Allan Kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

Atualizado no dia por Inês Moreira

Conhece o espiritismo? A prática de comunicar com os mortos, também conhecida como filosofia espiritualista? Foi codificada no século XIX por Allan Kardec, o pai e o codificador do espiritismo. Descubra tudo sobre ele.

Allan Kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

Allan Kardec: o pedagogo e o espírita

Allan Kardec nem sempre foi Allan Kardec. Nascido em Lyon em 1804, o seu verdadeiro nome era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Por volta dos dez anos, tornou-se pensionista na Suíça, no Château d'Yverdon, num instituto criado pelo pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi.

Johann Heinrich Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Pestalozzi, mentor e inspirador

No seu instituto suíço, Johann Heinrich Pestalozzi educava os alunos segundo os princípios de Rousseau e do seu livro Emílio ou da Educação. Esta educação era essencialmente prática, próxima da natureza (o mundo natural) e tinha como objetivo desenvolver a capacidade de fazer coisas por si próprio, com ênfase nas experiências sensoriais e intuitivas.

A influência de Pestalozzi sobre o futuro Allan Kardec foi tão grande que, como pedagogo, ele próprio levou estas ideias para França, e alguns dos princípios desta pedagogia encontravam-se também na sua doutrina espiritualista.

Da pedagogia às mesas girantes

Na década de 1820, Hippolyte Léon Rivail abriu uma escola em Paris baseada nos métodos de ensino de Pestalozzi. Escreveu várias obras pedagógicas e casou com uma professora que trabalhava com ele, mas logo depois a escola teve de fechar por razões financeiras. Para ganhar a vida, Hippolyte Léon Rivail traduzia livros didáticos, mas continuava a dar aulas gratuitamente.

Como pedagogo, Hippolyte Léon Rivail foi convidado a supervisionar sessões de mesas girantes e falantes. Foi a pedido do magnetizador Fortier que assistiu pela primeira vez a esta prática, originária dos Estados Unidos.


Hippolyte Léon Rivail tornou-se Allan Kardec e comunicava com os espíritos

A prática das mesas girantes, ou table moving, teve origem no Estado de Nova Iorque e desenvolveu-se nos Estados Unidos no início da década de 1850, antes de chegar à Europa em 1853. Foi nessa altura que Rivail descobriu as sessões de mesas girantes e falantes, tendo participado em várias. Parece, no entanto, que a prática não o convenceu e considerou-a obsoleta. No entanto, frequentava regularmente as irmãs Baudin que comunicavam com os espíritos através da escrita automática.

Gradualmente, Rivail fez perguntas, tomou notas e redigiu resumos que publicou. Esta publicação, O Livro dos Espíritos, saiu em 1857 sob o pseudónimo de Allan Kardec. Foi através dessa obra que definiu a filosofia que chamou de Espiritismo. O objetivo de Allan Kardec era demonstrar cientificamente a realidade deste fenómeno. Baseava-se na teoria da reencarnação. O termo Espiritismo foi inventado por Allan Kardec. É inspirado na palavra inglesa spiritism.

🤔
Porquê Allan Kardec?
O pseudónimo não foi escolhido ao acaso por Hippolyte Léon Rivail. Este nome provinha de uma vida anterior, quando fora druída.


O sucesso do Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos foi um verdadeiro sucesso que levou Kardec a continuar nesta área. Esta obra marcou o nascimento do espiritismo. Em 1858 lançou a Revista Espírita e depois seguiram-se inúmeras outras obras sobre este assunto: O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo (em que fez a ligação entre a doutrina espírita e o cristianismo), O Céu e o Inferno e A Génese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Estes livros são cinco obras fundamentais do espiritismo que, ainda hoje constituem a referência doutrinal do Conselho Espírita Internacional.

Como Allan Kardec não era médium, considerava-se como um codificador, razão pela qual escreveu várias obras sobre o espiritismo e emprestou a sua pena aos espíritos com quem se comunicava.

🖋️
"O homem não é apenas composto de matéria, há nele um princípio pensador ligado ao corpo físico que ele deixa, como se deixa uma roupa usada, quando a sua encarnação atual está completa. Uma vez desencarnados, os mortos podem comunicar com os vivos, quer diretamente, quer através de médiuns, de forma visível ou invisível" (O Livro dos Espíritos).

A difusão do espiritismo

O espiritismo desenvolve-se rapidamente e atrai cada vez mais adeptos. Contudo, para evitar a desordem, Allan Kardec percorreu o país para unir os adeptos do Espiritismo e estruturar a atividade, tendo criado um movimento de espíritas sérios, longe do frívolo, mundano e sensacionalista.


Como é que Allan Kardec morreu?

Exausto, Allan Kardec morreu de um aneurisma em 1869. Na sua lápide, no cemitério de Père-Lachaise em Paris, pode ler-se: "Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a Lei". Ainda hoje, muitas pessoas visitam o busto de Allan Kardec, que se diz ter o poder de conceder todos os desejos.

Muitos dos contemporâneos de Allan Kardec, entre os quais Victor Hugo, Napoleão III, Camille Flammarion e Arthur Conan Doyle, foram seduzidos pelo espiritualismo. Para eles, o espiritismo era a prova científica da vida após a morte.

tombe d'Allan Kardec

Na sua lápide lê-se: "Todo o efeito tem uma causa, todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente, o poder da causa é proporcional à grandeza do efeito".

A importância de Allan Kardec no Brasil

Por todo o mundo, muitas associações e centros espíritas têm o nome de Allan Kardec, e os seus ensinamentos ainda estão muito vivos na América Latina, sobretudo no Brasil. De facto, O Livro dos Espíritos foi traduzido para português e continua a ser um dos autores franceses mais lidos no Brasil. Neste país, o espiritismo tem um carácter religioso. Em 2018, o Brasil era um dos países com o maior número de espíritas.

Conselho da redação: concentre-se nos seus projetos

Agora já sabe mais sobre Allan Kardec, inventor e codificador do espiritismo. Mesmo se não criou verdadeiramente o conceito, foi ele que definiu as linhas para uma boa comunicação com os espíritos. Para entrar em comunicação com eles, poderá precisar de um médium. Se tal for o seu caso, poderá contactar um/a dos/as nossos/as especialistas.



Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Últimos artigos

Número de ouro: símbolo de perfeição e harmonia 🌟

Já alguma vez pensou no verdadeiro significado do número de ouro? Este número misterioso, que desde a antiguidade tem fascinado matemáticos, artistas e filósofos, tem muitos segredos. Deixe-se guiar enquanto explora este poderoso símbolo, omnipresente na natureza e portador de energia positiva. Prepare-se para descobrir como este número notável pode influenciar a sua vida e ajudá-lo/a a alcançar a harmonia interior.

Como purificar o seu mau karma?

Na vida, colhe-se o que se semeia. Portanto, se fizermos o bem, o nosso Karma será bom, mas se as nossas ações forem más, o nosso Karma será evidentemente mau. Segundo a lei deste, as nossas ações têm consequências. Só que o mau Karma pode também resultar de uma vida anterior e ser a causa de bloqueios, medos, ansiedades e distúrbios... Mas não entre em pânico pois é possível libertar-se completamente do mau Karma.

Radioestesia divinatória: como é que funciona?

Se gosta da clarividência, provavelmente já ouviu falar da radioestesia. Se nunca ouviu falar, então descubra como funciona esta arte divinatória. Praticada por inúmeras pessoas, a radioestesia tem uma base científica. É um excelente oráculo para o autoconhecimento e controlo do que o/a rodeia. Descubra tudo sobre a radioestesia e como se tornar radioestesista.

💋 Quais são os 7 benefícios do Beijo? - surpreenda-se! 💋

Deseja libertar-se do stress e das energias negativas que o/a atormentam? Sabe o que um simples beijo poderá fazer pelo seu bem-estar? Prepare-se para descobrir o lado positivo e os benefícios surpreendentes que se escondem por detrás de um beijo! Explore como este gesto simples é capaz de transformar o seu estado emocional e de o/a ajudar na sua vida.

Artigos favoritos

Descubra os remédios infalíveis para a Melancolia do Natal...

O Natal está a porta, mas não sente o espírito natalício que as pessoas relatam sem cessar ao quotidiano e nas redes sociais? Só tem vontade que esta época passe depressa? Descubra como contrariar esses sentimentos e como viver o Natal da melhor forma!

Aprenda a valorizar-se tendo em conta o seu Signo

Autoestima. Confiança em si. Amar-se a si mesmo. Palavras e frases que ouvimos diariamente mas que nem sempre suportamos porque não estamos bem.  Sente-se triste? Não acredita nas suas capacidades? Descubra agora, como o seu signo o/a poderá ajudar a aumentar a sua autoestima e a ser feliz!

Como atrair as energias positivas? 4 conselhos simples e eficazes

Sente-se deprimido/a, lento/a e tem a sensação de atrair só más pessoas. Diga basta! Todos nós estamos rodeados de energias positivas e negativas. Estas últimas prejudicam fortemente o nosso sucesso e impedem-nos de viver alegremente e afetam o nosso bem-estar. Todos nós precisamos de energia positiva, por isso partilhamos 8 ações simples para a atrair à sua casa e à sua vida.

Como controlar o Stress? - Descubra os nossos 10 conselhos!

Sente-se constantemente em stress? O seu ritmo de vida é demasiado relativamente ao que consegue suportar? Já pensou até que ponto o stress do quotidiano o/a condiciona? E se pudesse libertar-se definitivamente? Venha descobrir...

O que diz o seu Signo sobre si?