Qual o significado da cor Castanha? Entre o conforto e a impureza

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

A cor da terra, o castanho é uma cor reconfortante e calmante. Uma mistura de amarelo e roxo ou azul e laranja, o castanho é uma cor neutra que cria uma sensação de calma e bem-estar.

Oferecendo uma vasta gama de tonalidades, o castanho não é uma cor quente nem fria. Sendo uma das cores menos apreciadas, esta cor é no entanto muito utilizada e muito presente à nossa volta. As suas muitas tonalidades podem ser encontradas em abundância na natureza: solo, terra, madeira…

Cada cor tem um significado, qual  é o significado da cor castanha e o que nos pode ensinar sobre a nossa personalidade?

A cor castanha é a sua cor favorita? Descubra tudo sobre ela!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Qual é o significado da cor "Castanho"?

Oferecendo uma sensação de estabilidade, esta cor é reconfortante. O castanho também evoca a terra, a natureza e um regresso às nossas raízes. Muito presente na fauna e flora, o castanho é uma cor que pode ser encontrada em quase todo o lado, incluindo nos nossos interiores. Muito neutra, esta cor não simboliza nem tristeza nem alegria, mas acima de tudo expressa conforto.


Para a maioria das cores, os significados positivo e negativo complementam-se mutuamente e proporcionam um bom equilíbrio. Para o castanho, é um pouco diferente. De fato, se o castanho simboliza suavidade e oferece um sentimento protetor, reconfortante e quase maternal, também tem significados negativos, impureza, sujidade e mesmo violência, que prevalecem sobre os significados positivos. Esta é frequentemente a razão pela qual o castanho é uma cor tão pouco apreciada. 


Significados positivos: doçura, bem-estar, proteção, serenidade, natureza
Significados negativos: pobreza, brutalidade, sujidade, estagnação, vulgaridade, esterilidade


No entanto, é importante saber que, basicamente, o castanho não tem realmente um significado negativo. De facto, é porque o castanho é facilmente associado à lama, excrementos, podridão, vulgaridade, etc., que mantém a sua má reputação.


Dependendo da tonicidade do castanho, esta cor tem demasiados significados:

  • O bege luminoso representa suavidade, modéstia e fidelidade.
  • O bege "sujo" representa a ignorância.
  • O castanho claro representa amizade, paz e gentileza.
  • O castanho escuro representa o egoísmo e o humor negro.
  • O castanho-chocolate representa ciúme, frustração e insatisfação.



A cor "Castanha": a cor da força bruta

Para além do seu simbolismo natural, o castanho traz de volta a força bruta, porque esta cor está ligada à terra. Também fazendo lembrar a cor da madeira, o castanho é uma cor majestosa representando estabilidade, estagnação e portanto, de uma forma mais ampla, um regresso às próprias raízes ou mesmo nostalgia. É também a cor do chocolate, um alimento calmante e reconfortante que recorda a infância.


O que a cor "Castanha" reflete da sua personalidade?

Se gosta da cor castanha, é uma pessoa forte e confiante. Tem uma mente de aço. A cor castanha dá-lhe a força para enfrentar as provas que se interpõem no seu caminho, mantendo a sua cabeça erguida. Por outro lado, as pessoas que gostam de castanho são, em geral, pessoas que apreciam a estabilidade e procuram a paz. Muito respeitosas, as pessoas que amam o castanho são pessoas de confiança com quem se pode sempre contar.

Na maioria das vezes, as pessoas que gostam de castanho são pessoas que passaram por tempos difíceis no passado. No entanto, estas experiências permitiram-lhes crescer e amadurecer. Teimoso/a e obstinado/a, é também uma pessoa muito generosa e paciente.

Qualidades: generosidade, paciência, confiança, simpatia
Defeitos: obstinação, inflexibilidade, conservantismo, nostalgia




Quais são os efeitos da cor "Castanha"?

As propriedades do "Castanho"

Uma cor muito quente, o castanho é um símbolo que apela à ligação com o mundo e os outros. Muitas vezes considerado monótono e aborrecido, o castanho é, contudo, a cor das raízes que nos ligam à nossa família, à nossa infância, à nossa memória e ao respeito pelas tradições.


A cor "Castanha" em Cromoterapia

Na cromoterapia, esta cor evoca estabilidade e conservação. Uma cor terrestre, o castanho tem a capacidade de ajudar a construir relações fortes, aumentar a concentração e a capacidade de decisão. A escolha do castanho permite-lhe aproximar-se da natureza e acalmar a sua mente. No entanto, há que ter o cuidado de garantir que não o/a conduz à depressão.


A espiritualidade da cor "Castanha"

Na aura, o castanho é uma cor que é considerada "suja", tal como o cinzento e o esverdeado. No entanto, o castanho é a cor que nos liga à Mãe Terra. Esta cor traz dentro de si a ideia da realidade, do concreto. Se num sonho ver a cor castanho, é porque o objecto ao qual está ligado se refere directamente à realidade.

Cor do mundo material, a ordem monástica dos Capuchinhos tinha optado pelo castanho para o manto. Com esta cor, os monges mostraram a sua renúncia aos bens terrenos.

<<<<< Gostaria de saber mais sobre o significado das cores? Então descubra outra cor.

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Como explicar um déjà-vu?

É sempre uma sensação estranha. Aquela sensação estranha de ter vivido antes o que vive agora com as mesmas pessoas. Já todos/as experimentamos um déjà-vu. Realidade, memória, inconsciência, emoções, tudo parece estar desfocado, mas o que é que estará a passar no nosso cérebro?

Significado da pomba

A pomba sempre representou a paz. Afinal de contas, depois do Dilúvio, uma pomba voava com um ramo de oliveira no seu bico para anunciar o regresso da calma. Mas será que a pomba branca tem outro significado?

Formigas em casa?

Quando pensamos neste pequeno insecto, pensamos imediatamente na sua carga de trabalho. De facto, a formiga é um símbolo de trabalho árduo, energia gasta numa missão, paciência, convicção e planeamento. Encontrar formigas em sua casa tem, portanto, um significado positivo que o/a ajuda a lidar com a insatisfação geral na sua vida.

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Ouroboros

A serpente, enquanto tal, tem um significado muito forte. De facto, representa o renascimento. Contudo, há uma famosa serpente que vem com um significado mais misterioso: o ouroboros, a serpente que morde a própria cauda. Mas o que significará verdadeiramente?

Artigos favoritos

Qual será o simbolismo do totem Pica-pau?

Ave ruidosa com um movimento repetitivo, o pica-pau é por vezes mal considerado. No entanto, entre os ameríndios, o animal totem Pica-pau simboliza coragem, vitalidade e generosidade. Com o seu som que soa como um coração palpitante, representa a vida em toda a sua beleza. Um pássaro intrigante, descubra rapidamente o simbolismo do pica-pau.

Qual é o seu animal totem?

Todos nós temos um animal totem, que nos guia e protege ao longo das nossas vidas. O que são os animais totem? Como se encontra o seu animal totem? Como aproveitar da sua força? Aqui está tudo o que precisa de saber sobre o assunto.

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Qual é o significado dos espirros?

Para além do barulho ou da manifestação de uma doença, um espirro também tem outro significado. Espirrar às 7:00 da manhã não tem o mesmo significado que espirrar às 18:00 por exemplo. Cada espirro está associado ao seu futuro. É por isso que os nossos antepassados tendiam dizer "saúde", maneira de dizer “voltar à vida”. Descubra a mensagem escondida por detrás do seu espirro!

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!