As cores estão presentes em todos os elementos da nossa vida, sejam eles naturais ou artificiais. Se está a pensar mudar a decoração ou pintar a sua casa, saiba que as cores têm a energia que transmitem ao local onde foram aplicadas.
O Feng Shui ajudá-lo(a)-á a escolher a cor ideal...
Os efeitos das cores podem ser estéticos ou terapêuticos transformando o ambiente da divisão em questão; tornando-a mais acolhedora, mais atrativa, mais serena…
Contudo, se as cores forem utilizadas erradamente, os efeitos serão contrários aos pretendidos e a divisão poderá tornar-se pesada e afastar as pessoas. É por isto, muito importante, conhecer as cores e as energias intrínsecas às mesmas…
A energia das Cores
Branco
Cor da pureza, símbolo da limpeza mas também da insensibilidade. É uma cor que pode ser utilizada em todas as divisões, contudo, deve ser associado a outras cores para não ter um efeito negativo.
Pode também optar simplesmente pelo branco nos móveis, no teto, nos cortinados…
Preto
Por incrível que pareça, no Feng Shui o preto é associado à água. A sua energia sofistica o ambiente e estimula a reflexão e o lado espiritual.
Como é uma cor forte, deve ser aplicada com precaução já que pode provocar pessimismo. O ideal é aplicá-la com o branco ou com o cinzento para modernizar.
Evite utilizar o preto na cozinha e no quarto.
Cor de Laranja
Cor chamativa, estimulante, transmite a energia intrínseca à coragem, à reflexão e à criatividade.
É a cor ideal para a sala de estar, a cozinha ou a varanda. Deve ser evitada nos escritórios e salas de reunião.
Amarelo
Cor que representa a riqueza, é uma cor alegre que atrai energias positivas, estimula a concentração e a comunicação.
Como também influencia no aumento do apetite, é a cor ideal para as cozinhas mas também escritórios e todos os locais de interação social.
Cor de Rosa
Mistura de branco e vermelho é uma cor suave que representa a ternura e o amor.
É normalmente associada a locais femininos e como aumenta a energia do amor deve ser idealmente utilizada nos quartos de casal e na sala de estar.
Roxo
Combinação entre azul e vermelho é a cor do equilíbrio entre a emoção e a razão. A sua energia estimula a compaixão e a fé.
Utilizada normalmente nas igrejas, esta cor pode ser utilizada em escritórios, quartos e salas de estar.
Combine-a com branco ou cinzento para tornar as divisões mais modernas.
Azul
A energia da cor azul depende das suas tonalidades. É uma cor que transmite, geralmente, serenidade e harmonia.
O azul-escuro é mais indicado para quartos e bibliotecas visto que estimula o pensamento e a intuição. Já o azul claro é ideal para as casas de banho.
Verde
É a cor representativa da natureza, da vida e da esperança. Aplicada em tons suaves, é ideal para locais de meditação e terapia.
Como acalma o sistema nervoso pode ser também utilizada nos quartos de criança para transmitir energia positiva.
Vermelho
Cor da força e da paixão, transmite vitalidade e contribui para o aumento da autoestima das pessoas que frequentam os locais onde predomina esta cor.
Contudo, como é uma cor muito estimulante, deve ser utilizada com precaução, de maneira, a não causar estados de irritação.
Utilize-a em pequenas doses, no quarto de casal, na cozinha ou na sala de jantar.
Cinzento
O cinzento, cor resultante da mistura de dois opostos, o branco e o preto, simboliza equilíbrio. Os seus tons variados, prateado, grafite, entre outos, podem ter significados opostos: tristeza, mas também, elegância e modernidade.
Deve ser idealmente utilizado na sala de estar ou no escritório já que esta cor acalma ambientes agitados.
Consulte os Tarólogos, Videntes e os especialistas em Feng Shui
Descubra também:
Cromoterapia – o poder das Cores
O que simbolizam as cores no Tarot?
Feng Shui para a festa do seu Casamento
10 Conselhos Feng Shui para viver a paixão em pleno