As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. A amazonite foi utilizada pela primeira vez nos tempos antigos e tem continuado a demonstrar as suas virtudes e a surpreender-nos desde então.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).
Cor: verde, azul turquesa opaco ou translúcido Sistema cristalino: triclinic Composição: feldspato, silicato de alumínio e potássio Signo astrológico: Sagitário e Peixes Preço: a partir de 6 euros (pode variar enormemente e chegar aos 1500 euros, dependendo do peso da pedra) |
Origens da amazonite: origens diversas
A pedra amazonite tem vários depósitos, os mais famosos dos quais se encontram na África do Sul, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Etiópia, Finlândia, Índia e Rússia. Por conseguinte, é bastante fácil de a encontrar, mas as circunstâncias da sua descoberta permanecem um mistério.
A história conta que foi descoberta pela primeira vez perto do rio Amazonas, do qual toma o seu nome. No entanto, os estudos realizados sobre este assunto mostraram que não existiam depósitos de amazonite nesta região. O mineral foi portanto confundido com algo mais! De todos os modos, a sua cor lembra-nos as águas azul turquesa do rio, pelo que a pedra manterá o seu nome apesar desta infeliz confusão.
Amazonite: uma pedra muito apreciada na Antiguidade
A pedra amazonite foi utilizada pela primeira vez na Antiguidade, 3000 anos antes da nossa era. Foi encontrada no Egito, Índia, Mesopotâmia e Sudão. No Egito, a amazonite era amplamente utilizada para a joalharia. O anel de escaravelho encontrado no túmulo de Tutankhamon é a prova disso!
Na Mesopotâmia, a amazonite também tinha um lugar importante desde que foi associada a Tiamat, a deusa dos oceanos e da água sagrada. Tinha a virtude de prevenir o caos. Os gregos usaram a amazonite para decorar os seus escudos e sobretudo para os proteger, tal como as guerreiras amazônicas femininas.
A amazonite é de facto conhecida como a “pedra das Amazonas”. Os amerindiso do Rio Negro disseram que vinham da “terra das mulheres sem homens”. Esta pedra convida, portanto, à autonomia e ajuda-o/a a tomar a sua vida em mãos, desprendendo-se de sentimentos negativos. Ajuda-o/a a perceber que não precisa de ninguém.
>> Depressão: Terapia ou Antidepressivos?
Atualmente, a amazonite é utilizada principalmente pelas suas propriedades, mas também na joalharia, tal como os egípcios faziam. Muitos anéis, pingentes, pulseiras ou colares de pérolas são feitos de amazonite.
Uma pedra que cura: as virtudes da amazonite
As pedras preciosas são conhecidas pelos seus benefícios físicos e psicológicos. É portanto possível curar-se a si mesmo/a. A amazonite é útil para:
- Ajudar a despertar a alegria de viver e não levar tudo a sério
- Reencontrar a sua criança interior
- Lutar contra a depressão
- Encorajar o contato humano e a espontaneidade
- Acalmar o sistema nervoso
- Combater o stress
- Tonificar a circulação sanguínea
- Reduzir as cãibras e rigidez devido à artrite
- Absorver o cálcio
- Prevenir as cavidades
- Suavizar as infeções cutâneas
⚠ Sabia disso?
Para além de o/a acalmar emocional e fisicamente, a pedra amazonite pode purificar o seu interior… Tem o poder de remover energias eletromagnéticas e eletrostáticas emitidas pelos nossos telefones e computadores, entre outros.
Como purificar e recarregar a turquesa?
Para purificar a amazonite antes de uma sessão de litoterapia, basta lavá-la com água desmineralizada. Logo, utilize um aglomerado de quartzo ou ametista para a recarregar.
Se não tiver água desmineralizada disponível, a água da chuva também serve. Lembre-se de recolher algum ou esperar até que o tempo não esteja ensolarado!
Agora a amazonite não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:
► A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento
► Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?