O mundo no qual vivemos tem mudado bastante e tem impactado o nosso dia-a-dia. Conciliar o trabalho e a vida pessoal tornou-se cada vez mais difícil, até porque o trabalho tem vindo a ocupar um lugar imenso na vida do ser humano. Descubra os nossos conselhos para poder conciliar facilmente a sua vida profissional com a sua vida pessoal.
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5 dicas para equilibrar o trabalho e a vida pessoal
1. Enumere as suas prioridades
Entre as atividades desportivas dos seus filhos, os seus compromissos ou até mesmo a roupa que tem de lavar, para além das suas horas de trabalho, não sabe como gerir o restante? Enumere as suas prioridades e antecipe. Afinal, aquela consulta de rotina é mais importante que a roupa suja que poderá certamente tratar mais tarde…
Para o/a ajudar, faça um planning ou uma lista de tarefas para gerir melhor o seu tempo. Isto dar-lhe-á uma visão geral e poderá ver mais claramente o que é urgente e o que pode esperar. E acima de tudo, após haver terminado o que tinha para fazer risque-o da lista, sentir-se-á bem!
2. Acorde mais cedo
Os dias ocupados deixam-no/a exausto/a, por isso é normal que para si, este conselho pareça descabido. Não tem tempo para praticar um desporto, leva os seus filhos à escola sempre com receio de chegar atrasado/a… pior, chega ao trabalho cansado/a e stressado/a por ter corrido desde que acordou de forma a fazer tudo para chegar a horas.
Tente, pelo menos, acordar meia hora mais cedo do que o habitual 3 manhãs por semana. Aproveite o tempo para se exercitar um pouco, ler, tomar um bom pequeno-almoço serenamente, meditar ou fazer todas aquelas coisas que não tem tempo para fazer à noite quando chega a casa.
3. Tire tempo para si mesmo/a
Lembra-se dos bons velhos tempos quando costumava ir ao cinema ou beber um pequeno café com os seus amigos? Agora os seus amigos não o/a convidam mais para almoçar e nem sequer se lembra mais do último banho relaxante que tomou.
Chegou a hora de agir! Tente concentrar-se mais em si. Telefone aos seus pais, vá a um restaurante, vá ao salão de beleza, vá ao ginásio, etc. Resumindo, tire tempo para fazer algo que o/a faça sentir bem!
4. Deixe o trabalho no trabalho
Nem sempre é fácil. Os novos métodos de trabalho incentivam-nos a estarmos constantemente conectados/as e a trabalhar… Mas é preciso desligar de vez em quando o seu computador e o seu telemóvel profissional para poder desfrutar plenamente do seu tempo livre.
Tome a decisão de não trazer trabalho para casa para ter mais tempo na sua vida pessoal. "Abandone" o seu trabalho e consagre tempo às atividades com os seus familiares, com a sua cara-metade ou amigos. Não hesite em comentar o que se passou no seu trabalho para que possam ser mais compreensivos/as consigo.
5. Delegue e poupe tempo
Não hesite a delegar, especialmente em casa ou no trabalho. Provavelmente terá alguém de confiança que poderá ir buscar os seus filhos à escola, ir buscar as suas encomendas ou ir tratar de outros assuntos...
Não se esqueça de todas aquelas coisas que o/a podem ajudar a poupar tempo: faça as suas compras no drive, trate dos seus assuntos por email, prepare as suas refeições semanais durante o fim-de-semana e tente encontrar o maior número de serviços perto do seu local de trabalho para evitar que se desloque muito.
"O dever e o prazer no trabalho devem e precisam andar de mãos dadas, mas nunca sequestrar o seu tempo com a família." - Domingos Massa
Agora sabe como equilibrar o seu trabalho e a sua vida pessoal. Veja também como gerir o amor no trabalho...