O que é a Yule?
Na Wicca, a roda do ano é o nome do ciclo anual das estações. Ela é inspirada pelo ritmo da natureza e pelo ciclo solar. A roda do ano tem 8 festas ou sabbats que se inspiram das festas celtas e germânicas pré-cristãs.
Sabbats maiores e menores
As 8 festas ou sabbats dividem-se em duas categorias: as maiores que festejam as etapas mais importantes do ano e as menores que correspondem aos solstícios e aos equinícios.
Yule: a segunda festa do ano
Segundo a roda do ano, a Yule é assim a segunda festa do ano depois de Samhain. Ela festeja o recomeço. No inverno, faz frio, os dias são curtos e as noites longas e é um momento de se virar para si. A partir do solstício, os dias começam a crescer e o sol regressa progressivamente até chegar a Primavera. Durante a Antiguidade, festejava-se este momento específico do ano aquando das Saturnais, numa homenagem a Saturno, deus da agricultura e da morte.
Como festejar a Yule?
Geralmente, os festejos ocorrem na noite do solstício de inverno porque é a noite mais longa do ano. Durante o período da Yule, a ideia é concentrar-se no essencial, no que é realmente importante. O inverno é um momento de regresso às origens, quando nos viramos para o interior, para os nossos. Pode assim aproveitar este momento para se aproximar de quem mais ama, em pequeno grupo ou só os dois. É também uma boa altura para praticar o bem, ajudar os outros, chamar a atenção dos outros, oferecer prendas, etc.
A árvore e o fogo
A árvore e o fogo são dois símbolos fortes dos festejos da Yule. A luz deverá assim ter um lugar central. Durante o dia, abra as cortinas e as janelas para deixar entrar a luz do dia e para purificar o seu interior. À noite, ilumine a casa com velas. Muitas tradições de Natal são retiradas da Yule. Aliás, é por isso que se decora um pinheiro, em vaso ou na terra, no jardim, com elementos naturais: frutos, cascas de agrumes, flores secas, pinhas, paus de canela, nozes, azevinho, etc. Poderá também acrescentar fitas de cetim ou de veludo. O vermelho simboliza a prosperidade e a energia, o branco para a purificação e a espiritualidade, o verde para a abundância e a cura.
Os rituais da Yule
A Yule representa o fim de um ciclo e o início de outro, é assim a altura perfeita para limpar e selecionar objetos. Poderá assim purificar o seu interior, deixando entrar a luz, o ar puro e preparando uma fumigação.
Para a Yule, poderá fazer uma fumigação à base de cascas de pinheiro, zimbro, cravinho, canela, ou ainda agrumes secos.
Para a Yule deverá decorar a sua porta com uma coroa, quer seja de azevinho, pinheiro ou de outro vegetal, para assim proteger o seu interior e atrair as boas energias e a positividade a sua casa.
>>> Como atrair as energias positivas? 4 conselhos simples e eficazes
Este altar faz parte da decoração mas também recorda a árvore e o fogo. Poderá ali colocar todos os elementos que lhe parecerem importantes. Por exemplo, flores, pedras, objetos que adore, um pentáculo, ervas (rosmaninho, sálvia, alecrim) num saquinho ou em folhas. O mais importante é ter um tronco. Na verdade, o tronco de Natal tem uma origem pagã. Na origem não era um bolo mas um verdadeiro tronco decorado com folhas, fitas e até pintado. Este deverá ser queimado, se possível de forma lenta e demorada, no solstício de inverno.
É um símbolo de abundância. Finalmente, o seu altar deverá estar coberto de velas. Em dezembro, acenda uma por dia, na altura do pôr do sol, até ao solstício. É um momento propício para fazer um balanço, meditar e pensar.
Agradar aos seus entes queridos
A Yule é também um momento de reconforto em que se procura aproximar-se de quem mais gosta. Preparem juntos bebidas quentes como o Wassail, uma cidra quente, vinho quente ou um bom galão. Aposte depois nos produtos da época como fazer bolachas ou bolos com especiarias como o pudim de ameixas da Yule à base de canela e ameixas. O que conta é a intenção quando preparar estes pratos e bebidas, com pensamentos positivos. Saúde, prosperidade e boa sorte é o que deseja às pessoas que mais ama.