4 exercícios para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar

Atualizado no dia por Inês Moreira

No equidistante do seu umbigo e do seu peito, o plexo celíaco, ou plexo solar, está diretamente ligado às suas emoções. Também conhecido como “manipura”, o plexo celíaco guia e atua sobre medos, auto-estima, fadiga, capacidade de ação… desde que seja bem equilibrada. Respire, medite e descubra 4 exercicios e dicas para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar.

O plexo solar, tal como os outros chakras, desempenha um papel importante ao permitir-lhe viver plenamente e em harmonia consigo mesmo. Para combater o stress, tensão, dor, contraturas e todos os outros distúrbios na barriga, é importante cuidar dele e reequilibrar os seus chakras.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


4 exercícios para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar


1. Pratique yoga

O yoga tem muitos benefícios, especialmente estas quatro posturas:

  • A pose do arco: deite-se de costas e relaxe. Logo, agarre os seus tornozelos com as mãos e estique-os até ao abdómen. Com a cabeça acima olhe à sua frente. Apenas o seu abdómen inferior e ancas devem tocar no chão. Mantenha esta posição durante um minuto.
  • A postura do guerreiro: levante os braços para o céu como se estivesse a esticar. O seu olhar está virado para o horizonte e controle a sua respiração.
  • A postura do gafanhoto: levante a cabeça para que toda a parte superior do tronco fique fora do chão. Logo, contraia as nádegas, sem criar tensão na base do pescoço (se a cabeça estiver demasiado para trás ou demasiado para a frente), e levante as pernas durante 30 segundos.
  • A postura do barco: levante o peito até aos 45°. Logo, levante as pernas para que formem um ângulo recto com o peito. Endireite as pernas. Olhe em frente (certifique-se de que o seu pescoço não esteja muito para a frente ou muito para trás). Finalmente, endireite os braços para que fiquem de ambos os lados dos joelhos, depois baixe os ombros.


2. Faça uma massagem relaxante

5 minutos serão suficientes para lhe permitir usufruir dos seus benefícios. Não hesite em praticá-la todos os dias, ou assim que a pressão for sentida. Quanto menos for perturbado/a durante a massagem, mais benéfico será, por isso, tome tempo para sentir cada passo do relaxamento, e elimine todo o tipo de distrações.

Comece por esfregar as palmas das mãos para criar calor. Deitado/a de costas, ponha as mãos uma em cima da outra sobre o plexo solar. Tome tempo para sentir o calor nas suas palmas das mãos. Também tome consciência da sua respiração, ouça-a a ir e vir.

Depois coloque uma mão no umbigo, a outra debaixo do esterno e sentir a barriga inflar suavemente, ao ritmo da sua respiração.  Inspire durante a fase de inalação, depois libere para exalar. Faça isto 3 vezes seguidas.

Agora pode visualizar algo amarelo na sua mente: uma flor, o sol, a luz... o que lhe vier à cabeça! Depois inale todo este amarelo, símbolo de calor, luz, energia, dinamismo e protecção. Deixe todo este amarelo inundar o seu plexo. Respire fundo e devagar… 3 vezes são suficientes. Agora pode voltar lentamente à realidade e soltar-se!



Surpreenda-se com o que lhe poderá revelar o seu Mapa Astral!Faça agora a sua consulta por email!



3. Controle a sua respiração

Ideal para acalmar as pessoas agitadas, impacientes, irritadas e que querem um regresso imediato à calma, este exercício pode ser praticado de manhã, ou à noite antes de se deitarem, de preferência 10 vezes seguidas. 

  • Inspire lentamente pelo nariz, levantando o mínimo possível as costelas. O seu abdómen irá expandir-se.
  • Quando o abdómen estiver bem insuflado, bloqueie o ar durante alguns segundos (cerca de 6/7) e sinta o abdómen retrair-se... Este movimento envia o ar retido no abdómen em direção aos pulmões.
  • Retire o abdómen enquanto contrai as costelas que estão abaixadas. O ar é empurrado em direção à barriga, que se enche.
  • Expire com muita força e sinta o seu corpo relaxar.
  • Faça isto 6 vezes seguidas, mantendo sempre a respiração inicial.
  • Finalmente, inspire pelo seu nariz.


