A obra marcante de Blavatsky
📖 Blavatsky deixou para trás duas grandes obras: Ísis Sem Véu e A Doutrina Secreta. O objetivo destes dois textos não era apenas apresentar a doutrina e a ideologia do pensamento da Sociedade Teosófica, mas também relatar a sua procura de iniciação através de várias sociedades esotéricas e xamânicas de todo o mundo. Em busca de antigos rituais e sabedoria, da substância original comum a todas as civilizações: a famosa tradição primordial.
Nos seus textos, combatia a ortodoxia religiosa, apontando as suas falhas e incoerências. Propunha também uma nova versão da história da humanidade, criticando a investigação científica do seu tempo. Hélène Blavatsky afirmava que não tinha escrito estes textos diretamente, mas que foram inspirados por mestres invisíveis: os maitreia ou guias espirituais.
Em A Doutrina Secreta, propôs uma nova cosmogonia. Argumentava que o conhecimento científico do seu tempo era muito inferior ao dos antigos e afirmava também que tinham existido outras humanidades antes da nossa, nomeadamente a da Atlântida. Um elemento não muito diferente das previsões de Edgar Cayce.
Um legado controverso mas duradouro
Helena Blavatsky, falecida em 1891, deixou um legado polémico. De facto, durante a sua vida, foi autora de inúmeras experiências e milagres: materialização de objetos, contactos com seres invisíveis, clarividência, previsões, etc. Afirmava também receber mensagens de seres ascendidos. Mensagens que chegavam sob a forma de cartas misteriosas.
Foi por isso que esta foi investigada pela Sociedade para os Fenómenos Parapsicológicos, cuja conclusão foi que tudo não passava de uma farsa 🫣 ! De facto, as cartas tinham sido colocadas pelos colaboradores de Blavatsky nas pequenas aberturas do chão.
Apesar disso, a sua influência no movimento New Age e na espiritualidade contemporânea é inegável. A sua visão da espiritualidade abriu caminho para uma compreensão mais integradora da realidade, tendo em conta tanto a dimensão visível como a invisível. Ela deu um contributo importante para a definição moderna de "espiritualidade". O seu trabalho continua a inspirar aqueles que procuram alinhar-se com o Universo e viver uma vida mais consciente e serena. Apesar das controvérsias, continua a ser uma figura importante do esoterismo e uma verdadeira pioneira das novas espiritualidades.
Conselho da redação: procura de maior espiritualidade
A vida de Helena Blavatsky recorda-nos que a procura da espiritualidade é uma viagem sem fim, mas esta pode-nos ajudar a viver uma vida melhor, com uma maior abertura de espírito. Nem sempre é fácil viver o dia-a-dia, por isso, se sentir necessidade, contacte um/a dos/as nossos/as especialistas que o/a ajudará.
|
Descubra também
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorLenaAlmeida !
Faça uma pergunta para Lena
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário