Intuição, premonição, clarividência… Quais as diferenças?

Atualizado no dia por Lena Almeida

Já há muito que sabemos que a realidade não se limita ao que apreendemos com os nossos cinco sentidos. Visão, audição, olfato, tato e paladar certamente não são os nossos únicos meios de comunicação. Da intuição à clarividência, explicamos-lhes estas incríveis faculdades para que as compreenda e se surpreenda…

Ouvir o seu sexto sentido e sentir o futuro

Antes de mais é importante que tenha noção que se tem de se ouvir a si mesmo/a, tem de ouvir o seu verdadeiro "Eu" para ter consciência dos seus 5 sentidos e assim descobrir como desenvolver o seu sexto-sentido! Mas, o dito sexto-sentido, também tem as suas vertentes: Intuição, Premonição, Predição não são os mesmos fenómenos. Descubra como os poderá distinguir…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


1. Intuição

É uma sensação um pouco vaga de que algo irá acontecer, sem que consigamos dizer o quê precisamente… Intuição é um sinónimo de pressentimento. Todos nós já tivemos esta sensação, algo que o nosso instinto nos diz ou nos impede de fazer: sentir, por exemplo que algo nos impede de irmos a um determinado lugar; sentirmos que uma determinada pessoa nos irá ligar; sentirmos que não podemos de forma alguma confiar numa determinada pessoa… A intuição exige que estejamos prontos para ouvir a nossa vozinha interior e também as reações físicas (arrepios, pele de galinha, sensação de mal-estar, etc.). Ao ter em conta o que sente, o que capta do seu interior, poderá orientar as suas escolhas e decisões. Contudo, o problema com a intuição é que se confronta com a necessidade de racionalidade. É um sentimento confuso, abstrato e que só compreendemos depois deste ter acontecido. É o hábito e a experiência que nos ensinam a ouvir e a desenvolver a intuição

Intuição ou pressentimento?

Muitas vezes usamos estes dois termos como sinónimos. É normal! Na verdade, o pressentimento está ligado à intuição. Poderíamos dizer, de certa forma, que ele é a parte concreta da intuição. A intuição sopra-nos algo e segue-se o pressentimento, aquilo que sentimos.


"Penso se deveria enviar uma mensagem ao meu ex a dizer que tenho saudades." ➡️ a minha intuição diz-me que é uma má ideia. Sinto um mal-estar, uma hesitação ➡️ isto é o pressentimento."

O pressentimento é frequentemente negativo, enquanto a intuição nos leva a tomar uma decisão na direção certa. Como no exemplo mencionado antes. A minha intuição diz-me para não contactar o meu ex, o meu pressentimento alerta-me contra o fracasso dessa tentativa de contacto. O pressentimento é o facto de sentir fisicamente que o que vai fazer o/a levará ao fracasso. A intuição é a etapa anterior. A sensação de que se deve ou não fazer algo.

O pressentimento é frequentemente constatado quando o evento perturbador já passou. Antes, trata-se de um sentimento confuso, uma sensação, ao contrário da premonição ⬇️, que é um sentimento menos abstracto mais fácil de interpretar.

2. A premonição

Com a premonição, passamos para o nível superior da intuição. Para as pessoas que têm uma intuição muito desenvolvida, a premonição é uma visão muito precisa de um acontecimento que ainda não ocorreu.

É um fenómeno que se impõe à consciência. Surge bruscamente para nos avisar de um acontecimento muito próximo, normalmente mais sério, mas não obrigatoriamente. É, assim, uma manifestação descontrolada do nosso subconsciente, como acontece, por exemplo nos sonhos premonitórios. Neste caso concreto, recebemos uma visão bastante clara de um acontecimento, ação ou situação que ocorrerá num futuro mais ou menos próximo. Esta experiência não é assim tão rara quanto se pensa: muitas pessoas testemunham terem tido pelo menos um sonho premonitório na sua vida.

Quanto mais sensível for, mais alerta estará o seu sexto sentido e mais sujeito/a a premonições. As pessoas que estão muito conectadas, que têm uma intuição muito forte e fazem frequentemente sonhos premonitórios, são também aquelas que têm mais probabilidade de possuir o dom de vidência.


>> Como poderá compreender o significado dos seus sonhos?


3. Precognição

Este fenómeno é também a capacidade de prever um acontecimento que irá acontecer. No entanto, a precognição é ativa, ou seja, procura saber-se o que irá acontecer através do Tarot, do Pêndulo, das Runas e dos mais diversos oráculos. É assim diferente da premonição que é uma faculdade imposta, mesmo se nada fizer para a provocar. A precognição está relacionada apenas com o futuro, o que a diferencia da Clarividência.


Clarividência ou Vidência?

Este dom, não se deve resumir, simplesmente a prever o futuro. Um/a Vidente tem o dom de perceber informações para lá dos seus cinco sentidos. Tem a faculdade de sentir informações, fazendo abstração do tempo e do espaço… Assim a Clarividência é a capacidade que um determinado indivíduo tem, de receber informações do passado, do presente e do futuro, conseguindo interpretá-las para esclarecer a pessoa que está com problemas e que solicita ajuda. Existem dois tipos de Clarividência, os “Videntes puros” que exercem o seu dom sem intermediários, graças às “visões” ou “flashs” e os Videntes que utilizam Oráculos tais como o Tarot,  Pêndulo, Bola de Cristal, entre muitos outros, como apoio. Também existem Videntes que ouvem as informações.


>> Descubra o que lhe terão a dizer os/as nossos/as Médiuns e Videntes! 


Quanto à predição, é a ação de anunciar um acontecimento num futuro mais ou menos próximo no tempo, devido à clarividência ou premonição.


A sensação de "déjà vu"

Já todos tivemos esta experiência, sentirmos que já tínhamos estado num determinado lugar; que já tínhamos falado com determinada pessoa; como se tivéssemos a viver a mesma cena duas vezes… Será uma manifestação de Clarividência? Efeito de uma reencarnação? Alguns especialistas americanos dizem que pode ser um efeito da nossa memória que interpreta outra memória. Ou seja, o nosso cérebro identificaria um detalhe fortemente associado à experiência anterior e sobreporia os sentimentos vividos na nossa primeira experiência àquela que estamos a viver no momento. Seria então uma espécie de "erro" do nosso cérebro, uma miragem…


Conselho da redação: ouvir-se e confirmar

Graças a este artigo já sabe diferenciar a intuição do pressentimento e da predição. Agora tem de tentar ouvir o seu sexto sentido e procurar desenvolver a sua intuição para que esta o/a possa conduzir pelo melhor caminho para si. Se sentir necessidade de confirmar uma das suas intuições, consulte um/a dos/as nossos/as especialistas que o/a ajudarão.


Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

As 5 previsões mais famosas da história

Quer acredite ou não, a vidência sempre existiu, isto é um facto, e algumas previsões tornaram-se famosas e perturbadoras pela sua veracidade. Veja as 5 previsões que mais nos impressionaram.

Como purificar as energias negativas?

Sente-se mal ou até em perigo em sua casa? Tem algo que o/a incomoda e sente que há energias negativas muito fortes que pairam no ar? Não entre em pânico e esteja descansado/a pois com sal ou água benta, poderá fazer uma limpeza espiritual que o/a livrará das energias negativas.

5 exercícios eficazes para desenvolver a sua intuição!

Não é preciso ter um dom especial para ter intuição. De facto, a intuição é uma forma de inteligência que todos possuímos dentro de nós, que podemos definir como "uma forma de conhecimento imediato que não envolve raciocínio". Revela-se quando temos uma certeza que não conseguimos explicar, mas como é que lhe podemos dar mais espaço para se expressar?

O que é um Médium?

Sabemos perfeitamente que existem pessoas com uma sensibilidade e intuição extremamente desenvolvidas e fora do comum… Alguém que pressente, sente e vê coisas que não estão ao alcance de todos nós… Claro que estamos a falar dos Médiuns… Venha descobrir o que é um Médium…

Doppelgänger: saiba mais sobre o seu duplo maléfico!

Pensou ter visto o seu doppelgänger? Cuidado, pode ser um gémeo maléfico, encarnado para lhe fazer mal. O doppelgänger é um fenómeno paranormal bastante assustador. Diz-se que Abraham Lincoln viu o seu pouco antes de morrer. Entre lendas, crenças, ficções e histórias autênticas, descubra tudo sobre o doppelgänger.

Artigos favoritos

Significado da letra “M” na palma da mão

Será um M como “mistério”? Ou talvez um M como “magnífico”? A presença desta letra na palma da sua mão não é insignificante. Se acredita na quiromância, ou seja, na arte de ler nas linhas da mão, poderá ser mais intuitivo/a que a maioria das pessoas. Poderá também ser mais determinado/a e fazer os possíveis para obter o sucesso. Revelamos-lhe o significado desta letra!

Linha da vida na mão

Considerada a mais importante, a linha da vida repousa sobre um grande vaso sanguíneo diretamente ligado ao coração, estômago e órgãos vitais. Ao contrário do que muitos pensam, esta linha não revela quanto tempo viverá Revela o nosso estado de saúde, explica o nosso carácter e revela de que maneira será feita a nossa vida. Decifre o significado da sua linha da vida!

A linha do casamento na mão: qual o seu significado?

Na quiromância, se há uma linha que queremos sempre ler, é a do amor: a linha do coração. No entanto, é importante não ignorar a linha do casamento. Esta linha, que chamamos também do ligamento, situada embaixo do dedo mindinho, dá-nos informações sobre as nossas relações amorosas, as nossas ligações e compromissos relacionais…

Caminho de Vida 33

Na numerologia, 33 é um número mestre. Este Caminho de Vida é, portanto, raro, mas também diz respeito a pessoas excepcionais. Estes/as nativos/as são seres de luz cuja missão de vida é fazer avançar a humanidade. A sua tarefa é difícil, mas se compreenderem o seu propósito na vida, estarão satisfeitos/as.

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

O que diz o seu Signo sobre si?