Qual é o significado da Árvore da Vida?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

A Árvore da Vida é um símbolo sagrado e tem tanto um significado religioso como espiritual. Simboliza a unicidade, a interconexão de tudo no universo, mas não só. Mas, o que significa verdadeiramente? Será um amuleto da sorte? E qual é a vantagem de utilizar uma Árvore da Vida em jóia?

A Árvore da Vida é um plano de exploração das energias que circulam em cada um de nós para que possam ser concretizadas na Terra.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


O que é a Árvore da Vida?

A Árvore da Vida é uma árvore mítica que tem estado presente em várias culturas há muitos séculos.


Quais são as origens da Árvore da Vida?

A Árvore da Vida pode ser encontrada em muitas culturas, civilizações e religiões. Na Bíblia ou no Corão representa, por exemplo, a árvore da imortalidade. É a fonte da vida eterna. Os budistas chamam-na Bodhi. É também encontrada entre os antigos Celtas, onde representa a harmonia e o equilíbrio, e no Judaísmo, onde é a fonte da vida. É a que nos sustenta e alimenta. E é também um símbolo místico na Cabala.

>>> Descubra também a Astrologia Cabalista 


l'arbre de vie

A simbologia da árvore da vida provém da antiguidade. A mais antiga foi encontrada na Turquia, nas escavações de Domuzteque (7000 anos a.C.)


Uma Árvore da Vida, mas diversos significados...

Embora represente a unicidade de tudo no universo, a Árvore da Vida tem vários outros significados:

Fertilidade: os ramos da Árvore da Vida são muitos e arbustivos. Representam a família que cresce e se estende ao longo das gerações. É, portanto, um sinal de fertilidade e vitalidade.

Força: A árvore é sempre um símbolo de força, uma vez que se ergue em direção ao céu enquanto está profundamente enraizada no solo para se estabilizar. A Árvore da Vida impulsiona para ser mais forte. Tal como um rebento trémulo que crescerá com a experiência.

Renascimento: A Árvore da Vida simboliza o renascimento porque, mesmo se perder as suas folhas durante algum tempo, acabarão por voltar e também gera sementes, oferecendo-se assim a si própria uma espécie de imortalidade.


A Árvore da Vida como uma jóia: porquê usar?

Para além da beleza, o interesse de uma jóia é que a leva sempre consigo. A Árvore da Vida pode ser considerada como um amuleto da sorte: o símbolo de um novo começo. Pode ser usada como colar, pulseira ou brincos, se precisar de energia positiva, força e paz para projectos futuros.


A Árvore da Vida e os planetas: qual é a relação?

A Árvore da Vida ilustra que tudo é "Um" e que tudo está conectado. Cada energia corresponde à expressão de um planeta no Zodíaco:

  • Saturno (Binah): o tempo, o castigo ou a recompensa pelos actos realizados ao longo de vidas presentes ou passadas.
  • Júpiter (Chesed): a bondade, a misericórdia, o sucesso, o dinheiro, a prosperidade.
  • Marte (Geburah): a luta, a severidade, o rigor, o controlo da força sexual.
  • Sol (Tiphret): a vida, o amor perfeito, o altruísmo, a saúde, a cura, os altos ideais.
  • Vénus (Netzach): a beleza; os sentimentos, o prazer.
  • Mercúrio (Hod): a inteligência, o conhecimento.
  • Lua (Yesod): o inconsciente, o lar.
  • Terra (Malkuth): a manifestação concreta dos potenciais destas energias na Terra.

Ao examinar atentamente a Árvore da Vida, mesmo que à primeira vista não seja necessariamente fácil de entender, compreende-se facilmente que todos os pensamentos e acções estão ligados, que animam e dão um ou outro sentido à existência.

Tomemos o exemplo da vida amorosa cuja energia divina é Netzach (Vénus) que está diretamente ligado a Hod (Mercúrio) e ambos refletem no Yesod (Lua). Aterram em seguida em Malkuth (Terra), impulsionados por Tipheret (Sol).

Para uma vida sentimental agradável, faça circular energias fulgurantes de harmonia e compreensão enquanto mantém o controlo das suas emoções, medos e ansiedades. 

Privilegie as conversas baseadas na escuta, na simpatia e na compreensão, mas permanecendo forte e leal emocionalmente. Cuide da sua aparência exterior e da sua beleza interior. Tudo isso irradiará nos outros de uma forma luminosa e em troca trará um equilíbrio saudável e positivo.

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Descubram os/as nossos/as Especialistas !

O seu Horóscopo

Últimos artigos relativos

A evolução do Fato de Banho

O fato de banho é uma das peças de roupas que mais evoluiu ao longo dos anos. Passou, em algumas décadas, de um "vestido de natação" para um biquíni revelador. Inspire-se e corra para a praia (protegendo-se sempre, claro)!

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Os diferentes presságios da Sorte: descubra todos os amuletos

Para atrair a sorte ou evitar o azar, todos temos um truque: gestos ou objetos fetiches, há muitas maneiras de trazer sorte. Trevo de quatro folhas, ferraduras… Todos nós já ouvimos falar de amuletos que nos deverão dar sorte! Mas será que os conhece? Conheça os principais gestos que fazemos e objetos que temos para atrair boa sorte.

Ritual do amor com água a ferver para os corações partidos

O amor e os seus contratempos! Poderíamos falar sobre isso durante horas e isso não pararia de partir o coração. Se está a viver esta situação ou sente que a sua relação está em perigo, pode tomar medidas, e entre tudo o que pode tentar está o ritual da água a ferver.

Planta Jade

Conhece o Feng Shui? Esta arte visa harmonizar a energia de um lugar para promover o bem-estar dos seus ocupantes. Bem, segundo o Feng Shui, possuir uma planta Jade traria fortuna, sorte e energia positiva. Descubra mais sobre esta magnífica planta!

Os articulos favoritos

O seu Horóscopo de Amanhã

Gostaria de saber o que lhe reservam os astros para o dia seguinte? Prepare o seu quotidiano tendo em conta as nossas previsões! Através do nosso Horóscopo de amanhã descubra com o que pode contar 24h antes...

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto porque, quer dizer que o seu Anjo da Guarda, lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Horas iguais 22h22: fará algo grandioso...

22h22 é a hora igual que nos remete a todas as nossas declarações, a todas as nossas certezas… Quando vê esta hora não é por acaso pois esta tem um forte significado. O seu Anjo da Guarda pretende transmitir-lhe uma mensagem que esclarecerá um acontecimento da sua vida... Descubra qual será a mensagem que não pode ignorar!

Horas iguais 11h11: oiça o seu Anjo da Guarda…

A muitos de entre nós já aconteceu olhar para o relógio e ver 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Entusiastas e otimistas, os/as nativos/as de Carneiro, têm por vezes falta de discernimento para ultrapassarem todos os obstáculos. Descubra todos os segredos destes/as nativos/as ansiosos/as, conquistadores, que arriscam e lutam pelo que acreditam!

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Caranguejo, precisam de se sentirem seguros/as, protegidos/as. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem deles/as pessoas muito doces e intuitivas... Mas será que os/as conhece verdadeiramente? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Leão: descubra as características, defeitos, qualidades...

Os/as nativos/as de Leão procuram a adrenalina ao quotidiano. Sentem, em permanência, a necessidade de refletirem em todas as soluções possíveis para os problemas do mundo e agirem para os resolver. Mas o que nos escondem? Será que os/as conhecemos verdadeiramente? Descubra todas as suas características!