É yin ou yang?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Yin e yang são uma parte integrante da medicina tradicional chinesa. Yin e yang não existem um sem o outro. São opostos, mas complementam-se mutuamente. Ambos encontram-se na raça humana, mas alguns são mais yin do que yang. Qual deles domina em si?

É yin ou yang?

Tudo na terra é composto por yin e yang, e o ser humano não é exceção. Enquanto que o Inverno é yin, o Verão é yang. A lentidão é yin, a ação é yang. O feminino é yin e o masculino é yang. É bom saber que estas características não são conotativas, não são nem negativas, nem positivas. Muitas vezes, um dos dois aspetos domina o outro. Este é provavelmente o seu caso. É mais yin ou yang?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


☯ Yin, yang ou ambos? Os 5 tipos de temperamentos☯ 

1. O hiper yang

Este tipo corresponde ao elemento Fogo. Os hiper yang são geralmente hiperativos, nervosos e extrovertidos. São notáveis à distância porque tendem a falar alto, exibem-se e vivem intensamente. Sempre em ação, têm dificuldade em dormir. Não é raro que uma personalidade hiper yang sofra de insónia. O hiper yang corresponde ao coração, pelo que as pessoas deste tipo são mais propensas a doenças cardiovasculares, mas também a febres, uma vez que yang representa calor.

2. O yang

Este tipo está relacionado com o elemento Madeira. Os yang são ativos, nervosos, com um carácter forte e um espírito competitivo exagerado. Apesar disto, a personalidade yang é muito lógica e segue a razão. É uma pessoa previsível e organizada que não gosta de ser apanhada desprevenida e que se sente desconfortável com a espontaneidade. Gosta de controlar e é frequentemente a razão pela qual permanecerá discreto/a e manterá as suas emoções e sentimentos em segredo.

Não sabe como receber amor, mas é sobretudo uma forma de se proteger pois tem dificuldade em saber quem é. A personalidade yang não está inclinada para a interioridade. Não sabe como se define e luta para se assumir. No entanto, é uma pessoa forte que acredita nas suas capacidades mentais e na sua determinação. Um homem yang seguirá uma evolução constante e fluída enquanto que para uma mulher yang, as dificuldades serão sentidas no seu papel de esposa e mãe, que pode achar difícil. Mas não importa, é frequentemente uma comunicadora forte, poderosa, criativa e excelente.

O yang está ligado ao fígado, pelo que as personalidades yang podem sofrer da vesícula biliar, mas também de enxaquecas, dores menstruais, alergias e sensibilidade ocular.

3. O yin yang

Esta personalidade é tanto yin como yang e está ligada ao elemento Terra. Não são muito ambiciosas, fáceis de acompanhar, otimistas, e mesmo um pouco despreocupadas. Este tipo corresponde ao baço e ao pâncreas, pelo que estas pessoas podem sofrer de problemas intestinais e digestivos, especialmente porque são frequentemente muito gananciosas.

4. O yin

O yin está ligado ao elemento Metal. As pessoas deste tipo são emotivas e introvertidas. São lentas e muito cansadas porque são muito sensíveis e meticulosas. Sempre atentas às suas emoções, a sua intuição é muito forte o que os torna espontâneas e autênticas. Perto dos outros, as personalidades yin são dedicadas e gostam de agradar. São muito abertas, mesmo se defendem aquilo em que acreditam, as suas convicções são muito fortes.

Uma mulher yin será muito feminina e em sintonia consigo mesma. É muito assertiva. Por outro lado, um homem yin será sensível e terá dificuldade em afirmar-se como líder, em tomar a iniciativa e em afirmar-se a si próprio. No entanto, será muito equilibrado, paciente e forte, mesmo que outros nem sempre o percebam. Ligado aos pulmões, o tipo yin pode sofrer de problemas respiratórios, mas também de problemas de pele.

5. O hiper yin

O hiper yin é ainda mais introvertido do que o yin. É solitário e gosta de viver escondido. É muito desconfiado e pouco ativo, apesar de ter uma grande memória que torna os seus conhecimentos impressionantes. Hipersensível e emotivo, está frequentemente muito ansioso, especialmente porque observa e analisa muito. Conhece-se muito bem, mas nem isto o tranquiliza. O hiper yin está relacionado com a bexiga, pelo que os tipos de hiper yin podem sofrer de distúrbios urinários e sexuais, venosos ou linfáticos e são frequentemente muito frios.


Então, com que temperamento se identifica mais?

Não se esqueça que nenhum indivíduo corresponde perfeitamente a um único tipo. Há predominâncias, claro, mas é normal encontrar-se em vários tipos. O ideal seria ser capaz de equilibrar o seu yin e yang da melhor forma possível.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se para mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unir o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Como escolher um/a especialista? Qual é o/a melhor?

A escolha de um/a especialista é um assunto sério! Entre videntes, médiuns, tarólogos, astrólogos, numerólogos é fácil perder-se… Descubra qual será o/a especialista de que precisa, consoante a sua dúvida e a sua personalidade. Responderão a todas as suas questões, com respeito pela sua pessoa e pelas suas expetativas.

Como purificar o seu mau karma?

Na vida, colhe-se o que se semeia. Portanto, se fizermos o bem, o nosso Karma será bom, mas se as nossas ações forem más, o nosso Karma será evidentemente mau. Segundo a lei deste, as nossas ações têm consequências. Só que o mau Karma pode também resultar de uma vida anterior e ser a causa de bloqueios, medos, ansiedades e distúrbios... Mas não entre em pânico pois é possível libertar-se completamente do mau Karma.

Mães Solteiras: 5 conselhos para brilharem

Ser Mãe solteira, quer seja por opção ou pelas circunstâncias da vida, é um tema que se debate imenso; e claro, nem sempre é fácil… Entre trabalho, casa, filhos e procurar o amor, como ser uma "Super Mãe solteira"? Para vos ajudar, aqui ficam cinco conselhos para serem “Super Mães solteiras”! Venham descobrir…

Mapa astral mãe-filho: melhore as suas relações

Uma relação entre mãe e filho é única. Faz tudo para garantir que oferece o melhor aos seus filhos. Mas como se podem perceber e comunicar melhor? A astrologia permite-lhe conhecer, compreender os seus filhos e melhorar as vossas relações. Descubra todos os segredos para viver em simbiose com os seus filhos.

Artigos favoritos

Como escrever uma carta de pedido ao Universo?

Se está encurralado/a numa situação, saiba que há uma forma simples de conseguir o que quer, analisando os seus desejos, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus receios, desejos e sonhos. Pegue num papel e numa caneta, pois explicamos-lhe como pedir ao Universo o que pretende obter.

Qual o significado de encontrar moedas?

É sempre bom encontrar moedas na rua. Qualquer que seja a quantia, encontrar uma moeda no chão, é sempre engraçado, como se o Universo estivesse a dar-nos um presente. Mas saiba que encontrar dinheiro tem também um significado espiritual. Trata-se de uma mensagem, um sinal que não deverá ignorar…

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

O que diz o seu Signo sobre si?