Calcedónia: virtudes e propriedades da pedra da serenidade

Atualizado no dia por Inês Moreira

Uma pedra com uma aparência tão intrigante e poderes calmantes não merece passar despercebida. Descoberta há 4000 anos num porto, a pedra calcedónia nunca deixou de encantar aqueles que a possuem. Era a gema dos oradores e hoje é a gema dos cantores. De facto, quando não encanta os olhos, actua sobre a voz, mas não é tudo…

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. Utilizadas há milhares de anos, têm demonstrado a sua eficácia. Desta vez levamo-lo/a para a Ásia Menor, onde a história da calcedónia começou.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


pierre calcédoine
Cor: azul, cinzento, malva pálida
Sistema cristalino: rhombohedral
Composição: dióxido de silício
Símbolo: serenidade
Signo astrológico: Caranguejo, Gémeos
Preço: a partir de 4,90 euros


Origens da calcedónia: a pedra da serenidade

A Calcedónia foi descoberta há 4000 anos a.C num canto da Turquia. Numerosos depósitos foram identificados na cidade de Kalkêdôn (Chacédoine), perto do antigo porto. A calcedónia ainda hoje é minada em muitos lugares do mundo, mas os principais encontram-se na Ásia e são utilizados para a joalharia.

Desde o momento em que foi descoberta, a pedra calcedónia tem sido utilizada pelo homem. Mas no início, o homem não estava ciente de todas as suas propriedades. Os babilónios e assírios utilizavam a pedra para fazer ferramentas primárias, ou para criar selos de cilindro para proteger os seus documentos.

Para os romanos, a pedra preciosa era utilizada na vida quotidiana e era usada pelas suas crenças: a contribuição da fala e da eloquência. Diz-se que o orador romano Cícero usou um durante cada um dos seus discursos.

Para os gregos, não era outra coisa senão a pedra da deusa Gaia, a mãe terra. Muito mais tarde, na Idade Média, a calcedónia era recomendada pelas suas virtudes: acalmava a susceptibilidade e a irritação. Mesmo naqueles dias, a raiva era considerada uma fonte de doença prolongada, e neste sentido, a calcedónia mantinha-a à distância. Na verdade, a calcedónia sempre desempenhou um papel importante na história de muitas civilizações.

Pode ser encontrada nas religiões judaica, cristã e muçulmana, bem como no budismo, sob a forma de estátuas e outros objetos sagrados.


statue ciceron

A sua fama também se reflecte na história do cinema! Sabia que no final do filme Indiana Jones, Raiders of the Lost Ark, René Belloq (no papel do Sumo Sacerdote) pode ser visto a usar doze pedras sagradas no seu manto?


Virtudes da pedra dos cantores ou dos tímidos: a pedra que aspira serenidade

Graças à litoterapia, podemos tratar-nos com pedras. Cada uma tem a sua particularidade. A calcedónia é uma pedra macia que é adequada para pessoas que são sociáveis, ou que querem ser. É frequentemente associada a cantores porque atua principalmente na garganta e na voz. Além disso, ajuda a acalmar os espíritos dissipados.


Virtudes a nível físico
  • Acalma a dor de garganta
  • Acalma a dor na laringe
  • Reduz a rouquidão
  • Reduz a gagueira
  • Permite uma melhor cura das feridas
  • Acalma a irritação ocular
  • Estimula a lactação se for uma jovem mãe


Virtudes a nível emocional
  • Ajuda a ser mais sociável
  • Absorve os sentimentos negativos
  • Alivia o luto
  • Reforça a confiança
  • Combate a timidez
  • Reforça a diplomacia
  • Evita comportamentos excessivos
  • Ajuda em caso de abandono


Como purificar e recarregar a calcedónia?

Seja sob a forma de jóias ou de uma simples pedra, a Calcedónia deve ser absolutamente purificada. Para o fazer, coloque-a sobre uma camada de sal grosso durante algumas horas. Também pode deixá-la de molho em água destilada, ou água sem calcário, durante o mesmo período de tempo.

Depois, para recarregar a sua pedra, coloque-a sobre uma massa de quartzo ou simplesmente ao sol.


Agora a calcedónia não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se para mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unir o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Artigos favoritos

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Jaspe vermelho

Muito conhecido em todo o mundo, o jaspe vermelho é também utilizado na litoterapia. De facto, é uma pedra relativamente comum, de origem vulcânica ou sedimentar, utilizada desde a Pré-história para a concepção de armas. As virtudes são contudo reconhecidas e os seus poderes são poderosos… Conheça as virtudes e propriedades da pedra da fertilidade.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?