Depressão: Terapia ou Antidepressivos?

Atualizado no dia por Lena Almeida

Por vezes a vida coloca no nosso caminho obstáculos que são duros demais a suportar… Eles interferem na nossa saúde e a depressão abate-se sobre nós…

Cada vez se fala mais na depressão, cada vez mais pessoas no mundo sofrem da doença por várias razões: doença de familiares, perda de emprego, divórcio, desgosto amoroso, luto…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Doença silenciosa, a depressão vem quando menos se espera… De uma pequena falta de motivação, podemos passar rapidamente para um estado onde não nos é sequer possível sair da cama.



Quais os Signos que se sentem mais deprimidos?



É necessário estarmos alerta, não só para nós mesmos, mas também para todas as pessoas que nos rodeiam que poderão precisar de ajuda mas não ousarão pedir!

Venha descobrir como poderá lutar contra uma das doenças do século!

 

😞 Quais são os sintomas da depressão? 😞

É acima, de tudo, necessário consultar um médico, porque só o mesmo lhe poderá garantir se está em depressão ou se se trata de um estado passageiro de desmotivação.

 

A depressão caracteriza-se por:

- Humor depressivo (pessimismo, visão negativa do presente, do futuro e/ou de si mesmo/a);

- Perda de interesse geral;

- Cansaço;

- Alterações de peso;

- Insónias e/ou dificuldade de concentração;

- Desvalorização, culpa, arrependimento, remorsos…

 

Como poderá curar-se?

Antidepressivos

Quando deverá tomar antidepressivos?

Os antidepressivos, tal como o nome indica são medicamentos que poderão ser utilizados, unicamente com receita médica. É necessário que o médico faça um diagnóstico e receite, durante um curto período os antidepressivos que poderão auxiliar o/a paciente.  

Os antidepressivos não resolvem o fundo do problema, mas, ajudá-lo/a-ão a sentir-se melhor, a conseguir trabalhar, conviver, a acalmar as manifestações físicas da depressão.


Terapias

O que é a Psicanálise?

A psicanálise poderá ser feita durante ou depois do tratamento medicamentoso. É extremamente importante pois ajudará o/a paciente a explorar o problema e perceber como o mesmo se despoletou. 

O/a paciente deve entender que esta ajuda não pode ser negligenciada.


A Aliança: Antidepressivos e Terapia 

Para fazer face a um estado depressivo é necessário conjugar os medicamentos e a terapia. É importante compreender que a depressão é uma verdadeira doença, não se trata de um simples “capricho” do/a paciente e tem que ser tratada para não piorar.

Assim sendo, enquanto os medicamentos ajudarão a acalmar os efeitos físicos e psicológicos da doença, a psicoterapia, ajudará o/a paciente a compreender porque é que a depressão se desencadeou e em que estado é que se encontra.

A compreensão e aceitação da origem do problema, permitirá a paciente e especialista encontrarem a solução e a cura.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

É yin ou yang?

Yin e yang são uma parte integrante da medicina tradicional chinesa. Yin e yang não existem um sem o outro. São opostos, mas complementam-se mutuamente. Ambos encontram-se na raça humana, mas alguns são mais yin do que yang. Qual deles domina em si?

Artigos favoritos

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Sabe qual é a Flor do seu Signo?

Sabia que Signo tem a sua própria flor? Aquela que caracteriza e que conquistará os/as respetivos/as nativos/as sem dificuldade... Qual será então, a flor mais adequada para si ou para a sua cara-metade? Venha descobrir...

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Labradorite: virtudes e propriedades da pedra protetora

Com cores inimitáveis, metálico, azul, verde e dourado, o labradorite seduz tanto como fascina. Mas para além da sua grande beleza, tem muitas propriedades que o tornam uma pedra tão espantosa quando indispensável. Descubra sem mais delongas todos os segredos desta pedra.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?