4. Faça meditação

  • Ponha-se em posição! Sente-se com as pernas cruzadas, as palmas das mãos contra os joelhos e as costas direitas. Para iniciar esta mediação especial do plexo solar, visualize uma esfera dourada brilhante na sua barriga.
  • Comece a sentir-se calmo/a e relaxado/a através de respirações profundas. Sinta-se a respirar da barriga insuflando e deflacionando suavemente a barriga.
  • Inspire profundamente, segure e exale completamente antes de voltar a respirar. Repita 6 vezes seguidas, pois esta área acumula muito stress e tensão durante o dia.
  • Quando se sentir relaxado/a, feche os olhos e concentre-se na esfera dourada brilhante na sua barriga e deixe a sua luz inundar-se.
  • Sinta-o aquecendo-o e removendo a tensão do seu estômago.
  • Respire fundo e sinta o seu corpo relaxar, deixe a tensão desaparecer.
  • Esteja convencido/a de que é apenas amor e felicidade. Diga a si mesmo/a que está aberto/a à vida, que confia em si mesmo/a e que sabe quem é! É apenas luz, por isso brilha!


Quais são os benefícios de reequilibrar o seu plexo solar?

Melhor gestão das emoções - Aumento da confiança, alegria e positividade - Interrupção das perturbações intestinais - Uma sensação geral de bem-estar.


Algumas dicas adicionais

  • Coma alimentos que se saiba fornecer energia e vitalidade.
  • Os alimentos amarelos são suplementos muito bons: pense em limão, ananás, manga ou papaia.
  • Consiga pelo menos 20 minutos de luz solar por dia para absorver a maior quantidade possível de vitamina D.
  • Use pedras preciosas amarelas (a cor do sol traz calor e luminosidade ao seu corpo por ressonância). Pegue um âmbar ou safira amarela, por exemplo, e nem sequer precisa de os colocar diretamente no plexo solar.
  • Alterne quente e frio: no duche, ou com uma garrafa de água quente, aquecer o plexo para o reactivar. Depois, com uma luva cheia de cubos de gelo ou um segundo duche, acalme o seu plexo em excesso de atividade.
  • Cheire ou massageie com óleos essenciais, especialmente lavanda, que alivia a tensão e permite respirar melhor, ou camomila romana, que desempenha um papel no equilíbrio emocional.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são inúmeras, mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

6 Conselhos para uma Festa de Ano Novo fantástica

O Réveillon está à porta e a festa é um evento a preparar com toda a minúcia! Toda esta preparação pede muita organização e concentração e o stress pode instalar-se facilmente… Mas, não desespere, damos-lhe todos os conselhos para uma festa da Passagem de Ano mágica… Feliz Ano Novo!

5 formas simples e eficazes para começar 2024 de forma positiva!

Todos queremos começar o novo ano da melhor forma, repletos de energia positiva! Contudo nem sempre sabemos iniciar esse novo capítulo da nossa vida, colocando de parte tudo aquilo que nos perturba... Siga os nossos conselhos e não permita que a melancolia e os pequenos problemas estraguem o início do ano 2024!

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Artigos favoritos

6 Conselhos para ser feliz todos os dias

Durante toda a nossa vida, corremos atrás da felicidade... Queremos ser felizes todos os dias, por vezes mesmo sem sabermos o que nos faz realmente felizes, o que nos completa, o que é que precisamos verdadeiramente... Mas será que a felicidade pode ser uma constante ou são pequenos momentos privilegiados que temos ao quotidiano? Como saber? Como fazer da felicidade uma filosofia de vida?

Amor passional, sorte ou maldição?

Todos nós sonhamos, viver uma história de amor como nos filmes, nas novelas. Aquela história que nos faz vibrar a cada segundo… Que nos tira o fôlego... Que nos faz sonhar e acreditar que tudo é possível... Mas será que temos noção do que é um amor passional?

Acredita no Amor à primeira vista?

Acredita no amor à primeira vista? Aquele em que um olhar basta para sabermos que encontramos o/a tal? Aquele em sentimos que já conhecemos a outra pessoa há séculos? Em que sentimos que a outra pessoa é mesmo a "nossa metade"? Será que este tipo de amor existe mesmo? Poderá mesmo resultar? E ser para sempre?

O que diz o seu Signo sobre si?