Espelho partido: a maldição dos 7 anos de azar

Atualizado no dia por Inês Moreira

No século XVI, quando os espelhos eram extremamente caros, os nobres assustavam os seus criados ao preverem uma maldição de sete anos caso estes partissem um espelho. Ainda hoje esta maldição assusta muitos, sobretudo os/as mais supersticiosos/as, mas para os/as desajeitados/as, há maneiras de romper a maldição...

Entre as superstições mais conhecidas, aquela que afirma que partir um espelho traz azar ainda está muito presente na nossa vida quotidiana. Fala-se até de 7 anos de azar, por isso é seguro dizer que quando as pessoas mudam de casa, os espelhos são transportados com muito cuidado! Como é frequentemente o caso, as origens desta maldição remontam à Antiguidade, e vem continuado até aos dias de hoje...


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Espelho meu, espelho meu, diz-me quem tem a alma mais bela!

Desde a Antiguidade, o espelho tem sido o reflexo do corpo, mas também da alma. De facto, para os romanos, os espelhos roubavam as almas daqueles que neles se observavam. Partir um espelho era, portanto, partir a alma.

>> A que família de almas pertence?


Adeptos da adivinhação e da previsões, os gregos praticavam a catoptromancia. Este método consistia em ler o futuro num reflexo obtido vertendo um pouco de água no fundo de um recipiente. Se o reflexo se partisse, significava que o consulente tinha sido amaldiçoado.


Segundo a lenda, na Idade Média, o espelho era também uma prisão para demónios e para as almas dos mortos, por isso quebrá-lo seria como deixar sair espíritos malignos que espalhavam más vibrações na casa.


Partir um espelho num sonho: o que significa?

Mesmo num sonho, partir um espelho ou vê-lo em pedaços é mau sinal. Pressagia uma ruptura, problemas e tristeza. Para Freud (1856 - 1939),  ver um espelho partido num sonho significa que está preocupado/a com um projeto inacabado.


Porque é que são 7 anos de azar?

O número 7 é um número simbólico que pode ser encontrado em quase todo o lado, tanto na Antiguidade como na religião ou mesmo na área cultural. Pensamos nos 7 pecados mortais, no número de dias que Deus levou para criar o mundo, no número de chakras, nas 7 maravilhas do mundo…

Os romanos acreditavam em ciclos de vida de 7 anos. Cada ciclo correspondia a um período específico da existência humana. Desenvolvimento dos 0 aos 7 anos, a idade da razão dos 7 aos 14 anos, e por aí adiante. Se partir um espelho, o azar dura até ao fim do ciclo, ou seja, 7 anos.

Na China, partir um espelho é sinal de uma relação acabada, em Inglaterra significa o término de uma amizade, e pode até mesmo significar a morte de um ente querido.


Como se poderá libertar desta "maldição"?

Partiu um espelho e receia os 7 anos de azar?

Pegue as diferentes peças do espelho e atire-as para água turva. Também é possível enterrar as peças partidas no seu quintal numa noite de Lua Cheia.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e quer saber o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! O pêndulo é de facto uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer…

A evolução do Fato de Banho

O fato de banho é uma das peças de roupas que mais evoluiu ao longo dos anos. Passou, em algumas décadas, de um "vestido de natação" para um biquíni revelador. Inspire-se e corra para a praia (protegendo-se sempre, claro)!

Ritual do amor com água a ferver para os corações partidos

O amor e os seus contratempos! Poderíamos falar sobre isso durante horas e isso não pararia de partir o coração. Se está a viver esta situação ou sente que a sua relação está em perigo, pode tomar medidas, e entre tudo o que pode tentar está o ritual da água a ferver.

Rituais infalíveis de Santo António: encontre o amor!

Desgostos amorosos, ruturas, medo de voltar a entregar o coração... Todos nós já passamos por estas fases, infelizmente... Mas, e se lhe dissermos que é possível encontrar o amor com simples rituais e a ajuda de Santo António? Descubra!

Planta Jade

Conhece o Feng Shui? Esta arte visa harmonizar a energia de um lugar para promover o bem-estar dos seus ocupantes. Bem, segundo o Feng Shui, possuir uma planta Jade traria fortuna, sorte e energia positiva. Descubra mais sobre esta magnífica planta!

Artigos favoritos

Qual é o simbolismo do totem Veado?

O animal totem Veado é misterioso e é um bom guia. Quer saber qual é a simbologia do Veado? Suave e vivido, consegue sempre ultrapassar os obstáculos graças à sua determinação. Oiça a sua mensagem e descubra mais sobre este animal totem inspirador.

Qual é a Pedra preciosa de cada Signo?

Sabia que as pedras preciosas e semipreciosas têm imensas propriedades? Venha descobrir qual é a pedra preciosa do seu signo e como ela o/a pode ajudar…

O seu Nome, Números e Cores

Sabia que os números estão associados às cores? E que é muito importante ter consciência disso, devido às vibrações? Faltará alguma cor no seu nome?

Sexta-feira 13 – O seu dia de Sorte? Ou de azar, mesmo?

As sextas-feiras 13 colocam as nossas crenças e superstições ao rubro! Mas, poderá a sexta-feira 13 ser um dia de sorte? Porque a associamos ao azar? O que nos influencia e nos leva a isso? Porque é que este estereotipo passa de geração em geração?

Qual é o significado da cor "Laranja"?

Cor de alegria e movimento, o laranja é a cor das chamas, o que lhe confere um carácter muito especial. Uma cor quente por excelência, esta mistura subtil de vermelho e amarelo simboliza tanto a atividade como a alegria. Descubra mais sobre esta cor dinâmica que naturalmente nos chama a atenção!

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

Descubram os Lives Tarot no YouTube!