Cinzento: tristeza ou modernidade, qual é o seu significado?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Diz-se cinzento, e logo se pensa tristeza, até depressão. É verdade que o cinzento é baço, mas é no entanto uma cor sagrada nos países orientais. A cor entre dois mundos, entre o preto e o branco, o cinzento é muito mais do que uma tonalidade fria e suave.

O cinzento não é uma cor, mas uma intensidade luminosa. A maioria das pessoas associa o cinzento à sujidade, por isso não é uma cor popular. Cada cor tem um significado, qual  é o significado da cor castanha e o que nos pode ensinar sobre a nossa personalidade?

O cinzento é a sua cor favorita? Descubra tudo sobre ela!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Qual é o significado do "Cinzento"?

Se, para as pessoas, o cinzento tem conotações negativas, esta cor é também um símbolo de neutralidade.

Estranhamente, e ao contrário do que todos pensam, o cinzento não é obtido apenas misturando branco e preto. Ao misturar essas duas cores, é claro que se fica cinzento. No entanto, ao fazer outras combinações de cores, também se pode criar cinzento. Aqui estão as principais misturas:

  • Vermelho + verde
  • Amarelo + violeta
  • Azul + laranja
  • Azul + vermelho + amarelo

Uma cor neutra, de uso geral, o cinzento é uma cor que encontramos à nossa volta sob a forma de pó, bolor, pragas, etc. É também uma cor associada à infelicidade, tristeza e pobreza. Está, portanto, facilmente associada à imobilidade, daí o pó, o tédio e a melancolia, com uma espécie de amorosidade ambiental, falamos de um clima cinzento, de cinzento.


Cor monótona, vê-se nas fotografias filtros cinzentos para exprimir melancolia ou tristeza.


Contudo, o cinzento não tem apenas significados negativos, esta cor representa também suavidade, elegância, seriedade e conhecimento. Chama-se "matéria cinzenta", mas o cinzento é também um símbolo da modernidade e do futuro. De facto, o cinzento é a cor do metal, da Lua Cheia, de Mercúrio ou mais próximo de nós, de certos computadores, telefones...

Adquire então um lado chique, urbano e vanguardista. Destaca-se entre o branco que é demasiado suave e o preto que é demasiado rigoroso.

Significados positivos: doçura, tranquilidade, serenidade, elegância, modernidade, excelência, sabedoria
Significados negativos: tristeza, aborrecimento, solidão, monotonia, melancolia



O que reflete o "Cinzento" da sua personalidade?

O cinzento é uma cor bastante estranha porque é muito contraditória. Em qualquer caso, se gosta de cinzento, é uma pessoa cuidadosa. Se gosta de cinzento, é porque é uma pessoa que faz tudo o que é possível para ter sucesso, especialmente no campo profissional, permanecendo ao mesmo tempo particularmente atenta de modo a não cometer erros. Essas pessoas são conscientes e atenciosas. Por outro lado, o cuidado dado pelo cinzento faz de si uma pessoa bastante calma que procura, acima de tudo, estabilidade e que pode ter dificuldade em se afirmar.

Qualidades: generosidade, paciência, confiança, simpatia
Defeitos: obstinação, inflexibilidade, conservantismo, nostalgia


O "Cinzento": uma cor conformista

O cinzento é utilizado para se misturar com a massa. É uma cor tão neutra que não tem qualquer finalidade e não chama a atenção. Símbolo da diplomacia, o cinzento é uma cor muito apreciada no campo de trabalho, dá uma impressão de submissão, de alguém que segue as regras, não procura provocar e apenas deseja realçar as suas qualidades intelectuais. Usar cinzento significa que não se importa como as outras pessoas olham para si.



Quais são os efeitos do "Cinzento"?

O "Cinzento" em Cromoterapia

Na cromoterapia também a cinza representa neutralidade, não é nem tonificante nem calmante. Capaz de apagar ondas negativas, esta cor é propícia à contemplação e à rebelião, mas deve ser evitada se se for uma pessoa que tem dificuldade em correr riscos. Finalmente, deve ser utilizado com moderação e deve ser aquecido com madeira ou cores mais brilhantes.


A espiritualidade da cor "Cinzento"

Na Idade Média, o cinzento era o símbolo da sabedoria e do conhecimento. Mais tarde, ao longo dos anos, esta cor foi de certa forma negligenciada por estar associada à tristeza, à depressão e ao aborrecimento. Atualmente, o cinzento tornou-se muito mais moderno e representa a elegância.

Para os hindus, o cinzento é uma cor sagrada, equivalente ao dinheiro. Representa o fumo do incenso, é a cor que transporta as orações dos seres humanos para o céu.

Associado ao quinto chakra, Vishudda, o chakra da garganta, com a sua neutralidade cinzenta é considerado um modificador das outras cores da aura. O carma cinzento é pesado, é nebuloso e indica muitos sacrifícios por poucas recompensas. Finalmente, pode também indicar uma fraqueza de carácter e de saúde.


<<<<< Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 21 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 21 de julho será bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

Número dos anjos 555: haverá mudanças na sua vida

O número 555 aparece em todo o lado à sua volta? Não é uma coincidência, o seu anjo da guarda quer falar consigo. Qual será o assunto? A sua vida está prestes a mudar, para a sua grande felicidade. Este número triplo encoraja-o/a a abandonar a negatividade na sua vida. Não recue face às suas escolhas e descubra o verdadeiro significado do número angelical 555.

Número Angelical 1144: crie a sua própria realidade!

Esta sequência está associada a uma mensagem importante que lhe dará eventualmente a força necessária para mudar a sua vida. Dê o primeiro passo no seu caminho para o despertar espiritual e descubra o significado desta sequência e como o/a ajudará a alcançar os seus objetivos.

Número Angelical 888: a riqueza e a sabedoria esperam por si

Vê o número 888 em todo o lado e quer saber mais? Temos respostas para si e vai gostar. Ver esta sequência é um sinal muito positivo. O seu anjo da guarda está a olhar por si e sentiu que está pronto/a a receber recompensas pelos seus esforços. Quer seja espiritual ou material, a riqueza estará a chegar. Deixe o seu anjo da guarda guiá-lo/a e descubra o verdadeiro significado do número angelical 888.

Número Angelical 1221

O número 1221 é sinónimo de harmonia, fé e confiança. Representa uma mensagem de otimismo e criatividade dos seus Anjos da Guarda e lembra-lhe da importância de passar mais tempo com a sua família e de estar grato/a pelas bênçãos que tem. Deixe o pessimismo onde está, mesmo se as coisas não estiverem a correr como planeado, porque a felicidade está a chegar.

Número Angelical 777

Ver o número 777 não é de todo uma coincidência. Não é só no casino que este número anuncia um bom presságio. Aqui, o seu anjo da guarda informa-o/a de que está pronto/a para iniciar uma viagem espiritual que irá mudar a sua vida. Está plenamente consciente dos seus pontos fortes e fracos, e é por isso que ele sente que está pronto/a. Deixe-se guiar pelos seus conselhos e descubra o verdadeiro significado do número angelical 777.

Artigos favoritos

Qual é o significado da cor "Cor-de-Rosa"?

Cor símbolo do lado feminino e do romantismo, o cor-de-rosa representa a delicadeza, mas também a energia em tons mais fortes. Descubra tudo sobre esta cor doce que mistura vermelho e branco,

Significado das cores: descubra o seu potencial

Escolhemos cores todos os dias, sem nos apercebermos, a maior parte das vezes, dos seus significados e como é que estas nos influenciam ao quotidiano… Mas quais serão os verdadeiros benefícios das cores, para além dos seus poderes de harmonia, conforto, serenidade, etc? Descubra!

Halloween: o que tem de saber sobre esta celebração assustadora...

A noite de 31 de outubro é mágica… A noite de Halloween é festejada um pouco por todo o mundo e considerada por muitos, a melhor noite do ano! Disfarces, medo, pavor, criaturas terrificantes, doces, brincadeiras… É a noite onde nos podemos transformar nas nossas personagens de filmes de terror favoritos, onde podemos mostrar o nosso lado mais “negro” sem pudor… Mas, será que sabe tudo sobre esta noite? Descubra!

Runas Freyr

Divididas em três famílias, as Runas são um dos mais antigos oráculos… Venha descobrir o que significam as Runas da família Freyr e que impacto têm na sua vida!

Os 7 Chakras do Corpo Humano e os seus poderes

Para lutar contra o stress e o ritmo de vida cada vez mais acelerado damos cada vez mais importância ao bem-estar e às terapias que nos permitem relaxar. Assim, descubra porque é que as técnicas indianas de relaxamento têm mostrado sem cessar os seus benefícios… Venha descobrir os poderes dos Chakras!

O que diz o seu Signo sobre si?