Significado das cores: "Preto", obscuridade ou elegância?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

O Preto, é por norma associado ao luto, à tristeza, à angústia ligado/a à obscuridade. No entanto, esta cor, que na verdade não é bem uma, intriga pelos seus outros aspetos e a sua simplicidade tem muito a dizer sobre o mundo que nos rodeia. Venha descobrir!

A cor "Preta" não existe propriamente; isto porque é na verdade uma mistura de todas as cores. Sendo assim o preto tem uma grande simbologia em várias culturas. 

Mas, como aproveitar ao máximo o "preto"? O que podemos aprender sobre esta cor? 

Descubra tudo sobre esta cor associada à elegância! 


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Significado do Preto:o lado sombrio por excelência?

Quando utilizada sozinha esta cor refere-se ao lado obscuro de cada um de nós. Faz assim, alusão à tristeza, à morte mas também ao medo, à angústia e ao vazio.
Como o "preto" absorve todas as cores e na vida quotidiana todos os reflexos, poderá ter diversas conotações negativas…  

Mas em contrapartida, o "preto" também simboliza a elegância e o luxo. É uma cor que funciona em qualquer situação com o seu lado sofisticado, elegante e intemporal. 

A "cor preta" é utilizada em tudo e por todos: na moda, no cinema, no design… porque o "preto" é uma cor que se distingue pela sua simplicidade. Cor de contraste, poderá ter a certeza que não ficará mal, pois condiz com quase todas as cores. Mas, se a utilizar  sozinha ou exageradamente poderão perguntar-lhe se está triste ou se está a passar por uma fase menos boa! 


Significados positivos: simplicidade, sofisticação, elegância, modernidade, sobriedade, rigor, luxo...
Significados negativos: tristeza, solidão, saudade, morte, luto, escuridão, angústia, medo...



O que revela a cor "Preta" da sua personalidade?

Inconscientemente, se gosta da cor preta, significa que é uma pessoa ambiciosa e que gosta de andar sempre elegante. É persistente, perfeccionista, mas tem imenso medo de errar. Assim, tem um carácter capaz de resolver os problemas mais complexos.

Quem se veste de preto, aparenta ser misterioso/a e esconde as suas emoções por detrás desta cor. Dessa forma fica neutro/a e não atira a atenção. Mas, o "preto" é uma cor simbólica para os piratas, anarquistas, "roqueiros", bruxas… Por isso, vestir esta cor também pode significar que tem sede de liberdade e rebeldia; que sabe como afirmar a sua personalidade.

A cor "preta" é uma cor que pode significar que tem uma personalidade muitíssimo forte, que sabe o que quer e para onde vai. Indicador de poder e prestígio, as pessoas poderosos optam muitas das vezes por ela. 

O preto é a cor do signo Capricórnio. De facto, o preto exclui a ilusão e lembra o lado rigoroso e austero deste signo astrológico.




"Preto": como impacta o quotidiano?

A cor "preta": tudo e nada

Cor associada ao vazio, o "preto" é também a cor da fertilidade. Isto porque simboliza a regeneração do mundo, corresponde ao ventre da terra, é a promessa de vida renovada. Aliás é a cor das deusas da fertilidade e das Virgens Pretas. 

O mais interessante da cor "preta" é que ela está no meio, ou seja, é tudo e nada. Ela impõe um certo respeito, afasta, impõe muito respeito, mas paradoxalmente é uma cor que absorve as energias.


O "Preto" na Cromoterapia

O "preto" não é muito utilizado na cromoterapia porque não emite qualquer brilho. no entanto esta cor tem muitos efeitos na nossa mente e nas nossas reações.

Utilizado como cor de luto, é-lhe dada uma virtude de proteção, solidão e a capacidade de se concentrar em si internamente, mas também é uma cor que lhe transmitirá autoconfiança. É por isso que podemos apelar à "cor preta" quando precisamos ser respeitados/as e ouvidos/as, especialmente quando temos de falar publicamente e evitar ser monopolizados/as pelas nossas emoções. 

Por último, o "preto" canaliza e evita que a nossa energia se disperse. Por outro se for utilizado excessivamente, poderá levá-lo/a à submissão, à revolta e a uma certa desorientação temporal...

Para se proteger contra a tristeza, poderá utilizar uma Onix... 



O "preto" no mundo

Dependendo do local onde se encontra, o significado da "cor preta" é completamente diferente em função dos costumes e das tradições. Na Europa Ocidental, a "cor preta" é uma cor negativa e assimilada ao luto em oposição à Índia onde a "cor preta" está assimilada ao equilíbrio e à saúde, sinónimo de pureza. 

Enquanto que na Tailândia, a "cor preta" é associada à má sorte; na Austrália o "preto" é a cor de festa, de fertilidade e da alegria. Por sua vez, na China a "cor preta" é representada pelo Yin e corresponde ao desconhecido, à escuridão antes de aparecer através da luz do Yang e de desaparecer de novo. É, então, ao mesmo tempo o princípio e o fim.


O "preto" e os "rituais" de iniciação

Para os Xamãs, "o preto" corresponde à nudez ritual. É o abandono e a renúncia dos ideais e dos bens materiais. Símbolo das nossas angústias, participa indiretamente em vários rituais iniciáticos que consistem em se  isolar num local sem luz para enfrentar problemas, libertando-se dos seus medos... Esta fase é, também para alguns povos, o fim da infância e o início da vida adulta.

<<<<<Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.



Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Qual é o simbolismo do animal totem Veado?

O animal totem Veado é misterioso e é um bom guia. Quer saber qual é a simbologia do Veado? Suave e vivido, consegue sempre ultrapassar os obstáculos graças à sua determinação. Oiça a sua mensagem e descubra mais sobre este animal totem inspirador.

Como purificar o seu mau karma?

Na vida, colhe-se o que se semeia. Portanto, se fizermos o bem, o nosso Karma será bom, mas se as nossas ações forem más, o nosso Karma será evidentemente mau. Segundo a lei deste, as nossas ações têm consequências. Só que o mau Karma pode também resultar de uma vida anterior e ser a causa de bloqueios, medos, ansiedades e distúrbios... Mas não entre em pânico pois é possível libertar-se completamente do mau Karma.

Qual será o simbolismo do totem Castor?

O animal totem Castor tem a imagem de um construtor excepcional. Sempre em ação, simboliza o poder e a força do trabalho realizado. Fiel ao seu clã, o Castor simboliza a harmonia entre os seres e o trabalho de equipa. Descubra o seu simbolismo e aprenda tudo sobre este admirável e incomparável totem.

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e deseja conhecer o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! De facto, o pêndulo é uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer… Descubra como funciona!

Qual é o significado da cor roxa: melancolia ou serenidade?

Algumas pessoas adoram-na enquanto que outras detestam-na… A cor roxa pode ter vários significados... O roxo traz imensa serenidade acalmando ansiedade e a excitação através da cromoterapia, mas também pode ter outras propriedades espantosas! Descubra todas as características desta cor...

Artigos favoritos

Qual o significado de encontrar moedas?

É sempre bom encontrar moedas na rua. Qualquer que seja a quantia, encontrar uma moeda no chão, é sempre engraçado, como se o Universo estivesse a dar-nos um presente. Mas saiba que encontrar dinheiro tem também um significado espiritual. Trata-se de uma mensagem, um sinal que não deverá ignorar…

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

O que diz o seu Signo sobre si?