Hildegard von Bingen: a visionária mística da Idade Média

Atualizado no dia por Inês Moreira

Hildegard von Bingen, nasceu no século XI e não foi apenas uma religiosa. Foi uma verdadeira visionária, cujas visões e previsões desafiaram as ideias da época. Ela representa um aspeto fascinante do misticismo e oferece uma perspetiva única das energias que nos rodeiam. A sua vida cruza espiritualidade e história, um elo onde o passado, o presente e o futuro convergem numa realidade fascinante.

Hildegard von Bingen: a visionária mística da Idade Média

Quem era Hildegard von Bingen?

Hildegard von Bingen nasceu em 1098 e foi uma figura emblemática da Idade Média e ainda hoje reconhecida pela sua espiritualidade e enorme conhecimento das forças místicas. Esta beneditina alemã teve várias facetas: mística, filósofa, compositora, escritora e visionária. Originária de uma família nobre, desde muito jovem que se dedicou à Igreja. Entrou na abadia beneditina de Disibodenberg onde rapidamente se tornou uma pessoa respeitada e adorada, reconhecida pela sua sabedoria e visões espirituais.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As visões místicas de Hildegard von Bingen: uma fonte divina de intuição

As visões divinas

Hildegard von Bingen começou a ter visões desde os seus 3 anos. Segundo a própria, estas visões vinham diretamente de Deus e eram tão luminosas que iluminavam tudo à sua volta. Mais tarde, descreveu estas visões como “a sombra da luz viva” 💫.

Estas visões eram muito visuais e complexas, incluindo inúmeros símbolos e imagens. Por exemplo, uma das suas visões mais conhecidas incluia uma grande montanha de cor prateada, que simbolizava a grandiosidade de Deus, com uma mulher alada, que simbolizava a Igreja.

Uma obra abundante

Elucidada por estas visões místicas, ela redigiu inúmeros textos sobre a meditação, a natureza, a música e a espiritualidade, tornando-se uma das primeiras grandes intelectuais do Ocidente. As suas obras, como Scivias, Liber Vitae Meritorum e Liber Divinorum Operum oferecem uma perspetiva única da espiritualidade na Idade Média e sobre as forças místicas que nos rodeiam.

A transposição por escrito das visões

Hildegard registou meticulosamente estas visões em várias das suas obras. Escreveu as suas visões em latim, descrevendo-as com grande pormenor e precisão. Por exemplo, em Scivias, descreveu 26 das suas visões, que vão desde a relação entre Deus e a humanidade, passando pela organização do Universo e do cosmos, até a redenção e a salvação da alma. Incluiu também comentários teológicos para interpretar e explicar o significado dessas visões.

As visões na música e na arte

Além do que escreveu, Hildegard utilizou a música e a arte para partilhar as suas visões. Compôs mais de 70 cânticos litúrgicos e um drama musical, Ordo Virtutum que retrata tanto as virtudes como as personagens. Esta obra inclui papéis para 17 virtudes diferentes como a Humildade, a Esperança, a Castidade, a Inocência, a Contemplação entre outras. Estas virtudes são personificadas e representadas como personagens da história.

✏️ Os manuscritos das suas obras contêm também inúmeras ilustrações em miniatura que representam visualmente as suas visões.

🌌
Segundo a própria Hildegard, as visões eram mensagens divinas, energias celestiais que a ajudavam a compreender o Mundo e o seu lugar no Universo. Ela teve um importante impacto na teologia, na música, na filosofia e na medicina do seu tempo, e continua a inspirar aqueles que hoje procuram explorar e compreender as forças místicas.


Hildegard von Bingen: realidade e simbolismo

Uma fonte de inspiração

A história de Hildegard von Bingen é uma fonte de inspiração para todas as pessoas que procuram compreender as forças invisíveis que governam o nosso Mundo. A sua capacidade de entrar em contacto com o divino e de interpretar as mensagens faz dela uma figura emblemática do misticismo e da espiritualidade.

Lembrar a nossa ligação ao Universo

A sua vida, obra e visões são a prova da riqueza e da profundidade da alma humana. A história de Hildegard von Bingen lembra-nos que estamos todos ligados ao Universo e que temos dentro de nós o poder de compreender e de interpretar os sinais que este nos envia, quer seja através do nosso anjo da guarda ou das horas iguais ou invertidas... 🌟


Conselho da redação: explore a sua própria luz interior

Hildegard von Bingen poderá ser uma inspiração para compreender que as energias do Universo estão ao nosso alcance. Isto poderá ajudar a prosperar, mas mesmo assim muitas vezes precisamos de orientação ao longo do caminho que temos de percorrer. Para ver a situação de forma mais clara, para melhor compreender os desafios a enfrentar ou fazer as melhores escolhas possíveis, poderá contactar um/a dos/as nossos/as especialistas.



Leia também:

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

As 5 previsões mais famosas da história

Quer acredite ou não, a vidência sempre existiu, isto é um facto, e algumas previsões tornaram-se famosas e perturbadoras pela sua veracidade. Veja as 5 previsões que mais nos impressionaram.

John Dee: astrólogo e conselheiro de Isabel I

John Dee, astrólogo famoso e conselheiro íntimo da Rainha Isabel I, é uma figura fascinante. A sua história cruza ciência, política e esoterismo, continua hoje a maravilhar e a intrigar. Embarque numa viagem pelo tempo para descobrir este homem excecional, a vida dele na corte real e a paixão dele pelo oculto.

Quantas rosas deve oferecer?

Um bouquet de 3 rosas não tem o mesmo significado do que um bouquet de 50. A "flor do amor" pode ser oferecida como um pedido de desculpas ou um pedido de casamento; tudo depende do número de rosas que escolher. Para enviar uma mensagem subtil à sua cara-metade, não faça mais escolhas aleatórias. Descubra o significado do número de rosas...

Jeane Dixon e as suas surpreendentes previsões políticas

Jeane Dixon nasceu no século XX e não era apenas uma astróloga. Era uma verdadeira profetisa que atraiu a América com as suas previsões políticas audaciosas. A sua vida cruza esoterismo e história, num espaço onde passado, presente e futuro misturam-se numa única realidade. A sua influência é tal que o « Síndrome de Jeane Dixon » se tornou um termo psicológico para descrever a tendência para acreditar em previsões vagas e gerais.

Como purificar as energias negativas?

Sente-se mal ou até em perigo em sua casa? Tem algo que o/a incomoda e sente que há energias negativas muito fortes que pairam no ar? Não entre em pânico e esteja descansado/a pois com sal ou água benta, poderá fazer uma limpeza espiritual que o/a livrará das energias negativas.

Artigos favoritos

Arrepios espirituais, que mensagem transmitem?

De repente sente um arrepio, ao longo da sua coluna vertebral e até fica com pele de galinha. Mas nem está assim tanto frio. Sente-se bem mas este arrepio trespassa-o/a. É certamente um arrepio espiritual. Estes arrepios espirituais não devem ser ignorados pois transmitem uma mensagem.

Nostradamus: as suas previsões para 2024

Já ouviu falar de Nostradamus e das suas previsões? Mas o que é que o Astrólogo mais famoso do século XVI previu que aconteceria em 2024? Conhecido pela exatidão das suas previsões que remontam há vários séculos, as suas previsões são profecias, que anunciam grandes mudanças a nível mundial. Descubra o que ele previu para 2024!

Qual o significado de encontrar moedas?

É sempre bom encontrar moedas na rua. Qualquer que seja a quantia, encontrar uma moeda no chão, é sempre engraçado, como se o Universo estivesse a dar-nos um presente. Mas saiba que encontrar dinheiro tem também um significado espiritual. Trata-se de uma mensagem, um sinal que não deverá ignorar…

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

Como escrever uma carta de pedido ao universo?

Se estiver preso/a numa situação, há uma forma simples de conseguir o que deseja, enquanto analisa as suas vontades, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus desejos e sonhos. Pegue um papel e uma caneta, ser-lhe-á revelado como pedir ao universo o que deseja.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas