4 exercícios para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar

Atualizado no dia por Inês Moreira

No equidistante do seu umbigo e do seu peito, o plexo celíaco, ou plexo solar, está diretamente ligado às suas emoções. Também conhecido como “manipura”, o plexo celíaco guia e atua sobre medos, auto-estima, fadiga, capacidade de ação… desde que seja bem equilibrada. Respire, medite e descubra 4 exercicios e dicas para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar.

O plexo solar, tal como os outros chakras, desempenha um papel importante ao permitir-lhe viver plenamente e em harmonia consigo mesmo. Para combater o stress, tensão, dor, contraturas e todos os outros distúrbios na barriga, é importante cuidar dele e reequilibrar os seus chakras.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


4 exercícios para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar


1. Pratique yoga

O yoga tem muitos benefícios, especialmente estas quatro posturas:

  • A pose do arco: deite-se de costas e relaxe. Logo, agarre os seus tornozelos com as mãos e estique-os até ao abdómen. Com a cabeça acima olhe à sua frente. Apenas o seu abdómen inferior e ancas devem tocar no chão. Mantenha esta posição durante um minuto.
  • A postura do guerreiro: levante os braços para o céu como se estivesse a esticar. O seu olhar está virado para o horizonte e controle a sua respiração.
  • A postura do gafanhoto: levante a cabeça para que toda a parte superior do tronco fique fora do chão. Logo, contraia as nádegas, sem criar tensão na base do pescoço (se a cabeça estiver demasiado para trás ou demasiado para a frente), e levante as pernas durante 30 segundos.
  • A postura do barco: levante o peito até aos 45°. Logo, levante as pernas para que formem um ângulo recto com o peito. Endireite as pernas. Olhe em frente (certifique-se de que o seu pescoço não esteja muito para a frente ou muito para trás). Finalmente, endireite os braços para que fiquem de ambos os lados dos joelhos, depois baixe os ombros.


2. Faça uma massagem relaxante

5 minutos serão suficientes para lhe permitir usufruir dos seus benefícios. Não hesite em praticá-la todos os dias, ou assim que a pressão for sentida. Quanto menos for perturbado/a durante a massagem, mais benéfico será, por isso, tome tempo para sentir cada passo do relaxamento, e elimine todo o tipo de distrações.

Comece por esfregar as palmas das mãos para criar calor. Deitado/a de costas, ponha as mãos uma em cima da outra sobre o plexo solar. Tome tempo para sentir o calor nas suas palmas das mãos. Também tome consciência da sua respiração, ouça-a a ir e vir.

Depois coloque uma mão no umbigo, a outra debaixo do esterno e sentir a barriga inflar suavemente, ao ritmo da sua respiração.  Inspire durante a fase de inalação, depois libere para exalar. Faça isto 3 vezes seguidas.

Agora pode visualizar algo amarelo na sua mente: uma flor, o sol, a luz... o que lhe vier à cabeça! Depois inale todo este amarelo, símbolo de calor, luz, energia, dinamismo e protecção. Deixe todo este amarelo inundar o seu plexo. Respire fundo e devagar… 3 vezes são suficientes. Agora pode voltar lentamente à realidade e soltar-se!



Surpreenda-se com o que lhe poderá revelar o seu Mapa Astral!Faça agora a sua consulta por email!



3. Controle a sua respiração

Ideal para acalmar as pessoas agitadas, impacientes, irritadas e que querem um regresso imediato à calma, este exercício pode ser praticado de manhã, ou à noite antes de se deitarem, de preferência 10 vezes seguidas. 

  • Inspire lentamente pelo nariz, levantando o mínimo possível as costelas. O seu abdómen irá expandir-se.
  • Quando o abdómen estiver bem insuflado, bloqueie o ar durante alguns segundos (cerca de 6/7) e sinta o abdómen retrair-se... Este movimento envia o ar retido no abdómen em direção aos pulmões.
  • Retire o abdómen enquanto contrai as costelas que estão abaixadas. O ar é empurrado em direção à barriga, que se enche.
  • Expire com muita força e sinta o seu corpo relaxar.
  • Faça isto 6 vezes seguidas, mantendo sempre a respiração inicial.
  • Finalmente, inspire pelo seu nariz.


4. Faça meditação

  • Ponha-se em posição! Sente-se com as pernas cruzadas, as palmas das mãos contra os joelhos e as costas direitas. Para iniciar esta mediação especial do plexo solar, visualize uma esfera dourada brilhante na sua barriga.
  • Comece a sentir-se calmo/a e relaxado/a através de respirações profundas. Sinta-se a respirar da barriga insuflando e deflacionando suavemente a barriga.
  • Inspire profundamente, segure e exale completamente antes de voltar a respirar. Repita 6 vezes seguidas, pois esta área acumula muito stress e tensão durante o dia.
  • Quando se sentir relaxado/a, feche os olhos e concentre-se na esfera dourada brilhante na sua barriga e deixe a sua luz inundar-se.
  • Sinta-o aquecendo-o e removendo a tensão do seu estômago.
  • Respire fundo e sinta o seu corpo relaxar, deixe a tensão desaparecer.
  • Esteja convencido/a de que é apenas amor e felicidade. Diga a si mesmo/a que está aberto/a à vida, que confia em si mesmo/a e que sabe quem é! É apenas luz, por isso brilha!


Quais são os benefícios de reequilibrar o seu plexo solar?

Melhor gestão das emoções - Aumento da confiança, alegria e positividade - Interrupção das perturbações intestinais - Uma sensação geral de bem-estar.


Algumas dicas adicionais

  • Coma alimentos que se saiba fornecer energia e vitalidade.
  • Os alimentos amarelos são suplementos muito bons: pense em limão, ananás, manga ou papaia.
  • Consiga pelo menos 20 minutos de luz solar por dia para absorver a maior quantidade possível de vitamina D.
  • Use pedras preciosas amarelas (a cor do sol traz calor e luminosidade ao seu corpo por ressonância). Pegue um âmbar ou safira amarela, por exemplo, e nem sequer precisa de os colocar diretamente no plexo solar.
  • Alterne quente e frio: no duche, ou com uma garrafa de água quente, aquecer o plexo para o reactivar. Depois, com uma luva cheia de cubos de gelo ou um segundo duche, acalme o seu plexo em excesso de atividade.
  • Cheire ou massageie com óleos essenciais, especialmente lavanda, que alivia a tensão e permite respirar melhor, ou camomila romana, que desempenha um papel no equilíbrio emocional.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Descubram os/as nossos/as Especialistas !

O seu Horóscopo

DESCUBRA O QUE O FUTURO LHE RESERVA - 📞308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas

Últimos artigos relativos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Como divertir as Crianças tendo em conta o seu Signo?

Ocupar os filhos é uma das grandes preocupações dos pais... Como fazer para que as crianças não se cansem de cada brincadeira? Como evitar a televisão e as novas tecnologias? Como fazer para que os pais também possam aproveitar cada segundo na companhia dos filhos? Descubra como o Signo das suas crianças o/a poderá ajudar!

Exercícios para o seu plexo solar

No equidistante do seu umbigo e do seu peito, o plexo celíaco, ou plexo solar, está diretamente ligado às suas emoções. Também conhecido como “manipura”, o plexo celíaco guia e atua sobre medos, auto-estima, fadiga, capacidade de ação… desde que seja bem equilibrada. Respire, medite e descubra 4 exercicios e dicas para relaxar e reequilibrar o seu plexo solar.

Aprenda com os seus erros: 5 dicas para se reconstruir!

Por vezes somos confrontados/as com dificuldades terríveis que nos atiram para o chão, que nos fazem sentir no fundo do poço e que perturbam os nossos planos. Mas como é que nos podemos tornar mais fortes graças aos nossos erros? Como superar as provas da vida?

Os articulos favoritos

O seu Horóscopo de Amanhã

Gostaria de saber o que lhe reservam os astros para o dia seguinte? Prepare o seu quotidiano tendo em conta as nossas previsões! Através do nosso Horóscopo de amanhã descubra com o que pode contar 24h antes...

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto porque, quer dizer que o seu Anjo da Guarda, lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Horas iguais 22h22: fará algo grandioso...

22h22 é a hora igual que nos remete a todas as nossas declarações, a todas as nossas certezas… Quando vê esta hora não é por acaso pois esta tem um forte significado. O seu Anjo da Guarda pretende transmitir-lhe uma mensagem que esclarecerá um acontecimento da sua vida... Descubra qual será a mensagem que não pode ignorar!

Horas iguais 11h11: oiça o seu Anjo da Guarda…

A muitos de entre nós já aconteceu olhar para o relógio e ver 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Entusiastas e otimistas, os/as nativos/as de Carneiro, têm por vezes falta de discernimento para ultrapassarem todos os obstáculos. Descubra todos os segredos destes/as nativos/as ansiosos/as, conquistadores, que arriscam e lutam pelo que acreditam!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Caranguejo, precisam de se sentirem seguros/as, protegidos/as. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem deles/as pessoas muito doces e intuitivas... Mas será que os/as conhece verdadeiramente? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Leão: descubra as características, defeitos, qualidades...

Os/as nativos/as de Leão procuram a adrenalina ao quotidiano. Sentem, em permanência, a necessidade de refletirem em todas as soluções possíveis para os problemas do mundo e agirem para os resolver. Mas o que nos escondem? Será que os/as conhecemos verdadeiramente? Descubra todas as suas características!