O Incenso e o seu Poder de Purificação

Atualizado no dia por Lena Almeida

Utiliza ou já utilizou incenso? Conhece as suas propriedades purificadoras? Descubra como libertar a sua casa e local de trabalho das energias negativas!

O Incenso sempre foi e é utilizado por diversas classes sociais e culturais, independentemente da religião.

Normalmente utilizado para aromatizar um ambiente, tem também, como função, canalizar, purificar e conduzir, energias e vibrações.

Assim sendo, o incenso é essencial para afastar e mesmo combater energias negativas, tanto de pessoas, como de locais. Num local aromatizado com incenso sentimos uma paz interior imensa, conseguimos relaxar e absorver energia positiva.

 

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Origem do Incenso

Não se conhece a data exata em que o incenso começou a ser parte integrante do quotidiano das pessoas, mas a história mostra que é utilizado há milénios, nas mais diversas culturas, principalmente para harmonizar, perfumar e ser oferecido aos deuses (efetivamente, o incenso era uma das oferendas mais importantes).

Na Bíblia o incenso é citado, quando são relatados os presentes oferecidos pelos Três Reis Magos a Jesus: "Mateus 2:11 - E entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.

Mas, muito antes do nascimento de Jesus o incenso era utilizado nas antigas civilizações e religiões:

 

Grécia

Começou a ser utilizado no século VIII a.C., vindo da Fenícia.

 

Egipto

No auge da civilização egípcia, os faraós importavam, das terras mais distantes, incenso, sândalo, mirra e canela.

Estes eram exigidos pelos faraós como tributo, aos povos conquistados e muitas das vezes, eram mesmo trocados por ouro, tal era o seu valor.

Para os faraós, era um verdadeiro orgulho, oferecer aos deuses enormes quantidades de madeiras aromáticas e perfumes obtidos das plantas.

 

Índia

Considerada uma das referências em matéria de aromas e perfumes, é um dos símbolos tradicionais da utilização do incenso. Os povos indígenas, que, já viviam em plena harmonia com a natureza, utilizavam as plantas e confirmavam o seu poder de cura. 

A partir do século XIV, o incenso tornou-se indispensável na liturgia católica, sendo utilizado nas missas, nos funerais, nas procissões e noutras celebrações especiais.

 

Budismo

O incenso começou a ser utilizado por volta do século VII a.C.. Juntamente com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios da adoração.

 

Roma

Utilizado na Festa do Pastor, com os ramos de oliveira, o louro, a mirra e o açafrão.

 

Religiões Afro-Brasileiras

Nestas religiões, não se inicia um ritual sem defumação. Ela é necessária, não só para preparar e purificar o templo como também para elevar a vibração energética dos participantes.

 

 

Como demonstrado, a utilização do incenso sempre esteve presente na vida do ser humano até hoje. Mesmo se já não se utilizam os rituais habituais e se dá um pouco menos importância à escolha das ervas, o seu simbolismo relativo ao sagrado mantém-se.

Mesmo que o seu objetivo seja apenas perfumar a casa, aproveite para desfrutar plenamente dos momentos em que utiliza o incenso. Isto, porque o próprio aroma, só por si, faz-nos entrar em meditação, proporcionando-nos, uma enorme sensação de prazer e bem-estar.

 

Como utilizar o incenso para limpar um ambiente?

Independentemente dos conhecimentos sobre os aromas a serem utilizados para a limpeza do ambiente, existe uma forma simples de manter o nosso lar ou o ambiente de trabalho sempre com energias renovadas.

Acenda um ou mais incensos e em estado de oração e com pensamentos positivos, eleve, com a mão esquerda o incenso e percorra todos os cantos da sua casa ou do local de trabalho.

Comece sempre de dentro de casa, para fora e peça em voz alta ou em pensamento, para que o incenso afaste qualquer "intruso" do ambiente e traga boas energias e harmonia. Normalmente são os cantos que ficam carregados de energias negativas.  

Para manter sempre um ambiente harmonioso, acenda, pelo menos um incenso por dia. Caso não seja possível, acenda, pelo menos um a cada 3 dias.

Para fortalecer a limpeza, é aconselhável colocar em cada canto, uma pequena porção de sal grosso, ou se preferir, nos cantos onde há maior circulação de pessoas.

