Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Significado das cores: "Preto", obscuridade ou elegância?

O Preto, é por norma associado ao luto, à tristeza, à angústia ligado/a à obscuridade. No entanto, esta cor, que na verdade não é bem uma, intriga pelos seus outros aspetos e a sua simplicidade tem muito a dizer sobre o mundo que nos rodeia. Venha descobrir!

A cor "Preta" não existe propriamente; isto porque é na verdade uma mistura de todas as cores. Sendo assim o preto tem uma grande simbologia em várias culturas. 

Mas, como aproveitar ao máximo o "preto"? O que podemos aprender sobre esta cor? 

Descubra tudo sobre esta cor associada à elegância! 



Significado do Preto:o lado sombrio por excelência?

Quando utilizada sozinha esta cor refere-se ao lado obscuro de cada um de nós. Faz assim, alusão à tristeza, à morte mas também ao medo, à angústia e ao vazio.
Como o "preto" absorve todas as cores e na vida quotidiana todos os reflexos, poderá ter diversas conotações negativas…  

Mas em contrapartida, o "preto" também simboliza a elegância e o luxo. É uma cor que funciona em qualquer situação com o seu lado sofisticado, elegante e intemporal. 

A "cor preta" é utilizada em tudo e por todos: na moda, no cinema, no design… porque o "preto" é uma cor que se distingue pela sua simplicidade. Cor de contraste, poderá ter a certeza que não ficará mal, pois condiz com quase todas as cores. Mas, se a utilizar  sozinha ou exageradamente poderão perguntar-lhe se está triste ou se está a passar por uma fase menos boa! 


Significados positivos: simplicidade, sofisticação, elegância, modernidade, sobriedade, rigor, luxo...
Significados negativos: tristeza, solidão, saudade, morte, luto, escuridão, angústia, medo...



O que revela a cor "Preta" da sua personalidade?

Inconscientemente, se gosta da cor preta, significa que é uma pessoa ambiciosa e que gosta de andar sempre elegante. É persistente, perfeccionista, mas tem imenso medo de errar. Assim, tem um carácter capaz de resolver os problemas mais complexos.

Quem se veste de preto, aparenta ser misterioso/a e esconde as suas emoções por detrás desta cor. Dessa forma fica neutro/a e não atira a atenção. Mas, o "preto" é uma cor simbólica para os piratas, anarquistas, "roqueiros", bruxas… Por isso, vestir esta cor também pode significar que tem sede de liberdade e rebeldia; que sabe como afirmar a sua personalidade.

A cor "preta" é uma cor que pode significar que tem uma personalidade muitíssimo forte, que sabe o que quer e para onde vai. Indicador de poder e prestígio, as pessoas poderosos optam muitas das vezes por ela. 

O preto é a cor do signo Capricórnio. De facto, o preto exclui a ilusão e lembra o lado rigoroso e austero deste signo astrológico.



"Preto": como impacta o quotidiano?

A cor "preta": tudo e nada

Cor associada ao vazio, o "preto" é também a cor da fertilidade. Isto porque simboliza a regeneração do mundo, corresponde ao ventre da terra, é a promessa de vida renovada. Aliás é a cor das deusas da fertilidade e das Virgens Pretas. 

O mais interessante da cor "preta" é que ela está no meio, ou seja, é tudo e nada. Ela impõe um certo respeito, afasta, impõe muito respeito, mas paradoxalmente é uma cor que absorve as energias.


O "Preto" na Cromoterapia

O "preto" não é muito utilizado na cromoterapia porque não emite qualquer brilho. no entanto esta cor tem muitos efeitos na nossa mente e nas nossas reações.

Utilizado como cor de luto, é-lhe dada uma virtude de proteção, solidão e a capacidade de se concentrar em si internamente, mas também é uma cor que lhe transmitirá autoconfiança. É por isso que podemos apelar à "cor preta" quando precisamos ser respeitados/as e ouvidos/as, especialmente quando temos de falar publicamente e evitar ser monopolizados/as pelas nossas emoções. 

Por último, o "preto" canaliza e evita que a nossa energia se disperse. Por outro se for utilizado excessivamente, poderá levá-lo/a à submissão, à revolta e a uma certa desorientação temporal...

Para se proteger contra a tristeza, poderá utilizar uma Onix... 



O "preto" no mundo

Dependendo do local onde se encontra, o significado da "cor preta" é completamente diferente em função dos costumes e das tradições. Na Europa Ocidental, a "cor preta" é uma cor negativa e assimilada ao luto em oposição à Índia onde a "cor preta" está assimilada ao equilíbrio e à saúde, sinónimo de pureza. 

Enquanto que na Tailândia, a "cor preta" é associada à má sorte; na Austrália o "preto" é a cor de festa, de fertilidade e da alegria. Por sua vez, na China a "cor preta" é representada pelo Yin e corresponde ao desconhecido, à escuridão antes de aparecer através da luz do Yang e de desaparecer de novo. É, então, ao mesmo tempo o princípio e o fim.


O "preto" e os "rituais" de iniciação

Para os Xamãs, "o preto" corresponde à nudez ritual. É o abandono e a renúncia dos ideais e dos bens materiais. Símbolo das nossas angústias, participa indiretamente em vários rituais iniciáticos que consistem em se  isolar num local sem luz para enfrentar problemas, libertando-se dos seus medos... Esta fase é, também para alguns povos, o fim da infância e o início da vida adulta.

<<<<<Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.



Deixe o seu comentário

Curiosidades relacionadas com o Esoterismo

História do Tarot, Sexta-feira 13, Halloween, Páscoa... Descubra as curiosidades mais insólitas! Surpreenda-se!

Significado da cor "Amarelo": alegria ou traição?  O que se esconde nesta cor festiva e otimista?
Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!  Descubra como brilhar na praia tendo em conta o seu Signo!
As melhores tatuagens para o Signo de Gémeos: 10 inspirações  Surpreenda-se com as maravilhosas tatuagens dos/as nativos/as de Gémeos!
Qual é o significado da cor "Azul"?  Descubra tudo sobre esta cor refrescante e apaziguadora!
As melhores tatuagens para o Signo de Leão: 10 inspirações  Surpreenda-se com as maravilhosas tatuagens dos/as nativos/as de Leão!

DESCUBRA OS MÉDIUNS E VIDENTES DISPONÍVEIS!

As dúvidas e as questões começam a ser demasiadas? Precisa de ver a luz ao fundo do túnel? Os nossos Médiuns e Videntes estão disponíveis 7d/7, 24h/24 para responder a todas as suas questões! Consulte já!

Contacte-nos!