Emanuel Swedenborg: místico dos mundos espirituais

Atualizado no dia por Lena Almeida

Emanuel Swedenborg, teólogo e místico sueco, marcou a história espiritual. As suas visões do mundo espiritual podem ser uma fonte de inspiração para quem hoje tenta perceber as energias que nos rodeiam e canalizar a sua própria intuição.

Emanuel Swedenborg: místico dos mundos espirituais

Quem era Emanuel Swedenborg?

Emanuel Swedenborg nasceu em 1688 e contribuiu imenso para o desenvolvimento da filosofia, da teologia e do misticismo no século XVIII. Apaixonado pelas dimensões invisíveis da realidade, este génio de múltiplos talentos soube fazer a ligação entre a ciência, a filosofia e a espiritualidade. 

Um homem com um percurso único

Swedenborg era um erudito com múltiplos talentos, nomeadamente na área científica. Começou por ter uma carreira em engenharia antes de se virar para a espiritualidade. 📔Publicou várias grandes obras em diferentes áreas do conhecimento, do cálculo diferencial à metalurgia, passando pela filosofia ou ainda pela balística, antes de se virar para os mundos espirituais.

Na verdade, Emanuel Swedenborg viveu uma verdadeira transformação espiritual a meio da sua vida. Pretendia ter visões e comunicar com os anjos, os demónios e outros espíritos. Consagrou o resto da sua vida a transcrever estas experiências espirituais na sua obra que é de grande riqueza, tal como a de Hildegard von Bingen.

Ao longo deste período, apesar das afirmações extraordinárias, continuou a viver uma vida relativamente normal e respeitando a sociedade sueca, sendo até membro do parlamento sueco.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Emanuel Swedenborg e as suas visões

Emanuel Swedenborg deixou-nos uma obra importante onde descreve de forma detalhada as suas viagens espirituais e as lições que dali retirou. Estas visões tiveram um impacto considerável em inúmeros pensadores da época, bem como nas gerações seguintes.

Viveu a sua transformação mística a partir de 1744, quando estava em Inglaterra. Tinha então cerca de 55 anos. Relatou ter tido então visões e sonhos intensos. Escreveu as suas experiências no seu diário espiritual, anotando que teve conversas com anjos, demónios e outros seres espirituais. Relatou também ter tido visões do Cristo que o teria encarregado de uma nova missão: escrever sobre o mundo espiritual e fornecer uma nova interpretação da Bíblia. Declarou até ter sido pessoalmente conduzido por Deus, que lhe teria dado a oportunidade de visitar o paraíso e o inferno e de falar aos anjos e aos espíritos.

Outros mundos

Na sua obra, Swedenborg descreveu três céus, ordenados segundo a proximidade com Deus: o céu superior, o céu intermédio e o céu inferior. Descreveu também um inferno em vários níveis. Segundo ele, estes mundos eram locais muito concretos e realistas, com as suas paisagens, edifícios e até comunidades de seres espirituais. Para Swedenborg, cada ser humano tinha um duplo espiritual que vivia nestes mundos.

Um dos ensinamentos mais importantes de Emanuel Swedenborg relaciona-se com a ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico. Segundo ele, tudo o que existe no mundo físico tem uma correspondência espiritual. Assim, os acontecimentos na nossa vida não são apenas acidentes isolados mas têm um sentido e uma importância espiritual.

O Mundo espiritual segundo Swedenborg

Para Swedenborg, o mundo espiritual não era uma realidade longínqua e abstrata, mas uma dimensão viva que influencia ativamente as nossas vidas quotidianas. Ele explicou que os nossos pensamentos, sentimentos e ações têm um impacto direto na nossa vida espiritual.

Segundo ele, cada indivíduo estava conectado a este mundo espiritual e poderia interagir com os seres que ali habitavam. Seriam estas interações que influenciavam a nossa vida, as nossas escolhas e o nosso destino.

 Porque é que a espiritualidade afeta toda a gente? 

Uma certa ideia da morte

Ele também apresentou ideias revolucionárias relativas à morte e ao além. Afirmou que a morte não era um fim, mas uma transição, e que a nossa consciência sobrevive à morte do corpo físico. Segundo ele, depois da morte, continuamos a viver no mundo espiritual e somos julgados pelo amor e a verdade que encarnamos na nossa vida.

Emanuel Swedenborg et ses enseignementsAs suas visões e ensinamentos influenciaram muito várias correntes do pensamento religioso e filosófico, nomeadamente o espiritualismo, o misticismo cristão, o transcendentalismo e a teosofia.

O legado de Swedenborg

Depois da viragem para o mundo espiritual, Emanuel Swedenborg consagrou o resto da sua vida a escrever obras teológicas e místicas baseadas nas suas experiências espirituais. Escreveu inúmeras obras, incluindo Arcanos Celestes, uma análise em vários volumes do significado espiritual da Génese e o Êxodo, e Céu e Inferno, uma descrição detalhada do além baseada nas suas visões.

Também propôs uma teoria cristã diferente, insistindo no amor de Deus, nos valores da caridade e da bondade e na necessidade de praticar o amor ao próximo 💗. Além disso, recusava várias doutrinas cristãs tradicionais como a Trindade de três pessoas distintas e propôs uma Trindade com três aspetos de Deus numa única pessoa.

⛪ Os ensinamentos de Swedenborg formaram a base da Nova Igreja, também conhecida por  swedenborgianismo que foi fundada após a sua morte. Hoje, a sua obra continua a influenciar várias correntes espirituais e místicas.

Conselho da redação: abraçar a sua própria espiritualidade

O impacto de Swedenborg no mundo espiritual é enorme. As suas visões e ensinamentos continuam a inspirar e a influenciar centenas de pessoas pelo mundo. O seu legado recorda-nos a importância do poder do espírito e a possibilidade de explorar os mundos invisíveis. Todos podemos abrir a nossa mente para deixar entrar a espiritualidade. Mas se no seu percurso sentir necessidade de ser aconselhado/a, consulte um/a dos/as nossos/as especialistas que o/a ajudarão.


Leia também:

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena que me interessei pela astrologia. Não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada. Hoje, espero ...

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Últimos artigos

Como não influenciar o seu pêndulo? 5 conselhos

O pêndulo é um fascinante objeto divinatório, mas a radioestesia funciona com as vibrações do corpo. Por isso, é natural duvidar da fiabilidade do seu pêndulo, mas temos alguns conselhos para não o influenciar. Se pretende obter respostas fiáveis, siga estes conselhos.

Como usar corretamente o seu pêndulo para obter respostas claras?

O pêndulo divinatório tem um pequeno tamanho, mas um grande poder: responde a todas as suas questões com um sim, não ou talvez. Mas atenção porque o pêndulo oferece respostas muito codificadas, e cabe-lhe a si fazer as perguntas certas para compreender as respostas. Observe bem os movimentos circulares do seu pêndulo…

Número de ouro: símbolo de perfeição e harmonia 🌟

Já alguma vez pensou no verdadeiro significado do número de ouro? Este número misterioso, que desde a antiguidade tem fascinado matemáticos, artistas e filósofos, tem muitos segredos. Deixe-se guiar enquanto explora este poderoso símbolo, omnipresente na natureza e portador de energia positiva. Prepare-se para descobrir como este número notável pode influenciar a sua vida e ajudá-lo/a a alcançar a harmonia interior.

A Cabala, a fita vermelha dos famosos

O que simboliza a fita vermelha no pulso de Madonna, Leonardo Di Caprio, dos Beckham, Paris Hilton ou Mick Jagger? Todos são fãs da Cabala, a ancestral tradição mística judaica, reservada aos eruditos, que foi renovada e que se tornou popular graças às estrelas do cinema e da música!

Artigos favoritos

Halloween: o que tem de saber sobre esta celebração assustadora...

A noite de 31 de outubro é mágica… A noite de Halloween é festejada um pouco por todo o mundo e considerada por muitos, a melhor noite do ano! Disfarces, medo, pavor, criaturas terrificantes, doces, brincadeiras… É a noite onde nos podemos transformar nas nossas personagens de filmes de terror favoritos, onde podemos mostrar o nosso lado mais “negro” sem pudor… Mas, será que sabe tudo sobre esta noite? Descubra!

Nostradamus: as suas previsões para 2024

Já ouviu falar de Nostradamus e das suas previsões? Mas o que é que o Astrólogo mais famoso do século XVI previu que aconteceria em 2024? Conhecido pela exatidão das suas previsões que remontam há vários séculos, as suas previsões são profecias, que anunciam grandes mudanças a nível mundial. Descubra o que ele previu para 2024!

Sexta-feira 13 – O seu dia de Sorte? Ou de azar, mesmo?

As sextas-feiras 13 colocam as nossas crenças e superstições ao rubro! Mas, poderá a sexta-feira 13 ser um dia de sorte? Porque a associamos ao azar? O que nos influencia e nos leva a isso? Porque é que este estereotipo passa de geração em geração?

Será Hipersensível?

Emoções à flor da pele? Lágrimas em quase todas as situações? Dizem-lhe sempre que é muito sensível? E ser for hipersensível?

Bem-estar – sentir-se bem quotidianamente

Sentir-se em forma, todos os dias, tanto física como psicologicamente, é algo que lhe permitirá ter a vida equilibrada com que sempre sonhou. Descubra tudo aquilo que poderá fazer para que para se sentir em perfeita sintonia consigo mesmo/a!

O que diz o seu Signo sobre si?