Lápis-lazúli: virtudes e propriedades da pedra de azur

Atualizado no dia por Inês Moreira

Mais apreciado do que o ouro nas antigas civilizações do Próximo Oriente ou os diamantes na nossa sociedade moderna, o lápis lazúli é como um esplêndido céu estrelado rico em história e poder. Descubra os mil e um segredos desta pedra preciosa.

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. O lápis lazúli mais raro tem sido minado há milhares de anos no Afeganistão, mais precisamente na província de Badakhshan. Encontram-se também na Rússia, Sibéria e Chile.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Origens do lápis lazúli : a pedra azulada

O nome lápis-lazúli é formado a partir dos termos latinos "lapis" que significa "pedra" e "lazuli" que significa "de azure". Mas o termo lazúli tem um significado completamente diferente em persa. De facto, é um derivado de lâdjevard, que significa "porção de um rei", o que realça a sacralidade associada a esta pedra. A "pedra azul" é conhecida e utilizada há mais de 7000 anos. O lápis lazúli é uma rocha metamórfica, opaca e mate. Esta pedra preciosa tem veias de pirite que foram confundidas com pó de ouro durante muito tempo.

Nos tempos antigos, também era confundida com safira. Mas o que dá à pedra a sua cor e valor azul profundo é a quantidade de lazurite que contém.


Lápis-lazúli: a pedra dos deuses

No antigo Egipto, o lápis lazúli era um símbolo de perfeição e acreditava-se que tinha propriedades poderosas. Por exemplo, foi dito que tinha o poder de repelir as forças do mal. Por isso foi utilizado no fabrico de amuletos e estatuetas de animais.

Mais tarde, a pedra foi utilizada como pigmento na pintura para criar o famoso azul ultramarino. Este pigmento foi utilizado para criar o céu na Capela Sistina em Roma. A pedra está também associada aos signos de Sagitário, Peixes e Aquário.


Virtudes do lápis lazúli em litoterapia

As pedras preciosas são conhecidas pelos seus poderes terapêuticos e são utilizadas em litoterapia para tratar certas doenças e enfermidades específicas.

Virtudes a nível físico
  • Trata doenças do sistema imunitário
  • Ajuda com os problemas de pele e alergia
  • Alivia as enxaquecas
Virtudes a nível emocional
  • Tem efeitos positivos sobre o nervosismo e a depressão
  • Traz autoconfiança
  • Apoia a comunicação e expressividade


Pode usar lápis lazúli para o ajudar a meditar ou fazer um elixir desta pedra preciosa para melhor recordar e compreender os seus sonhos.


Agora o lápis lazúli não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Propriedades e virtudes das pedras preciosas

Em litoterapia, cada pedra preciosa ou semi-preciosa tem um significado e um poder. Antes de escolher e de usar uma pedra, precisa conhecer as suas propriedades e virtudes afim de escolher a melhor de acordo com o que precisa.

Lahochi

Lah hoe chee é o nome desta poderosa técnica de cura, que traz uma alta frequência de luz ao corpo. Na medicina chinesa, um tratamento de Lahochi acalma doenças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais e visa harmonizar o corpo e a mente. Qual é o princípio de Lahochi? Quais são os benefícios e riscos? Descubra tudo sobre esta prática.

O que é que faz um magnetizador?

Entre o escárnio e o fascínio, curandeiros, xamãs e encantadores de fogo são o material da fantasia. Mesmo que não sejam médicos, poderiam acalmar e aliviar todo o tipo de dores. Quem são eles e como podem ajudar-nos?

Sofrologia e relaxamento

A vida por vezes põe-nos à prova e o stress e a fadiga acumulam-se diariamente. Alguns dias é difícil sentir-se realizado e ter confiança em si mesmo. Quaisquer que sejam os problemas que encontra, a sofrologia ajuda-o/a a relaxar, a gerir as suas ansiedades e a colocar o seu corpo e mente em harmonia.

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!