Tudo o que precisa saber sobre a Reencarnação

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

O que é a reencarnação? É quando, depois da morte, a alma sai do nosso corpo e depois de algum tempo, volta à Terra para viver num outro. É uma das crenças mais antigas da Humanidade que tem sido encontrada em muitas religiões e filosofias. Apesar de tudo, sempre apareceu difícil para o ser humano, acreditar ou até mesmo imaginar, que o seu espírito não sobrevive à sua morte física.

O que é a Reencarnação?

Baseando-se no facto de que todos nós somos formados de matéria e espírito, a reencarnação supõe que uma parte do nosso ser, a nossa espiritualidade (também chamada alma ou consciência), sobrevive à morte do corpo físico. Esta alma passa então de corpo em corpo, de acordo com o Karma.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Para algumas pessoas, a reencarnação decorrerá num corpo mais ou menos nobre (dependendo assim das nossas ações realizadas) e, só pára no momento em que conseguimos encontrar uma forma de aliviar o nosso karma. Por outras palavras, o ciclo de reencarnações terminar-se-á somente quando estivermos livres do nosso karma.


As origens do conceito

Têm sido encontradas descrições de reencarnações desde a antiguidade. Nomeadamente entre os gregos: Pitágoras, Emedocles, Platão ou no antigo Egipto e África subsariana.

A reencarnação está no centro de muitas religiões como o hinduísmo, o budismo ou certas religiões tribais africanas. Contudo, a Bíblia não fala de reencarnação, uma vez que se opõe à crença da ressurreição (da carne), o que significa que após uma passagem do mundo dos mortos para o dos vivos, o mesmo corpo é preservado. A reencarnação também não existe no Islão.


As pesquisas de Ian Stevenson

Não há hoje nenhuma prova concreta da existência da reencarnação. O psiquiatra canadiano Ian Stevenson (1918 - 2007) foi reconhecido por ter trabalhado neste assunto, mas pela sua própria admissão nunca foi capaz de provar que a reencarnação realmente existe. As suas pesquisas foram baseadas no testemunho de crianças que afirmaram recordar-se de algumas memórias da sua vida anterior. H.N. Banerjee, um dos seus tradutores na Índia e médico no Departamento de Parapsicologia da Universidade de Rajasthan, criou o termo "memória cerebral extra" para se referir a memórias (reais ou supostas) de vidas passadas, na medida em que estas memórias não podem ser logicamente ligadas ao cérebro do sujeito que afirma tê-las, ou estão ligadas ao cérebro de uma pessoa falecida". *


Poderíamos ter tido outra vida?

Uma vez que a reencarnação é uma crença generalizada, é normal perguntar-se se já reencarnou. É claro que pode ter a intuição disso e a prática avançada da meditação pode dar-lhe algumas respostas. Também pode recorrer a um/a hipnoterapeuta especializado/a neste assunto e estar atento/a aos sinais que provam que reencarnou. Em qualquer caso, não hesite em aprofundar o assunto, pois é bastante normal procurar um sentido para a sua vida. Os/as nossos/as Especialistas em vidas passadas terão todo o gosto em ajudar. 


Metempsicose e metensomatose, o que é?

Quando nos debruçamos sobre o tema da reencarnação, surge a ideia da metensomatose e da metempsicose.

  • A metensomatose está presente no Budismo. É a passagem de um corpo para outro corpo e não uma alma que passa de um corpo para outro. Se a metensomatose é encontrada no budismo, é porque os budistas não acreditam na existência da alma.
  • Relativamente à metempsicose, é a crença de que a alma pode animar um corpo humano, mas também um corpo não humano, tal como um animal ou uma planta. É uma crença encontrada no Hinduísmo e implica um profundo respeito por todas as formas de vida, especialmente pelos animais. A reencarnação como outro ser humano, animal ou planta depende da vida que vivemos e dos nossos pecados, ou se é devido ao acaso ou à simpatia, depende da crença.


Quanto tempo demora a Reencarnação?

Obviamente, é difícil responder a esta pergunta com precisão, porque o tempo da reencarnação é muito variável. Uma morte acidental reencarnará mais depressa do que uma pessoa que tenha tido tempo de fazer uma jornada de consciência. O tempo entre duas reencarnações depende também do valor da alma. Estes deverão retornar quando as condições forem favoráveis para aliviar o Karma. Varia então, de alguns anos a algumas centenas de anos.


A Astrologia Kármica

A Astrologia pode fornecer informações sobre as vidas passadas. De facto, na astrologia, o destino kármico corresponde à posição dos Nodos Lunares. Nomeadamente, a intersecção entre a trajectória da Lua e o lugar do Sol no momento do seu nascimento. A forma como viveu a sua vida passada pode também encaminhar e dirigir o seu futuro. 

Portanto, esteja atento à posição dos nodos lunares Norte e Sul no seu Mapa Astral. 

* Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reencarna%C3%A7%C3%A3o - H. N. Banerjee, Will Oursler, Lives Unlimited. Reincarnation East and West, Doubleday, 1974, p. 24


Agora que sabe mais sobre a reencarnação, descubra qual é a sua missão de vida. Qual será a significação da Árvore da vida? Para mais informações, não hesite em consultar os/as nossos/as Astrólogos/as, Tarólogos/as, Médiuns, Videntes....

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Últimos artigos

Qual é o melhor site de vidência por telefone?

O número de sites de vidência tem vindo a aumentar, o que dificulta a missão de encontrar o site certo. Como saber qual é um bom site de vidência por telefone? Como escolher o melhor? Aqui ficam algumas dicas para o/a orientar.

Isabel Barbosa, retrato da redatora da Astrocenter

Mas afinal quem é Isabel Barbosa, uma das redatoras da Astrocenter? Desde muito jovem que se sentiu atraída pelos mistérios do cosmos e pelo modo como as estrelas influenciam as nossas vidas. Descubra mais sobre Isabel Barbosa e a sua paixão pela Astrologia.

Retrato de Lena Almeida, redatora da Astrocenter

Certamente que já leu pelo menos um artigo escrito pela Lena Almeida, uma das redatoras da Astrocenter. Quer saber quem ela é? Alguém que conseguiu aliar a sua paixão pelas palavras e pela astrologia e a espiritualidade. Descubra algumas curiosidades sobre ela.

A vidência é perigosa? Como evitar as vigarices?

A vidência tem um pouco má reputação apesar de ajudar a ver de forma mais clara nalguns momentos sombrios e de recuperar a confiança para enfrentar o futuro. Mas cuidado, quando praticada por falsos especialistas que se aproveitam de momentos de fraqueza, a vidência poderá ser perigosa. Saiba se a vidência é perigosa ou não.

Artigos favoritos

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda está a tentar enviar-lhe uma mensagem… Surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?