O que é o Karma? Definição e conceito

Atualizado no dia por Inês Moreira

O Karma é o conceito central do pensamento e das religiões indianas (do sânscrito kri, que significa "ação"), relativo às ações e respetivas consequências… Cada ser humano é responsável pelo seu Karma (ou seja, pelos seus actos) e pela sua saída do Saṃsāra (o ciclo das reencarnações). Descubra o que este princípio misterioso diz sobre a vida, e que esta depende da forma como agimos nas vidas passadas!

O que é o Karma? Definição e conceito

O Karma é um princípio que quer que a vida dos Homens dependa das suas ações e das vidas passadas. Este é um conceito central das religiões indianas… Comece a sua viagem pelo mundo fascinante e misterioso do Karma!

Efetue as suas Consultas na Wengo! Amor, Carreira, Finanças, Família, obtenha todas as respostas às suas dúvidas, por Telefone, Chat, Email, Vídeo, estamos aqui para o/a acompanhar ao quotidiano! Desbloqueie o seu destino agora! ✨ (Primeira Consulta na Wengo por Telefone, Chat e Vídeo, 10 minutos a 1€!)

Consultas por Telefone📞

Phone readings

O poder da voz!

Telefone

Consultas por Chat 💬

Chat readings

Em total discrição!

Chat

Consultas por Email📨

Email readings

O poder das palavras!

Email

Consultas por Vídeo🤳

Video call reading

O poder da imagem.

Vídeo

Definição do Karma

O Karma tem exatamente o mesmo significado no Hinduísmo e no Budismo. É de certo modo, a totalidade de todas as repercussões das ações das nossas vidas passadas. Como a alma humana passa por um ciclo incessante de renascimento ou migração (Saṃsāra), é natural que todas as ações das vidas anteriores tenham repercussões neste momento.

A forma como “renascemos” e as respetivas condições dependerão, segundo a Lei Kármica, da qualidade ética das nossas ações passadas. Assim, as consequências de cada ação serão repercutidas nas “vidas futuras”. 


karma

De acordo com esta teoria, o homem torna-se naquilo que realiza, ou seja, as ações positivas de uma existência anterior melhoram as condições de vida da existência futura, enquanto que as más as agravam.

Cada um de nós determina assim, o seu próprio destino na sua vida futura. Além disso, nesta sucessão de vidas terrenas, o "atman" (alma individual) continua a ser a essência de cada indivíduo, apesar da total transformação do ser; representando assim, a continuação do “Eu” na migração das almas.

A doutrina do Saṃsāra e do Karma ajuda a explicar a organização das castas na sociedade indiana, pois é a Lei do Karma que irá determinar se se fará parte de uma ou outra casta. Entre duas existências, o homem pode permanecer no céu como uma divindade ou no inferno como um demónio e quando voltar à Terra, nascerá numa casta ou numa forma não humana. 


>>>> Sabia que o Karma o/a poderá ajudar a encontrar a sua cara-metade?


O Karma no Budismo

O Budismo não tem o caráter fatalista que lhe é normalmente atribuído, ou seja, o nosso destino não está somente intrínseco às nossas ações. Assim, devemos libertar-nos do nosso Karma para ao mesmo tempo nos libertarmos do “ciclo de renascimentos”. Para o conseguir, terá de respeitar certos princípios tais como: 

  • não sentir qualquer desejo;
  • qualquer ódio;
  • renunciar à ilusão da existência de um “Eu”.

O facto de se acreditar no Karma não significa que se tenha o total conhecimento do mesmo. A produção deste não está somente ligada ao acto em si, mas também à intenção de agir e respetivas consequências. Para sair do Saṃsāra e atingir o tão falado Nirvana, ou "o despertar", "sem nascimento, sem criação, sem condição" (que tanto procuram os Budistas mesmo sem o desejarem) é indispensável parar com a produção do Karma.


O Karma no Hinduísmo

Como já foi referido, o Karma é o reflexo das nossas ações nas vidas passadas que se manifestam na atual existência. Tal como os Budistas, os Hindus procuram sair do “ciclo dos renascimentos” fazendo a experiência de Moksha, "libertação", o equivalente Hindu do Nirvana Budista. Existem várias formas de conseguir, mas, são geralmente identificados três "caminhos" (mârga):

  • Karma mârga ou "caminho da ação": consiste em respeitar as obrigações às quais somos submetidos/as pelo nosso nascimento. Para os Hindus, são as obrigações (dharma) relacionadas com a casta em que nasceram;
  • Jñana mârga ou "caminho do conhecimento": rejeitar o materialismo ilusório do mundo, que esconde o verdadeiro conhecimento, a verdadeira sabedoria... Esta ilusão (mâyâ) afasta-nos da consciência; somente praticando o ascese e a meditação será possível elevarmo-nos acima dos desejos criados pelo mâya.
  • Bhakti mârga ou "caminho de devoção": a forma mais popular que encoraja à identificação com uma divindade, frequentemente Râma ou Krishna.

hindouisme

Longe dos conceitos da nossa filosofia ocidental, esta crença no Karma significa que, se não conseguirmos concluir algo nesta vida, será na próxima. E isto, desde que se cumpram as obrigações associadas ao nascimento para assim, termos um "melhor nascimento"...


