O sucesso do Livro dos Espíritos
O Livro dos Espíritos foi um verdadeiro sucesso que levou Kardec a continuar nesta área. Esta obra marcou o nascimento do espiritismo. Em 1858 lançou a Revista Espírita e depois seguiram-se inúmeras outras obras sobre este assunto: O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo (em que fez a ligação entre a doutrina espírita e o cristianismo), O Céu e o Inferno e A Génese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Estes livros são cinco obras fundamentais do espiritismo que, ainda hoje constituem a referência doutrinal do Conselho Espírita Internacional.
Como Allan Kardec não era médium, considerava-se como um codificador, razão pela qual escreveu várias obras sobre o espiritismo e emprestou a sua pena aos espíritos com quem se comunicava.
🖋️ "O homem não é apenas composto de matéria, há nele um princípio pensador ligado ao corpo físico que ele deixa, como se deixa uma roupa usada, quando a sua encarnação atual está completa. Uma vez desencarnados, os mortos podem comunicar com os vivos, quer diretamente, quer através de médiuns, de forma visível ou invisível" (O Livro dos Espíritos).
|
A difusão do espiritismo
O espiritismo desenvolve-se rapidamente e atrai cada vez mais adeptos. Contudo, para evitar a desordem, Allan Kardec percorreu o país para unir os adeptos do Espiritismo e estruturar a atividade, tendo criado um movimento de espíritas sérios, longe do frívolo, mundano e sensacionalista.
Como é que Allan Kardec morreu?
Exausto, Allan Kardec morreu de um aneurisma em 1869. Na sua lápide, no cemitério de Père-Lachaise em Paris, pode ler-se: "Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a Lei". Ainda hoje, muitas pessoas visitam o busto de Allan Kardec, que se diz ter o poder de conceder todos os desejos.
Muitos dos contemporâneos de Allan Kardec, entre os quais Victor Hugo, Napoleão III, Camille Flammarion e Arthur Conan Doyle, foram seduzidos pelo espiritualismo. Para eles, o espiritismo era a prova científica da vida após a morte.

Na sua lápide lê-se: "Todo o efeito tem uma causa, todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente, o poder da causa é proporcional à grandeza do efeito".
A importância de Allan Kardec no Brasil
Por todo o mundo, muitas associações e centros espíritas têm o nome de Allan Kardec, e os seus ensinamentos ainda estão muito vivos na América Latina, sobretudo no Brasil. De facto, O Livro dos Espíritos foi traduzido para português e continua a ser um dos autores franceses mais lidos no Brasil. Neste país, o espiritismo tem um carácter religioso. Em 2018, o Brasil era um dos países com o maior número de espíritas.
Conselho da redação: concentre-se nos seus projetosAgora já sabe mais sobre Allan Kardec, inventor e codificador do espiritismo. Mesmo se não criou verdadeiramente o conceito, foi ele que definiu as linhas para uma boa comunicação com os espíritos. Para entrar em comunicação com eles, poderá precisar de um médium. Se tal for o seu caso, poderá contactar um/a dos/as nossos/as especialistas.
|
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorInêsMoreira !
Faça uma pergunta para Inês
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário