Cinzento: tristeza ou modernidade, qual é o seu significado?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Diz-se cinzento, e logo se pensa tristeza, até depressão. É verdade que o cinzento é baço, mas é no entanto uma cor sagrada nos países orientais. A cor entre dois mundos, entre o preto e o branco, o cinzento é muito mais do que uma tonalidade fria e suave.

O cinzento não é uma cor, mas uma intensidade luminosa. A maioria das pessoas associa o cinzento à sujidade, por isso não é uma cor popular. Cada cor tem um significado, qual  é o significado da cor castanha e o que nos pode ensinar sobre a nossa personalidade?

A cor cinzenta é a sua cor favorita? Descubra tudo sobre ela!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Qual é o significado da cor "Cinzenta"?

Se, para as pessoas, o cinzento tem conotações negativas, esta cor é também um símbolo de neutralidade.

Estranhamente, e ao contrário do que todos pensam, o cinzento não é obtido apenas misturando branco e preto. Ao misturar essas duas cores, é claro que se fica cinzento. No entanto, ao fazer outras combinações de cores, também se pode criar cinzento. Aqui estão as principais misturas:

  • Vermelho + verde
  • Amarelo + violeta
  • Azul + laranja
  • Azul + vermelho + amarelo

Uma cor neutra, de uso geral, cinzenta é uma cor que encontramos à nossa volta sob a forma de pó, bolor, pragas, etc. É também uma cor associada à infelicidade, tristeza e pobreza. Está, portanto, facilmente associada à imobilidade, daí o pó, o tédio e a melancolia, com uma espécie de amorosidade ambiental, falamos de um clima cinzento, de cinzento.


Cor monótona, vê-se nas fotografias filtros cinzentos para exprimir melancolia ou tristeza.


Contudo, o cinzento não tem apenas significados negativos, esta cor representa também suavidade, elegância, seriedade e conhecimento. Chama-se "matéria cinzenta", mas o cinzento é também um símbolo da modernidade e do futuro. De fato, o cinzento é a cor do metal, da Lua Cheia, de Mercúrio ou mais próximo de nós, de certos computadores, telefones...

Adquire então um lado chique, urbano e vanguardista. Destaca-se entre o branco que é demasiado suave e o preto que é demasiado rigoroso.

Significados positivos: doçura, tranquilidade, serenidade, elegância, modernidade, excelência, sabedoria
Significados negativos: tristeza, aborrecimento, solidão, monotonia, melancolia



O que a cor "Cinzenta" reflete da sua personalidade?

O cinzento é uma cor bastante estranha porque é muito contraditória. Em qualquer caso, se gosta de cinzento, é uma pessoa cuidadosa. Se gosta de cinzento, é porque é uma pessoa que faz tudo o que é possível para ter sucesso, especialmente no campo profissional, permanecendo ao mesmo tempo particularmente atenta de modo a não cometer erros. Essas pessoas são conscientes e atenciosas. Por outro lado, o cuidado dado pelo cinzento faz de si uma pessoa bastante calma que procura, acima de tudo, estabilidade e que pode ter dificuldade em se afirmar.

Qualidades: generosidade, paciência, confiança, simpatia
Defeitos: obstinação, inflexibilidade, conservantismo, nostalgia


A cor "Cinzenta": uma cor conformista

O cinzento é utilizado para se misturar com a massa. É uma cor tão neutra que não tem qualquer finalidade e não chama a atenção. Símbolo da diplomacia, o cinzento é uma cor muito apreciada no campo de trabalho, dá uma impressão de submissão, de alguém que segue as regras, não procura provocar e apenas deseja realçar as suas qualidades intelectuais. Usar cinzento significa que não se importa como as outras pessoas olham para si.



Quais são os efeitos da cor "Cinzenta"?

A cor "Cinzenta" em Cromoterapia

Na cromoterapia também a cinza representa neutralidade, não é nem tonificante nem calmante. Capaz de apagar ondas negativas, esta cor é propícia à contemplação e à rebelião, mas deve ser evitada se se for uma pessoa que tem dificuldade em correr riscos. Finalmente, deve ser utilizado com moderação e deve ser aquecido com madeira ou cores mais brilhantes.


A espiritualidade da cor "Cinzenta"

Na Idade Média, o cinzento era o símbolo da sabedoria e do conhecimento. Mais tarde, ao longo dos anos, esta cor foi de certa forma negligenciada por estar associada à tristeza, à depressão e ao aborrecimento. Atualmente, o cinzento tornou-se muito mais moderno e representa a elegância.

Para os hindus, o cinzento é uma cor sagrada, equivalente ao dinheiro. Representa o fumo do incenso, é a cor que transporta as orações dos seres humanos para o céu.

Associado ao quinto chakra, Vishudda, o chakra da garganta, com a sua neutralidade cinzenta é considerado um modificador das outras cores da aura. O carma cinzento é pesado, é nebuloso e indica muitos sacrifícios por poucas recompensas. Finalmente, pode também indicar uma fraqueza de carácter e de saúde.


<<<<< Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Descubram os/as nossos/as Especialistas !

O seu Horóscopo

DESCUBRA O QUE O FUTURO LHE RESERVA - 📞308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas

Últimos artigos relativos

A evolução do Fato de Banho

O fato de banho é uma das peças de roupas que mais evoluiu ao longo dos anos. Passou, em algumas décadas, de um "vestido de natação" para um biquíni revelador. Inspire-se e corra para a praia (protegendo-se sempre, claro)!

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Os diferentes presságios da Sorte: descubra todos os amuletos

Para atrair a sorte ou evitar o azar, todos temos um truque: gestos ou objetos fetiches, há muitas maneiras de trazer sorte. Trevo de quatro folhas, ferraduras… Todos nós já ouvimos falar de amuletos que nos deverão dar sorte! Mas será que os conhece? Conheça os principais gestos que fazemos e objetos que temos para atrair boa sorte.

Ritual do amor com água a ferver para os corações partidos

O amor e os seus contratempos! Poderíamos falar sobre isso durante horas e isso não pararia de partir o coração. Se está a viver esta situação ou sente que a sua relação está em perigo, pode tomar medidas, e entre tudo o que pode tentar está o ritual da água a ferver.

Planta Jade

Conhece o Feng Shui? Esta arte visa harmonizar a energia de um lugar para promover o bem-estar dos seus ocupantes. Bem, segundo o Feng Shui, possuir uma planta Jade traria fortuna, sorte e energia positiva. Descubra mais sobre esta magnífica planta!

Os articulos favoritos

O seu Horóscopo de Amanhã

Gostaria de saber o que lhe reservam os astros para o dia seguinte? Prepare o seu quotidiano tendo em conta as nossas previsões! Através do nosso Horóscopo de amanhã descubra com o que pode contar 24h antes...

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto porque, quer dizer que o seu Anjo da Guarda, lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Horas iguais 22h22: fará algo grandioso...

22h22 é a hora igual que nos remete a todas as nossas declarações, a todas as nossas certezas… Quando vê esta hora não é por acaso pois esta tem um forte significado. O seu Anjo da Guarda pretende transmitir-lhe uma mensagem que esclarecerá um acontecimento da sua vida... Descubra qual será a mensagem que não pode ignorar!

Horas iguais 11h11: oiça o seu Anjo da Guarda…

A muitos de entre nós já aconteceu olhar para o relógio e ver 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Entusiastas e otimistas, os/as nativos/as de Carneiro, têm por vezes falta de discernimento para ultrapassarem todos os obstáculos. Descubra todos os segredos destes/as nativos/as ansiosos/as, conquistadores, que arriscam e lutam pelo que acreditam!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Caranguejo, precisam de se sentirem seguros/as, protegidos/as. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem deles/as pessoas muito doces e intuitivas... Mas será que os/as conhece verdadeiramente? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Leão: descubra as características, defeitos, qualidades...

Os/as nativos/as de Leão procuram a adrenalina ao quotidiano. Sentem, em permanência, a necessidade de refletirem em todas as soluções possíveis para os problemas do mundo e agirem para os resolver. Mas o que nos escondem? Será que os/as conhecemos verdadeiramente? Descubra todas as suas características!