Tudo o que precisa saber sobre a Reencarnação

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

O que é a reencarnação? É quando, depois da morte, a alma sai do nosso corpo e depois de algum tempo, volta à Terra para viver num outro. É uma das crenças mais antigas da Humanidade que tem sido encontrada em muitas religiões e filosofias. Apesar de tudo, sempre apareceu difícil para o ser humano, acreditar ou até mesmo imaginar, que o seu espírito não sobrevive à sua morte física.

O que é a Reencarnação?

Baseando-se no facto de que todos nós somos formados de matéria e espírito, a reencarnação supõe que uma parte do nosso ser, a nossa espiritualidade (também chamada alma ou consciência), sobrevive à morte do corpo físico. Esta alma passa então de corpo em corpo, de acordo com o Karma.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Para algumas pessoas, a reencarnação decorrerá num corpo mais ou menos nobre (dependendo assim das nossas ações realizadas) e, só pára no momento em que conseguimos encontrar uma forma de aliviar o nosso karma. Por outras palavras, o ciclo de reencarnações terminar-se-á somente quando estivermos livres do nosso karma.


As origens do conceito

Têm sido encontradas descrições de reencarnações desde a antiguidade. Nomeadamente entre os gregos: Pitágoras, Emedocles, Platão ou no antigo Egipto e África subsariana.

A reencarnação está no centro de muitas religiões como o hinduísmo, o budismo ou certas religiões tribais africanas. Contudo, a Bíblia não fala de reencarnação, uma vez que se opõe à crença da ressurreição (da carne), o que significa que após uma passagem do mundo dos mortos para o dos vivos, o mesmo corpo é preservado. A reencarnação também não existe no Islão.


As pesquisas de Ian Stevenson

Não há hoje nenhuma prova concreta da existência da reencarnação. O psiquiatra canadiano Ian Stevenson (1918 - 2007) foi reconhecido por ter trabalhado neste assunto, mas pela sua própria admissão nunca foi capaz de provar que a reencarnação realmente existe. As suas pesquisas foram baseadas no testemunho de crianças que afirmaram recordar-se de algumas memórias da sua vida anterior. H.N. Banerjee, um dos seus tradutores na Índia e médico no Departamento de Parapsicologia da Universidade de Rajasthan, criou o termo "memória cerebral extra" para se referir a memórias (reais ou supostas) de vidas passadas, na medida em que estas memórias não podem ser logicamente ligadas ao cérebro do sujeito que afirma tê-las, ou estão ligadas ao cérebro de uma pessoa falecida". *


Poderíamos ter tido outra vida?

Uma vez que a reencarnação é uma crença generalizada, é normal perguntar-se se já reencarnou. É claro que pode ter a intuição disso e a prática avançada da meditação pode dar-lhe algumas respostas. Também pode recorrer a um/a hipnoterapeuta especializado/a neste assunto e estar atento/a aos sinais que provam que reencarnou. Em qualquer caso, não hesite em aprofundar o assunto, pois é bastante normal procurar um sentido para a sua vida. Os/as nossos/as Especialistas em vidas passadas terão todo o gosto em ajudar. 


Metempsicose e metensomatose, o que é?

Quando nos debruçamos sobre o tema da reencarnação, surge a ideia da metensomatose e da metempsicose.

  • A metensomatose está presente no Budismo. É a passagem de um corpo para outro corpo e não uma alma que passa de um corpo para outro. Se a metensomatose é encontrada no budismo, é porque os budistas não acreditam na existência da alma.
  • Relativamente à metempsicose, é a crença de que a alma pode animar um corpo humano, mas também um corpo não humano, tal como um animal ou uma planta. É uma crença encontrada no Hinduísmo e implica um profundo respeito por todas as formas de vida, especialmente pelos animais. A reencarnação como outro ser humano, animal ou planta depende da vida que vivemos e dos nossos pecados, ou se é devido ao acaso ou à simpatia, depende da crença.


Quanto tempo demora a Reencarnação?

Obviamente, é difícil responder a esta pergunta com precisão, porque o tempo da reencarnação é muito variável. Uma morte acidental reencarnará mais depressa do que uma pessoa que tenha tido tempo de fazer uma jornada de consciência. O tempo entre duas reencarnações depende também do valor da alma. Estes deverão retornar quando as condições forem favoráveis para aliviar o Karma. Varia então, de alguns anos a algumas centenas de anos.


A Astrologia Kármica

A Astrologia pode fornecer informações sobre as vidas passadas. De facto, na astrologia, o destino kármico corresponde à posição dos Nodos Lunares. Nomeadamente, a intersecção entre a trajectória da Lua e o lugar do Sol no momento do seu nascimento. A forma como viveu a sua vida passada pode também encaminhar e dirigir o seu futuro. 

Portanto, esteja atento à posição dos nodos lunares Norte e Sul no seu Mapa Astral. 

* Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reencarna%C3%A7%C3%A3o - H. N. Banerjee, Will Oursler, Lives Unlimited. Reincarnation East and West, Doubleday, 1974, p. 24


Agora que sabe mais sobre a reencarnação, descubra qual é a sua missão de vida. Qual será a significação da Árvore da vida? Para mais informações, não hesite em consultar os/as nossos/as Astrólogos/as, Tarólogos/as, Médiuns, Videntes....

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Intuição, premonição, clarividência… Quais as diferenças?

Já há muito que sabemos que a realidade não se limita ao que apreendemos com os nossos cinco sentidos. Visão, audição, olfato, tato e paladar certamente não são os nossos únicos meios de comunicação. Da intuição à clarividência, explicamos-lhes estas incríveis faculdades para que as compreenda e se surpreenda…

As 5 previsões mais famosas da história

Quer acredite ou não, a vidência sempre existiu, isto é um facto, e algumas previsões tornaram-se famosas e perturbadoras pela sua veracidade. Veja as 5 previsões que mais nos impressionaram.

Como purificar as energias negativas?

Sente-se mal ou até em perigo em sua casa? Tem algo que o/a incomoda e sente que há energias negativas muito fortes que pairam no ar? Não entre em pânico e esteja descansado/a pois com sal ou água benta, poderá fazer uma limpeza espiritual que o/a livrará das energias negativas.

5 exercícios eficazes para desenvolver a sua intuição!

Não é preciso ter um dom especial para ter intuição. De facto, a intuição é uma forma de inteligência que todos possuímos dentro de nós, que podemos definir como "uma forma de conhecimento imediato que não envolve raciocínio". Revela-se quando temos uma certeza que não conseguimos explicar, mas como é que lhe podemos dar mais espaço para se expressar?

O que é um Médium?

Sabemos perfeitamente que existem pessoas com uma sensibilidade e intuição extremamente desenvolvidas e fora do comum… Alguém que pressente, sente e vê coisas que não estão ao alcance de todos nós… Claro que estamos a falar dos Médiuns… Venha descobrir o que é um Médium…

Artigos favoritos

Significado da letra “M” na palma da mão

Será um M como “mistério”? Ou talvez um M como “magnífico”? A presença desta letra na palma da sua mão não é insignificante. Se acredita na quiromância, ou seja, na arte de ler nas linhas da mão, poderá ser mais intuitivo/a que a maioria das pessoas. Poderá também ser mais determinado/a e fazer os possíveis para obter o sucesso. Revelamos-lhe o significado desta letra!

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?