Hildegard von Bingen: a visionária mística da Idade Média

Atualizado no dia por Inês Moreira

Hildegard von Bingen, nasceu no século XI e não foi apenas uma religiosa. Foi uma verdadeira visionária, cujas visões e previsões desafiaram as ideias da época. Ela representa um aspeto fascinante do misticismo e oferece uma perspetiva única das energias que nos rodeiam. A sua vida cruza espiritualidade e história, um elo onde o passado, o presente e o futuro convergem numa realidade fascinante.

Hildegard von Bingen: a visionária mística da Idade Média

Quem era Hildegard von Bingen?

Hildegard von Bingen nasceu em 1098 e foi uma figura emblemática da Idade Média e ainda hoje reconhecida pela sua espiritualidade e enorme conhecimento das forças místicas. Esta beneditina alemã teve várias facetas: mística, filósofa, compositora, escritora e visionária. Originária de uma família nobre, desde muito jovem que se dedicou à Igreja. Entrou na abadia beneditina de Disibodenberg onde rapidamente se tornou uma pessoa respeitada e adorada, reconhecida pela sua sabedoria e visões espirituais.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As visões místicas de Hildegard von Bingen: uma fonte divina de intuição

As visões divinas

Hildegard von Bingen começou a ter visões desde os seus 3 anos. Segundo a própria, estas visões vinham diretamente de Deus e eram tão luminosas que iluminavam tudo à sua volta. Mais tarde, descreveu estas visões como “a sombra da luz viva” 💫.

Estas visões eram muito visuais e complexas, incluindo inúmeros símbolos e imagens. Por exemplo, uma das suas visões mais conhecidas incluia uma grande montanha de cor prateada, que simbolizava a grandiosidade de Deus, com uma mulher alada, que simbolizava a Igreja.

Uma obra abundante

Elucidada por estas visões místicas, ela redigiu inúmeros textos sobre a meditação, a natureza, a música e a espiritualidade, tornando-se uma das primeiras grandes intelectuais do Ocidente. As suas obras, como Scivias, Liber Vitae Meritorum e Liber Divinorum Operum oferecem uma perspetiva única da espiritualidade na Idade Média e sobre as forças místicas que nos rodeiam.

A transposição por escrito das visões

Hildegard registou meticulosamente estas visões em várias das suas obras. Escreveu as suas visões em latim, descrevendo-as com grande pormenor e precisão. Por exemplo, em Scivias, descreveu 26 das suas visões, que vão desde a relação entre Deus e a humanidade, passando pela organização do Universo e do cosmos, até a redenção e a salvação da alma. Incluiu também comentários teológicos para interpretar e explicar o significado dessas visões.

As visões na música e na arte

Além do que escreveu, Hildegard utilizou a música e a arte para partilhar as suas visões. Compôs mais de 70 cânticos litúrgicos e um drama musical, Ordo Virtutum que retrata tanto as virtudes como as personagens. Esta obra inclui papéis para 17 virtudes diferentes como a Humildade, a Esperança, a Castidade, a Inocência, a Contemplação entre outras. Estas virtudes são personificadas e representadas como personagens da história.

✏️ Os manuscritos das suas obras contêm também inúmeras ilustrações em miniatura que representam visualmente as suas visões.

🌌
Segundo a própria Hildegard, as visões eram mensagens divinas, energias celestiais que a ajudavam a compreender o Mundo e o seu lugar no Universo. Ela teve um importante impacto na teologia, na música, na filosofia e na medicina do seu tempo, e continua a inspirar aqueles que hoje procuram explorar e compreender as forças místicas.


Hildegard von Bingen: realidade e simbolismo

Uma fonte de inspiração

A história de Hildegard von Bingen é uma fonte de inspiração para todas as pessoas que procuram compreender as forças invisíveis que governam o nosso Mundo. A sua capacidade de entrar em contacto com o divino e de interpretar as mensagens faz dela uma figura emblemática do misticismo e da espiritualidade.

Lembrar a nossa ligação ao Universo

A sua vida, obra e visões são a prova da riqueza e da profundidade da alma humana. A história de Hildegard von Bingen lembra-nos que estamos todos ligados ao Universo e que temos dentro de nós o poder de compreender e de interpretar os sinais que este nos envia, quer seja através do nosso anjo da guarda ou das horas iguais ou invertidas... 🌟


Conselho da redação: explore a sua própria luz interior

Hildegard von Bingen poderá ser uma inspiração para compreender que as energias do Universo estão ao nosso alcance. Isto poderá ajudar a prosperar, mas mesmo assim muitas vezes precisamos de orientação ao longo do caminho que temos de percorrer. Para ver a situação de forma mais clara, para melhor compreender os desafios a enfrentar ou fazer as melhores escolhas possíveis, poderá contactar um/a dos/as nossos/as especialistas.



Leia também:

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e deseja conhecer o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! De facto, o pêndulo é uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer… Descubra como funciona!

Como usar corretamente o seu pêndulo para obter respostas claras?

O pêndulo divinatório tem um pequeno tamanho, mas um grande poder: responde a todas as suas questões com um sim, não ou talvez. Mas atenção porque o pêndulo oferece respostas muito codificadas, e cabe-lhe a si fazer as perguntas certas para compreender as respostas. Observe bem os movimentos circulares do seu pêndulo…

Como não influenciar o seu pêndulo? 5 conselhos

O pêndulo é um fascinante objeto divinatório, mas a radioestesia funciona com as vibrações do corpo. Por isso, é natural duvidar da fiabilidade do seu pêndulo, mas temos alguns conselhos para não o influenciar. Se pretende obter respostas fiáveis, siga estes conselhos.

A Cabala, a fita vermelha dos famosos

O que simboliza a fita vermelha no pulso de Madonna, Leonardo Di Caprio, dos Beckham, Paris Hilton ou Mick Jagger? Todos são fãs da Cabala, a ancestral tradição mística judaica, reservada aos eruditos, que foi renovada e que se tornou popular graças às estrelas do cinema e da música!

Artigos favoritos

Como escrever uma carta de pedido ao Universo?

Se está encurralado/a numa situação, saiba que há uma forma simples de conseguir o que quer, analisando os seus desejos, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus receios, desejos e sonhos. Pegue num papel e numa caneta, pois explicamos-lhe como pedir ao Universo o que pretende obter.

Arrepios espirituais, que mensagem transmitem?

De repente sente um arrepio, ao longo da sua coluna vertebral e até fica com pele de galinha. Mas nem está assim tanto frio. Sente-se bem mas este arrepio trespassa-o/a. É certamente um arrepio espiritual. Estes arrepios espirituais não devem ser ignorados pois transmitem uma mensagem.

Qual o significado de encontrar moedas?

É sempre bom encontrar moedas na rua. Qualquer que seja a quantia, encontrar uma moeda no chão, é sempre engraçado, como se o Universo estivesse a dar-nos um presente. Mas saiba que encontrar dinheiro tem também um significado espiritual. Trata-se de uma mensagem, um sinal que não deverá ignorar…

Viagem astral: técnica, segredos e perigos

Já ouviu falar da viagem astral? Talvez tenha ouvido falar e quer agora também lançar-se, mas, atenção, porque esta prática exige alguns conhecimentos e deve ser encarada com seriedade. Por isso, damos-lhe a conhecer tudo o que precisa saber sobre esta extraordinária experiência. Técnica, segredos e perigos do processo para que não viaje no seu plano astral sem estar minimamente informado/a.

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

O que diz o seu Signo sobre si?