5 dicas para equilibrar o trabalho e a vida pessoal

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

O trabalho tende a ocupar demasiado tempo na nossa vida pessoal, ao ponto de por vezes, negligenciarmos refeições familiares, passeios românticos, saídas com os amigos ou simplesmente o nosso bem estar, o que não é bom para a saúde! Descubram aqui 5 dicas para conciliarem o vosso trabalho e a vossa vida pessoal.

O mundo no qual vivemos tem mudado bastante e tem impactado o nosso dia-a-dia. Conciliar o trabalho e a vida pessoal tornou-se cada vez mais difícil, até porque o trabalho tem vindo a ocupar um lugar imenso na vida do ser humano. Descubra os nossos conselhos para poder conciliar facilmente a sua vida profissional com a sua vida pessoal.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Como conciliar vida profissional e vida pessoal?


1. Enumere as suas prioridades

Entre as atividades desportivas dos seus filhos, os seus compromissos ou até mesmo a roupa que tem de lavar, para além das suas horas de trabalho, não sabe como gerir o restante? Enumere as suas prioridades e antecipe. Afinal, aquela consulta de rotina é mais importante que a roupa suja que poderá certamente tratar mais tarde…

Para o/a ajudar, faça um planning ou uma lista de tarefas para gerir melhor o seu tempo. Isto dar-lhe-á uma visão geral e poderá ver mais claramente o que é urgente e o que pode esperar. E acima de tudo, após haver terminado o que tinha para fazer risque-o da lista, sentir-se-á bem!


2. Acorde mais cedo

Os dias ocupados deixam-no/a exausto/a, por isso é normal que para si, este conselho pareça descabido. Não tem tempo para praticar um desporto, leva os seus filhos à escola sempre com receio de chegar atrasado/a… pior, chega ao trabalho cansado/a e stressado/a por ter corrido desde que acordou de forma a fazer tudo para chegar a horas.

Tente, pelo menos, acordar meia hora mais cedo do que o habitual 3 manhãs por semana. Aproveite o tempo para se exercitar um pouco, ler, tomar um bom pequeno-almoço serenamente, meditar ou fazer todas aquelas coisas que não tem tempo para fazer à noite quando chega a casa.


3. Tire tempo para si mesmo/a

Lembra-se dos bons velhos tempos quando costumava ir ao cinema ou beber um pequeno café com os seus amigos? Agora os seus amigos não o/a convidam mais para almoçar e nem sequer se lembra mais do último banho relaxante que tomou.

Chegou a hora de agir! Tente concentrar-se mais em si. Telefone aos seus pais, vá a um restaurante, vá ao salão de beleza, vá ao ginásio, etc. Resumindo, tire tempo para fazer algo que o/a faça sentir bem!


4. Deixe o trabalho no trabalho

Nem sempre é fácil. Os novos métodos de trabalho incentivam-nos a estarmos constantemente conectados/as e a trabalhar… Mas é preciso desligar de vez em quando o seu computador e o seu telemóvel profissional para poder desfrutar plenamente do seu tempo livre.

Tome a decisão de não trazer trabalho para casa para ter mais tempo na sua vida pessoal. "Abandone" o seu trabalho e consagre tempo às atividades com os seus familiares, com a sua cara-metade ou amigos. Não hesite em comentar o que se passou no seu trabalho para que possam ser mais compreensivos/as consigo.


5. Delegue e poupe tempo

Não hesite a delegar, especialmente em casa ou no trabalho. Provavelmente terá alguém de confiança que poderá ir buscar os seus filhos à escola, ir buscar as suas encomendas ou ir tratar de outros assuntos...

Não se esqueça de todas aquelas coisas que o/a podem ajudar a poupar tempo: faça as suas compras no drive, trate dos seus assuntos por email, prepare as suas refeições semanais durante o fim-de-semana e tente encontrar o maior número de serviços perto do seu local de trabalho para evitar que se desloque muito.



"O dever e o prazer no trabalho devem e precisam andar de mãos dadas, mas nunca sequestrar o seu tempo com a família." Domingos Massa



Agora sabe como equilibrar o seu trabalho e a sua vida pessoal. Veja também como gerir o amor no trabalho...

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Actualidades

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Artigos favoritos

Horas iguais 10h10: a roda da sorte girará a seu favor

Quando chega a hora da pausa da manhã, olha para o relógio e vê novamente a hora 10h10? As horas iguais trazem símbolos e um significado próprio. É também uma forma do seu Anjo lhe enviar uma mensagem. Portanto, é altura de descobrir o que está por detrás das 10h10.

Horas iguais 18h18: prosperidade garantida

Na superfície, uma hora igual parece bastante banal, e no entanto esconde um significado profundo que não é de todo aleatório... Sabia que uma mensagem do seu anjo da guarda está escondida atrás da hora 18h18? Descubra mais sobre a simbologia desta hora.

Horas iguais 02h02: recuar para avançar...

Costuma ver a hora 02h02 regularmente? Será apenas uma coincidência ou o seu Anjo da Guarda quererá transmitir-lhe uma mensagem? E que mensagem será? Como impactará a sua vida?

Horas iguais 16h16: mais positivismo...

Já fez uma pausa para beber um café, um para ver um programa e viu a hora 16h16? Será que é algo para prestar mesmo atenção? Sim claro! As horas iguais como as 16h16 são misteriosas, e trazem com elas mensagens do seu Anjo da Guarda… Mas qual será a mensagem que não deverá negligenciar?

Horas iguais 01h01: alguém o/a ama secretamente

Se se deita tarde ou acorda regularmente à noite, provavelmente já olhou para o seu relógio e se deparou várias vezes com a hora 01h01. Não veja isso como uma mera coincidência, isto acontece porque o seu Anjo da Guarda lhe pretende transmitir uma mensagem. Assim sendo, descubra, sem mais tardar, o significado da hora 01h01.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!