Além do Karma, o Dharma é um outro pilar essencial da filosofia indiana, sobretudo no Hinduísmo. Se o Karma é a ação e as suas consequências, o Dharma representa o dever moral, a ordem justa e o comportamento ético. É a lei universal na base da harmonia cósmica e que guia o indivíduo no caminho da virtude. No dia-a-dia de um hindu, o Dharma manifesta-se pelas responsabilidades e obrigações definidas pela sua posição na sociedade, na família e a situação na vida. Assim, o respeito do seu Dharma pessoal contribui para um bom Karma pois agir em função dos seus deveres é em si uma ação virtuosa.

No Budismo, apesar do Dharma ter um significado diferente, referindo-se aos ensinamentos do Buda, há uma ideia semelhante de viver de forma ética e de seguir o Nobre Caminho Óctuplo, a via que leva ao fim do sofrimento e ao despertar. Os praticantes do budismo integram os princípios do Karma na vida diária cultivando pensamentos, palavras e ações positivas e esforçam-se por perceber as razões por detrás das suas experiências para assim conseguirem transformar-se da melhor forma possível.


Conselho da redação: alinhar ações e pensamentos

O conceito do Karma convida a analisar as nossas ações e a influência que estas têm na nossa existência. Cada pensamento, cada palavra e ação contribuem a definir o nosso futuro, num diálogo profundo com o nosso destino. O Dharma, apela ao dever e ao lado ético, guia para uma vida em harmonia com as leis universais e a nossa própria essência.
Perante estas reflexões é natural procurar o melhor caminho possível na sua vida. Para tal, saiba que um/a especialista poderá acompanhá-lo/a na procura de equilíbrio, tal como para esclarecer algumas situações mais sombrias no seu Karma.


Descubra outros artigos sobre o Karma, um assunto fascinante: 

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Últimos artigos

Estou dependente das consultas de vidência: o que fazer?

A dependência às consultas de vidência existe de verdade. Se está a sofrer de problemas pessoais e não consegue parar de recorrer aos serviços de consultas de vidência, então está provavelmente viciado/a. Nenhum vício é bom e todos conduzem a uma profunda infelicidade. O que é que se pode fazer quando se está dependente da vidência? Como é que se deixa de ser viciado/a em vidência? Podemos ajudar!

Como pode saber se tem o dom da vidência? Faça o teste

Tem a sensação de sentir as pessoas e os acontecimentos à sua volta, ao ponto de adivinhar situações com antecedência? Já lhe disseram muitas vezes que tem um dom e essa ideia entrou na sua cabeça. E se tem o dom da vidência? Quais são os sintomas deste dom? Como ter a certeza? Saiba como.

Qual é o melhor site de vidência por telefone?

O número de sites de vidência tem vindo a aumentar, o que dificulta a missão de encontrar o site certo. Como saber qual é um bom site de vidência por telefone? Como escolher o melhor? Aqui ficam algumas dicas para o/a orientar.

Retrato de Lena Almeida, redatora da Astrocenter

Certamente que já leu pelo menos um artigo escrito pela Lena Almeida, uma das redatoras da Astrocenter. Quer saber quem ela é? Alguém que conseguiu aliar a sua paixão pelas palavras e pela astrologia e a espiritualidade. Descubra algumas curiosidades sobre ela.

Artigos favoritos

Será Médium?

A Mediunidade é um dom silencioso mas perturbador que nem sempre é aceite... Já lhe aconteceu pensar numa pessoa e essa pessoa ligar-lhe logo a seguir? Ou sonhar com um acontecimento? Sentir que "algo diferente" se tenta aproximar? E se for mesmo Médium? Descubra como reforçar estas intuições e aprenda a controlar este dom.

Como comunicar com o Além?

Alguns Videntes praticam a escrita automática para comunicar com o Além. Mas sabia que esta prática enigmática pode ser utilizada por todos? Venha descobrir…

Runas Haglas

Divididas em três famílias, as Runas são um dos mais antigos oráculos… Descubra o que significam as Runas da família Haglas e que impacto têm na sua vida!

O que diz o seu Signo sobre si?