Allan Kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

Atualizado no dia por Inês Moreira

Conhece o espiritismo? A prática de comunicar com os mortos, também conhecida como filosofia espiritualista? Foi codificada no século XIX por Allan Kardec, o pai e o codificador do espiritismo. Descubra tudo sobre ele.

Allan Kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

Allan Kardec: o pedagogo e o espírita

Allan Kardec nem sempre foi Allan Kardec. Nascido em Lyon em 1804, o seu verdadeiro nome era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Por volta dos dez anos, tornou-se pensionista na Suíça, no Château d'Yverdon, num instituto criado pelo pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi.

Johann Heinrich Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Pestalozzi, mentor e inspirador

No seu instituto suíço, Johann Heinrich Pestalozzi educava os alunos segundo os princípios de Rousseau e do seu livro Emílio ou da Educação. Esta educação era essencialmente prática, próxima da natureza (o mundo natural) e tinha como objetivo desenvolver a capacidade de fazer coisas por si próprio, com ênfase nas experiências sensoriais e intuitivas.

A influência de Pestalozzi sobre o futuro Allan Kardec foi tão grande que, como pedagogo, ele próprio levou estas ideias para França, e alguns dos princípios desta pedagogia encontravam-se também na sua doutrina espiritualista.

Da pedagogia às mesas girantes

Na década de 1820, Hippolyte Léon Rivail abriu uma escola em Paris baseada nos métodos de ensino de Pestalozzi. Escreveu várias obras pedagógicas e casou com uma professora que trabalhava com ele, mas logo depois a escola teve de fechar por razões financeiras. Para ganhar a vida, Hippolyte Léon Rivail traduzia livros didáticos, mas continuava a dar aulas gratuitamente.

Como pedagogo, Hippolyte Léon Rivail foi convidado a supervisionar sessões de mesas girantes e falantes. Foi a pedido do magnetizador Fortier que assistiu pela primeira vez a esta prática, originária dos Estados Unidos.


Hippolyte Léon Rivail tornou-se Allan Kardec e comunicava com os espíritos

A prática das mesas girantes, ou table moving, teve origem no Estado de Nova Iorque e desenvolveu-se nos Estados Unidos no início da década de 1850, antes de chegar à Europa em 1853. Foi nessa altura que Rivail descobriu as sessões de mesas girantes e falantes, tendo participado em várias. Parece, no entanto, que a prática não o convenceu e considerou-a obsoleta. No entanto, frequentava regularmente as irmãs Baudin que comunicavam com os espíritos através da escrita automática.

Gradualmente, Rivail fez perguntas, tomou notas e redigiu resumos que publicou. Esta publicação, O Livro dos Espíritos, saiu em 1857 sob o pseudónimo de Allan Kardec. Foi através dessa obra que definiu a filosofia que chamou de Espiritismo. O objetivo de Allan Kardec era demonstrar cientificamente a realidade deste fenómeno. Baseava-se na teoria da reencarnação. O termo Espiritismo foi inventado por Allan Kardec. É inspirado na palavra inglesa spiritism.

🤔
Porquê Allan Kardec?
O pseudónimo não foi escolhido ao acaso por Hippolyte Léon Rivail. Este nome provinha de uma vida anterior, quando fora druída.


O sucesso do Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos foi um verdadeiro sucesso que levou Kardec a continuar nesta área. Esta obra marcou o nascimento do espiritismo. Em 1858 lançou a Revista Espírita e depois seguiram-se inúmeras outras obras sobre este assunto: O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo (em que fez a ligação entre a doutrina espírita e o cristianismo), O Céu e o Inferno e A Génese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Estes livros são cinco obras fundamentais do espiritismo que, ainda hoje constituem a referência doutrinal do Conselho Espírita Internacional.

Como Allan Kardec não era médium, considerava-se como um codificador, razão pela qual escreveu várias obras sobre o espiritismo e emprestou a sua pena aos espíritos com quem se comunicava.

🖋️
"O homem não é apenas composto de matéria, há nele um princípio pensador ligado ao corpo físico que ele deixa, como se deixa uma roupa usada, quando a sua encarnação atual está completa. Uma vez desencarnados, os mortos podem comunicar com os vivos, quer diretamente, quer através de médiuns, de forma visível ou invisível" (O Livro dos Espíritos).

A difusão do espiritismo

O espiritismo desenvolve-se rapidamente e atrai cada vez mais adeptos. Contudo, para evitar a desordem, Allan Kardec percorreu o país para unir os adeptos do Espiritismo e estruturar a atividade, tendo criado um movimento de espíritas sérios, longe do frívolo, mundano e sensacionalista.


Como é que Allan Kardec morreu?

Exausto, Allan Kardec morreu de um aneurisma em 1869. Na sua lápide, no cemitério de Père-Lachaise em Paris, pode ler-se: "Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a Lei". Ainda hoje, muitas pessoas visitam o busto de Allan Kardec, que se diz ter o poder de conceder todos os desejos.

