Litha, uma festa luminosa
Segundo o calendário Wicca, a Litha festeja-se durante o solstício de Verão e permite homenagear o sol☀️, a luz do Verão, a abundância e uma forma de descontração que reina na época estival. A Litha é também a altura ideal para se ligar novamente a si mesmo/a, à sua própria luz interior, mas também para celebrar o amor e as uniões.
O solstício de Verão, rei do Carvalho ou rei do Azevinho?Segundo a tradição pagã, os dois solstícios, o da Litha e o de Yule (solstício de Inverno), são representados pelo rei do Carvalho (que simboliza a luz e o sol) e pelo rei do Azevinho (símbolo da luz que enfraquece, da escuridão crescente). A Litha celebra assim o dia mais longo do ano e a vitória do rei do Azevinho sobre o rei do Carvalho porque a partir desta data os dias começam a diminuir.
|
Porquê festejar a Litha?
Trata-se de festejar o dia mais longo do ano, a luz e o sol, por isso pode escolher celebrar a Litha para aproveitar todas as energias positivas deste dia. É também a melhor altura para praticar rituais de amor, de fertilidade, de abundância ou ainda de sorte. 👉 Mesmo se as tradições Wiccans não fazem parte das nossas crenças, nem dos nossos hábitos, poderá mesmo assim aproveitar este dia para ver os seus entes queridos, desfrutar da presença deles, fazer uma fogueira da alegria e colocar uma tocha espiritual no seu Verão!
Como festejar o solstício de Verão? 4 rituais para festejar a Litha
1. Deixar espaço para a luz
A Litha é uma festa da luz que deverá aproveitar ao máximo. No dia do solstício, acorde de madrugada e aproveite a calma do nascer do sol para recarregar baterias e mergulhar no seu interior. Será o momento perfeito para formular as suas intenções. De facto, a Litha é uma festa que convida a olhar para o futuro. Aproveite para meditar no exterior, bem como para eliminar pensamentos negativos. Poderá até escrevê-los numa folha que queimará depois à noite na fogueira da alegria. Para aproveitar a sua energia, saia quando o sol estiver no seu máximo, por volta do meio dia e depois durante o pôr do sol 🌇.
2. Fogueira da alegria
A Litha organiza-se sempre em torno de um fogo para assim homenagear o sol.🔥 Se poder, acenda uma fogueira à volta da qual passará algum tempo com os seus entes queridos. Se tal não lhe for possível, poderá também acender algumas velas coloridas. Esta fogueira deverá favorecer os reencontros e poderá aproveitar para partilhar uma refeição e bebidas típicas do solstício de Verão: bolachas bem douradas, grelhados, frutas e legumes da época, cidra, cerveja, etc.
3. A pedra do sol
Para conseguir aguentar os meses quando a luz estará menos presente, poderá criar uma pedra do sol. Assim, durante a época sombria, poderá fazer face à redução de energia, de motivação, às más ondas e pensamentos e momentos de depressão. A esmeralda, a cornalina, a citrina ou ainda o lápis-lazuli são pedras preciosas e cristais ligados à Litha. Limpe e purifique a sua pedra e deixe-a depois ao sol direto para que recarregue as energias.
4. Decore o seu altar
O altar é um elemento importante na tradição Wicca. Está sempre presente e evolui ao longo do ano, das estações e das festas. O altar pode assim ser visto como um elemento decorativo e espiritual que nos permite homenagear a estação e a natureza. Para a Litha, decore o seu altar com flores ou ervas da época: girassol, rosa, hortelã-pimenta, alfazema, manjericão, etc. Se já tem um altar, esvazie-o e purifique-o com salvia. Ligue as diferentes flores e/ou ervas com fitas de cores fortes, acenda velas das mesmas cores e queime incenso frutado. Poderá acrescentar as suas pedras que recordam o Verão e que já terão recarregado ao sol. Este altar deve recordar a abundância, a vitalidade e a energia da estação.
Conselho da redação: olhar para o futuroA Litha festeja o solstício de Verão e um período luminoso, é assim a altura perfeita para olhar para o futuro. Aproveite este momento para fazer um balanço dos seus projetos e questionar-se se está no caminho certo. Em caso de dúvidas ou se sente que precisa de acompanhamento, contacte um/a dos/as nossos/as especialistas.
|
Leia também: