Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Cinzento: tristeza ou modernidade, qual é o seu significado?

Diz-se cinzento, e logo se pensa tristeza, até depressão. É verdade que o cinzento é baço, mas é no entanto uma cor sagrada nos países orientais. A cor entre dois mundos, entre o preto e o branco, o cinzento é muito mais do que uma tonalidade fria e suave.

O cinzento não é uma cor, mas uma intensidade luminosa. A maioria das pessoas associa o cinzento à sujidade, por isso não é uma cor popular. Cada cor tem um significado, qual  é o significado da cor castanha e o que nos pode ensinar sobre a nossa personalidade?

A cor cinzenta é a sua cor favorita? Descubra tudo sobre ela!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Qual é o significado da cor "Cinzenta"?

Se, para as pessoas, o cinzento tem conotações negativas, esta cor é também um símbolo de neutralidade.

Estranhamente, e ao contrário do que todos pensam, o cinzento não é obtido apenas misturando branco e preto. Ao misturar essas duas cores, é claro que se fica cinzento. No entanto, ao fazer outras combinações de cores, também se pode criar cinzento. Aqui estão as principais misturas:

  • Vermelho + verde
  • Amarelo + violeta
  • Azul + laranja
  • Azul + vermelho + amarelo

Uma cor neutra, de uso geral, cinzenta é uma cor que encontramos à nossa volta sob a forma de pó, bolor, pragas, etc. É também uma cor associada à infelicidade, tristeza e pobreza. Está, portanto, facilmente associada à imobilidade, daí o pó, o tédio e a melancolia, com uma espécie de amorosidade ambiental, falamos de um clima cinzento, de cinzento.


Cor monótona, vê-se nas fotografias filtros cinzentos para exprimir melancolia ou tristeza.


Contudo, o cinzento não tem apenas significados negativos, esta cor representa também suavidade, elegância, seriedade e conhecimento. Chama-se "matéria cinzenta", mas o cinzento é também um símbolo da modernidade e do futuro. De fato, o cinzento é a cor do metal, da Lua Cheia, de Mercúrio ou mais próximo de nós, de certos computadores, telefones...

Adquire então um lado chique, urbano e vanguardista. Destaca-se entre o branco que é demasiado suave e o preto que é demasiado rigoroso.

Significados positivos: doçura, tranquilidade, serenidade, elegância, modernidade, excelência, sabedoria
Significados negativos: tristeza, aborrecimento, solidão, monotonia, melancolia



O que a cor "Cinzenta" reflete da sua personalidade?

O cinzento é uma cor bastante estranha porque é muito contraditória. Em qualquer caso, se gosta de cinzento, é uma pessoa cuidadosa. Se gosta de cinzento, é porque é uma pessoa que faz tudo o que é possível para ter sucesso, especialmente no campo profissional, permanecendo ao mesmo tempo particularmente atenta de modo a não cometer erros. Essas pessoas são conscientes e atenciosas. Por outro lado, o cuidado dado pelo cinzento faz de si uma pessoa bastante calma que procura, acima de tudo, estabilidade e que pode ter dificuldade em se afirmar.

Qualidades: generosidade, paciência, confiança, simpatia
Defeitos: obstinação, inflexibilidade, conservantismo, nostalgia


A cor "Cinzenta": uma cor conformista

O cinzento é utilizado para se misturar com a massa. É uma cor tão neutra que não tem qualquer finalidade e não chama a atenção. Símbolo da diplomacia, o cinzento é uma cor muito apreciada no campo de trabalho, dá uma impressão de submissão, de alguém que segue as regras, não procura provocar e apenas deseja realçar as suas qualidades intelectuais. Usar cinzento significa que não se importa como as outras pessoas olham para si.



Quais são os efeitos da cor "Cinzenta"?

A cor "Cinzenta" em Cromoterapia

Na cromoterapia também a cinza representa neutralidade, não é nem tonificante nem calmante. Capaz de apagar ondas negativas, esta cor é propícia à contemplação e à rebelião, mas deve ser evitada se se for uma pessoa que tem dificuldade em correr riscos. Finalmente, deve ser utilizado com moderação e deve ser aquecido com madeira ou cores mais brilhantes.


A espiritualidade da cor "Cinzenta"

Na Idade Média, o cinzento era o símbolo da sabedoria e do conhecimento. Mais tarde, ao longo dos anos, esta cor foi de certa forma negligenciada por estar associada à tristeza, à depressão e ao aborrecimento. Atualmente, o cinzento tornou-se muito mais moderno e representa a elegância.

Para os hindus, o cinzento é uma cor sagrada, equivalente ao dinheiro. Representa o fumo do incenso, é a cor que transporta as orações dos seres humanos para o céu.

Associado ao quinto chakra, Vishudda, o chakra da garganta, com a sua neutralidade cinzenta é considerado um modificador das outras cores da aura. O carma cinzento é pesado, é nebuloso e indica muitos sacrifícios por poucas recompensas. Finalmente, pode também indicar uma fraqueza de carácter e de saúde.


<<<<< Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.


Por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Deixe o seu comentário

Descubram os/as nossos/as Especialistas através de uma fantástica entrevista!

Últimos artigos relativos relativos à Vidência

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens  Descubra a mensagem que o seu Anjo tem para lhe revelar!
Entrevista ao Tarólogo Adão  Descubra o dom do Tarólogo Adão...
Mediunidade   A Mediunidade é um dom capaz de desvendar eventos passados, presentes e futuros. Venha descobrir!
Vidência   Descubra tudo a propósito do dom de Vidência e de como este o/a poderá ajudar.
Tarot por telefone a partir de 1€/min  Descubra os nossos Tarólogos e Videntes
Oráculos  Questões profissionais, sentimentais financeiras? Venha descobrir como os Oráculos lhe poderão dar todas as respostas de que precisa para encontrar o caminho que lhe permitirá sentir-se realizado/a a todos os níveis!

Contacte-nos!