Como festejar o solstício de Verão? 4 rituais para festejar a Litha
1. Deixar espaço para a luz
A Litha é uma festa da luz que deverá aproveitar ao máximo. No dia do solstício, acorde de madrugada e aproveite a calma do nascer do sol para recarregar baterias e mergulhar no seu interior. Será o momento perfeito para formular as suas intenções. De facto, a Litha é uma festa que convida a olhar para o futuro. Aproveite para meditar no exterior, bem como para eliminar pensamentos negativos. Poderá até escrevê-los numa folha que queimará depois à noite na fogueira da alegria. Para aproveitar a sua energia, saia quando o sol estiver no seu máximo, por volta do meio dia e depois durante o pôr do sol 🌇.
2. Fogueira da alegria
A Litha organiza-se sempre em torno de um fogo para assim homenagear o sol.🔥 Se poder, acenda uma fogueira à volta da qual passará algum tempo com os seus entes queridos. Se tal não lhe for possível, poderá também acender algumas velas coloridas. Esta fogueira deverá favorecer os reencontros e poderá aproveitar para partilhar uma refeição e bebidas típicas do solstício de Verão: bolachas bem douradas, grelhados, frutas e legumes da época, cidra, cerveja, etc.
3. A pedra do sol
Para conseguir aguentar os meses quando a luz estará menos presente, poderá criar uma pedra do sol. Assim, durante a época sombria, poderá fazer face à redução de energia, de motivação, às más ondas e pensamentos e momentos de depressão. A esmeralda, a cornalina, a citrina ou ainda o lápis-lazuli são pedras preciosas e cristais ligados à Litha. Limpe e purifique a sua pedra e deixe-a depois ao sol direto para que recarregue as energias.
4. Decore o seu altar
O altar é um elemento importante na tradição Wicca. Está sempre presente e evolui ao longo do ano, das estações e das festas. O altar pode assim ser visto como um elemento decorativo e espiritual que nos permite homenagear a estação e a natureza. Para a Litha, decore o seu altar com flores ou ervas da época: girassol, rosa, hortelã-pimenta, alfazema, manjericão, etc. Se já tem um altar, esvazie-o e purifique-o com salvia. Ligue as diferentes flores e/ou ervas com fitas de cores fortes, acenda velas das mesmas cores e queime incenso frutado. Poderá acrescentar as suas pedras que recordam o Verão e que já terão recarregado ao sol. Este altar deve recordar a abundância, a vitalidade e a energia da estação.
Conselho da redação: olhar para o futuroA Litha festeja o solstício de Verão e um período luminoso, é assim a altura perfeita para olhar para o futuro. Aproveite este momento para fazer um balanço dos seus projetos e questionar-se se está no caminho certo. Em caso de dúvidas ou se sente que precisa de acompanhamento, contacte um/a dos/as nossos/as especialistas.
|
Leia também:
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorIsabelBarbosa !
Faça uma pergunta para Isabel
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário