4 exercícios para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar

Atualizado no dia por Inês Moreira

No equidistante do seu umbigo e do seu peito, o plexo celíaco, ou plexo solar, está diretamente ligado às suas emoções. Também conhecido como “manipura”, o plexo celíaco guia e atua sobre medos, auto-estima, fadiga, capacidade de ação… desde que seja bem equilibrada. Respire, medite e descubra 4 exercicios e dicas para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar.

O plexo solar, tal como os outros chakras, desempenha um papel importante ao permitir-lhe viver plenamente e em harmonia consigo mesmo. Para combater o stress, tensão, dor, contraturas e todos os outros distúrbios na barriga, é importante cuidar dele e reequilibrar os seus chakras.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


4 exercícios para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar


1. Pratique yoga

O yoga tem muitos benefícios, especialmente estas quatro posturas:

  • A pose do arco: deite-se de costas e relaxe. Logo, agarre os seus tornozelos com as mãos e estique-os até ao abdómen. Com a cabeça acima olhe à sua frente. Apenas o seu abdómen inferior e ancas devem tocar no chão. Mantenha esta posição durante um minuto.
  • A postura do guerreiro: levante os braços para o céu como se estivesse a esticar. O seu olhar está virado para o horizonte e controle a sua respiração.
  • A postura do gafanhoto: levante a cabeça para que toda a parte superior do tronco fique fora do chão. Logo, contraia as nádegas, sem criar tensão na base do pescoço (se a cabeça estiver demasiado para trás ou demasiado para a frente), e levante as pernas durante 30 segundos.
  • A postura do barco: levante o peito até aos 45°. Logo, levante as pernas para que formem um ângulo recto com o peito. Endireite as pernas. Olhe em frente (certifique-se de que o seu pescoço não esteja muito para a frente ou muito para trás). Finalmente, endireite os braços para que fiquem de ambos os lados dos joelhos, depois baixe os ombros.


2. Faça uma massagem relaxante

5 minutos serão suficientes para lhe permitir usufruir dos seus benefícios. Não hesite em praticá-la todos os dias, ou assim que a pressão for sentida. Quanto menos for perturbado/a durante a massagem, mais benéfico será, por isso, tome tempo para sentir cada passo do relaxamento, e elimine todo o tipo de distrações.

Comece por esfregar as palmas das mãos para criar calor. Deitado/a de costas, ponha as mãos uma em cima da outra sobre o plexo solar. Tome tempo para sentir o calor nas suas palmas das mãos. Também tome consciência da sua respiração, ouça-a a ir e vir.

Depois coloque uma mão no umbigo, a outra debaixo do esterno e sentir a barriga inflar suavemente, ao ritmo da sua respiração.  Inspire durante a fase de inalação, depois libere para exalar. Faça isto 3 vezes seguidas.

Agora pode visualizar algo amarelo na sua mente: uma flor, o sol, a luz... o que lhe vier à cabeça! Depois inale todo este amarelo, símbolo de calor, luz, energia, dinamismo e protecção. Deixe todo este amarelo inundar o seu plexo. Respire fundo e devagar… 3 vezes são suficientes. Agora pode voltar lentamente à realidade e soltar-se!



Surpreenda-se com o que lhe poderá revelar o seu Mapa Astral!Faça agora a sua consulta por email!



3. Controle a sua respiração

Ideal para acalmar as pessoas agitadas, impacientes, irritadas e que querem um regresso imediato à calma, este exercício pode ser praticado de manhã, ou à noite antes de se deitarem, de preferência 10 vezes seguidas. 

  • Inspire lentamente pelo nariz, levantando o mínimo possível as costelas. O seu abdómen irá expandir-se.
  • Quando o abdómen estiver bem insuflado, bloqueie o ar durante alguns segundos (cerca de 6/7) e sinta o abdómen retrair-se... Este movimento envia o ar retido no abdómen em direção aos pulmões.
  • Retire o abdómen enquanto contrai as costelas que estão abaixadas. O ar é empurrado em direção à barriga, que se enche.
  • Expire com muita força e sinta o seu corpo relaxar.
  • Faça isto 6 vezes seguidas, mantendo sempre a respiração inicial.
  • Finalmente, inspire pelo seu nariz.


4. Faça meditação

  • Ponha-se em posição! Sente-se com as pernas cruzadas, as palmas das mãos contra os joelhos e as costas direitas. Para iniciar esta mediação especial do plexo solar, visualize uma esfera dourada brilhante na sua barriga.
  • Comece a sentir-se calmo/a e relaxado/a através de respirações profundas. Sinta-se a respirar da barriga insuflando e deflacionando suavemente a barriga.
  • Inspire profundamente, segure e exale completamente antes de voltar a respirar. Repita 6 vezes seguidas, pois esta área acumula muito stress e tensão durante o dia.
  • Quando se sentir relaxado/a, feche os olhos e concentre-se na esfera dourada brilhante na sua barriga e deixe a sua luz inundar-se.
  • Sinta-o aquecendo-o e removendo a tensão do seu estômago.
  • Respire fundo e sinta o seu corpo relaxar, deixe a tensão desaparecer.
  • Esteja convencido/a de que é apenas amor e felicidade. Diga a si mesmo/a que está aberto/a à vida, que confia em si mesmo/a e que sabe quem é! É apenas luz, por isso brilha!


Quais são os benefícios de reequilibrar o seu plexo solar?

Melhor gestão das emoções - Aumento da confiança, alegria e positividade - Interrupção das perturbações intestinais - Uma sensação geral de bem-estar.


Algumas dicas adicionais

  • Coma alimentos que se saiba fornecer energia e vitalidade.
  • Os alimentos amarelos são suplementos muito bons: pense em limão, ananás, manga ou papaia.
  • Consiga pelo menos 20 minutos de luz solar por dia para absorver a maior quantidade possível de vitamina D.
  • Use pedras preciosas amarelas (a cor do sol traz calor e luminosidade ao seu corpo por ressonância). Pegue um âmbar ou safira amarela, por exemplo, e nem sequer precisa de os colocar diretamente no plexo solar.
  • Alterne quente e frio: no duche, ou com uma garrafa de água quente, aquecer o plexo para o reactivar. Depois, com uma luva cheia de cubos de gelo ou um segundo duche, acalme o seu plexo em excesso de atividade.
  • Cheire ou massageie com óleos essenciais, especialmente lavanda, que alivia a tensão e permite respirar melhor, ou camomila romana, que desempenha um papel no equilíbrio emocional.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Artigos favoritos

Calendário Chinês da Gravidez: é menina ou menino?

Será um menino ou uma menina? Esta é a das primeiras questões que as futuras mamãs e os futuros papás se colocam... Mas se não conseguirem esperar pela primeira ecografia (tal é a curiosidade), porque não consultarem o Calendário Chinês da Gravidez para descobrirem o sexo da criança? Descubra este antigo método chinês, baseado apenas na sua idade e no respetivo mês da concepção.

As melhores datas para engravidar em 2022

Os/as Astrólogos/as conseguem determinar com precisão o mês em que uma mulher poderá engravidar e os melhores períodos para conceber o bebé. Assim, se está a pensar em dar o passo mais importante da sua vida consulte o nosso calendário e descubra quais as melhores datas para conceber o seu bebé em 2022!

Almas Gémeas: o Amor eterno?

Todos nós sonhámos encontrá-la, a nossa "metade", a pessoa que nos completa e com a qual viveremos um amor eterno repleto de felicidade e união. Mas será que ela existe verdadeiramente? Descubra!

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!