Significado das runas

Atualizado no dia por Inês Moreira

As runas vêm da mitologia grega norueguesa. Diz-se que vêm de Odin, o líder de todas as divindades nórdicas. A palavra runa significa segredo ou sussurro. Cada inscrição rúnica feita de linhas rectas ou ziguezagues tem um significado espiritual e esotérico.

As runas são também ferramentas divinatórias. Estamos a falar das runas do antigo Futhark, que são 24 em número mais uma runa branca sem inscrição.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


O que são as runas celtas?

As runas celtas provêm de um antigo alfabeto chamado "Futhark", cujo nome provém das primeiras 6 letras. As runas Viking são um instrumento divinatório muitas vezes gravado em pedra ou madeira, mas também podem ser encontradas em estatuetas, escudos, lanças, amuletos, tatuagens ou desenhadas em certos lugares de culto.

A origem das runas ainda é incerta, mas como os Vikings eram grandes viajantes, podiam derivar do grego ou do latim.


Qual o significado das runas?


1. Fehu: gado e alimentos
Símbolo do movimento e mudança. O fluxo é vital e permite que se prospere, se tiver cuidado.

2. Uruz: a mãe
Símbolo da energia vital, da procriação, mas também da transformação e purificação.

3. Thurisaz
Esta é a runa dedicada ao deus Thor, deus dos relâmpagos e trovões. Representa ensaios, é um símbolo de regeneração e fertilização, de ajuda e proteção. Está ligado às forças cósmicas e ao ciclo da vida e da morte.

4. Ansuz: a boca e a palavra
Esta runa é dedicada a Odin, por isso é um símbolo de sabedoria, comunicação, intuição e clarividência. Pode anunciar um exame e uma aprendizagem.

5. Rad/Raidho: roda, viagem
Símbolo de viagem ou espiritualidade. Esta runa sugere a abertura a outros.

6. Kaunaz: chama
Símbolo de energia e poder, esta runa está ligada a artistas e artesãos porque representa forças dominadas. Está também associada a conhecimentos, técnicas, mas também a paixões, desejos e, de forma mais ampla, à sexualidade.

7. Gebo: união e generosidade
É uma runa de doação e hospitalidade, mas também de casamento, associação e sacrifício. Simboliza a paz, a harmonia e o amor.

8. Wunju: alegria e prazer
Esta runa é uma promessa de felicidade, prazer e esperança. Aconselha o optimismo e a positividade, especialmente no sector social e familiar.

9. Hagalaz: distúrbios
Simbolizando o caos e o poder do destino, esta runa é uma promessa de renovação e de vitória.

10. Naudiz: temperamento
Esta runa implica uma ideia de progressão, mas é também um símbolo de necessidade, constrangimento e dor. Empurra-nos a prescindir de bens materiais, a fim de irmos em direção a mais espiritualidade.

11. Isa: gelo
Esta runa simboliza o gelo, que na mitologia nórdica representa uma força de inércia em oposição ao fogo. Representa uma dualidade: brilhante como o gelo, também pode ser perigosa. De todos os modos, é sempre prejudicial nas relações.

12. Jara: colheita
Símbolo de crescimento, fertilidade e renascimento, esta runa anuncia o fim de um ciclo de dificuldade e o início de um período positivo. Recompensa pelas boas ações passadas, mas não é inteiramente positiva ou negativa.

13. Eihwaz: teixo de madeira
Esta runa representa a morte, tal como o teixo, a árvore da morte. Tal como as suas folhas sempre verdes, esta runa simboliza renovação, renascimento e eternidade, bem como dureza, como a madeira, e longevidade.

14. Perthu: destino
Símbolo do lar, dos segredos, esta runa evoca celebrações, jogos, risos e felicidade ligados ao lar. Está também associada à adivinhação, revelações e sabedoria oculta que pode ser encontrada em canções e poemas.

15. Algiz: proteção
O sinal desta runa foi muitas vezes gravado nas armas para garantir a protecção e a vitória. Esta runa é também um símbolo de felicidade, vida positiva, encontros e mudanças favoráveis.

16. Sowulo: sucesso
Símbolo da força vital e da natureza feminina, esta runa representa a união mística de opostos que geram toda a vida, material ou espiritual. É também uma runa de vitória sobre o mal.

17. Teiwaz: motivação
Esta runa está associada ao deus Tir, deus da guerra, do direito e da justiça. Representa o objectivo a alcançar, coragem e tenacidade face às provações. É a runa do poder da vontade e do espírito competitivo que anuncia um aumento de poder e/ou riqueza.

18. Berkana: início
Símbolo de nascimento, sexualidade e renovação, esta runa possui todos os mistérios da criação. É benéfico para novos projectos: nascimentos, obras, ideias.

19. Ehwaz: progressão
Esta runa anuncia uma mudança, uma transição, uma passagem de um mundo para outro. Também simboliza fertilidade, paz, sensualidade, confiança e lealdade.

20. Mannaz: o homem
Esta é a runa da humanidade, simbolizando a ligação entre o homem e os deuses, entre o poder e a razão. Está também ligado ao pensamento lógico ou criativo, mas também à clareza e autoaceitação.

21. Laguz: água e intuição
Símbolo de vida, nascimento, mas também de dificuldades e perigo, esta runa está ligada ao inconsciente e aos sonhos. Esta runa é essencialmente feminina e representa a intuição, a magia das plantas, a associação da lua e da água.

22. Ingwaz: fertilidade e renovação
Esta runa simboliza o cumprimento, a energia que todos temos dentro de nós e que está à espera de ser desenvolvida. Uma runa de equilíbrio para as relações humanas, de necessidade e partilha, anuncia o início de um período feliz. Representa também espíritos livres que se atrevem a mudar sem ansiedade ou medo.

23. Dagaz: o dia e a transformação
Runa da aurora e da luz, domina a sombra e anuncia a transformação. Esta runa simboliza a união das trevas e da luz, do prazer e da dor, da vida e da morte, do corpo e da alma. Com esta runa o desenvolvimento e cumprimento, embora lento, é certo.

24. Othala: a herança
Esta runa é a do antepassado, está ligada à separação, à herança, à pátria, ao objetivo alcançado, ao fim da viagem. Refere-se frequentemente ao património de uma família ou de uma pessoa miserável ou materialista.
25. Wyrd: runa branca
A runa branca está sempre dependente das outras runas numa leitura. Simboliza o que começa e o que acaba, o nascimento e a morte. É uma runa positiva, um sinal de realização e de confiança. É de certa forma a promessa de uma certa forma de renovação. Abre o campo das possibilidades. Qualquer coisa pode acontecer!


Exemplo de runas divinatórias

Se é novato/a em runas, pode começar com uma leitura de uma runa para se familiarizar com elas. Caso contrário, opte por uma leitura em três vias que representem o passado, o presente e o futuro. Esta leitura é clara e de fácil acesso para os novatos.


Leitura com 3 runas

Vire as runas ou coloque-as num saco. Faça a sua pergunta e desenhe 3 runas. Tal como numa leitura de tarot, a primeira representa o passado (a origem de uma situação), o presente (conselhos sobre uma situação actual) e o futuro (para onde se vai). Esta adivinhação permitir-lhe-á ver o caminho que tomou e o que irá tomar.


Leitura com 5 runas ou martelo de Thor

Esta leitura permite-lhe ter uma visão mais aprofundada e global de uma situação ou de uma questão. Pode dar-lhe respostas ou mudar a sua opinião sobre uma situação.

Cruze as suas runas e desenhe 5 delas. Coloque-as em forma de cruz. Runa 1 na parte inferior, Runa 2 na esquerda, Runa 3 na parte superior, Runa 4 na direita e Runa 5 no centro.

  • Runa 1, as influências: os elementos ou as pessoas à sua volta. As suas aspirações e visões.
  • Runa 2, os avisos: os elementos negativos que vêm contra si, atrasam-no e impedem-no de seguir em frente. Estas são também as suas fraquezas.
  • Runa 3, as bênçãos: os elementos positivos que entram na sua vida, a sua ajuda, o seu apoio, os seus pontos fortes.
  • Runa 4, o resultado: o resultado de uma situação, a resolução de um problema
  • Runa 5, destino: a previsão sobre a situação futura, a evolução futura em relação à pergunta colocada.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

Orçamento para as consultas: como controlar?

Uma consulta pode suscitar algumas preocupações, nomeadamente relacionadas com o dinheiro. Deseja consultar um/a especialista para responder às suas dúvidas, mas receia fazer explodir o seu orçamento? Não entre em pânico pois na Wengo pensamos em tudo para que possa aproveitar da melhor forma a sua consulta, sem estar sempre a olhar para o relógio!

Fazer uma consulta por telefone é fiável e fácil de usar?

Consultar um/a especialista por telefone coloca inúmeras questões. Como confiar numa voz desconhecida e à distância? Como é que um/a especialista consegue ver o futuro através de uma simples chamada telefónica? Como confiar na credibilidade e na perícia de um/a especialista do outro lado da linha? Este artigo responderá a estas e outras dúvidas que possa ter.

Escolher um pêndulo: 5 conselhos para fazer a escolha certa

Finalmente decidiu lançar-se no pêndulo, mas não sabe bem qual escolher. Pêndulo em pedra, pêndulo egípcio, com uma corrente ou com um fio. Sente-se facilmente perdido/a com tantas opções. Calma! Damos-lhe 5 conselhos para escolher o melhor pêndulo!

O pêndulo é fiável? Pode mentir ou enganar-se?

O pêndulo de radioestesia intriga e apaixona tanto quanto faz duvidar. Se começa agora a usar o pêndulo, quererá certamente saber se este é fiável. A radioestesia funciona com as vibrações do corpo, por isso, muitas pessoas pensam que influenciamos o nosso pêndulo divinatório. Será que ele pode mentir? Fornecemos-lhe alguns esclarecimentos sobre este assunto.

Como segurar o pêndulo divinatório para obter respostas fiáveis?

Muitas pessoas duvidam do pêndulo de radioestesia. Mas se quer obter respostas fiáveis, então precisa de saber como segurá-lo corretamente. Mantê-lo bem na mão pratica-se com a experiência. Então, como ter a certeza de que segura bem o seu pêndulo e evitar assim ter respostas dececionantes? Siga os nossos conselhos.

Artigos favoritos

Significado da letra “M” na palma da mão

Será um M como “mistério”? Ou talvez um M como “magnífico”? A presença desta letra na palma da sua mão não é insignificante. Se acredita na quiromância, ou seja, na arte de ler nas linhas da mão, poderá ser mais intuitivo/a que a maioria das pessoas. Poderá também ser mais determinado/a e fazer os possíveis para obter o sucesso. Revelamos-lhe o significado desta letra!

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas