Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

O Incenso e o seu Poder de Purificação

Utiliza ou já utilizou incenso? Conhece as suas propriedades purificadoras? Descubra como libertar a sua casa e local de trabalho das energias negativas!

O Incenso sempre foi e é utilizado por diversas classes sociais e culturais, independentemente da religião.

Normalmente utilizado para aromatizar um ambiente, tem também, como função, canalizar, purificar e conduzir, energias e vibrações.

Assim sendo, o incenso é essencial para afastar e mesmo combater energias negativas, tanto de pessoas, como de locais. Num local aromatizado com incenso sentimos uma paz interior imensa, conseguimos relaxar e absorver energia positiva.

 

Origem do Incenso

Não se conhece a data exata em que o incenso começou a ser parte integrante do quotidiano das pessoas, mas a história mostra que é utilizado há milénios, nas mais diversas culturas, principalmente para harmonizar, perfumar e ser oferecido aos deuses (efetivamente, o incenso era uma das oferendas mais importantes).

Na Bíblia o incenso é citado, quando são relatados os presentes oferecidos pelos Três Reis Magos a Jesus: "Mateus 2:11 - E entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.

Mas, muito antes do nascimento de Jesus o incenso era utilizado nas antigas civilizações e religiões:

 

Grécia

Começou a ser utilizado no século VIII a.C., vindo da Fenícia.

 

Egipto

No auge da civilização egípcia, os faraós importavam, das terras mais distantes, incenso, sândalo, mirra e canela.

Estes eram exigidos pelos faraós como tributo, aos povos conquistados e muitas das vezes, eram mesmo trocados por ouro, tal era o seu valor.

Para os faraós, era um verdadeiro orgulho, oferecer aos deuses enormes quantidades de madeiras aromáticas e perfumes obtidos das plantas.

 

Índia

Considerada uma das referências em matéria de aromas e perfumes, é um dos símbolos tradicionais da utilização do incenso. Os povos indígenas, que, já viviam em plena harmonia com a natureza, utilizavam as plantas e confirmavam o seu poder de cura. A partir do século XIV, o incenso tornou-se indispensável na liturgia católica, sendo utilizado nas missas, nos funerais, nas procissões e noutras celebrações especiais.

 

Budismo

O incenso começou a ser utilizado por volta do século VII a.C.. Juntamente com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios da adoração.

 

Roma

Utilizado na Festa do Pastor, com os ramos de oliveira, o louro, a mirra e o açafrão.

 

Religiões Afro-Brasileiras

Nestas religiões, não se inicia um ritual sem defumação. Ela é necessária, não só para preparar e purificar o templo como também para elevar a vibração energética dos participantes.

 

 

Como demonstrado, a utilização do incenso sempre esteve presente na vida do ser humano até hoje. Mesmo se já não se utilizam os rituais habituais e se dá um pouco menos importância à escolha das ervas, o seu simbolismo relativo ao sagrado mantém-se.

Mesmo que o seu objetivo seja apenas perfumar a casa, aproveite para desfrutar plenamente dos momentos em que utiliza o incenso. Isto, porque o próprio aroma, só por si, faz-nos entrar em meditação, proporcionando-nos, uma enorme sensação de prazer e bem-estar.

 

 

Independentemente dos conhecimentos sobre os aromas a serem utilizados para a limpeza do ambiente, existe uma forma simples de manter o nosso lar ou o ambiente de trabalho sempre com energias renovadas.

Acenda um ou mais incensos e em estado de oração e com pensamentos positivos, eleve, com a mão esquerda o incenso e percorra todos os cantos da sua casa ou do local de trabalho.

Comece sempre de dentro de casa, para fora e peça em voz alta ou em pensamento, para que o incenso afaste qualquer "intruso" do ambiente e traga boas energias e harmonia. Normalmente são os cantos que ficam carregados de energias negativas.  

Para manter sempre um ambiente harmonioso, acenda, pelo menos um incenso por dia. Caso não seja possível, acenda, pelo menos um a cada 3 dias.

 

Para fortalecer a limpeza, é aconselhável colocar em cada canto, uma pequena porção de sal grosso, ou se preferir, nos cantos onde há maior circulação de pessoas.

Para melhorar os efeitos, poderá, colocar um copo com água e uma pedra de carvão, atrás de algumas portas ou nos cantos da casa, pois o carvão absorve e neutraliza as energias negativas. Quando a pedra de carvão cair no fundo do copo, deverá mudar a pedra e a água.

 

Antes de uma consulta de Tarot é normal que o Tarólogo defume as cartas, para renovar as energias. É necessário que o incenso esteja presente no ambiente da consulta para que a harmonia reine e sejam afastadas todas as vibrações perturbadoras.

Hoje em dia, encontra à venda, todo o tipo de incenso. Na própria embalagem, encontrará a descrição do mesmo, assim como o modo de utilização mais adequado.

Deverá escolher um incenso não só tendo em conta o aroma que lhe agrada, como também verificando se se identifica com o mesmo.  

 

 

 

Que aromas utilizar para harmonizar ambientes?

 

Alecrim: exerce uma forte ação de proteção.

Alfazema: relaxa e acalma a mente; tranquiliza ambientes e relações.

Arruda: excelente contra a inveja e mau-olhado.

Canela: afasta a depressão e atrai a alegria de viver.

Cravo: atrai prosperidade e equilíbrio financeiro.

Jasmim: relaxa e produz uma sensação de bem-estar interior.  

Mirra: utilizado para criar ambientes de meditação e oração.

Rosas Brancas: atrai a paz e a tranquilidade espiritual.

Rosas Vermelhas: atrai amor e paixão.

Sândalo: favorece a meditação e todas as práticas espirituais.

Sete Ervas: é utilizado para uma limpeza mais intensa, pois afasta as energias negativas e todos os fluídos energéticos deixados por outras pessoas. 

Flor de Laranjeira: atrai equilíbrio energético, riqueza e prosperidade.

Violeta: desperta o desejo e o prazer.

 

Aproveitem estas dicas, pois o incenso para além de perfumar o ambiente, atrai energias positivas e a paz interior…  

 

*Artigo escrito em colaboração com a Taróloga Vénus

 

Descubra também: 

Para atrair o Amor...

Runas Freyr

As pessoas tóxicas para o seu Signo

As Terapias Alternativas

Deixe o seu comentário

DESCUBRA TODOS OS ARTIGOS REFERENTES ÀS TERAPIAS ALTERNATIVAS!

Conhece as Terapias Alternativas? Sabe como elas o/a poderão ajudar? Como é que elas o/a poderão ajudar a ter um estilo de vida mais saudável? Descubra!

Banhos Terapêuticos: as receitas que contribuirão para o seu bem-estar!  Descubra como um banho pode ser uma verdadeira Terapia!
5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia  Descubra como o Yoga o/a poderá ajudar a viver em pleno!
Meditação: quais são os benefícios ao quotidiano?  Entregue-se à meditação e melhore a sua vida!
Significado das dores do corpo: a relação entre as dores e a psique  Descubra os significados das dores do corpo!
Depressão: Terapia ou Antidepressivos?  Descubra como vencer a depressão...
Reiki - Uma Ferramenta Poderosa  Descubra o que o Reiki poderá fazer por si!

DESCUBRA OS TARÓLOGOS DISPONÍVEIS!

As dúvidas e as questões começam a ser demasiadas? Precisa de um rumo? Os nossos Tarólogos estão disponíveis 7d/7, 24h/24 para responder a todas as suas questões! Consulte já!

Contacte-nos!