Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

Atualizado no dia por Inês Moreira

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases das suas vidas, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que tem para saber sobre a pedra da lua.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. Desde os tempos antigos até ao século XXI, as pedras da lua têm sido associadas às mulheres graças às suas propriedades suavizantes e fertilizantes.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).






Cor: geralmente incolor, mas pode ser branca ou ter tons azuis e prateados
Sistema cristalino: monoclínico
Símbolo: doçura e delicadeza
Signo astrológico: Peixes, Caranguejo e Capricórnio
Preço: a partir de 19 euros, se quiser comprar uma jóia

* Esta pedra é muito apreciada por joalheiros, colecionadores e praticantes de litoterapia


Origens da pedra da lua: antiga argentina

Anteriormente conhecida como olho de peixe ou argentina, a pedra da lua tem agora um nome muito mais delicado. Sem surpresas, o seu novo nome vem diretamente do céu: a pedra exala tanta clareza como a estrela cuja beleza nos lembra.

Esta pedra foi oficialmente descoberta nos Alpes em 1801 por um francês que propôs o nome “orthoclase”. Este termo é menos glamouroso, mas refere-se ao mineral do qual a pedra da lua é uma variedade.

Vários depósitos foram subsequentemente identificados. As melhores pedras lunares são extraídas de pedras lunares são extraídas no sudoeste do Sri Lanka, mas também são encontradas na Índia, Estados Unidos, Madagáscar, Birmânia, Austrália e Brasil, bem como na Tanzânia.


Os nomes da pedra da lua seguiram-se uns aos outros. Pouco tempo depois da sua descoberta, um mineralogista francês renomeou-o. Foi inspirado pela deusa grega da lua Hécate e deu-lhe o seguinte nome: Hecatolite. Logo, rapidamente deu lugar a outro nome “Adular”, desta vez referindo-se ao local da sua descoberta. A pedra vem do Monte Adule ou Adula, no maciço de São Gotardo, nos Alpes suíços.


A pedra da lua através do mundo e das eras

A pedra da lua é assim chamada devido à sua cor, um branco leitoso tingido de azul, como a estrela noturna que tem fascinado a humanidade.

Muitas civilizações sempre pensaram que a pedra da lua foi criada pelos seus raios. Contudo, os nossos antepassados não conseguiram resistir ao encanto deste mineral e muito cedo lhe foi dado um grande lugar nas suas crenças como símbolo de amor e fertilidade.

Primeiro no Média Oriente, as mulheres usavam a pedra da lua para aumentar a sua fertilidade. Ainda hoje, esta pedra é sagrada na Índia.

Também no Ocidente, na Idade Média, acreditava-se que os casais apaixonados poderiam ter uma visão do seu futuro se colocassem uma pedra da lua na boca.

Logo, anos mais tarde, em 2000, a pedra da lua foi oficialmente declarada pelo estado da Flórida nos Estados Unidos, em honra do primeiro passo na lua em 1969.

Hoje em dia, a pedra da lua é amplamente utilizada para fazer jóias ou objetos. Se lhe apetecer praticar litoterapia ou simplesmente usar esta bela pedra, então será certamente servido.


A pedra da lua é a pedra de Afrodite, a deusa do amor. Os gregos acreditavam que este mineral era uma fonte irresistível de desejo apaixonado e de fertilidade. Nos tempos antigos, a pedra da lua era também utilizada para adivinhação. Como era a pedra das deusas, alguns homens chegaram ao ponto de vestir roupas de mulher e colocar uma pedra na boca para receber clarividência celestial.



Virtudes que encanta as mulheres

Graças à litoterapia, é possível tratar de si mesmo/a com pedras preciosas. Símbolo de ternura e afeição, as suas virtudes são benéficas para os aspectos femininos da fertilidade. Também tem a reputação de proteger os viajantes noturnos e de trazer determinação e intuição.


Virtudes a nível físico

  • Alivia as perturbações menstruais e menopausa
  • Alivia a acne
  • Estimula a fertilidade
  • Protege a gravidez e o parto
  • Ajuda com a lactação
  • Acalma as picadas de insectos
  • Equilibra todos os sistemas hormonais
  • Melhora as perturbações digestivas relacionadas com o stress
  • Regula o funcionamento da glândula tireóide
  • Ativa a circulação de fluidos corporais (efeito de drenagem)
  • Acalma as crianças hiperativas


Virtudes a nível emocional

  • Ajuda nas relações de concurso e harmoniosas
  • Suaviza caracteres duros e severo
  • Induz sonhos lúcidos, clarividência e premonição
  • Conserva o sonambulismo
  • Acalma a ansiedade, traz serenidade
  • Estimula a sabedoria
  • Desenvolve a intuição
  • Estimula a criatividade
  • Facilita a transição entre consciente e inconsciente


Como purificar e recarregar a pedra da lua?

A sua pedra da lua precisará de ser purificada frequentemente para que mantenha o seu brilho leitoso. Água de nascente, água desmineralizada ou simplesmente água corrente funcionará bem. Evite o sal ou utilize-o ocasionalmente. Em seguida, exponha-a ao luar durante algumas horas para a recarregar.



Sabia que...

Para os aliviar, esta pedra branca brilhante é dada aos epilépticos sob a forma de raspagens numa bebida. Colocada ao pé das árvores, fá-las dar frutos. Os minerais da mesma família são encontrados em grande número na Lua. Uma lenda diz que o Papa Leão X possuía uma pedra da lua que mudou de cor de branco para azul de acordo com as fases da lua!



Agora a pedra da lua não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Descubram os/as nossos/as Especialistas !

O seu Horóscopo

Últimos artigos relativos

Qual é o fato de banho perfeito para cada uma das nativas dos Signos do Zodíaco?

O Verão pode demorar algum tempo a chegar, mas chega! E nesta época do ano todos os Signos querem fazer furor na praia com o fato de banho adequado (não só a gostos, como também à morfologia). Diversão, boa aparência, todos os verões se busca incessantemente para o fato de banho perfeito para cada Signo do Zodíaco. Por que estilo de fato de banho deve optar?

A evolução do Fato de Banho

O fato de banho é uma das peças de roupas que mais evoluiu ao longo dos anos. Passou, em algumas décadas, de um "vestido de natação" para um biquíni revelador. Inspire-se e corra para a praia (protegendo-se sempre, claro)!

Horóscopo do mês de Julho 2022

O que reservarão os astros, este mês? Conseguirão realizar os vossos projetos e alcançar a felicidade? Surpreendam-se com as previsões do Horóscopo de Julho 2022.

Qual será a sua toalha de praia de acordo com o seu Signo?

A sesta ou a sessão de bronzeamento confortável na sua toalha de praia é símbolo de Verão e de férias merecidas. Para aproveitar ao máximo as suas férias, há algo que não deve negligenciar: a escolha da sua toalha de praia. Aquela que distinguir-se-á das outras, que a verá facilmente enquanto nada, que o/a protegerá da areia indesejada e que refletirá bem a sua personalidade. Descubra a toalha de praia adequada para si.

O seu Horóscopo da Semana

E se pudesse antecipar todos os acontecimentos do seu dia-a-dia? E se tivesse conhecimento, com antecedência, dos possíveis erros que poderá cometer e de todos os obstáculos a ultrapassar? E se fosse fácil tomar qualquer decisão o mais rapidamente possível? Não espere mais, leia o seu Horóscopo da Semana e prepare-se de antemão para tudo; para os melhores momentos... e os menos bons!

Os articulos favoritos

O seu Horóscopo de Amanhã

Gostaria de saber o que lhe reservam os astros para o dia seguinte? Prepare o seu quotidiano tendo em conta as nossas previsões! Através do nosso Horóscopo de amanhã descubra com o que pode contar 24h antes...

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto porque, quer dizer que o seu Anjo da Guarda, lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Horas iguais 22h22: fará algo grandioso...

22h22 é a hora igual que nos remete a todas as nossas declarações, a todas as nossas certezas… Quando vê esta hora não é por acaso pois esta tem um forte significado. O seu Anjo da Guarda pretende transmitir-lhe uma mensagem que esclarecerá um acontecimento da sua vida... Descubra qual será a mensagem que não pode ignorar!

Horas iguais 11h11: oiça o seu Anjo da Guarda…

A muitos de entre nós já aconteceu olhar para o relógio e ver 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Entusiastas e otimistas, os/as nativos/as de Carneiro, têm por vezes falta de discernimento para ultrapassarem todos os obstáculos. Descubra todos os segredos destes/as nativos/as ansiosos/as, conquistadores, que arriscam e lutam pelo que acreditam!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Caranguejo, precisam de se sentirem seguros/as, protegidos/as. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem deles/as pessoas muito doces e intuitivas... Mas será que os/as conhece verdadeiramente? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Leão: descubra as características, defeitos, qualidades...

Os/as nativos/as de Leão procuram a adrenalina ao quotidiano. Sentem, em permanência, a necessidade de refletirem em todas as soluções possíveis para os problemas do mundo e agirem para os resolver. Mas o que nos escondem? Será que os/as conhecemos verdadeiramente? Descubra todas as suas características!