As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A granada, conhecida e reconhecida por trazer valentia e vitalidade ao seu portador, passou pelas mãos de Noé, de muitos faraós e até dos grandes guerreiros vikings! E agora é a sua vez de conhecer esta pedra cativante.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).
Cor: vermelho acastanhado, translúcido e facetado | |
Sistema cristalino: cubic | |
Composição: silicato de zircónio | |
Símbolo: excessividade e heroísmo | |
Signo astrológico: Capricórnio e Leão | |
Preço: a partir de 7 euros (mas em 1996, um broche adornado com granada foi vendido por 145 000 dólares!) |
Origens da Granada: de volta à Antiguidade
Como deve ter adivinhado, é a cor vermelha intensa da granada que é responsável pelo seu nome. Em latim, “granatium” significa “romã”, uma vez que o caroço faz lembrar a sua cor deste fruto. Quanto à sua utilização, remonta ao Antigo Egipto. A prova? Os colares dos faraós com granadas foram encontrados por arqueólogos. Entretanto, do outro lado do Mediterrâneo, os romanos utilizavam-no para marcar os selos de documentos importantes. Desde então, as granadas têm sido uma das pedras preciosas mais utilizadas na joalharia.
Hoje em dia, os depósitos de granadas são bastante abundantes. A lista dos principais países mineiros é longa: Grã-Bretanha, Tanzânia, Índia, Madagáscar, mas também Rússia, Mali, Canadá, Brasil...
História da granada: uma pedra sólida útil em combate
A presença da granada em certos textos religiosos e dá-lhe um lugar importante e simbolismo. Na Bíblia, a lanterna que iluminou Noé no meio da escuridão foi feita de granada, e o seu nome é usado na referência do Alcorão do quarto céu. Mas isso não é tudo… Embora pareça muito semelhante ao rubi, esta pedra não foi apenas usada pela sua bela aparência. De facto, a granada era muito menos rara do que outras pedras, mas acima de tudo era impressionante e forte. Graças à sua dureza, em Roma, Grécia e Egipto, a granada foi utilizada para gravar outras pedras e representar rostos ou animais.
Logo, na Idade Média, os Cruzados usavam-na para enfeitar a sua armadura afim de reforçar a sua proteção, mas também para lhes dar coragem na batalha. Finalmente, no século XIX, os paquistaneses utilizaram projéteis feitos de granadas contra as tropas britânicas em Caxemira. Acreditavam que a sua ação letal era superior às balas de chumbo.
É um fã da cultura escandinava? Os Vikings usavam granada durante as suas cerimónias fúnebres. Segundo eles, esta pedra tinha a virtude de poder orientar os mortos para o seu paraíso, Valhalla.
Granada: uma pedra com propriedades regeneradoras e energizantes
Fazer o bem ao seu corpo e mente de uma forma natural? É possível graças à litoterapia, ou à arte de curar com pedras. A granada é uma pedra profundamente regeneradora que traz coragem e vitalidade. Além disso, traz sentimentos positivos para a pessoa que a usa.
Virtudes a nível físico
- Dá energia e vitalidade àqueles que a carecem
- Fortalece o coração e regula a circulação sanguínea
- É eficaz em casos de leucemia e anemia
- Impulsiona a libido
- Protege os órgãos sexuais em caso de doença
- Alivia a artrite e o reumatismo
- Fortalece o fígado, os rins e o baço
Virtudes a nível emocional
- Desenvolve a coragem e a perseverança
- Alivia a melancolia
- Traz equilíbrio e serenidade
- Encoraja a meditação, pois liga o/a utente à Terra
- Purifica os chakras
- Favorece regressões em vidas anteriores
- Permite dar um passo atrás
Como purificar e recarregar a granada?
Para limpar a granada, passe-a sob água corrente uma vez por semana. Para uma limpeza mais profunda, basta mergulhá-la em água salgada destilada. Para a recarregar também pode também a colocar sobre uma massa de quartzo ou num geodo de ametista.
Atenção: qualquer choque térmico pode danificar grandemente a pedra.
Agora a granada não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:
► A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento
► Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?