Ágata: virtudes e propriedades da pedra do equilíbrio

Atualizado no dia por Inês Moreira

A ágata é uma pedra fina que tem sido utilizada desde os tempos antigos. Para além das suas belas tonalidades, possui também numerosas virtudes para o corpo e a mente, tornando-a uma pedra completa. Saiba mais sobre esta pedra preciosa.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A ágata é uma pedra fina, também chamada semi-preciosa. Existem depósitos em todo o mundo, mas encontram-se principalmente no sul do Brasil, Uruguai e Quebec.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).



Cor: praticamente todas as cores representam a ágata
Sistema cristalino: rhombohedral
Composição: dióxido de silício, SiO²
Signo astrológico: Balança
Preço: a partir de 150 € por cada pedra


Origens da ágata: uma pedra siciliana

O nome da pedra, ágata, é derivado do grego "Akhatês", que se refere a esta variedade de calcedónia. Nos tempos antigos, os agricultores usavam uma ágata ou prendiam-na aos seus arados para assegurar uma colheita melhor e mais abundante. Foi também considerado um amuleto da sorte para jardineiros.

Graças às suas qualidades protectoras, era também um símbolo de longevidade. Na Idade Média, era considerado para proteger contra feitiços, veneno, demónios e coisas más em geral. Também poderia trazer riqueza ao utente.


Cores da ágata: várias tonalidades possíveis

As cores da Ágata são variadas:

  • branco,
  • cinzento-azulado,
  • cinzento esverdeado,
  • castanho-amarelado,
  • castanho,
  • vermelho
  • preto

A ágata pode ser chamada Jaspoid Agate ou Jasper Agate. Quando faz lembrar a Opala, chama-se "Ágata Íris".


Ágata: a pedra do equilíbrio e da harmonia

Diz-se que esta pedra preciosa tem virtudes para reduzir a fadiga, combater a depressão e melhorar a qualidade da pele. Consoante o tipo de ágata, é adequada para todos os signos astrológicos. Os/as nativos/as de Balança têm a sorte de poder beneficiar dos efeitos de qualquer tipo de ágata.


Virtudes da ágata: a pedra do equilíbrio

A energia desta pedra trabalha suavemente sobre o corpo. Actua directamente sobre a causa de doenças e melhora as funções mentais. Muitas vezes chamada a pedra de ancoragem e a sorte, melhora o equilíbrio emocional e físico do seu utilizador.


Virtudes a nível físico

A ágata é o Yin e o Yang da litoterapia. Favorece o equilíbrio do corpo e da mente. A energia desta pedra trabalha suavemente sobre o corpo. Actua directamente sobre a causa de doenças e melhora as funções mentais. É mais fácil tomar decisões, por exemplo, porque traz clareza às coisas. A pedra é excelente para desenvolver a visão. Está também associado ao segundo Chakra, o lugar da nossa força, energia sexual e criatividade.


Virtudes a nível emocional

Na Idade Média, a ágata era utilizada contra o sonambulismo, que era muito comum naquela época. Foi necessário colocar a pedra na água durante 3 dias. Todos os alimentos consumidos pelo paciente tinham de ser preparados nesta água, sem a energia do pedal a funcionar suavemente sobre o corpo. Todos os alimentos consumidos pelo paciente tinham de ser preparados nesta água, sem a pedra, e todas as bebidas tinham de ser tomadas com a pedra.

Colocado no quarto de uma pessoa doente, dá-lhe coragem e vontade de lutar.


Esta prática deveria ser realizada durante a Lua Cheia e nos cinco dias seguintes. De facto, os rituais a serem realizados na Lua Cheia podem ser úteis para beneficiar da sua protecção.

  • Protecção e serenidade: esta pedra de protecção traz serenidade, permite encontrar o equilíbrio mental e emocional.
  • Autoconfiança : ajuda a ter autoconfiança e a encontrar a felicidade.
  • Harmoniza Yin e Yang: a ágata harmoniza Yin e Yang, acalma. Também acalma os ataques de ansiedade.


Como purificar e recarregar a ágata?

Para limpar a sua ágata, mergulhe-a em água destilada ou exponha-a à luz da lua. Se deseja purificá-la, exponha-a à luz do sol. Para recarregá-la, colocá-a sobre um tapete de Quartzo ou Ametista, o que permite tanto a limpeza como a recarga.


Agora a ágata não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Lahochi

Lah hoe chee é o nome desta poderosa técnica de cura, que traz uma alta frequência de luz ao corpo. Na medicina chinesa, um tratamento de Lahochi acalma doenças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais e visa harmonizar o corpo e a mente. Qual é o princípio de Lahochi? Quais são os benefícios e riscos? Descubra tudo sobre esta prática.

Pedras preciosas partidas

Com o tempo, ou após haver caído, uma pedra preciosa pode partir-se. As suas cores desvanecem-se se absorver demasiada energia e racha quando sente que serviu o seu propósito. O desgaste natural ou acidental não é mau presságio. Por outro lado, a sua utilização está comprometida. O que fazer para evitar que esta perca os seus poderes?

Medicina chinesa: quais são os 12 meridianos?

Na medicina chinesa, os meridianos são os canais através dos quais a energia flui por todo o nosso corpo. Utilizada na acupuntura, a estimulação destes meridianos regula e equilibra o fluxo energético para os vários órgãos do corpo.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?