Emanuel Swedenborg e as suas visões
Emanuel Swedenborg deixou-nos uma obra importante onde descreve de forma detalhada as suas viagens espirituais e as lições que dali retirou. Estas visões tiveram um impacto considerável em inúmeros pensadores da época, bem como nas gerações seguintes.
Viveu a sua transformação mística a partir de 1744, quando estava em Inglaterra. Tinha então cerca de 55 anos. Relatou ter tido então visões e sonhos intensos. Escreveu as suas experiências no seu diário espiritual, anotando que teve conversas com anjos, demónios e outros seres espirituais. Relatou também ter tido visões do Cristo que o teria encarregado de uma nova missão: escrever sobre o mundo espiritual e fornecer uma nova interpretação da Bíblia. Declarou até ter sido pessoalmente conduzido por Deus, que lhe teria dado a oportunidade de visitar o paraíso e o inferno e de falar aos anjos e aos espíritos.
Outros mundos
Na sua obra, Swedenborg descreveu três céus, ordenados segundo a proximidade com Deus: o céu superior, o céu intermédio e o céu inferior. Descreveu também um inferno em vários níveis. Segundo ele, estes mundos eram locais muito concretos e realistas, com as suas paisagens, edifícios e até comunidades de seres espirituais. Para Swedenborg, cada ser humano tinha um duplo espiritual que vivia nestes mundos.
Um dos ensinamentos mais importantes de Emanuel Swedenborg relaciona-se com a ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico. Segundo ele, tudo o que existe no mundo físico tem uma correspondência espiritual. Assim, os acontecimentos na nossa vida não são apenas acidentes isolados mas têm um sentido e uma importância espiritual.
O Mundo espiritual segundo Swedenborg
Para Swedenborg, o mundo espiritual não era uma realidade longínqua e abstrata, mas uma dimensão viva que influencia ativamente as nossas vidas quotidianas. Ele explicou que os nossos pensamentos, sentimentos e ações têm um impacto direto na nossa vida espiritual.
Segundo ele, cada indivíduo estava conectado a este mundo espiritual e poderia interagir com os seres que ali habitavam. Seriam estas interações que influenciavam a nossa vida, as nossas escolhas e o nosso destino.
✨ Porque é que a espiritualidade afeta toda a gente?
Uma certa ideia da morteEle também apresentou ideias revolucionárias relativas à morte e ao além. Afirmou que a morte não era um fim, mas uma transição, e que a nossa consciência sobrevive à morte do corpo físico. Segundo ele, depois da morte, continuamos a viver no mundo espiritual e somos julgados pelo amor e a verdade que encarnamos na nossa vida.
|
As suas visões e ensinamentos influenciaram muito várias correntes do pensamento religioso e filosófico, nomeadamente o espiritualismo, o misticismo cristão, o transcendentalismo e a teosofia.
O legado de Swedenborg
Depois da viragem para o mundo espiritual, Emanuel Swedenborg consagrou o resto da sua vida a escrever obras teológicas e místicas baseadas nas suas experiências espirituais. Escreveu inúmeras obras, incluindo Arcanos Celestes, uma análise em vários volumes do significado espiritual da Génese e o Êxodo, e Céu e Inferno, uma descrição detalhada do além baseada nas suas visões.
Também propôs uma teoria cristã diferente, insistindo no amor de Deus, nos valores da caridade e da bondade e na necessidade de praticar o amor ao próximo 💗. Além disso, recusava várias doutrinas cristãs tradicionais como a Trindade de três pessoas distintas e propôs uma Trindade com três aspetos de Deus numa única pessoa.
⛪ Os ensinamentos de Swedenborg formaram a base da Nova Igreja, também conhecida por swedenborgianismo que foi fundada após a sua morte. Hoje, a sua obra continua a influenciar várias correntes espirituais e místicas.
Conselho da redação: abraçar a sua própria espiritualidadeO impacto de Swedenborg no mundo espiritual é enorme. As suas visões e ensinamentos continuam a inspirar e a influenciar centenas de pessoas pelo mundo. O seu legado recorda-nos a importância do poder do espírito e a possibilidade de explorar os mundos invisíveis. Todos podemos abrir a nossa mente para deixar entrar a espiritualidade. Mas se no seu percurso sentir necessidade de ser aconselhado/a, consulte um/a dos/as nossos/as especialistas que o/a ajudarão.
|
Leia também:
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorLenaAlmeida !
Faça uma pergunta para Lena
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário