Quando se sabe que muitos casais se formam no local de trabalho e que muitas dessas histórias de amor perduram, a questão “Posso misturar amor e trabalho?” coloca-se sem sombra de dúvida.
Se observamos com atenção, é muito mais fácil encontrar a cara-metade na empresa em que se trabalha do que na internet.
Mas, quando encontramos o amor no local de trabalho, devemos estar conscientes que poderão existir certas contrariedades que devemos enfrentar: uma baixa na produtividade, crises de ciúmes, ataques de nervos, misturar problemas pessoais com profissionais, etc…
Enfim, se estiver tentado/a em viver esta experiência, deve tentar ser o mais discreto/a possível e agir como se de nada fosse. Descubra as três regras de ouro, imprescindíveis para que a sua história de amor no trabalho sobreviva.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).
Amor, Trabalho e Produtividade
Por vezes, certas empresas veem com maus olhos as relações que começam no local de trabalho e algumas chegam mesmo a proibi-las.
Para elas, o amor e o trabalho são incompatíveis e podemos dizer que os argumentos que as mesmas defendem são de peso: efeitos de uma rutura dolorosa; comentários dos colegas de trabalho; boatos; brigas; gozos, etc.
Assim sendo, antes de se lançar, deve assegurar-se que é mesmo compatível com essa pessoa.
Quanto à opinião dos psicólogos, estes asseguram que o amor aumenta a produtividade e o investimento no trabalho.
Romance no trabalho: 3 regras de Ouro
É tarde demais? Já se apaixonou pelo/a seu/sua colega de trabalho?
- Reflita e coloque as boas questões: Será que vale a pena? Pensa que consegue gerir a situação? Existe uma hierarquia entre vocês? A vossa história pode influenciar negativamente as vossas relações profissionais ou o vosso cargo na empresa?
- Aja como se não se passasse absolutamente nada: não é evidente, e claro que é difícil; mas esta é a regra de base. Faça com que ninguém conheça a vossa relação. Evite as conversas privadas e os olhares reveladores no local de trabalho.
- Sempre profissional sejam quais forem as circunstâncias: aconteça o que acontecer nunca se esqueça do cargo que ocupa e que deve deixar a sua relação fora do local de trabalho. Lembre-se que a sua relação não deve influenciar os seus julgamentos e as suas competências.
Quais os signos que conseguem gerir melhor esta situação?
Todos os signos são mais ou menos aptos a gerir a situação, o interessante é que cada um tem uma maneira diferente de gerir:
Signos de Fogo
(Carneiro, Leão, Sagitário)
Não pensam duas vezes quando se apaixonam no local de trabalho. Seguem a sua paixão, mas não gerem muito bem a situação ao quotidiano...
Poderão fazer crises de ciúmes, ou ao contrário, levar problemas de trabalho para casa. Prudência!
Signos de Ar
(Gémeos, Balança, Virgem)
São os mais aptos a gerir este tipo de situações particulares. Adaptam-se e conseguem passar de colega de trabalho a cara-metade sem problemas.
Podemos mesmo dizer que isto os diverte, visto que consideram que são atores, com a sua personagem.
Signos de Água
(Caranguejo, Escorpião, Peixes)
Têm imensas dificuldades emocionais em separar trabalho e amor. Se a sua cara-metade comenta algum feito ou gesto, é a crise.
É necessário ter muito cuidado já que os signos de água reagem de maneira extremamente afetiva e podem perder o emprego e/ou a sua cara-metade!
Signos de Terra
(Touro, Virgem, Capricórnio)
Evitam, normalmente, este tipo de situações.
Mas, se acontecer, não aceitarão a situação fazendo tudo para esquecer a pessoa em questão ou poderão mudar de emprego ou de empresa para não sacrificar a história de amor.
Quer saber se ele/a é a sua cara metade?