Muitos dos contemporâneos de Allan Kardec, entre os quais Victor Hugo, Napoleão III, Camille Flammarion e Arthur Conan Doyle, foram seduzidos pelo espiritualismo. Para eles, o espiritismo era a prova científica da vida após a morte.

tombe d'Allan Kardec

Na sua lápide lê-se: "Todo o efeito tem uma causa, todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente, o poder da causa é proporcional à grandeza do efeito".

A importância de Allan Kardec no Brasil

Por todo o mundo, muitas associações e centros espíritas têm o nome de Allan Kardec, e os seus ensinamentos ainda estão muito vivos na América Latina, sobretudo no Brasil. De facto, O Livro dos Espíritos foi traduzido para português e continua a ser um dos autores franceses mais lidos no Brasil. Neste país, o espiritismo tem um carácter religioso. Em 2018, o Brasil era um dos países com o maior número de espíritas.

Conselho da redação: concentre-se nos seus projetos

Agora já sabe mais sobre Allan Kardec, inventor e codificador do espiritismo. Mesmo se não criou verdadeiramente o conceito, foi ele que definiu as linhas para uma boa comunicação com os espíritos. Para entrar em comunicação com eles, poderá precisar de um médium. Se tal for o seu caso, poderá contactar um/a dos/as nossos/as especialistas.



Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

As virtudes do sal contra as ondas negativas

Poderoso purificador que luta contra o azar, afastando os maus espíritos, o sal cria uma verdadeira barreira contra as energias negativas. Como tem a reputação de aliviar dores musculares e cansaço, o sal pode ser um verdadeiro aliado para uma purificação bem sucedida da própria casa e de si mesmo/a.

É yin ou yang?

Yin e yang são uma parte integrante da medicina tradicional chinesa. Yin e yang não existem um sem o outro. São opostos, mas complementam-se mutuamente. Ambos encontram-se na raça humana, mas alguns são mais yin do que yang. Qual deles domina em si?

Reequilíbrio energético

Já deve ter ouvido falar de "reequilíbrio energético" e dos seus muitos benefícios. Todos os que experimentaram saem encantados e relaxados, mas qual é o segredo do reequilíbrio energético? Como é que se realiza uma sessão?

Como aumentar a sua vibração? 9 conselhos!

Sente-se deprimido/a, cansado/a, com dúvidas, algo não está bem? E se a culpa for da sua vibração? A vibração é composta de tudo o que nós somos: emoções, pensamentos, ações, palavras. Tudo o que for negativo despoleta baixas vibrações que afetam o nosso desenvolvimento. Mas não vale a pena entrar em pânico pois há soluções para aumentar rapidamente a sua vibração.

Arrepios espirituais, que mensagem transmitem?

De repente sente um arrepio, ao longo da sua coluna vertebral e até fica com pele de galinha. Mas nem está assim tanto frio. Sente-se bem mas este arrepio trespassa-o/a. É certamente um arrepio espiritual. Estes arrepios espirituais não devem ser ignorados pois transmitem uma mensagem.

Artigos favoritos

Desejos da Lua Cheia: o ritual a seguir...

A Lua Cheia é o momento perfeito para pedir um desejo. Quer deseje beneficiar de abundância no amor, na vida, quer tenha um desejo preciso em mente, existe um ritual adaptado e simples de realizar! Primeiro, descubra o Ritual da Lua Cheia originário do Japão, e depois aprenda a praticar o segundo ritual de desejos e intenções. Os seus sonhos nunca estiveram tão perto!

13 sinais que provam que está a iniciar um despertar espiritual

A serenidade substituiu o medo, sabe o quer e o que já não quer. Começa a desenvolver uma percepção totalmente diferente do mundo, e muitas coisas estranhas acontecem à sua volta. Parece que finalmente chegou ao estado do despertar espiritual. Tem dúvidas? Descubra os 13 sinais que provam que está a meio de um despertar espiritual!

Viagem astral: técnica, segredos e perigos

Já ouviu falar da viagem astral? Talvez tenha ouvido falar e quer agora também lançar-se, mas, atenção, porque esta prática exige alguns conhecimentos e deve ser encarada com seriedade. Por isso, damos-lhe a conhecer tudo o que precisa saber sobre esta extraordinária experiência. Técnica, segredos e perigos do processo para que não viaje no seu plano astral sem estar minimamente informado/a.

Como atrair as energias positivas? 4 conselhos simples e eficazes

Sente-se deprimido/a, lento/a e tem a sensação de atrair só más pessoas. Diga basta! Todos nós estamos rodeados de energias positivas e negativas. Estas últimas prejudicam fortemente o nosso sucesso e impedem-nos de viver alegremente e afetam o nosso bem-estar. Todos nós precisamos de energia positiva, por isso partilhamos 8 ações simples para a atrair à sua casa e à sua vida.

Como escrever uma carta de pedido ao universo?

Se estiver preso/a numa situação, há uma forma simples de conseguir o que deseja, enquanto analisa as suas vontades, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus desejos e sonhos. Pegue um papel e uma caneta, ser-lhe-á revelado como pedir ao universo o que deseja.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas