Turquesa: virtudes e propriedades da pedra antidepressiva

Atualizado no dia por Inês Moreira

Por mais suave que seja, a pedra turquesa encantá-lo/a-á. Utilizada desde há muito tempo para curar certos envenenamentos, é agora utilizada para atrair energias positivas e encorajar o intercâmbio com os seus pares. Mas também atua sobre o corpo físico e reforçá-lo/a-á. A sua origem, a sua história, o seu significado e as suas propriedades deixarão de ter segredos para si.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A turquesa tem sido utilizada desde os tempos antigos, por vezes para curar certos envenenamentos. Hoje, é a sua vez de descobrir esta joia e o que tem para lhe oferecer.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Cor: azul claro, por vezes verde água
Sistema cristalino: triclinic
Composição: fosfato, cobre, alumínio
Símbolo: sabedoria e coragem
Signo astrológico: Escorpião (paz interior) e Balança (preserva as mudanças de humor)
Preço: a partir de 7,50 euros


Origens da turquesa: de onde vem esta pedra?

A pedra turquesa foi descoberta pelos persas milhares de anos antes da nossa era. Vários documentos arqueológicos são prova disso, incluindo uma esfinge da pedra com a inscrição “A Ba’laat, deusa da turquesa”.

As pedras mais bonitas encontram-se no Irão (perto de Nishapur). Outros depósitos estão localizados no Afeganistão, Argentina, Austrália, Brasil, China, Israel, México, Tanzânia e Estados Unidos.


O nome oficial da pedra data da época em que os venezianos a trouxeram para a Europa. Pensava-se que vinha da Turquia. Tal como um habitante de Lisboa é chamado lisboeta, esta pedra da Turquia chamar-se-ia então turquesa.

História da turquesa: a pedra antidepressiva

Como anteriormente referido, esta pedra foi utilizada pela primeira vez em 6000 a.C. Foi utilizada pelos egípcios para a moda e decoração. As pulseiras turquesa são frequentemente encontradas nos braços das múmias. Uma pedra muito valiosa, foi também utilizada na Pérsia como moeda de troca.

Aos olhos dos astecas, esta pedra era tão sagrada que nenhum mortal a deveria usar. Contudo, nos Estados Unidos, os nativos americanos tinham identificado muitas das suas virtudes. Esta pedra, que acreditavam ter caído do céu, protegia e guiava guerreiros e caçadores.


Foi também utilizada para tratar picadas de escorpiões e insetos. Os seus benefícios para o sistema imunitário em caso de envenenamento eram óbvios!


Virtudes da turquesa: proteção e comunicação

Se procura uma forma natural de aliviar as suas doenças, deixe-se tentar pela litoterapia. Esta prática permite-lhe tratar a si próprio/a com pedras. Reverenciada pelos ameríndios que a consideravam uma pedra sagrada, sabe-se que a turquesa converte energias negativas em energias positivas. Mas é também uma pedra que abre os chakras da garganta e protege de muitos perigos.

Virtudes a nível físico
  • Estimula o sistema imunitário
  • Trata infecções oculares
  • Controla os efeitos do envenenamento
  • Purifica fluidos corporais e membranas mucosas
  • Reduz o excesso de colesterol
Virtudes a nível emocional
  • Favorece atitudes positivas
  • Traz serenidade
  • Fomenta amizades, trocas e relações sociais
  • Estimula a criatividade
  • Acalma os ataques de pânico
  • Ajuda em caso de burnout


A pedra turquesa é uma pedra de proteção muito fiável. É por isso que é frequentemente usado como talismã por muitos condutores: protege contra acidentes de automóvel.


Como purificar e recarregar a turquesa?

Para purificar energeticamente a sua pedra turquesa, coloque-a sobre uma camada de sal grosso durante várias horas. Também pode utilizar água não calcária, deixando-a simplesmente de molho por um período de tempo mais curto. Logo, para a recarregar, coloque-a sob luz natural e prefira os raios da lua aos de sol.

⚠ Cuidado: a humidade e o calor podem tornar verde turquesa ou torná-la baça. Cuide desta pedra, é frágil, sensível e delicada!


4 factos invulgares sobre a pedra turquesa:

  1. Se está casado/a há 18 anos, está na altura de celebrar o seu aniversário de casamento turquesa
  2. Uma pulseira adornada com pedras turquesas foi encontrada na múmia da rainha Zar, a rainha da primeira dinastia egípcia em 5500 a.C.
  3. No México, a turquesa é uma pedra amarela-esverdeada ou mesmo castanha quente
  4. Na Rússia, é verdade e quase transparente


Agora a turquesa não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se para mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unir o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Artigos favoritos

Depressão: Terapia ou Antidepressivos?

Por vezes a vida coloca no nosso caminho obstáculos que são duros demais a suportar… Eles interferem na nossa saúde e a depressão abate-se sobre nós…

Reiki - Uma Ferramenta Poderosa

Técnica ancestral, o Reiki é uma das Terapias mais em voga... Mas em que é que consiste verdadeiramente? Como é que o/a poderá ajudar a atenuar e mesmo curar os seus problemas? Descubra...

As Terapias Alternativas

Já ouviu falar em Terapias Alternativas? Conhece as principais? Tem curiosidade em experimentar? Explicamos-lhe tudo...

Cromoterapia – o poder das Cores

Porque que é que algumas cores nos relaxam mais do que outras? Quais poderemos utilizar mais ou menos, tendo em conta as circunstâncias? Descubra até que ponto a Cromoterapia pode ser uma Terapia poderosa!

O que diz o seu Signo sobre si?