Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Significado das runas

As runas vêm da mitologia grega norueguesa. Diz-se que vêm de Odin, o líder de todas as divindades nórdicas. A palavra runa significa segredo ou sussurro. Cada inscrição rúnica feita de linhas rectas ou ziguezagues tem um significado espiritual e esotérico.

As runas são também ferramentas divinatórias. Estamos a falar das runas do antigo Futhark, que são 24 em número mais uma runa branca sem inscrição.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


O que são as runas celtas?

As runas celtas provêm de um antigo alfabeto chamado "Futhark", cujo nome provém das primeiras 6 letras. As runas Viking são um instrumento divinatório muitas vezes gravado em pedra ou madeira, mas também podem ser encontradas em estatuetas, escudos, lanças, amuletos, tatuagens ou desenhadas em certos lugares de culto.

A origem das runas ainda é incerta, mas como os Vikings eram grandes viajantes, podiam derivar do grego ou do latim.


Qual o significado das runas?


1. Fehu: gado e alimentos
Símbolo do movimento e mudança. O fluxo é vital e permite que se prospere, se tiver cuidado.

2. Uruz: a mãe
Símbolo da energia vital, da procriação, mas também da transformação e purificação.

3. Thurisaz
Esta é a runa dedicada ao deus Thor, deus dos relâmpagos e trovões. Representa ensaios, é um símbolo de regeneração e fertilização, de ajuda e proteção. Está ligado às forças cósmicas e ao ciclo da vida e da morte.

4. Ansuz: a boca e a palavra
Esta runa é dedicada a Odin, por isso é um símbolo de sabedoria, comunicação, intuição e clarividência. Pode anunciar um exame e uma aprendizagem.

5. Rad/Raidho: roda, viagem
Símbolo de viagem ou espiritualidade. Esta runa sugere a abertura a outros.

6. Kaunaz: chama
Símbolo de energia e poder, esta runa está ligada a artistas e artesãos porque representa forças dominadas. Está também associada a conhecimentos, técnicas, mas também a paixões, desejos e, de forma mais ampla, à sexualidade.

7. Gebo: união e generosidade
É uma runa de doação e hospitalidade, mas também de casamento, associação e sacrifício. Simboliza a paz, a harmonia e o amor.

8. Wunju: alegria e prazer
Esta runa é uma promessa de felicidade, prazer e esperança. Aconselha o optimismo e a positividade, especialmente no sector social e familiar.

9. Hagalaz: distúrbios
Simbolizando o caos e o poder do destino, esta runa é uma promessa de renovação e de vitória.

10. Naudiz: temperamento
Esta runa implica uma ideia de progressão, mas é também um símbolo de necessidade, constrangimento e dor. Empurra-nos a prescindir de bens materiais, a fim de irmos em direção a mais espiritualidade.

11. Isa: gelo
Esta runa simboliza o gelo, que na mitologia nórdica representa uma força de inércia em oposição ao fogo. Representa uma dualidade: brilhante como o gelo, também pode ser perigosa. De todos os modos, é sempre prejudicial nas relações.

12. Jara: colheita
Símbolo de crescimento, fertilidade e renascimento, esta runa anuncia o fim de um ciclo de dificuldade e o início de um período positivo. Recompensa pelas boas ações passadas, mas não é inteiramente positiva ou negativa.

13. Eihwaz: teixo de madeira
Esta runa representa a morte, tal como o teixo, a árvore da morte. Tal como as suas folhas sempre verdes, esta runa simboliza renovação, renascimento e eternidade, bem como dureza, como a madeira, e longevidade.

14. Perthu: destino
Símbolo do lar, dos segredos, esta runa evoca celebrações, jogos, risos e felicidade ligados ao lar. Está também associada à adivinhação, revelações e sabedoria oculta que pode ser encontrada em canções e poemas.

15. Algiz: proteção
O sinal desta runa foi muitas vezes gravado nas armas para garantir a protecção e a vitória. Esta runa é também um símbolo de felicidade, vida positiva, encontros e mudanças favoráveis.

16. Sowulo: sucesso
Símbolo da força vital e da natureza feminina, esta runa representa a união mística de opostos que geram toda a vida, material ou espiritual. É também uma runa de vitória sobre o mal.

17. Teiwaz: motivação
Esta runa está associada ao deus Tir, deus da guerra, do direito e da justiça. Representa o objectivo a alcançar, coragem e tenacidade face às provações. É a runa do poder da vontade e do espírito competitivo que anuncia um aumento de poder e/ou riqueza.

18. Berkana: início
Símbolo de nascimento, sexualidade e renovação, esta runa possui todos os mistérios da criação. É benéfico para novos projectos: nascimentos, obras, ideias.

19. Ehwaz: progressão
Esta runa anuncia uma mudança, uma transição, uma passagem de um mundo para outro. Também simboliza fertilidade, paz, sensualidade, confiança e lealdade.

20. Mannaz: o homem
Esta é a runa da humanidade, simbolizando a ligação entre o homem e os deuses, entre o poder e a razão. Está também ligado ao pensamento lógico ou criativo, mas também à clareza e autoaceitação.

21. Laguz: água e intuição
Símbolo de vida, nascimento, mas também de dificuldades e perigo, esta runa está ligada ao inconsciente e aos sonhos. Esta runa é essencialmente feminina e representa a intuição, a magia das plantas, a associação da lua e da água.

22. Ingwaz: fertilidade e renovação
Esta runa simboliza o cumprimento, a energia que todos temos dentro de nós e que está à espera de ser desenvolvida. Uma runa de equilíbrio para as relações humanas, de necessidade e partilha, anuncia o início de um período feliz. Representa também espíritos livres que se atrevem a mudar sem ansiedade ou medo.

23. Dagaz: o dia e a transformação
Runa da aurora e da luz, domina a sombra e anuncia a transformação. Esta runa simboliza a união das trevas e da luz, do prazer e da dor, da vida e da morte, do corpo e da alma. Com esta runa o desenvolvimento e cumprimento, embora lento, é certo.

24. Othala: a herança
Esta runa é a do antepassado, está ligada à separação, à herança, à pátria, ao objetivo alcançado, ao fim da viagem. Refere-se frequentemente ao património de uma família ou de uma pessoa miserável ou materialista.
25. Wyrd: runa branca
A runa branca está sempre dependente das outras runas numa leitura. Simboliza o que começa e o que acaba, o nascimento e a morte. É uma runa positiva, um sinal de realização e de confiança. É de certa forma a promessa de uma certa forma de renovação. Abre o campo das possibilidades. Qualquer coisa pode acontecer!


Exemplo de runas divinatórias

Se é novato/a em runas, pode começar com uma leitura de uma runa para se familiarizar com elas. Caso contrário, opte por uma leitura em três vias que representem o passado, o presente e o futuro. Esta leitura é clara e de fácil acesso para os novatos.


Leitura com 3 runas

Vire as runas ou coloque-as num saco. Faça a sua pergunta e desenhe 3 runas. Tal como numa leitura de tarot, a primeira representa o passado (a origem de uma situação), o presente (conselhos sobre uma situação actual) e o futuro (para onde se vai). Esta adivinhação permitir-lhe-á ver o caminho que tomou e o que irá tomar.


Leitura com 5 runas ou martelo de Thor

Esta leitura permite-lhe ter uma visão mais aprofundada e global de uma situação ou de uma questão. Pode dar-lhe respostas ou mudar a sua opinião sobre uma situação.

Cruze as suas runas e desenhe 5 delas. Coloque-as em forma de cruz. Runa 1 na parte inferior, Runa 2 na esquerda, Runa 3 na parte superior, Runa 4 na direita e Runa 5 no centro.

  • Runa 1, as influências: os elementos ou as pessoas à sua volta. As suas aspirações e visões.
  • Runa 2, os avisos: os elementos negativos que vêm contra si, atrasam-no e impedem-no de seguir em frente. Estas são também as suas fraquezas.
  • Runa 3, as bênçãos: os elementos positivos que entram na sua vida, a sua ajuda, o seu apoio, os seus pontos fortes.
  • Runa 4, o resultado: o resultado de uma situação, a resolução de um problema
  • Runa 5, destino: a previsão sobre a situação futura, a evolução futura em relação à pergunta colocada.

Por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um...

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um site que lhe permita partilhar os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que acompanha e tranquiliza as pessoas que desejam conhecer os diferentes oráculos ou ainda são céticas a esta perspectiva de aconselhamento e bem-estar. Este conhecimento do Tarot, da Astrologia e das Terapias Alternativas permitiu-lhe encontrar a harmonia e a realização com que sempre sonhou para a sua vida.

Continuar a ler

Deixe o seu comentário

Descubram os/as nossos/as Especialistas através de uma fantástica entrevista!

Últimos artigos relativos relativos à Vidência

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens  Descubra a mensagem que o seu Anjo tem para lhe revelar!
Entrevista ao Tarólogo Adão  Descubra o dom do Tarólogo Adão...
Mediunidade   A Mediunidade é um dom capaz de desvendar eventos passados, presentes e futuros. Venha descobrir!
Vidência   Descubra tudo a propósito do dom de Vidência e de como este o/a poderá ajudar.
Tarot por telefone a partir de 1€/min  Descubra os nossos Tarólogos e Videntes
Oráculos  Questões profissionais, sentimentais financeiras? Venha descobrir como os Oráculos lhe poderão dar todas as respostas de que precisa para encontrar o caminho que lhe permitirá sentir-se realizado/a a todos os níveis!

Contacte-nos!