Significado da cor vermelha: uma cor ambivalente

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Quem diz vermelho, diz paixão. É frequentemente a primeira ideia que nos vem à cabeça. Muito ambígua, esta cor, que apela tanto ao amor como à raiva, nunca deixa uma pessoa indiferente Quais são os significados da cor vermelha? Como pode ajudá-lo/a na cromoterapia? Zoom sobre a cor do amor.

A cor vermelha é uma cor que não passa despercebida. Energética e hipnótica, suscita atração e rejeição. Esta é uma cor que nunca se cansa de agitar as nossas emoções.

Cada cor tem um significado, o que é o significado do vermelho e o que nos pode ensinar sobre a nossa personalidade?

A cor vermelha é a sua cor favorita? Descubra tudo sobre ela!

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Qual é o significado da cor Vermelha?

Vermelho é uma cor fascinante que gosta de brincar com paradoxos. Representa tanto amor como raiva, sexualidade e perigo, ardor e proibição. Associada ao sangue, inferno e fogo, é também uma cor quente e muito forte que agita, seja para o bem ou para o mal. É a cor da vida.

Significados positivos: amor, paixão, calor, sexualidade, coragem, triunfo
Significados negativos: raiva, interdição, perigo, provocação


Se não for controlado, o vermelho pode então tornar-se um símbolo de desejo sexual, vergonha, raiva ou luta.


Vermelho: cor da vida e do poder

O vermelho, a cor do sangue, está intimamente ligado à vida, uma vez que simboliza a relação com a mãe. Na cultura ocidental, o vermelho está associado tanto à honra como ao perigo. É símbolo de poder (o tapete vermelho é um bom exemplo de poder), força e soberania. Na Roma antiga, a cor vermelha era reservada aos imperadores e ainda hoje é a cor dos cardeais.


O que revela a cor "Vermelha" da sua personalidade?

Uma personalidade vermelha é uma personalidade que se nota. Sempre rodeada, é também uma personalidade explosiva, à qual não falta nem fôlego nem ardor.

Muitas vezes arrogante, algumas pessoas pensam que é quase invencível, mas é difícil ter sentimentos medidos quando confrontados com este tipo de personalidade. Ou se ama ou se odeia. Alguns quererão colocar obstáculos no seu caminho, uma vez que é tão inábil contra os seus concorrentes. Muito brilhante, é melhor ter uma personalidade vermelha como amigo/a do que como inimigo/a.

Qualidades: coragem, voluntariedade, vividez, trabalhador, paixão, determinação, dinamismo
Defeitos: capricho, raiva, arrogância


O vermelho é, claro, a cor de um Signo de Fogo, como o signo de Carneiro. Mostra a sua força, poder e luminosidade. Tradicionalmente, o vermelho está também associado ao signo de Escorpião. Mas se para Carneiro é um vermelho vivo, fala-se aqui de um vermelho mais escuro, quase granada, mais próximo do seu carácter escuro e misterioso. 




Quais os efeitos da cor "Vermelha"?

As propriedades do "Vermelho"

Uma cor brilhante e dinâmica, o vermelho pode ser usado para combater a anemia, a fraqueza e a timidez. Também promove o aumento das funções psicológicas, estimula a atividade mental, mas também a pressão sanguínea. É por isso que se recomenda a utilização do vermelho apenas com moderação.


A cor "Vermelho" em Cromoterapia

As virtudes curativas do vermelho são numerosas em cromoterapia. Por ser uma cor quente, oferece uma sensação de bem-estar e tranquiliza quando se a vê. É também uma cor revigorante e fortificante que energiza e revitaliza. Para manter os seus efeitos positivos, o vermelho não deve ser utilizado ao extremo ou muito pouco. Se se utiliza demasiado, a energia é demasiado intensa e o mesmo acontece com a raiva. Se não houver vermelho suficiente, o ócio é a principal razão. Fadiga, preguiça, lassidão e desânimo são frequentemente a ordem do dia.


A espiritualidade da cor "Vermelho"

O vermelho é a cor do primeiro chakra, o chakra raiz. Se pode indicar inflamação, é também o chakra de segurança, que representa as nossas raízes e a nossa ancoragem à Terra. É aqui que se encontra o fogo da nossa criação.


<<<<< Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Gratidão

Jhon há um ano

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Cinzento: tristeza ou modernidade, qual é o seu significado?

Diz-se cinzento, e logo se pensa tristeza, até depressão. É verdade que o cinzento é baço, mas é no entanto uma cor sagrada nos países orientais. A cor entre dois mundos, entre o preto e o branco, o cinzento é muito mais do que uma tonalidade fria e suave.

Significado das cores: descubra o seu potencial

Escolhemos cores todos os dias, sem nos apercebermos, a maior parte das vezes, dos seus significados e como é que estas nos influenciam ao quotidiano… Mas quais serão os verdadeiros benefícios das cores, para além dos seus poderes de harmonia, conforto, serenidade, etc? Descubra!

Significado da cor verde: esperança e sorte

O verde atrai pela sua tonicidade. Representando a renovação, traria também desgraça e azar. Não seja verde com raiva e descubra todos os significados desta cor. Nós damos-lhe luz verde!

Artigos favoritos

O que diz o seu Signo sobre si?