Os 7 Chakras do Corpo Humano e os seus poderes

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Para lutar contra o stress e o ritmo de vida cada vez mais acelerado damos cada vez mais importância ao bem-estar e às terapias que nos permitem relaxar. Assim, descubra porque é que as técnicas indianas de relaxamento têm mostrado sem cessar os seus benefícios… Venha descobrir os poderes dos Chakras!

Os 7 Chakras do Corpo Humano e os seus poderes

 

O que são os Chakras?

Os Chakras (as "rodas" em sânscrito indiano) são os centros energéticos do nosso corpo. 

Temos assim 7 Chakras localizados ao longo da nossa coluna vertebral. Sentimentos e emoções específicos estão relacionados com cada um deles.

Nas tradições esotéricas e espirituais, cada Chakra tem uma cor que indica o estado emocional, físico e espiritual da pessoa.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Os Chakras


1 - Chakra da Raiz (Muladhara): As pulsões

Este é o Chakra de base no qual repousa a energia localizada no períneo. É a nossa zona instintiva, a das nossas pulsões, dos nossos desejos mais profundos. 

Aceitar o facto de sentir, totalmente, este Chakra é aceitar e canalizar a sexualidade instintiva.

Características: estabilidade, confiança, coragem.

Cor: vermelho


2 - Chakra Sacral (Swadisthana): Os medos

Esse Chakra que se encontra acima dos órgãos genitais é o local dos nossos medos, da nossa vulnerabilidade mas, ao mesmo tempo, da nossa força. 

É também o local onde reside o “hara”, o nosso centro de força vital.

Características: sexualidade, entusiasmo e criatividade.

Cor: cor-de-laranja


3 - Chakra do Plexo solar (Manipura): Assertividade

O Chakra da emoção, da confiança, encontra-se acima do umbigo. Este centro energético é também o da irradiação pessoal.

Características: segurança, espontaneidade.

Cor: amarelo


4 - Chakra do coração (Ananata): Amor

Este é o Chakra do amor, da abertura que se encontra no centro do peito. Diz-se que é o Chakra da mulher, porque é relativo ao relacional. 

Esse Chakra poderá fechar, se estiver a passar por uma fase de maior vulnerabilidade onde precisará de ser amado/a.

Características: centro de amor e de abertura.

Cor: verde

Quando se sente em plenitude, a energia flui facilmente de um Chakra para o outro. Mas, uma emoção mais forte ou o stress, podem perturbar os Chakras que se fecham e impedem a boa repartição da energia.


5 - Chakra da garganta (Vishudda): Expressão

Este Chakra encontra-se na região da laringe e diz respeito à diferenciação e à expressão pela palavra ou pela arte.

Características: comunicação, expressividade.

Cor: turquesa


6 - Chakra da testa (Ajna): Clarividência

Este Chakra que se encontra acima do nariz é o da clarividência e da representação

O risco associado a este Chakra é que ele se torne demasiado cerebral e se desconecte do corpo. 

Características: intuição, sabedoria.

Cor: indigo


7 - Chakra da coroa (Sahasrara): Pensamento

O chakra da coroa encontra-se no topo da cabeça. Representa o pensamento livre, um questionamento profundo.

Características: espiritualidade, realização.

Cor: branco ou roxo


Harmonização dos Chakras

Além das doenças que possa ter e que bloqueiam os Chakras, uma cor que o/a seduz mais neste momento, poderá corresponder a um Chakra que está fechado.

Agora que conhece melhor cada um dos seus Chakras descubra como os abrir e cuidar deles.


5 Técnicas para abrir os Chakras

  • Praticar yoga
  • Fazer meditação
  • Fazer Sofrologia
  • Praticar Reiki
  • Concentre-se, aproveite cada instante e acima de tudo, leve o seu tempo…

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 21 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 21 de julho será bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são inúmeras, mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

Cinzento: tristeza ou modernidade, qual é o seu significado?

Diz-se cinzento, e logo se pensa tristeza, até depressão. É verdade que o cinzento é baço, mas é no entanto uma cor sagrada nos países orientais. A cor entre dois mundos, entre o preto e o branco, o cinzento é muito mais do que uma tonalidade fria e suave.

Significado das cores: descubra o seu potencial

Escolhemos cores todos os dias, sem nos apercebermos, a maior parte das vezes, dos seus significados e como é que estas nos influenciam ao quotidiano… Mas quais serão os verdadeiros benefícios das cores, para além dos seus poderes de harmonia, conforto, serenidade, etc? Descubra!

Kundalini

A Kundalini vem do sânscrito e refere-se à energia vital adormecida nos seres humanos. No entanto, é do nosso interesse despertá-la. Portanto, despeça-se da fadiga física e mental e mude a sua vida, libertando esta energia! Tudo o que precisa é de algumas sessões de mediação, e alguma informação...

Chama roxa: transformação das energias

A Chama roxa é uma energia espiritual que transforma as energias finas, subtis e negativas do nosso Ser em energias positivas. Ela dá à energia as suas funções e as suas propriedades de pureza original. Ela age sobre o nosso Ser holístico (corpo-espírito-alma). Graças à magia das palavras, à ciência do verbo, cada pessoa, independentemente das suas origens e crenças pode invocar, utilizar e aproveitar os seus benefícios.

As velas dos 7 chakras

O papel dos chakras não deve ser tomado de ânimo leve. Cada chakra é o centro da energia, dos sentimentos e das emoções. Ter tempo para equilibrar os seus chakras significa cuidar de si próprio/a e dar-se poder interior. Sabia que as velas podem ajudá-lo/a a harmonizar os seus chakras e a melhorar o seu bem-estar?

Artigos favoritos

Chakra da Raiz: as pulsões

O primeiro chakra é o Chakra Raiz, ou Muladhara, um chakra muito importante. Se se sentir atraído/a pela cor vermelha, provavelmente terá de pôr as suas energias em ordem. Descubra tudo o que precisa saber sobre o Chakra da Raiz e saiba como reequilibrá-lo.

Chakra Sacral: os medos

A cor laranja está relacionada com o chakra sacral, localizado logo abaixo do umbigo. Este chakra é a fonte da sua sexualidade e criatividade. Descubra os seus efeitos e como equilibrá-lo em caso de disfunções.

Chakra do Plexo Solar: assertividade

O Chakra do Plexo Solar está associado ao sucesso, entusiasmo e autoconfiança. Se a sua cor favorita for a cor amarela, este chakra diz muito sobre si…

Chakra do Coração: amor

O Chakra do Coração tem um enorme impacto nas suas relações. Se este chakra estiver desequilibrado poderá viver relações esgotantes: infidelidade, desconfiança, etc. Se a cor verde o/a atrai, é porque a sua mente está a tentar chamar a sua atenção para este chakra.

Chakra da Garganta: expressão

O Chakra da Garganta, o quinto chakra, está relacionado com a comunicação e a escuta. Se a cor turquesa o/a atrai, continue a ler e descubra tudo o que precisa saber sobre o Chakra da Garganta.

O que diz o seu Signo sobre si?