Para melhorar os efeitos, poderá, colocar um copo com água e uma pedra de carvão, atrás de algumas portas ou nos cantos da casa, pois o carvão absorve e neutraliza as energias negativas. Quando a pedra de carvão cair no fundo do copo, deverá mudar a pedra e a água.

 

Antes de uma consulta de Tarot é normal que o Tarólogo defume as cartas, para renovar as energias. É necessário que o incenso esteja presente no ambiente da consulta para que a harmonia reine e sejam afastadas todas as vibrações perturbadoras.

Hoje em dia, encontra à venda, todo o tipo de incenso. Na própria embalagem, encontrará a descrição do mesmo, assim como o modo de utilização mais adequado.

Deverá escolher um incenso não só tendo em conta o aroma que lhe agrada, como também verificando se se identifica com o mesmo.  

 

 

Que aromas utilizar para harmonizar ambientes?

 

Alecrim: exerce uma forte ação de proteção.

Alfazema: relaxa e acalma a mente; tranquiliza ambientes e relações.

Arruda: afasta a inveja e mau-olhado.

Canela: afasta a depressão e atrai a alegria de viver.

Cravo: atrai prosperidade e equilíbrio financeiro.

Jasmim: relaxa e produz uma sensação de bem-estar interior.  

Mirra: cria ambientes de meditação e oração.

Rosas Brancas: atrai a paz e a tranquilidade espiritual.

Rosas Vermelhas: atrai amor e paixão.

Sândalo: favorece a meditação e todas as práticas espirituais.

Sete Ervas: afasta as energias negativas e todos os fluídos energéticos deixados por outras pessoas (utilizado para uma limpeza mais intensa). 

Flor de Laranjeira: atrai equilíbrio energético, riqueza e prosperidade.

Violeta: desperta o desejo e o prazer.

 

Aproveitem estas dicas, pois o incenso para além de perfumar o ambiente, atrai energias positivas e a paz interior…  

 

*Artigo escrito em colaboração com a Taróloga Vénus

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

Actualidades

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Sofrologia e relaxamento

A vida por vezes põe-nos à prova e o stress e a fadiga acumulam-se diariamente. Alguns dias é difícil sentir-se realizado e ter confiança em si mesmo. Quaisquer que sejam os problemas que encontra, a sofrologia ajuda-o/a a relaxar, a gerir as suas ansiedades e a colocar o seu corpo e mente em harmonia.

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Artigos favoritos

Horas iguais 10h10: a roda da sorte girará a seu favor

Quando chega a hora da pausa da manhã, olha para o relógio e vê novamente a hora 10h10? As horas iguais trazem símbolos e um significado próprio. É também uma forma do seu Anjo lhe enviar uma mensagem. Portanto, é altura de descobrir o que está por detrás das 10h10.

Horas iguais 18h18: prosperidade garantida

Na superfície, uma hora igual parece bastante banal, e no entanto esconde um significado profundo que não é de todo aleatório... Sabia que uma mensagem do seu anjo da guarda está escondida atrás da hora 18h18? Descubra mais sobre a simbologia desta hora.

Horas iguais 02h02: recuar para avançar...

Costuma ver a hora 02h02 regularmente? Será apenas uma coincidência ou o seu Anjo da Guarda quererá transmitir-lhe uma mensagem? E que mensagem será? Como impactará a sua vida?

Horas iguais 16h16: mais positivismo...

Já fez uma pausa para beber um café, um para ver um programa e viu a hora 16h16? Será que é algo para prestar mesmo atenção? Sim claro! As horas iguais como as 16h16 são misteriosas, e trazem com elas mensagens do seu Anjo da Guarda… Mas qual será a mensagem que não deverá negligenciar?

Horas iguais 01h01: alguém o/a ama secretamente

Se se deita tarde ou acorda regularmente à noite, provavelmente já olhou para o seu relógio e se deparou várias vezes com a hora 01h01. Não veja isso como uma mera coincidência, isto acontece porque o seu Anjo da Guarda lhe pretende transmitir uma mensagem. Assim sendo, descubra, sem mais tardar, o significado da hora 01h01.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!