Cada vez se fala mais na depressão, cada vez mais pessoas no mundo sofrem da doença por várias razões: doença de familiares, perda de emprego, divórcio, desgosto amoroso, luto…
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
Doença silenciosa, a depressão vem quando menos se espera… De uma pequena falta de motivação, podemos passar rapidamente para um estado onde não nos é sequer possível sair da cama.
Quais os Signos que se sentem mais deprimidos?
É necessário estarmos alerta, não só para nós mesmos, mas também para todas as pessoas que nos rodeiam que poderão precisar de ajuda mas não ousarão pedir!
Venha descobrir como poderá lutar contra uma das doenças do século!
😞 Quais são os sintomas da depressão? 😞
É acima, de tudo, necessário consultar um médico, porque só o mesmo lhe poderá garantir se está em depressão ou se se trata de um estado passageiro de desmotivação.
A depressão caracteriza-se por:
- Humor depressivo (pessimismo, visão negativa do presente, do futuro e/ou de si mesmo/a);
- Perda de interesse geral;
- Cansaço;
- Alterações de peso;
- Insónias e/ou dificuldade de concentração;
- Desvalorização, culpa, arrependimento, remorsos…
Como poderá curar-se?
Antidepressivos
Quando deverá tomar antidepressivos?
Os antidepressivos, tal como o nome indica são medicamentos que poderão ser utilizados, unicamente com receita médica. É necessário que o médico faça um diagnóstico e receite, durante um curto período os antidepressivos que poderão auxiliar o/a paciente.
Os antidepressivos não resolvem o fundo do problema, mas, ajudá-lo/a-ão a sentir-se melhor, a conseguir trabalhar, conviver, a acalmar as manifestações físicas da depressão.
Terapias
O que é a Psicanálise?
A psicanálise poderá ser feita durante ou depois do tratamento medicamentoso. É extremamente importante pois ajudará o/a paciente a explorar o problema e perceber como o mesmo se despoletou.
O/a paciente deve entender que esta ajuda não pode ser negligenciada.
A Aliança: Antidepressivos e Terapia
Para fazer face a um estado depressivo é necessário conjugar os medicamentos e a terapia. É importante compreender que a depressão é uma verdadeira doença, não se trata de um simples “capricho” do/a paciente e tem que ser tratada para não piorar.
Assim sendo, enquanto os medicamentos ajudarão a acalmar os efeitos físicos e psicológicos da doença, a psicoterapia, ajudará o/a paciente a compreender porque é que a depressão se desencadeou e em que estado é que se encontra.
A compreensão e aceitação da origem do problema, permitirá a paciente e especialista encontrarem a solução e a cura.