uma fumigação à base de cascas de pinheiro, zimbro, cravinho, canela, ou ainda agrumes secos.

Bâton de fumigation

  • Coroa

Para a Yule deverá decorar a sua porta com uma coroa, quer seja de azevinho, pinheiro ou de outro vegetal, para assim proteger o seu interior e atrair as boas energias e a positividade a sua casa.

couronne de yule

>>> Como atrair as energias positivas? 4 conselhos simples e eficazes


  • O altar da estação

Este altar faz parte da decoração mas também recorda a árvore e o fogo. Poderá ali colocar todos os elementos que lhe parecerem importantes. Por exemplo, flores, pedras, objetos que adore, um pentáculo, ervas (rosmaninho, sálvia, alecrim) num saquinho ou em folhas. O mais importante é ter um tronco. Na verdade, o tronco de Natal tem uma origem pagã. Na origem não era um bolo mas um verdadeiro tronco decorado com folhas, fitas e até pintado. Este deverá ser queimado, se possível de forma lenta e demorada, no solstício de inverno. É um símbolo de abundância. Finalmente, o seu altar deverá estar coberto de velas. Em dezembro, acenda uma por dia, na altura do pôr do sol, até ao solstício. É um momento propício para fazer um balanço, meditar e pensar.

autel de saison


  • Agradar aos seus entes queridos

A Yule é também um momento de reconforto em que se procura aproximar-se de quem mais gosta. Preparem juntos bebidas quentes como o Wassail, uma cidra quente, vinho quente ou um bom galão. Aposte depois nos produtos da época como fazer bolachas ou bolos com especiarias como o pudim de ameixas da Yule à base de canela e ameixas. O que conta é a intenção quando preparar estes pratos e bebidas, com pensamentos positivos. Saúde, prosperidade e boa sorte é o que deseja às pessoas que mais ama.

golden latte

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Intuição, premonição, clarividência… Quais as diferenças?

Já há muito que sabemos que a realidade não se limita ao que apreendemos com os nossos cinco sentidos. Visão, audição, olfato, tato e paladar certamente não são os nossos únicos meios de comunicação. Da intuição à clarividência, explicamos-lhes estas incríveis faculdades para que as compreenda e se surpreenda…

As 5 previsões mais famosas da história

Quer acredite ou não, a vidência sempre existiu, isto é um facto, e algumas previsões tornaram-se famosas e perturbadoras pela sua veracidade. Veja as 5 previsões que mais nos impressionaram.

Como purificar as energias negativas?

Sente-se mal ou até em perigo em sua casa? Tem algo que o/a incomoda e sente que há energias negativas muito fortes que pairam no ar? Não entre em pânico e esteja descansado/a pois com sal ou água benta, poderá fazer uma limpeza espiritual que o/a livrará das energias negativas.

5 exercícios eficazes para desenvolver a sua intuição!

Não é preciso ter um dom especial para ter intuição. De facto, a intuição é uma forma de inteligência que todos possuímos dentro de nós, que podemos definir como "uma forma de conhecimento imediato que não envolve raciocínio". Revela-se quando temos uma certeza que não conseguimos explicar, mas como é que lhe podemos dar mais espaço para se expressar?

O que é um Médium?

Sabemos perfeitamente que existem pessoas com uma sensibilidade e intuição extremamente desenvolvidas e fora do comum… Alguém que pressente, sente e vê coisas que não estão ao alcance de todos nós… Claro que estamos a falar dos Médiuns… Venha descobrir o que é um Médium…

Artigos favoritos

Significado da letra “M” na palma da mão

Será um M como “mistério”? Ou talvez um M como “magnífico”? A presença desta letra na palma da sua mão não é insignificante. Se acredita na quiromância, ou seja, na arte de ler nas linhas da mão, poderá ser mais intuitivo/a que a maioria das pessoas. Poderá também ser mais determinado/a e fazer os possíveis para obter o sucesso. Revelamos-lhe o significado desta letra!

Linha da vida na mão

Considerada a mais importante, a linha da vida repousa sobre um grande vaso sanguíneo diretamente ligado ao coração, estômago e órgãos vitais. Ao contrário do que muitos pensam, esta linha não revela quanto tempo viverá Revela o nosso estado de saúde, explica o nosso carácter e revela de que maneira será feita a nossa vida. Decifre o significado da sua linha da vida!

A linha do casamento na mão: qual o seu significado?

Na quiromância, se há uma linha que queremos sempre ler, é a do amor: a linha do coração. No entanto, é importante não ignorar a linha do casamento. Esta linha, que chamamos também do ligamento, situada embaixo do dedo mindinho, dá-nos informações sobre as nossas relações amorosas, as nossas ligações e compromissos relacionais…

Caminho de Vida 33

Na numerologia, 33 é um número mestre. Este Caminho de Vida é, portanto, raro, mas também diz respeito a pessoas excepcionais. Estes/as nativos/as são seres de luz cuja missão de vida é fazer avançar a humanidade. A sua tarefa é difícil, mas se compreenderem o seu propósito na vida, estarão satisfeitos/as.

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas