
Definição do Karma
O Karma tem exatamente o mesmo significado no Hinduísmo e no Budismo. É de certo modo, a totalidade de todas as repercussões das ações das nossas vidas passadas. Como a alma humana passa por um ciclo incessante de renascimento ou migração (Saṃsāra), é natural que todas as ações das vidas anteriores tenham repercussões neste momento.
A forma como “renascemos” e as respetivas condições dependerão, segundo a Lei Kármica, da qualidade ética das nossas ações passadas. Assim, as consequências de cada ação serão repercutidas nas “vidas futuras”.

De acordo com esta teoria, o homem torna-se naquilo que realiza, ou seja, as ações positivas de uma existência anterior melhoram as condições de vida da existência futura, enquanto que as más as agravam.
Cada um de nós determina assim, o seu próprio destino na sua vida futura. Além disso, nesta sucessão de vidas terrenas, o "atman" (alma individual) continua a ser a essência de cada indivíduo, apesar da total transformação do ser; representando assim, a continuação do “Eu” na migração das almas.
A doutrina do Saṃsāra e do Karma ajuda a explicar a organização das castas na sociedade indiana, pois é a Lei do Karma que irá determinar se se fará parte de uma ou outra casta. Entre duas existências, o homem pode permanecer no céu como uma divindade ou no inferno como um demónio e quando voltar à Terra, nascerá numa casta ou numa forma não humana.
>>>> Sabia que o Karma o/a poderá ajudar a encontrar a sua cara-metade?
O Karma no Budismo
O Budismo não tem o caráter fatalista que lhe é normalmente atribuído, ou seja, o nosso destino não está somente intrínseco às nossas ações. Assim, devemos libertar-nos do nosso Karma para ao mesmo tempo nos libertarmos do “ciclo de renascimentos”. Para o conseguir, terá de respeitar certos princípios tais como:
- não sentir qualquer desejo;
- qualquer ódio;
- renunciar à ilusão da existência de um “Eu”.
O facto de se acreditar no Karma não significa que se tenha o total conhecimento do mesmo. A produção deste não está somente ligada ao acto em si, mas também à intenção de agir e respetivas consequências. Para sair do Saṃsāra e atingir o tão falado Nirvana, ou "o despertar", "sem nascimento, sem criação, sem condição" (que tanto procuram os Budistas mesmo sem o desejarem) é indispensável parar com a produção do Karma.
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