Depressão: Terapia ou Antidepressivos?

Atualizado no dia por Lena Almeida

Por vezes a vida coloca no nosso caminho obstáculos que são duros demais a suportar… Eles interferem na nossa saúde e a depressão abate-se sobre nós…

Cada vez se fala mais na depressão, cada vez mais pessoas no mundo sofrem da doença por várias razões: doença de familiares, perda de emprego, divórcio, desgosto amoroso, luto…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Doença silenciosa, a depressão vem quando menos se espera… De uma pequena falta de motivação, podemos passar rapidamente para um estado onde não nos é sequer possível sair da cama.



Quais os Signos que se sentem mais deprimidos?



É necessário estarmos alerta, não só para nós mesmos, mas também para todas as pessoas que nos rodeiam que poderão precisar de ajuda mas não ousarão pedir!

Venha descobrir como poderá lutar contra uma das doenças do século!

 

😞 Quais são os sintomas da depressão? 😞

É acima, de tudo, necessário consultar um médico, porque só o mesmo lhe poderá garantir se está em depressão ou se se trata de um estado passageiro de desmotivação.

 

A depressão caracteriza-se por:

- Humor depressivo (pessimismo, visão negativa do presente, do futuro e/ou de si mesmo/a);

- Perda de interesse geral;

- Cansaço;

- Alterações de peso;

- Insónias e/ou dificuldade de concentração;

- Desvalorização, culpa, arrependimento, remorsos…

 

Como poderá curar-se?

Antidepressivos

Quando deverá tomar antidepressivos?

Os antidepressivos, tal como o nome indica são medicamentos que poderão ser utilizados, unicamente com receita médica. É necessário que o médico faça um diagnóstico e receite, durante um curto período os antidepressivos que poderão auxiliar o/a paciente.  

Os antidepressivos não resolvem o fundo do problema, mas, ajudá-lo/a-ão a sentir-se melhor, a conseguir trabalhar, conviver, a acalmar as manifestações físicas da depressão.


Terapias

O que é a Psicanálise?

A psicanálise poderá ser feita durante ou depois do tratamento medicamentoso. É extremamente importante pois ajudará o/a paciente a explorar o problema e perceber como o mesmo se despoletou. 

O/a paciente deve entender que esta ajuda não pode ser negligenciada.


A Aliança: Antidepressivos e Terapia 

Para fazer face a um estado depressivo é necessário conjugar os medicamentos e a terapia. É importante compreender que a depressão é uma verdadeira doença, não se trata de um simples “capricho” do/a paciente e tem que ser tratada para não piorar.

Assim sendo, enquanto os medicamentos ajudarão a acalmar os efeitos físicos e psicológicos da doença, a psicoterapia, ajudará o/a paciente a compreender porque é que a depressão se desencadeou e em que estado é que se encontra.

A compreensão e aceitação da origem do problema, permitirá a paciente e especialista encontrarem a solução e a cura.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Sofrologia e relaxamento

A vida por vezes põe-nos à prova e o stress e a fadiga acumulam-se diariamente. Alguns dias é difícil sentir-se realizado e ter confiança em si mesmo. Quaisquer que sejam os problemas que encontra, a sofrologia ajuda-o/a a relaxar, a gerir as suas ansiedades e a colocar o seu corpo e mente em harmonia.

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Artigos favoritos

Horas iguais 10h10: a roda da sorte girará a seu favor

Quando chega a hora da pausa da manhã, olha para o relógio e vê novamente a hora 10h10? As horas iguais trazem símbolos e um significado próprio. É também uma forma do seu Anjo lhe enviar uma mensagem. Portanto, é altura de descobrir o que está por detrás das 10h10.

Horas iguais 18h18: prosperidade garantida

Na superfície, uma hora igual parece bastante banal, e no entanto esconde um significado profundo que não é de todo aleatório... Sabia que uma mensagem do seu anjo da guarda está escondida atrás da hora 18h18? Descubra mais sobre a simbologia desta hora.

Horas iguais 02h02: recuar para avançar...

Costuma ver a hora 02h02 regularmente? Será apenas uma coincidência ou o seu Anjo da Guarda quererá transmitir-lhe uma mensagem? E que mensagem será? Como impactará a sua vida?

Horas iguais 16h16: mais positivismo...

Já fez uma pausa para beber um café, um para ver um programa e viu a hora 16h16? Será que é algo para prestar mesmo atenção? Sim claro! As horas iguais como as 16h16 são misteriosas, e trazem com elas mensagens do seu Anjo da Guarda… Mas qual será a mensagem que não deverá negligenciar?

Horas iguais 01h01: alguém o/a ama secretamente

Se se deita tarde ou acorda regularmente à noite, provavelmente já olhou para o seu relógio e se deparou várias vezes com a hora 01h01. Não veja isso como uma mera coincidência, isto acontece porque o seu Anjo da Guarda lhe pretende transmitir uma mensagem. Assim sendo, descubra, sem mais tardar, o significado da hora 01h01.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!