O Incenso sempre foi e é utilizado por diversas classes sociais e culturais, independentemente da religião.
Normalmente utilizado para aromatizar um ambiente, tem também, como função, canalizar, purificar e conduzir, energias e vibrações.
Assim sendo, o incenso é essencial para afastar e mesmo combater energias negativas, tanto de pessoas, como de locais. Num local aromatizado com incenso sentimos uma paz interior imensa, conseguimos relaxar e absorver energia positiva.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).
Origem do Incenso
Não se conhece a data exata em que o incenso começou a ser parte integrante do quotidiano das pessoas, mas a história mostra que é utilizado há milénios, nas mais diversas culturas, principalmente para harmonizar, perfumar e ser oferecido aos deuses (efetivamente, o incenso era uma das oferendas mais importantes).
Na Bíblia o incenso é citado, quando são relatados os presentes oferecidos pelos Três Reis Magos a Jesus: "Mateus 2:11 - E entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.
Mas, muito antes do nascimento de Jesus o incenso era utilizado nas antigas civilizações e religiões:
Grécia
Começou a ser utilizado no século VIII a.C., vindo da Fenícia.
Egipto
No auge da civilização egípcia, os faraós importavam, das terras mais distantes, incenso, sândalo, mirra e canela.
Estes eram exigidos pelos faraós como tributo, aos povos conquistados e muitas das vezes, eram mesmo trocados por ouro, tal era o seu valor.
Para os faraós, era um verdadeiro orgulho, oferecer aos deuses enormes quantidades de madeiras aromáticas e perfumes obtidos das plantas.
Índia
Considerada uma das referências em matéria de aromas e perfumes, é um dos símbolos tradicionais da utilização do incenso. Os povos indígenas, que, já viviam em plena harmonia com a natureza, utilizavam as plantas e confirmavam o seu poder de cura.
A partir do século XIV, o incenso tornou-se indispensável na liturgia católica, sendo utilizado nas missas, nos funerais, nas procissões e noutras celebrações especiais.
Budismo
O incenso começou a ser utilizado por volta do século VII a.C.. Juntamente com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios da adoração.
Roma
Utilizado na Festa do Pastor, com os ramos de oliveira, o louro, a mirra e o açafrão.
Religiões Afro-Brasileiras
Nestas religiões, não se inicia um ritual sem defumação. Ela é necessária, não só para preparar e purificar o templo como também para elevar a vibração energética dos participantes.
Como demonstrado, a utilização do incenso sempre esteve presente na vida do ser humano até hoje. Mesmo se já não se utilizam os rituais habituais e se dá um pouco menos importância à escolha das ervas, o seu simbolismo relativo ao sagrado mantém-se.
Mesmo que o seu objetivo seja apenas perfumar a casa, aproveite para desfrutar plenamente dos momentos em que utiliza o incenso. Isto, porque o próprio aroma, só por si, faz-nos entrar em meditação, proporcionando-nos, uma enorme sensação de prazer e bem-estar.
Como utilizar o incenso para limpar um ambiente?
Independentemente dos conhecimentos sobre os aromas a serem utilizados para a limpeza do ambiente, existe uma forma simples de manter o nosso lar ou o ambiente de trabalho sempre com energias renovadas.
Acenda um ou mais incensos e em estado de oração e com pensamentos positivos, eleve, com a mão esquerda o incenso e percorra todos os cantos da sua casa ou do local de trabalho.
Comece sempre de dentro de casa, para fora e peça em voz alta ou em pensamento, para que o incenso afaste qualquer "intruso" do ambiente e traga boas energias e harmonia. Normalmente são os cantos que ficam carregados de energias negativas.
Para manter sempre um ambiente harmonioso, acenda, pelo menos um incenso por dia. Caso não seja possível, acenda, pelo menos um a cada 3 dias.
Para fortalecer a limpeza, é aconselhável colocar em cada canto, uma pequena porção de sal grosso, ou se preferir, nos cantos onde há maior circulação de pessoas.
Para melhorar os efeitos, poderá, colocar um copo com água e uma pedra de carvão, atrás de algumas portas ou nos cantos da casa, pois o carvão absorve e neutraliza as energias negativas. Quando a pedra de carvão cair no fundo do copo, deverá mudar a pedra e a água.
Antes de uma consulta de Tarot é normal que o Tarólogo defume as cartas, para renovar as energias. É necessário que o incenso esteja presente no ambiente da consulta para que a harmonia reine e sejam afastadas todas as vibrações perturbadoras.
Hoje em dia, encontra à venda, todo o tipo de incenso. Na própria embalagem, encontrará a descrição do mesmo, assim como o modo de utilização mais adequado.
Deverá escolher um incenso não só tendo em conta o aroma que lhe agrada, como também verificando se se identifica com o mesmo.
Que aromas utilizar para harmonizar ambientes?
Alecrim: exerce uma forte ação de proteção.
Alfazema: relaxa e acalma a mente; tranquiliza ambientes e relações.
Arruda: afasta a inveja e mau-olhado.
Canela: afasta a depressão e atrai a alegria de viver.
Cravo: atrai prosperidade e equilíbrio financeiro.
Jasmim: relaxa e produz uma sensação de bem-estar interior.
Mirra: cria ambientes de meditação e oração.
Rosas Brancas: atrai a paz e a tranquilidade espiritual.
Rosas Vermelhas: atrai amor e paixão.
Sândalo: favorece a meditação e todas as práticas espirituais.
Sete Ervas: afasta as energias negativas e todos os fluídos energéticos deixados por outras pessoas (utilizado para uma limpeza mais intensa).
Flor de Laranjeira: atrai equilíbrio energético, riqueza e prosperidade.
Violeta: desperta o desejo e o prazer.
*Artigo escrito em colaboração com a Taróloga Vénus