O que é o Karma? Definição e conceito

Atualizado no dia por Inês Moreira

O Karma é o conceito central do pensamento e das religiões indianas (do sânscrito kri, que significa "ação"), relativo às ações e respetivas consequências… Cada ser humano é responsável pelo seu Karma (ou seja, pelos seus actos) e pela sua saída do Saṃsāra (o ciclo das reencarnações). Descubra o que este princípio misterioso diz sobre a vida, e que esta depende da forma como agimos nas vidas passadas!

O que é o Karma? Definição e conceito

O Karma é um princípio que quer que a vida dos Homens dependa das suas ações e das vidas passadas. Este é um conceito central das religiões indianas… Comece a sua viagem pelo mundo fascinante e misterioso do Karma!

Efetue as suas Consultas na Wengo! Amor, Carreira, Finanças, Família, obtenha todas as respostas às suas dúvidas, por Telefone, Chat, Email, Vídeo, estamos aqui para o/a acompanhar ao quotidiano! Desbloqueie o seu destino agora! ✨ (Primeira Consulta na Wengo por Telefone, Chat e Vídeo, 10 minutos a 1€!)

Consultas por Telefone📞

Phone readings

O poder da voz!

Telefone

Consultas por Chat 💬

Chat readings

Em total discrição!

Chat

Consultas por Email📨

Email readings

O poder das palavras!

Email

Consultas por Vídeo🤳

Video call reading

O poder da imagem.

Vídeo

Definição do Karma

O Karma tem exatamente o mesmo significado no Hinduísmo e no Budismo. É de certo modo, a totalidade de todas as repercussões das ações das nossas vidas passadas. Como a alma humana passa por um ciclo incessante de renascimento ou migração (Saṃsāra), é natural que todas as ações das vidas anteriores tenham repercussões neste momento.

A forma como “renascemos” e as respetivas condições dependerão, segundo a Lei Kármica, da qualidade ética das nossas ações passadas. Assim, as consequências de cada ação serão repercutidas nas “vidas futuras”. 


karma

De acordo com esta teoria, o homem torna-se naquilo que realiza, ou seja, as ações positivas de uma existência anterior melhoram as condições de vida da existência futura, enquanto que as más as agravam.

Cada um de nós determina assim, o seu próprio destino na sua vida futura. Além disso, nesta sucessão de vidas terrenas, o "atman" (alma individual) continua a ser a essência de cada indivíduo, apesar da total transformação do ser; representando assim, a continuação do “Eu” na migração das almas.

A doutrina do Saṃsāra e do Karma ajuda a explicar a organização das castas na sociedade indiana, pois é a Lei do Karma que irá determinar se se fará parte de uma ou outra casta. Entre duas existências, o homem pode permanecer no céu como uma divindade ou no inferno como um demónio e quando voltar à Terra, nascerá numa casta ou numa forma não humana. 


>>>> Sabia que o Karma o/a poderá ajudar a encontrar a sua cara-metade?


O Karma no Budismo

O Budismo não tem o caráter fatalista que lhe é normalmente atribuído, ou seja, o nosso destino não está somente intrínseco às nossas ações. Assim, devemos libertar-nos do nosso Karma para ao mesmo tempo nos libertarmos do “ciclo de renascimentos”. Para o conseguir, terá de respeitar certos princípios tais como: 

  • não sentir qualquer desejo;
  • qualquer ódio;
  • renunciar à ilusão da existência de um “Eu”.

O facto de se acreditar no Karma não significa que se tenha o total conhecimento do mesmo. A produção deste não está somente ligada ao acto em si, mas também à intenção de agir e respetivas consequências. Para sair do Saṃsāra e atingir o tão falado Nirvana, ou "o despertar", "sem nascimento, sem criação, sem condição" (que tanto procuram os Budistas mesmo sem o desejarem) é indispensável parar com a produção do Karma.


O Karma no Hinduísmo

Como já foi referido, o Karma é o reflexo das nossas ações nas vidas passadas que se manifestam na atual existência. Tal como os Budistas, os Hindus procuram sair do “ciclo dos renascimentos” fazendo a experiência de Moksha, "libertação", o equivalente Hindu do Nirvana Budista. Existem várias formas de conseguir, mas, são geralmente identificados três "caminhos" (mârga):

  • Karma mârga ou "caminho da ação": consiste em respeitar as obrigações às quais somos submetidos/as pelo nosso nascimento. Para os Hindus, são as obrigações (dharma) relacionadas com a casta em que nasceram;
  • Jñana mârga ou "caminho do conhecimento": rejeitar o materialismo ilusório do mundo, que esconde o verdadeiro conhecimento, a verdadeira sabedoria... Esta ilusão (mâyâ) afasta-nos da consciência; somente praticando o ascese e a meditação será possível elevarmo-nos acima dos desejos criados pelo mâya.
  • Bhakti mârga ou "caminho de devoção": a forma mais popular que encoraja à identificação com uma divindade, frequentemente Râma ou Krishna.

hindouisme

Longe dos conceitos da nossa filosofia ocidental, esta crença no Karma significa que, se não conseguirmos concluir algo nesta vida, será na próxima. E isto, desde que se cumpram as obrigações associadas ao nascimento para assim, termos um "melhor nascimento"...


Além do Karma, o Dharma é um outro pilar essencial da filosofia indiana, sobretudo no Hinduísmo. Se o Karma é a ação e as suas consequências, o Dharma representa o dever moral, a ordem justa e o comportamento ético. É a lei universal na base da harmonia cósmica e que guia o indivíduo no caminho da virtude. No dia-a-dia de um hindu, o Dharma manifesta-se pelas responsabilidades e obrigações definidas pela sua posição na sociedade, na família e a situação na vida. Assim, o respeito do seu Dharma pessoal contribui para um bom Karma pois agir em função dos seus deveres é em si uma ação virtuosa.

No Budismo, apesar do Dharma ter um significado diferente, referindo-se aos ensinamentos do Buda, há uma ideia semelhante de viver de forma ética e de seguir o Nobre Caminho Óctuplo, a via que leva ao fim do sofrimento e ao despertar. Os praticantes do budismo integram os princípios do Karma na vida diária cultivando pensamentos, palavras e ações positivas e esforçam-se por perceber as razões por detrás das suas experiências para assim conseguirem transformar-se da melhor forma possível.


Conselho da redação: alinhar ações e pensamentos

O conceito do Karma convida a analisar as nossas ações e a influência que estas têm na nossa existência. Cada pensamento, cada palavra e ação contribuem a definir o nosso futuro, num diálogo profundo com o nosso destino. O Dharma, apela ao dever e ao lado ético, guia para uma vida em harmonia com as leis universais e a nossa própria essência.
Perante estas reflexões é natural procurar o melhor caminho possível na sua vida. Para tal, saiba que um/a especialista poderá acompanhá-lo/a na procura de equilíbrio, tal como para esclarecer algumas situações mais sombrias no seu Karma.


Descubra outros artigos sobre o Karma, um assunto fascinante: 

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

Orçamento para as consultas: como controlar?

Uma consulta pode suscitar algumas preocupações, nomeadamente relacionadas com o dinheiro. Deseja consultar um/a especialista para responder às suas dúvidas, mas receia fazer explodir o seu orçamento? Não entre em pânico pois na Wengo pensamos em tudo para que possa aproveitar da melhor forma a sua consulta, sem estar sempre a olhar para o relógio!

Fazer uma consulta por telefone é fiável e fácil de usar?

Consultar um/a especialista por telefone coloca inúmeras questões. Como confiar numa voz desconhecida e à distância? Como é que um/a especialista consegue ver o futuro através de uma simples chamada telefónica? Como confiar na credibilidade e na perícia de um/a especialista do outro lado da linha? Este artigo responderá a estas e outras dúvidas que possa ter.

Escolher um pêndulo: 5 conselhos para fazer a escolha certa

Finalmente decidiu lançar-se no pêndulo, mas não sabe bem qual escolher. Pêndulo em pedra, pêndulo egípcio, com uma corrente ou com um fio. Sente-se facilmente perdido/a com tantas opções. Calma! Damos-lhe 5 conselhos para escolher o melhor pêndulo!

O pêndulo é fiável? Pode mentir ou enganar-se?

O pêndulo de radioestesia intriga e apaixona tanto quanto faz duvidar. Se começa agora a usar o pêndulo, quererá certamente saber se este é fiável. A radioestesia funciona com as vibrações do corpo, por isso, muitas pessoas pensam que influenciamos o nosso pêndulo divinatório. Será que ele pode mentir? Fornecemos-lhe alguns esclarecimentos sobre este assunto.

Como segurar o pêndulo divinatório para obter respostas fiáveis?

Muitas pessoas duvidam do pêndulo de radioestesia. Mas se quer obter respostas fiáveis, então precisa de saber como segurá-lo corretamente. Mantê-lo bem na mão pratica-se com a experiência. Então, como ter a certeza de que segura bem o seu pêndulo e evitar assim ter respostas dececionantes? Siga os nossos conselhos.

Artigos favoritos

Significado da letra “M” na palma da mão

Será um M como “mistério”? Ou talvez um M como “magnífico”? A presença desta letra na palma da sua mão não é insignificante. Se acredita na quiromância, ou seja, na arte de ler nas linhas da mão, poderá ser mais intuitivo/a que a maioria das pessoas. Poderá também ser mais determinado/a e fazer os possíveis para obter o sucesso. Revelamos-lhe o significado desta letra!

Linha da vida na mão

Considerada a mais importante, a linha da vida repousa sobre um grande vaso sanguíneo diretamente ligado ao coração, estômago e órgãos vitais. Ao contrário do que muitos pensam, esta linha não revela quanto tempo viverá Revela o nosso estado de saúde, explica o nosso carácter e revela de que maneira será feita a nossa vida. Decifre o significado da sua linha da vida!

A linha do casamento na mão: qual o seu significado?

Na quiromância, se há uma linha que queremos sempre ler, é a do amor: a linha do coração. No entanto, é importante não ignorar a linha do casamento. Esta linha, que chamamos também do ligamento, situada embaixo do dedo mindinho, dá-nos informações sobre as nossas relações amorosas, as nossas ligações e compromissos relacionais…

Caminho de Vida 33

Na numerologia, 33 é um número mestre. Este Caminho de Vida é, portanto, raro, mas também diz respeito a pessoas excepcionais. Estes/as nativos/as são seres de luz cuja missão de vida é fazer avançar a humanidade. A sua tarefa é difícil, mas se compreenderem o seu propósito na vida, estarão satisfeitos/as.

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

O que diz o seu Signo sobre si?