Granada: virtudes e propriedades da pedra da coragem

Atualizado no dia por Inês Moreira

O vermelho simbolizará a valentia e a energia, e a granada não dirá o contrário. Desde a Antiguidade, esta pedra tem sido utilizada pelas suas virtudes energizantes e protetoras. Para ser usado com moderação para os hiperativos, certamente fortalecerá o seu corpo! História, significado e propriedades, descubra a granada, a pedra da coragem.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A granada, conhecida e reconhecida por trazer valentia e vitalidade ao seu portador, passou pelas mãos de Noé, de muitos  faraós e até dos grandes guerreiros vikings! E agora é a sua vez de conhecer esta pedra cativante.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).






Cor: vermelho acastanhado, translúcido e facetado
Sistema cristalino: cubic
Composição: silicato de zircónio
Símbolo: excessividade e heroísmo
Signo astrológico: Capricórnio e Leão
Preço: a partir de 7 euros
(mas em 1996, um broche adornado com granada foi vendido por 145 000 dólares!)


Origens da Granada: de volta à Antiguidade

Como deve ter adivinhado, é a cor vermelha intensa da granada que é responsável pelo seu nome. Em latim, “granatium” significa “romã”, uma vez que o caroço faz lembrar a sua cor deste fruto. Quanto à sua utilização, remonta ao Antigo Egipto. A prova? Os colares dos faraós com granadas foram encontrados por arqueólogos. Entretanto, do outro lado do Mediterrâneo, os romanos utilizavam-no para marcar os selos de documentos importantes. Desde então, as granadas têm sido uma das pedras preciosas mais utilizadas na joalharia.



Hoje em dia, os depósitos de granadas são bastante abundantes. A lista dos principais países mineiros é longa: Grã-Bretanha, Tanzânia, Índia, Madagáscar, mas também Rússia, Mali, Canadá, Brasil...


História da granada: uma pedra sólida útil em combate

A presença da granada em certos textos religiosos e dá-lhe um lugar importante e simbolismo. Na Bíblia, a lanterna que iluminou Noé no meio da escuridão foi feita de granada, e o seu nome é usado na referência do Alcorão do quarto céu. Mas isso não é tudo… Embora pareça muito semelhante ao rubi, esta pedra não foi apenas usada pela sua bela aparência. De facto, a granada era muito menos rara do que outras pedras, mas acima de tudo era impressionante e forte. Graças à sua dureza, em Roma, Grécia e Egipto, a granada foi utilizada para gravar outras pedras e representar rostos ou animais.

Logo, na Idade Média, os Cruzados usavam-na para enfeitar a sua armadura afim de reforçar a sua proteção, mas também para lhes dar coragem na batalha. Finalmente, no século XIX, os paquistaneses utilizaram projéteis feitos de granadas contra as tropas britânicas em Caxemira. Acreditavam que a sua ação letal era superior às balas de chumbo.


É um fã da cultura escandinava? Os Vikings usavam granada durante as suas cerimónias fúnebres. Segundo eles, esta pedra tinha a virtude de poder orientar os mortos para o seu paraíso, Valhalla.


Granada: uma pedra com propriedades regeneradoras e energizantes

Fazer o bem ao seu corpo e mente de uma forma natural? É possível graças à litoterapia, ou à arte de curar com pedras. A granada é uma pedra profundamente regeneradora que traz coragem e vitalidade. Além disso, traz sentimentos positivos para a pessoa que a usa.


Virtudes a nível físico

  • Dá energia e vitalidade àqueles que a carecem
  • Fortalece o coração e regula a circulação sanguínea
  • É eficaz em casos de leucemia e anemia
  • Impulsiona a libido
  • Protege os órgãos sexuais em caso de doença
  • Alivia a artrite e o reumatismo
  • Fortalece o fígado, os rins e o baço


Virtudes a nível emocional

  • Desenvolve a coragem e a perseverança
  • Alivia a melancolia
  • Traz equilíbrio e serenidade
  • Encoraja a meditação, pois liga o/a utente à Terra
  • Purifica os chakras
  • Favorece regressões em vidas anteriores
  • Permite dar um passo atrás


Como purificar e recarregar a granada?

Para limpar a granada, passe-a sob água corrente uma vez por semana. Para uma limpeza mais profunda, basta mergulhá-la em água salgada destilada. Para a recarregar também pode também a colocar sobre uma massa de quartzo ou num geodo de ametista.

Atenção: qualquer choque térmico pode danificar grandemente a pedra.


Agora a granada não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se para mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unir o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Artigos favoritos

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Jaspe vermelho

Muito conhecido em todo o mundo, o jaspe vermelho é também utilizado na litoterapia. De facto, é uma pedra relativamente comum, de origem vulcânica ou sedimentar, utilizada desde a Pré-história para a concepção de armas. As virtudes são contudo reconhecidas e os seus poderes são poderosos… Conheça as virtudes e propriedades da pedra da fertilidade.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?