🟤 O significado da cor "Castanha": doçura e conforto
Oferecendo uma sensação de estabilidade, esta cor é reconfortante. O castanho também evoca a terra, a natureza e um regresso às nossas raízes. Muito presente na fauna e flora, o castanho é uma cor que pode ser encontrada em quase todo o lado, incluindo nos nossos interiores. Muito neutra, esta cor não simboliza nem tristeza nem alegria, mas acima de tudo expressa conforto.
Para a maioria das cores, os significados positivo e negativo complementam-se mutuamente e proporcionam um bom equilíbrio. Para o castanho, é um pouco diferente. De facto, se o castanho simboliza suavidade e oferece um sentimento protetor, reconfortante e quase maternal, também tem significados negativos, impureza, sujidade e até violência, que prevalecem sobre os significados positivos. Esta é frequentemente a razão pela qual o castanho é uma cor tão pouco apreciada.

No entanto, é importante saber que, basicamente, o castanho não tem realmente um significado negativo. De facto, é porque o castanho é facilmente associado à lama, excrementos, podridão, vulgaridade, etc., que mantém a sua má reputação.
- Significado positivo: doçura, bem-estar, proteção, serenidade, natureza
- Significado negativo: pobreza, brutalidade, sujidade, estagnação, vulgaridade, esterilidade
Dependendo da tonicidade do castanho, esta cor tem vários significados:
- O bege luminoso representa suavidade, modéstia e fidelidade.
- O bege "sujo" representa a ignorância.
- O castanho claro representa amizade, paz e gentileza.
- O castanho escuro representa o egoísmo e o humor negro.
- O castanho-chocolate representa ciúme, frustração e insatisfação.
A cor da força bruta
Para além do seu simbolismo natural, o castanho traz de volta a força bruta, porque esta cor está ligada à terra. Também faz lembrar a cor da madeira, o castanho é uma cor majestuosa que representa estabilidade, estagnação e portanto, de uma forma mais vasta, um regresso às próprias raízes ou mesmo nostalgia. É também a cor do chocolate, um alimento que acalma e reconforta que recorda a infância.
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorIsabelBarbosa !
Faça uma pergunta para Isabel
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário