Helena Blavatsky e a teosofia: uma vida em busca da espiritualidade

Atualizado no dia por Lena Almeida

No mundo da espiritualidade, Helena Blavatsky é uma figura incontornável. O seu percurso fora do comum e os seus ensinamentos deixaram um legado impressionante sobre a forma como nos apercebemos do invisível. Descubra quem foi e a sua obra.

Helena Blavatsky e a teosofia: uma vida em busca da espiritualidade

Helena Blavatsky, criança mística e precoce

Helena Blavatsky nasceu no Império Russo em 1831 e é uma figura importante do esoterismo. A sua infância foi marcada por fenómenos paranormais e uma grande atração pelo mundo invisível. Ainda muito jovem, já manifestava capacidades psíquicas, fazia experiências de transe místico, de premonições e até levitações segundo alguns testemunhos. Helena queria assim comunicar, ver e ouvir um mundo invisível que acontecia à sua volta. Um mundo de espíritos e de seres subtis. Depois da morte da mãe, foi criada pelos seus avós, tendo descoberto nas estantes destes textos sobre a maçonaria e as ciências ocultas. Ensinaram-lhe a ler e escrever o russo, o alemão, o inglês e o francês. Graças à sua avó, desenvolveu um sentido crítico e espírito científico apurado 🔭 que a acompanhou durante toda a sua vida.

A aventureira: uma procura espiritual à volta do mundo

Depois de fugir de um casamento combinado aos 17 anos, Blavatsky partiu numa longa viagem à procura de tradições místicas e de conhecimentos antigos. O objetivo desta viagem era procurar e encontrar as tradições místicas e os conhecimentos antigos que ainda persistiam nalgumas civilizações do mundo.

Graças à sua insaciável curiosidade e apoiada financeiramente pelo pai, explorou a Índia, o Nepal, o Tibete, a Mongólia, o Japão, o Médio-Oriente, a Síria, o Egito, etc. 🗺️ e assim mergulhou nos rituais ocultos e iniciou-se a várias formas de espiritualidade. O seu objetivo era ainda o mesmo: entrar em contacto com diferentes tribus detentoras de um conhecimento antigo, como por exemplo os xamãs, para encontrar as tradições perdidas.


A teosofia: um ponto entre o Oriente e o Ocidente

No final da sua viagem, Blavatsky concluiu que o Ocidente tinha perdido uma parte significativa da sua herança espiritual, ao contrário do Oriente. Com base nesta constatação, ela lançou as bases do seu futuro sistema místico-religioso: a Teosofia. Para colmatar as lacunas do Ocidente, Helena Blavatsky criou o sincretismo e lançou as bases da Teosofia. Esta doutrina mística procurava juntar as tradições espirituais orientais e ocidentais para revelar as verdades universais.

Em 1873, viajou para os Estados Unidos para apresentar a sua nova doutrina e conhecer melhor o espiritismo, que se desenvolvia na altura, na sequência do que escrevera Allan Kardec. Helena queria provar a realidade do fenómeno e a extensão das suas capacidades psíquicas. Também pretendia mostrar que o espiritismo existia há muito tempo.

société de theosophie

Em 1875, juntamente com Henry Steel Olcott e William Quan Judge, co-fundou a Sociedade Teosófica nos Estados Unidos. O seu lema, "Não há religião superior à verdade", resume perfeitamente a sua missão: promover uma abordagem crítica das religiões e do materialismo científico e incentivar o estudo das antigas doutrinas esotéricas: as tradições primordiais.

➡️ A Teosofia baseia-se em 3 fundamentos:

  • formar um núcleo de fraternidade universal da humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor
  • incentivar o estudo comparativo das religiões, filosofias e ciências
  • estudar as leis inexplicáveis da natureza e os poderes do homem.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


A obra marcante de Blavatsky

📖 Blavatsky deixou para trás duas grandes obras: Ísis Sem Véu e A Doutrina Secreta. O objetivo destes dois textos não era apenas apresentar a doutrina e a ideologia do pensamento da Sociedade Teosófica, mas também relatar a sua procura de iniciação através de várias sociedades esotéricas e xamânicas de todo o mundo. Em busca de antigos rituais e sabedoria, da substância original comum a todas as civilizações: a famosa tradição primordial.

Nos seus textos, combatia a ortodoxia religiosa, apontando as suas falhas e incoerências. Propunha também uma nova versão da história da humanidade, criticando a investigação científica do seu tempo. Hélène Blavatsky afirmava que não tinha escrito estes textos diretamente, mas que foram inspirados por mestres invisíveis: os maitreia ou guias espirituais.

Em A Doutrina Secreta, propôs uma nova cosmogonia. Argumentava que o conhecimento científico do seu tempo era muito inferior ao dos antigos e afirmava também que tinham existido outras humanidades antes da nossa, nomeadamente a da Atlântida. Um elemento não muito diferente das previsões de Edgar Cayce.


Um legado controverso mas duradouro

Helena Blavatsky, falecida em 1891, deixou um legado polémico. De facto, durante a sua vida, foi autora de inúmeras experiências e milagres: materialização de objetos, contactos com seres invisíveis, clarividência, previsões, etc. Afirmava também receber mensagens de seres ascendidos. Mensagens que chegavam sob a forma de cartas misteriosas.

Foi por isso que esta foi investigada pela Sociedade para os Fenómenos Parapsicológicos, cuja conclusão foi que tudo não passava de uma farsa 🫣 ! De facto, as cartas tinham sido colocadas pelos colaboradores de Blavatsky nas pequenas aberturas do chão.

Apesar disso, a sua influência no movimento New Age e na espiritualidade contemporânea é inegável. A sua visão da espiritualidade abriu caminho para uma compreensão mais integradora da realidade, tendo em conta tanto a dimensão visível como a invisível. Ela deu um contributo importante para a definição moderna de "espiritualidade". O seu trabalho continua a inspirar aqueles que procuram alinhar-se com o Universo e viver uma vida mais consciente e serena. Apesar das controvérsias, continua a ser uma figura importante do esoterismo e uma verdadeira pioneira das novas espiritualidades.


Conselho da redação: procura de maior espiritualidade

A vida de Helena Blavatsky recorda-nos que a procura da espiritualidade é uma viagem sem fim, mas esta pode-nos ajudar a viver uma vida melhor, com uma maior abertura de espírito. Nem sempre é fácil viver o dia-a-dia, por isso, se sentir necessidade, contacte um/a dos/as nossos/as especialistas que o/a ajudará.


Descubra também

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena que me interessei pela astrologia. Não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada. Hoje, espero ...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado do 5 ao 28 de agosto!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Últimos artigos

Como não influenciar o seu pêndulo? 5 conselhos

O pêndulo é um fascinante objeto divinatório, mas a radioestesia funciona com as vibrações do corpo. Por isso, é natural duvidar da fiabilidade do seu pêndulo, mas temos alguns conselhos para não o influenciar. Se pretende obter respostas fiáveis, siga estes conselhos.

Como usar corretamente o seu pêndulo para obter respostas claras?

O pêndulo divinatório tem um pequeno tamanho, mas um grande poder: responde a todas as suas questões com um sim, não ou talvez. Mas atenção porque o pêndulo oferece respostas muito codificadas, e cabe-lhe a si fazer as perguntas certas para compreender as respostas. Observe bem os movimentos circulares do seu pêndulo…

Número de ouro: símbolo de perfeição e harmonia 🌟

Já alguma vez pensou no verdadeiro significado do número de ouro? Este número misterioso, que desde a antiguidade tem fascinado matemáticos, artistas e filósofos, tem muitos segredos. Deixe-se guiar enquanto explora este poderoso símbolo, omnipresente na natureza e portador de energia positiva. Prepare-se para descobrir como este número notável pode influenciar a sua vida e ajudá-lo/a a alcançar a harmonia interior.

A Cabala, a fita vermelha dos famosos

O que simboliza a fita vermelha no pulso de Madonna, Leonardo Di Caprio, dos Beckham, Paris Hilton ou Mick Jagger? Todos são fãs da Cabala, a ancestral tradição mística judaica, reservada aos eruditos, que foi renovada e que se tornou popular graças às estrelas do cinema e da música!

Artigos favoritos

Halloween: o que tem de saber sobre esta celebração assustadora...

A noite de 31 de outubro é mágica… A noite de Halloween é festejada um pouco por todo o mundo e considerada por muitos, a melhor noite do ano! Disfarces, medo, pavor, criaturas terrificantes, doces, brincadeiras… É a noite onde nos podemos transformar nas nossas personagens de filmes de terror favoritos, onde podemos mostrar o nosso lado mais “negro” sem pudor… Mas, será que sabe tudo sobre esta noite? Descubra!

Nostradamus: as suas previsões para 2024

Já ouviu falar de Nostradamus e das suas previsões? Mas o que é que o Astrólogo mais famoso do século XVI previu que aconteceria em 2024? Conhecido pela exatidão das suas previsões que remontam há vários séculos, as suas previsões são profecias, que anunciam grandes mudanças a nível mundial. Descubra o que ele previu para 2024!

Sexta-feira 13 – O seu dia de Sorte? Ou de azar, mesmo?

As sextas-feiras 13 colocam as nossas crenças e superstições ao rubro! Mas, poderá a sexta-feira 13 ser um dia de sorte? Porque a associamos ao azar? O que nos influencia e nos leva a isso? Porque é que este estereotipo passa de geração em geração?

Será Hipersensível?

Emoções à flor da pele? Lágrimas em quase todas as situações? Dizem-lhe sempre que é muito sensível? E ser for hipersensível?

Bem-estar – sentir-se bem quotidianamente

Sentir-se em forma, todos os dias, tanto física como psicologicamente, é algo que lhe permitirá ter a vida equilibrada com que sempre sonhou. Descubra tudo aquilo que poderá fazer para que para se sentir em perfeita sintonia consigo mesmo/a!

O que diz o seu Signo sobre si?