O quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Atualizado no dia por Inês Moreira

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

O quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. O quartzo rosa tem sido utilizado desde a antiguidade pelas suas propriedades calmantes e regenerativas. Se a sua bela aparência chamar a sua atenção, ficará sob o seu encanto ao descobrir as suas origens e virtudes.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).



Cor: rosa, rosa pálido
Sistema cristalino: rhombohedral
Composição: dióxido de silício
Símbolo: suavizante
Signo astrológico: Escorpião
Preço: a partir de 2€


Origens do Quartzo rosa: a pedra de Eros e de Afrodite

O quartzo rosa sempre foi associado ao amorTudo começou na mitologia grega, onde se terá dito que a pedra terá nascido das mãos de Afrodite. Durante uma viagem de caça, Adonis, o seu amante, foi atacado por um javali. Afrodite tentou então salvá-lo mas foi detida por arbustos de silvas. A deusa do amor encontrou então o seu amado morto, e do seu sangue surgiu a pedra de quartzo rosa.

Outra lenda conta que Eros, o deus do amor e da criação, trouxe quartzo rosa à Terra, para que os homens que o tivessem pudessem defender o amor e não o ódio. Mais tarde, no antigo Egito, a pedra de quartzo rosa era utilizada pelas suas virtudes físicas, ajudando a lutar contra o envelhecimento. Foi assim oferecido na altura da morte, e foi encontrado nos túmulos de famílias nobres.

Hoje em dia, este mineral ainda é utilizado, tanto pela sua bela aparência como pelas suas propriedades, na indústria, relojoaria e joalharia.



Há muitas jóias feitas de quartzo rosa, especialmente colares. Perto coração, atua diretamente sobre o plexo!


Quartzo rosa: a pedra do coração, amor e paz

A litoterapia é um conceito ideal e natural para as pessoas que pretendem curar-se com pedras. O quartzo rosa é conhecido e apreciado pelas suas propriedades calmantes. Esta pedra tem o poder de aliviar dores no corpo e de influenciar as nossas emoções para favorecer as nossas relações com os outros. Descubra precisamente as suas propriedades:


Virtudes do Quartzo rosa a nível físico

  • Trata dores de cabeça
  • Atua sobre queimaduras superficiais e bolhas
  • Elimina a sensação de vertigem
  • Combate a insónia ou o sonambulismo
  • Ajuda a cicatrizar feridas
  • Regula a pressão arterial
  • Acalma taquicardia e palpitações


Virtudes do Quartzo rosa a nível emocional

  • Promove a calma e a paz interior
  • Cura feridas emocionais e dores do coração
  • Ajuda a superar deficiências emocionais
  • Age sobre a falta de confiança
  • Ajuda a superar os ciúmes
  • Ajuda a exteriorizar os sentimentos
  • Reduz as tensões (colocada numa sala ou usada como uma jóia)


Colocada numa sala, afasta os pesadelos 


Como purificar e recarregar esta pedra?

É importante que os/as donos/as do quartzo rosa pensem em limpá-lo e purificá-lo regularmente. Para o fazer, basta colocá-lo num recipiente de vidro ou de barro. Este deve ser enchido com água destilada, de preferência salgada. Também pode passar debaixo de água da torneira durante 10 minutos.

Quanto ao recarregamento, deve ser feito dentro de um geodo ametista. O Sol da manhã ou a luz da Lua também são meios eficazes, e mais fáceis de encontrar.

Evite sempre a sobre-exposição ao Sol quente a todo o custo. Isto fará com que o quartzo rosa pareça enfadonho e manchado.

💡 É bom saber: se, por acaso, a sua pedra perder a sua cor, pode voltar a ficar bem à sombra durante o máximo de tempo possível. A água de rosas também lhe dá uma boa dose de frescura.


► O quartzo rosa já não tem mais segredos para si. Será seduzido/a? Descubra qual é a pedra correspondente ao seu mês de nascimento?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Pedras preciosas partidas

Com o tempo, ou após haver caído, uma pedra preciosa pode partir-se. As suas cores desvanecem-se se absorver demasiada energia e racha quando sente que serviu o seu propósito. O desgaste natural ou acidental não é mau presságio. Por outro lado, a sua utilização está comprometida. O que fazer para evitar que esta perca os seus poderes?

Medicina chinesa: quais são os 12 meridianos?

Na medicina chinesa, os meridianos são os canais através dos quais a energia flui por todo o nosso corpo. Utilizada na acupuntura, a estimulação destes meridianos regula e equilibra o fluxo energético para os vários órgãos do corpo.

Jaspe vermelho

Muito conhecido em todo o mundo, o jaspe vermelho é também utilizado na litoterapia. De facto, é uma pedra relativamente comum, de origem vulcânica ou sedimentar, utilizada desde a Pré-história para a concepção de armas. As virtudes são contudo reconhecidas e os seus poderes são poderosos… Conheça as virtudes e propriedades da pedra da fertilidade.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?