Turquesa: virtudes e propriedades da pedra antidepressiva

Atualizado no dia por Inês Moreira

Por mais suave que seja, a pedra turquesa encantá-lo/a-á. Utilizada desde há muito tempo para curar certos envenenamentos, é agora utilizada para atrair energias positivas e encorajar o intercâmbio com os seus pares. Mas também atua sobre o corpo físico e reforçá-lo/a-á. A sua origem, a sua história, o seu significado e as suas propriedades deixarão de ter segredos para si.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A turquesa tem sido utilizada desde os tempos antigos, por vezes para curar certos envenenamentos. Hoje, é a sua vez de descobrir esta joia e o que tem para lhe oferecer.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Cor: azul claro, por vezes verde água
Sistema cristalino: triclinic
Composição: fosfato, cobre, alumínio
Símbolo: sabedoria e coragem
Signo astrológico: Escorpião (paz interior) e Balança (preserva as mudanças de humor)
Preço: a partir de 7,50 euros


Origens da turquesa: de onde vem esta pedra?

A pedra turquesa foi descoberta pelos persas milhares de anos antes da nossa era. Vários documentos arqueológicos são prova disso, incluindo uma esfinge da pedra com a inscrição “A Ba’laat, deusa da turquesa”.

As pedras mais bonitas encontram-se no Irão (perto de Nishapur). Outros depósitos estão localizados no Afeganistão, Argentina, Austrália, Brasil, China, Israel, México, Tanzânia e Estados Unidos.


O nome oficial da pedra data da época em que os venezianos a trouxeram para a Europa. Pensava-se que vinha da Turquia. Tal como um habitante de Lisboa é chamado lisboeta, esta pedra da Turquia chamar-se-ia então turquesa.

História da turquesa: a pedra antidepressiva

Como anteriormente referido, esta pedra foi utilizada pela primeira vez em 6000 a.C. Foi utilizada pelos egípcios para a moda e decoração. As pulseiras turquesa são frequentemente encontradas nos braços das múmias. Uma pedra muito valiosa, foi também utilizada na Pérsia como moeda de troca.

Aos olhos dos astecas, esta pedra era tão sagrada que nenhum mortal a deveria usar. Contudo, nos Estados Unidos, os nativos americanos tinham identificado muitas das suas virtudes. Esta pedra, que acreditavam ter caído do céu, protegia e guiava guerreiros e caçadores.


Foi também utilizada para tratar picadas de escorpiões e insetos. Os seus benefícios para o sistema imunitário em caso de envenenamento eram óbvios!


Virtudes da turquesa: proteção e comunicação

Se procura uma forma natural de aliviar as suas doenças, deixe-se tentar pela litoterapia. Esta prática permite-lhe tratar a si próprio/a com pedras. Reverenciada pelos ameríndios que a consideravam uma pedra sagrada, sabe-se que a turquesa converte energias negativas em energias positivas. Mas é também uma pedra que abre os chakras da garganta e protege de muitos perigos.

Virtudes a nível físico
  • Estimula o sistema imunitário
  • Trata infecções oculares
  • Controla os efeitos do envenenamento
  • Purifica fluidos corporais e membranas mucosas
  • Reduz o excesso de colesterol
Virtudes a nível emocional
  • Favorece atitudes positivas
  • Traz serenidade
  • Fomenta amizades, trocas e relações sociais
  • Estimula a criatividade
  • Acalma os ataques de pânico
  • Ajuda em caso de burnout


A pedra turquesa é uma pedra de proteção muito fiável. É por isso que é frequentemente usado como talismã por muitos condutores: protege contra acidentes de automóvel.


Como purificar e recarregar a turquesa?

Para purificar energeticamente a sua pedra turquesa, coloque-a sobre uma camada de sal grosso durante várias horas. Também pode utilizar água não calcária, deixando-a simplesmente de molho por um período de tempo mais curto. Logo, para a recarregar, coloque-a sob luz natural e prefira os raios da lua aos de sol.

⚠ Cuidado: a humidade e o calor podem tornar verde turquesa ou torná-la baça. Cuide desta pedra, é frágil, sensível e delicada!


4 factos invulgares sobre a pedra turquesa:

  1. Se está casado/a há 18 anos, está na altura de celebrar o seu aniversário de casamento turquesa
  2. Uma pulseira adornada com pedras turquesas foi encontrada na múmia da rainha Zar, a rainha da primeira dinastia egípcia em 5500 a.C.
  3. No México, a turquesa é uma pedra amarela-esverdeada ou mesmo castanha quente
  4. Na Rússia, é verdade e quase transparente


Agora a turquesa não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Últimos artigos

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Pedras preciosas partidas

Com o tempo, ou após haver caído, uma pedra preciosa pode partir-se. As suas cores desvanecem-se se absorver demasiada energia e racha quando sente que serviu o seu propósito. O desgaste natural ou acidental não é mau presságio. Por outro lado, a sua utilização está comprometida. O que fazer para evitar que esta perca os seus poderes?

Medicina chinesa: quais são os 12 meridianos?

Na medicina chinesa, os meridianos são os canais através dos quais a energia flui por todo o nosso corpo. Utilizada na acupuntura, a estimulação destes meridianos regula e equilibra o fluxo energético para os vários órgãos do corpo.

Jaspe vermelho

Muito conhecido em todo o mundo, o jaspe vermelho é também utilizado na litoterapia. De facto, é uma pedra relativamente comum, de origem vulcânica ou sedimentar, utilizada desde a Pré-história para a concepção de armas. As virtudes são contudo reconhecidas e os seus poderes são poderosos… Conheça as virtudes e propriedades da pedra da fertilidade.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas