Água-marinha: virtudes e propriedades da pedra da sorte

Atualizado no dia por Inês Moreira

O que é que esta pedra sublime esconde por detrás da sua cor azul intensa? Se aos seus olhos a Água-marinha é tão misteriosa como as águas profundas do oceano, revelar-lhe-emos todos os seus segredos. Usado há milhares de anos pelas suas propriedades estimulantes e calmantes, também tem sido usada como amuleto da sorte pelos marinheiros e representa amor e fidelidade dentro de um casal…

As pedras preciosas e semipreciosas merecem toda a sua atenção. Quem não gostaria de usar estas pedras sublimes para acalmar a sua dor e melhorar a sua psique? A água-marinha tem sido usada desde a antiguidade como um amuleto da sorte, mas está longe de ser a sua única virtude.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).





Cor: azul intenso
Sistema cristalino: hexagonal
Composição: silicato de alumínio e berílio
Símbolo: esperança, amor
Signo astrológico: Virgem e Peixes
Preço: sendo uma das pedras mais caras, o seu preço varia entre os 100 e os 2000€ cada carat


Origens da água-marinha

Como a sua aparência sugere, o nome água-marinha refere-se diretamente ao mundo marinho. Em latim, “aqua marina” significa “água do mar”. E no entanto, esta pedra foi descoberta pela primeira vez no Brasil! Antes do século XVI, esta pedra apareceu sob o nome "berílio", referindo-se à pedra azul esverdeada em grego antigo.

Atualmente, esta prestigiada pedra de qualidade fina é extraída de depósitos no Brasil, Paquistão, Austrália, Ásia e Himalaias. Algumas podem ser encontradas em França também.


Crenças sobre a água-marinha

Como a sua cor azul sugere, a água-marinha tem estado associada ao mar desde os tempos antigos. Foi premiada pelos gregos e romanos pela sua capacidade de proteger os marinheiros da ira dos deuses Poseidon e Neptuno. Graças à pedra, tiveram a garantia de uma viagem segura.

Plínio o Ancião, um escritor italiano, descreveu-a como uma pedra com poderes mágicos que provêm dos tesouros das sereias. Finalmente, para o povo da China, Aquamarine está associada à deusa do amor. Representava, portanto, valores como a devoção incondicional, compaixão, misericórdia e era utilizado para proteger mulheres e crianças.


A água-marinha era também considerada um símbolo de felicidade e eterna juventude. A água em que esta pedra estava embebida devia curar problemas oculares mas também soluços.


Virtudes da água-marinha: a pedra calmante

A cicatrização com pedras é possível graças à litoterapia. Aqui, a água-marinha é conhecida e apreciada pelas suas vibrações suaves. Como uma pedra dos marinheiros, permite ter ideias claras, para além de acalmar certas reações do corpo.


Virtudes a nível físico

  • Regula o ritmo cardíaco e afecta o sistema sanguíneo
  • Alivia as náuseas associadas ao enjoo do movimento
  • Cura infecções do trato respiratório
  • Suaviza as alergias
  • Acalma erupções cutâneas (aplicado como uma loção)


Virtudes a nível emocional

  • Desenvolve a sensibilidade
  • Traz inspiração (especialmente para profissões e actividades artísticas)
  • Acalma a ansiedade e dá lugar à paz interior
  • Proporciona coragem
  • Aguça o intelecto e favorece os estudos (juntamente com a calcedónia, formam a combinação ideal para um exame oral)
  • Promove a tolerância e a ternura


Como purificar e recarregar a água-marinha?

A água-marinha é simplesmente purificada sob água corrente, ou imersa durante algumas horas num recipiente de água salgada, o seu elemento básico. Também se pode usar incenso. Logo, basta expô-la ao sol ou a um aglomerado de cristais.


4 fatos invulgares sobre a pedra água-marinha:

  1. A maior pedra foi descoberta em 1910 em Marambaia, Minas Gerais, Brasil. Este achado impressionante pesava 110 kg!
  2. A água-marinha é feita de berílio. Este elemento raro e resistente é utilizado nas indústrias aeronáutica e nuclear.
  3. Dar um anel de noivado feito de água-marinha é uma garantia de um casamento feliz, pois esta pedra simboliza a fidelidade entre os recém-casados.
  4. É também o presente ideal para celebrar 23 anos de casamento, geralmente referido como o "Casamento Beryl".


Agora a água-marinha não tem mais segredos para si. Aproveite e descubra:

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar?

Como é que as Pedras o/a poderão ajudar? (Parte II)

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

7 pedras preciosas para atrair o amor e mantê-lo

Encontrar o amor, mantê-lo e alimentá-lo… Nem sempre é fácil! Por vezes, numa relação é necessário uma mãozinha e a litoterapia poderá ajudar. Graças às suas propriedades e virtudes, algumas pedras preciosas poderão ajudá-lo/a a encontrar o amor, a proteger-se, a prolongar a paixão, a comunicar sem problemas ou a acalmar os ciúmes e a inveja. Descubra 7 delas e cuide da sua relação.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Artigos favoritos

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Qual é a Pedra preciosa de cada Signo?

Sabia que as pedras preciosas e semipreciosas têm imensas propriedades? Cada uma delas tem uma influência específica sobre a pessoa que a usa. Jade, Esmeralda, Topázio... Venha descobrir qual é a pedra preciosa do seu signo e como ela o/a pode ajudar…

Pedras preciosas partidas

Com o tempo, ou após haver caído, uma pedra preciosa pode partir-se. As suas cores desvanecem-se se absorver demasiada energia e racha quando sente que serviu o seu propósito. O desgaste natural ou acidental não é mau presságio. Por outro lado, a sua utilização está comprometida. O que fazer para evitar que esta perca os seus poderes?

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?