O que é Karma?

Atualizado no dia por Inês Moreira

O Karma é o conceito central do pensamento e das religiões indianas (do sânscrito kri, que significa "ação"), relativo às ações e respetivas consequências… Cada ser humano é responsável pelo seu Karma (ou seja, pelos seus actos) e pela saída do Saṃsāra (o ciclo de reencarnações). Descubra este princípio misterioso que nos diz que a nossa vida, depende da forma como agimos nas nossas vidas passadas!

Princípio que quer que a vida dos Homens dependa de suas ações e vidas passadas, o Karma é um conceito central das religiões indianas… Comece a sua viagem pelo mundo fascinante e misterioso do Karma!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Definição de Karma

O Karma tem exatamente o mesmo significado no Hinduísmo e no Budismo. É de certo modo, a totalidade de todas as repercussões das ações das nossas vidas anteriores. Como a alma humana passa por um ciclo incessante de renascimento ou migração (Saṃsāra), é natural que todas as ações das vidas anteriores tenham repercussões neste momento.

A forma como “renascemos” e as respetivas condições dependerão, segundo a Lei Kármica, da qualidade ética das nossas ações passadas. Assim, as consequências de cada ação serão repercutidas nas “vidas futuras”. De acordo com esta teoria, o homem torna-se naquilo que realiza, ou seja, as ações positivas de uma existência anterior melhoram as condições de vida da existência futura, enquanto que as más as agravam.

Cada um de nós determina assim, o seu próprio destino na próxima vida. Além disso, nesta sucessão de vidas terrenas, o "atman" (alma individual) continua a ser a essência de cada indivíduo, apesar da total transformação do ser; representando assim, a continuação do “Eu” na migração das almas.

A doutrina do Saṃsāra e do Karma ajuda a explicar a organização das castas na sociedade indiana, pois é a Lei do Karma que irá determinar se se fará parte de uma ou outra casta. Entre duas existências, o homem pode permanecer no céu como uma divindade ou no inferno como um demónio e quando voltar à Terra, nascerá numa das castas ou numa forma não humana. 


>>>> Sabia que o Karma o/a poderá ajudar a encontrar a sua cara-metade?


O Karma no Budismo

O Budismo não tem o caráter fatalista que lhe é normalmente atribuído, ou seja, o nosso destino não está somente intrínseco às nossas ações. Assim, devemos libertar-nos do nosso Karma para ao mesmo tempo nos libertarmos do “ciclo de renascimentos”.

Para o conseguir, terá de respeitar certos princípios tais como: 

  • não sentir qualquer desejo;
  • qualquer ódio;
  • renunciar à ilusão da existência de um “Eu”.

O facto de se acreditar no Karma não significa que se tenha o total conhecimento do mesmo. A produção deste não está somente ligada ao acto em si, mas também à intenção de agir e respetivas consequências. 

Para sair do Saṃsāra e atingir o tão falado Nirvana, ou "o despertar", "sem nascimento, sem criação, sem condição" (que procuram os Budistas mesmo sem o desejarem) é indispensável parar com a produção do Karma.


O Karma no Hinduísmo

Como já foi referido, o Karma é o reflexo das nossas ações nas vidas passadas que se manifestam na atual existência. Como os Budistas, os Hindus procuram sair do “ciclo dos renascimentos” fazendo a experiência de Moksha, "libertação", o equivalente Hindu do Nirvana Budista. Existem várias formas de conseguir isso, mas, são geralmente identificados três "caminhos" (mârga):

  • Karma mârga ou "caminho da ação": consiste em respeitar as obrigações às quais somos submetidos/as pelo nosso nascimento. Para os Hindus, são as obrigações (dharma) relacionadas com a casta em que nasceram;


  • Jñana mârga ou "caminho do conhecimento": rejeitar o materialismo ilusório do mundo, que nos esconde o verdadeiro conhecimento, a verdadeira sabedoria... Esta ilusão (mâyâ) afasta-nos da consciência;  somente praticando o ascese e a meditação será possível elevarmo-nos acima dos desejos criados pelo mâya.


  • Bhakti mârga ou "caminho de devoção": a forma mais popular que encoraja à identificação com uma divindade, frequentemente Râma ou Krishna.

Longe dos conceitos de nossa filosofia ocidental esta crença no Karma significa que, se não conseguirmos concluir algo nesta vida, será na próxima. E isto, desde que se cumpram as obrigações associadas ao nascimento para assim, termos um "melhor nascimento"...


>>>> Existem ligações muito fortes entre o Karma e as almas-gémeas: descubra como estão relacionados!

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Coaching intuitivo

Se procura mudanças na sua vida, ou se as enfrenta, se quer encontrar uma forma de alcançar os seus objetivos ou se quer resolver alguns dos seus problemas pessoais. Pode ser acompanhado/a por um/a treinador/a. O coaching intuitivo pode ser uma solução ainda mais libertadora do que o coaching clássico, porque lhe permite aceder ao potencial que ainda não conhece! Está curioso/a?

Água de lua

A Lua desempenha um papel importante na nossa vida quotidiana. O seu ciclo dá ritmo às nossas vidas e influencia-nos. Particularmente durante a Lua Cheia, é na altura desta fase lunar que podemos fazer água lunar ou lunar, que é calmante, purificante e energizante...

Porque é que o trevo que quatro folhas é um amuleto da sorte?

Muitos de nós, jovens e velhos, sondámos o relvado na esperança de encontrar um trevo de quatro folhas. Diz-se que este trevo traz boa sorte, mas porquê? De onde vem esta crença? Entre a raridade e a crença, qual é o significado deste trevo tão procurado?

Tasseomancia

Pode estar familiarizado/a com a cafeomancia, mas prever o futuro através das folhas de chá é uma prática menos conhecida... a menos que seja um fã de Harry Potter! Esta prática com 1500 anos consiste em interpretar o fundo de uma chávena de chá.

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Artigos favoritos

Horas iguais 10h10: a roda da sorte girará a seu favor

Quando chega a hora da pausa da manhã, olha para o relógio e vê novamente a hora 10h10? As horas iguais trazem símbolos e um significado próprio. É também uma forma do seu Anjo lhe enviar uma mensagem. Portanto, é altura de descobrir o que está por detrás das 10h10.

Horas iguais 18h18: prosperidade garantida

Na superfície, uma hora igual parece bastante banal, e no entanto esconde um significado profundo que não é de todo aleatório... Sabia que uma mensagem do seu anjo da guarda está escondida atrás da hora 18h18? Descubra mais sobre a simbologia desta hora.

Horas iguais 02h02: recuar para avançar...

Costuma ver a hora 02h02 regularmente? Será apenas uma coincidência ou o seu Anjo da Guarda quererá transmitir-lhe uma mensagem? E que mensagem será? Como impactará a sua vida?

Horas iguais 16h16: mais positivismo...

Já fez uma pausa para beber um café, um para ver um programa e viu a hora 16h16? Será que é algo para prestar mesmo atenção? Sim claro! As horas iguais como as 16h16 são misteriosas, e trazem com elas mensagens do seu Anjo da Guarda… Mas qual será a mensagem que não deverá negligenciar?

Horas iguais 01h01: alguém o/a ama secretamente

Se se deita tarde ou acorda regularmente à noite, provavelmente já olhou para o seu relógio e se deparou várias vezes com a hora 01h01. Não veja isso como uma mera coincidência, isto acontece porque o seu Anjo da Guarda lhe pretende transmitir uma mensagem. Assim sendo, descubra, sem mais tardar, o significado da hora 01h01.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!