Plena consciência: definição, benefícios e utilização

Atualizado no dia por Lena Almeida

Quando não estamos a pensar no passado, estamos a pensar no futuro. Isto deixa-nos pouco tempo para desfrutar do momento presente. É neste momento em que a plena consciência age e nos impulsiona a acalmar-nos. Despertar os nossos sentidos e ancorarmo-nos no presente são todos comportamentos que nos fariam mais felizes. Descubra mais sobre a plena consciência!

A plena consciência é um conceito que pode ser comparado à meditação e aos seus benefícios. É uma forma de viver e ver as coisas, um método de treino mental que é ao mesmo tempo simples e eficaz.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Definição: a plena consciência ou viver o presente momento!

Demasiadas vezes não prestamos atenção ao que se passa à nossa volta ou ao que estamos a fazer. É quando deixamos que os nossos hábitos nos guiem que a plena consciência nos incita a nos acalmar. Despertar intelectualmente e sensorialmente para desfrutar do momento em vez de responder a automatismos.

Este método de treino mental encoraja-nos a prestar atenção consciente, no momento presente, dissociando o nosso próprio julgamento da essência das coisas. É uma forma de descansar a nossa mente…

A plena consciência é ver as coisas com mais clareza, agir com mais sabedoria e perspectiva para mudar o que precisa ser mudado. Não se trata de reagir aos acontecimentos, mas de responder de forma inteligente.


Os benefícios da plena consciência: clareza e serenidade

  • Proporciona uma visão mais clara da vida
  • Influencia positivamente o estado de espírito
  • Ajuda a gerir o stress
  • Reduz os distúrbios do sono
  • Previne a ansiedade e a depressão crónica
  • Relaxa o corpo
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Encoraja a admiração pelas coisas que fazia na sua vida quotidiana
  • Desenvolve a criatividade
  • Ajuda na comunicação entre o casal, práticas para a resolução de problemas
  • Aumenta a concentração e a atenção
  • Ajuda a encontrar a serenidade no trabalho e na vida privada


Como fazer uso da plena consciência diariamente?

Os principiantes podem começar por praticar pela manhã, pois é quando a mente está mais “fresca” e pronta. Mas, geralmente, não há tempo certo ou errado para praticar. A chave é encontrar uma altura e um lugar onde não seja provável que seja perturbado/a. Como a plena consciência é para as pessoas que querem viver a vida ao máximo, é importante estar num ambiente calmo e sereno.

Para ver os benefícios a longo prazo e ganhar um novo modo de vida, precisa ser paciente e persistente. A prática em si não leva tanto tempo como a aprendizagem de uma língua ou de um instrumento musical. Integre-a naturalmente e regularmente na sua agenda e estará no caminho certo.

Veja dois exemplos concretos de como desenvolver a sua plena consciência:


1. Desenvolva os seus cinco sentidos

cinq sens

Nota: os seus cinco sentidos são o paladar, o tacto, a audição, o olfato e a visão


Não importa onde esteja, tome um momento para se concentrar em cada um dos seus cinco sentidos, um de cada vez. A sua visão, audição ou cheiro fá-lo/a-ão concentrar-se instantaneamente no momento presente. Graças ao seu potencial psíquico, ouça os seus sentidos e desenvolva a sua sensibilidade.


2. Focalize a sua atenção

focaliser attention

Quer esteja a caminhar, a ler, a comer ou a lavar a roupa, não importa. A atividade diária pode ser feita estando 100% consciente. Isto requer que preste verdadeira atenção a um objeto à sua frente ou a uma atividade que esteja a realizar.


► Agora que sabe o que é a plena consciência, pode incorporá-la na sua vida e continuar a sua busca pela felicidade. Para libertar a sua mente do pessimismo, descubra também os 4 acordos de Tolteca.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Sofrologia e relaxamento

A vida por vezes põe-nos à prova e o stress e a fadiga acumulam-se diariamente. Alguns dias é difícil sentir-se realizado e ter confiança em si mesmo. Quaisquer que sejam os problemas que encontra, a sofrologia ajuda-o/a a relaxar, a gerir as suas ansiedades e a colocar o seu corpo e mente em harmonia.

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Orgonite

Concepcionada por humanos, a orgonite tem muitos benefícios. Concebida por três homens brilhantes, esta pedra absorve toda a energia negativa para ajudar o seu corpo a recuperar a harmonia, e a sua casa a ser purificada. Deixe-se surpreender por esta invenção científica e descubra todos os seus segredos e utilidades!

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Que incenso queimar para atrair dinheiro?

“Dinheiro, dinheiro, muito dinheiro”! Não são muitos aqueles que se contentam com poucos. Damos sempre o nosso melhor para enriquecer-mo-nos, mas por vezes temos a impressão de que nada acontece. Se o seu trabalho não for suficiente para lhe fornecer o que precisa e se sente que as suas preces não foram ouvidas, descubra quais os 4 incensos a queimar para atrair dinheiro à vida.

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!