3 signos para cada pessoa
Com este sistema, cada pessoa tem três signos:
- Um signo do dia: descreve a sua personalidade na vida quotidiana, dando-lhe informações sobre o seu comportamento, o seu estado de espírito e a sua natureza interior. Tem precedência sobre os outros signos.
- Um signo dos treze: atua sobre si como uma proteção. Menos importante que o signo do dia, mas ajuda-o/a a equilibrar a sua personalidade.
- Um signo do ano: fornecendo informações sobre as influências que a sociedade tem sobre si. Completa os signos anteriores dando informações sobre a sorte que uma pessoa pode esperar ao longo da sua vida.
Correlações entre o calendário asteca e o nosso calendário atual: duas teorias
- A correlação de Alfonso Caso, cuja base é a data 1-Coatl (correspondente à data de 13 de agosto de 1521 do calendário Juliano, dia da queda de Tenochtitlan), é utilizada para a maioria dos calendários mesoamericanos.
- A correlação de Francisco Rodriguez Cortes, dita "constante de correlação": no momento da "ligação dos anos", adiciona-se um 6º nemontoni. Adicionado a um ano 13, este dia é ainda mais nefasto do que o habitual. No entanto, este dia só é adicionado caso não coincida com um período de 104 anos que os Astecas chamavam de "velhice". Este acréscimo só é feito uma vez em cada dois no final do ciclo de 52 anos mais um dia, ou seja, a cada 104 anos. No final, adicionam-se 12 dias a cada 52 anos, 1 dia a cada 104 anos e 1 dia a cada 520 anos.
Um ano asteca dura, portanto: 365 + 12/52 + 1/104 + 1/520 = 365.2423 dias. Esta precisão é notável, pois tem em consideração o facto de que o ano das estações que separa dois equinócios de primavera tem uma duração que varia, correspondendo a um ano trópico, ou seja:
- Um ano trópico: 365.2422 dias
- O nosso calendário gregoriano: 365.2425 dias
Assim, o calendário asteca tinha uma precisão superior na medição do tempo à que dispomos atualmente.
Os 20 signos do calendário divinatório:
Cada um dos signos está associado a uma direção.
- 1. Crocodilo (Cipactli) - Este
- 2. Vento (Eecatl) - Norte
- 3. Casa (Calli) - Oeste
- 4. Lagarto (Cuetzpallin) - Sul
- 5. Serpente (Coatl) - Este
- 6. Caveira (Miquiztli) - Norte
- 7. Veado (Mazatl) - Oeste
- 8. Coelho (Tochtli) - Sul
- 9. Água (Atl) - Este
- 10. Cão (Itzcuintli) - Norte
- 11. Macaco (Ozomatli) - Oeste
- 12. Erva (Malinalli) - Sul
- 13. Cana (Acatl) - Este
- 14. Jaguar (Ocelot) - Norte
- 15. Águia (Quauhtli) - Oeste
- 16. Abutre (Cozcaquauhtli) - Sul
- 17. Terramoto (Ollin) - Este
- 18. Faca (Tecpatl) - Norte
- 19. Chuva (Quiauitl) - Oeste
- 20. Flor (Xochitl) - Sul
As trezenas:
Crocodilo, Caveira, Macaco, Abutre, Jaguar, Chuva, Lagarto, Água, Veado, Erva, Terramoto, Vento, Flor, Serpente, Cão, Águia, Cana, Faca, Casa, Coelho.
Os Meses do Calendário Solar
- Atlcahualco: "Paragem da água" - Consagrado a Tlaloc, o Deus da Chuva
- Tlacaxipehualitzi: "Esfolamento dos homens" - Consagrado a Xipe Totec.
- Tozoztontli: "Pequena Vigília" - Consagrado a Coatlicue.
- Huey Tozoztli: "Grande Vigília" - Consagrado a Chicomecoatl.
- Toxcatl: "Seca" - Consagrado a Huitzilopochtli e Tezcatlipoca.
- EtzalCuauliztli: "Consumo" - Consagrado a Tlaloc.
- Tecuilhuitontli: "Pequena festa dos dignitários" - Consagrado a Huixtociuatl.
- Huey Tecuilhuitl: "Grande festa dos dignitários" - Consagrado a Xilonen.
- Tlaxochimaco: "Oferta de flores" - Consagrado a Huitzilopochtli.
- Xocotl Huetzi: "Queda dos frutos" - Consagrado a Xiuhtecuhtli, Deus do Fogo.
- Ochpaniztli: "Varrimento" - Consagrado às deusas terrestres.
- Teotleco: "Retorno dos deuses" - Consagrado a múltiplos deuses.
- Tepeilhuit: "Festa das montanhas" - Consagrado aos cumes e a Tlaloc.
- Quecholli: "Nome de um pássaro" - Consagrado a Mixcoatl, Deus da Caça.
- Panquetzaliztli: "Elevação dos estandartes" - Consagrado a Huitzilopochtli.
- Amolli: "A descida da água" - Consagrado aos deuses da chuva.
- Titille: "Retiro" - Consagrado a Illama Tecuhtli.
- Alcali: "Crescimento" - Consagrado aos deuses do fogo.
- Nemontoni: os 5 dias nefastos do calendário.
A astrologia asteca é um sistema complexo e fascinante que oferece uma visão única da forma como esta civilização antiga via o mundo. Com os seus calendários intrincados e os seus signos divinatórios, mostra-nos como os Astecas integravam a religião, a filosofia e a matemática na sua compreensão do tempo e do espaço. Embora ainda tenhamos muito a aprender sobre os pormenores deste sistema, as investigações realizadas até hoje revelam uma cultura que valorizava a harmonia com as forças cósmicas e procurava compreender e prever o curso da vida humana. A astrologia asteca é um testemunho eloquente da riqueza e da complexidade do pensamento humano, e continua a inspirar e fascinar.