Litha, que ritual para o solstício de Verão?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

E se este ano festejasse o Verão, ou melhor, o solstício de Verão? No calendário Wicca, há várias festas que definem o ritmo do ano e são uma ocasião para festejar as mudanças de estação, a natureza e as transformações. Na tradição Wicca, a Litha é a oportunidade de festejar o sol e a estação estival com alguns rituais que misturam bem-estar e espiritualidade.

Litha, que ritual para o solstício de Verão?

Litha, uma festa luminosa

Segundo o calendário Wicca, a Litha festeja-se durante o solstício de Verão e permite homenagear o sol☀️, a luz do Verão, a abundância e uma forma de descontração que reina na época estival. A Litha é também a altura ideal para se ligar novamente a si mesmo/a, à sua própria luz interior, mas também para celebrar o amor e as uniões.

O solstício de Verão, rei do Carvalho ou rei do Azevinho?

Segundo a tradição pagã, os dois solstícios, o da Litha e o de Yule (solstício de Inverno), são representados pelo rei do Carvalho (que simboliza a luz e o sol) e pelo rei do Azevinho (símbolo da luz que enfraquece, da escuridão crescente). A Litha celebra assim o dia mais longo do ano e a vitória do rei do Azevinho sobre o rei do Carvalho porque a partir desta data os dias começam a diminuir.


Porquê festejar a Litha?

Trata-se de festejar o dia mais longo do ano, a luz e o sol, por isso pode escolher celebrar a Litha para aproveitar todas as energias positivas deste dia. É também a melhor altura para praticar rituais de amor, de fertilidade, de abundância ou ainda de sorte. 👉 Mesmo se as tradições Wiccans não fazem parte das nossas crenças, nem dos nossos hábitos, poderá mesmo assim aproveitar este dia para ver os seus entes queridos, desfrutar da presença deles, fazer uma fogueira da alegria e colocar uma tocha espiritual no seu Verão!


Como festejar o solstício de Verão? 4 rituais para festejar a Litha

1. Deixar espaço para a luz

A Litha é uma festa da luz que deverá aproveitar ao máximo. No dia do solstício, acorde de madrugada e aproveite a calma do nascer do sol para recarregar baterias e mergulhar no seu interior. Será o momento perfeito para formular as suas intenções. De facto, a Litha é uma festa que convida a olhar para o futuro. Aproveite para meditar no exterior, bem como para eliminar pensamentos negativos. Poderá até escrevê-los numa folha que queimará depois à noite na fogueira da alegria. Para aproveitar a sua energia, saia quando o sol estiver no seu máximo, por volta do meio dia e depois durante o pôr do sol 🌇. 

2. Fogueira da alegria

A Litha organiza-se sempre em torno de um fogo para assim homenagear o sol.🔥 Se poder, acenda uma fogueira à volta da qual passará algum tempo com os seus entes queridos. Se tal não lhe for possível, poderá também acender algumas velas coloridas. Esta fogueira deverá favorecer os reencontros e poderá aproveitar para partilhar uma refeição e bebidas típicas do solstício de Verão: bolachas bem douradas, grelhados, frutas e legumes da época, cidra, cerveja, etc.

3. A pedra do sol

Para conseguir aguentar os meses quando a luz estará menos presente, poderá criar uma pedra do sol. Assim, durante a época sombria, poderá fazer face à redução de energia, de motivação, às más ondas e pensamentos e momentos de depressão. A esmeralda, a cornalina, a citrina ou ainda o lápis-lazuli são pedras preciosas e cristais ligados à Litha. Limpe e purifique a sua pedra e deixe-a depois ao sol direto para que recarregue as energias.

4. Decore o seu altar

O altar é um elemento importante na tradição Wicca. Está sempre presente e evolui ao longo do ano, das estações e das festas. O altar pode assim ser visto como um elemento decorativo e espiritual que nos permite homenagear a estação e a natureza. Para a Litha, decore o seu altar com flores ou ervas da época: girassol, rosa, hortelã-pimenta, alfazema, manjericão, etc. Se já tem um altar, esvazie-o e purifique-o com salvia. Ligue as diferentes flores e/ou ervas com fitas de cores fortes, acenda velas das mesmas cores e queime incenso frutado. Poderá acrescentar as suas pedras que recordam o Verão e que já terão recarregado ao sol. Este altar deve recordar a abundância, a vitalidade e a energia da estação.

Conselho da redação: olhar para o futuro

A Litha festeja o solstício de Verão e um período luminoso, é assim a altura perfeita para olhar para o futuro. Aproveite este momento para fazer um balanço dos seus projetos e questionar-se se está no caminho certo. Em caso de dúvidas ou se sente que precisa de acompanhamento, contacte um/a dos/as nossos/as especialistas.



Leia também:

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

John Dee: astrólogo e conselheiro de Isabel I

John Dee, astrólogo famoso e conselheiro íntimo da Rainha Isabel I, é uma figura fascinante. A sua história cruza ciência, política e esoterismo, continua hoje a maravilhar e a intrigar. Embarque numa viagem pelo tempo para descobrir este homem excecional, a vida dele na corte real e a paixão dele pelo oculto.

Quantas rosas deve oferecer?

Um bouquet de 3 rosas não tem o mesmo significado do que um bouquet de 50. A "flor do amor" pode ser oferecida como um pedido de desculpas ou um pedido de casamento; tudo depende do número de rosas que escolher. Para enviar uma mensagem subtil à sua cara-metade, não faça mais escolhas aleatórias. Descubra o significado do número de rosas...

Jeane Dixon e as suas surpreendentes previsões políticas

Jeane Dixon nasceu no século XX e não era apenas uma astróloga. Era uma verdadeira profetisa que atraiu a América com as suas previsões políticas audaciosas. A sua vida cruza esoterismo e história, num espaço onde passado, presente e futuro misturam-se numa única realidade. A sua influência é tal que o « Síndrome de Jeane Dixon » se tornou um termo psicológico para descrever a tendência para acreditar em previsões vagas e gerais.

Como purificar as energias negativas?

Sente-se mal ou até em perigo em sua casa? Tem algo que o/a incomoda e sente que há energias negativas muito fortes que pairam no ar? Não entre em pânico e esteja descansado/a pois com sal ou água benta, poderá fazer uma limpeza espiritual que o/a livrará das energias negativas.

As virtudes do sal contra as ondas negativas

Poderoso purificador que luta contra o azar, afastando os maus espíritos, o sal cria uma verdadeira barreira contra as energias negativas. Como tem a reputação de aliviar dores musculares e cansaço, o sal pode ser um verdadeiro aliado para uma purificação bem sucedida da própria casa e de si mesmo/a.

Artigos favoritos

Arrepios espirituais, que mensagem transmitem?

De repente sente um arrepio, ao longo da sua coluna vertebral e até fica com pele de galinha. Mas nem está assim tanto frio. Sente-se bem mas este arrepio trespassa-o/a. É certamente um arrepio espiritual. Estes arrepios espirituais não devem ser ignorados pois transmitem uma mensagem.

Nostradamus: as suas previsões para 2024

Já ouviu falar de Nostradamus e das suas previsões? Mas o que é que o Astrólogo mais famoso do século XVI previu que aconteceria em 2024? Conhecido pela exatidão das suas previsões que remontam há vários séculos, as suas previsões são profecias, que anunciam grandes mudanças a nível mundial. Descubra o que ele previu para 2024!

Qual o significado de encontrar moedas?

É sempre bom encontrar moedas na rua. Qualquer que seja a quantia, encontrar uma moeda no chão, é sempre engraçado, como se o Universo estivesse a dar-nos um presente. Mas saiba que encontrar dinheiro tem também um significado espiritual. Trata-se de uma mensagem, um sinal que não deverá ignorar…

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

Como escrever uma carta de pedido ao universo?

Se estiver preso/a numa situação, há uma forma simples de conseguir o que deseja, enquanto analisa as suas vontades, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus desejos e sonhos. Pegue um papel e uma caneta, ser-lhe-á revelado como pedir ao universo o que deseja.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas