Plena consciência: definição, benefícios e utilização

Atualizado no dia por Lena Almeida

Quando não estamos a pensar no passado, estamos a pensar no futuro. Isto deixa-nos pouco tempo para desfrutar do momento presente. É neste momento em que a plena consciência age e nos impulsiona a acalmar-nos. Despertar os nossos sentidos e ancorarmo-nos no presente são todos comportamentos que nos fariam mais felizes. Descubra mais sobre a plena consciência!

A plena consciência é um conceito que pode ser comparado à meditação e aos seus benefícios. É uma forma de viver e ver as coisas, um método de treino mental que é ao mesmo tempo simples e eficaz.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Definição: a plena consciência ou viver o presente momento!

Demasiadas vezes não prestamos atenção ao que se passa à nossa volta ou ao que estamos a fazer. É quando deixamos que os nossos hábitos nos guiem que a plena consciência nos incita a nos acalmar. Despertar intelectualmente e sensorialmente para desfrutar do momento em vez de responder a automatismos.

Este método de treino mental encoraja-nos a prestar atenção consciente, no momento presente, dissociando o nosso próprio julgamento da essência das coisas. É uma forma de descansar a nossa mente…

A plena consciência é ver as coisas com mais clareza, agir com mais sabedoria e perspectiva para mudar o que precisa ser mudado. Não se trata de reagir aos acontecimentos, mas de responder de forma inteligente.


Os benefícios da plena consciência: clareza e serenidade

  • Proporciona uma visão mais clara da vida
  • Influencia positivamente o estado de espírito
  • Ajuda a gerir o stress
  • Reduz os distúrbios do sono
  • Previne a ansiedade e a depressão crónica
  • Relaxa o corpo
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Encoraja a admiração pelas coisas que fazia na sua vida quotidiana
  • Desenvolve a criatividade
  • Ajuda na comunicação entre o casal, práticas para a resolução de problemas
  • Aumenta a concentração e a atenção
  • Ajuda a encontrar a serenidade no trabalho e na vida privada


Como fazer uso da plena consciência diariamente?

Os principiantes podem começar por praticar pela manhã, pois é quando a mente está mais “fresca” e pronta. Mas, geralmente, não há tempo certo ou errado para praticar. A chave é encontrar uma altura e um lugar onde não seja provável que seja perturbado/a. Como a plena consciência é para as pessoas que querem viver a vida ao máximo, é importante estar num ambiente calmo e sereno.

Para ver os benefícios a longo prazo e ganhar um novo modo de vida, precisa ser paciente e persistente. A prática em si não leva tanto tempo como a aprendizagem de uma língua ou de um instrumento musical. Integre-a naturalmente e regularmente na sua agenda e estará no caminho certo.

Veja dois exemplos concretos de como desenvolver a sua plena consciência:


1. Desenvolva os seus cinco sentidos

cinq sens

Nota: os seus cinco sentidos são o paladar, o tacto, a audição, o olfato e a visão


Não importa onde esteja, tome um momento para se concentrar em cada um dos seus cinco sentidos, um de cada vez. A sua visão, audição ou cheiro fá-lo/a-ão concentrar-se instantaneamente no momento presente. Graças ao seu potencial psíquico, ouça os seus sentidos e desenvolva a sua sensibilidade.


2. Focalize a sua atenção

focaliser attention

Quer esteja a caminhar, a ler, a comer ou a lavar a roupa, não importa. A atividade diária pode ser feita estando 100% consciente. Isto requer que preste verdadeira atenção a um objeto à sua frente ou a uma atividade que esteja a realizar.


► Agora que sabe o que é a plena consciência, pode incorporá-la na sua vida e continuar a sua busca pela felicidade. Para libertar a sua mente do pessimismo, descubra também os 4 acordos de Tolteca.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022 e 2023: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Massagem metamórfica

Metamórfica refere-se obviamente à palavra metamorfose, que vem do gregro e que faz referência à transformação ou mudança. A ideia desta massagem é ajudar-nos a libertar os nossos bloqueios, limpando-nos das nossas velhas memórias, ao mesmo tempo que nos liga novamente ao nosso período pré-natal. Mas como é que funciona?

Tui Na

Já ouviu falar de Tui Na? É simplesmente uma massagem da medicina tradicional chinesa. Relaxamento, eliminação do stress ou insónia. A massagem chinesa é a aliada ideal para o seu corpo e mente.

Propriedades e virtudes das pedras preciosas

Em litoterapia, cada pedra preciosa ou semi-preciosa tem um significado e um poder. Antes de escolher e de usar uma pedra, precisa conhecer as suas propriedades e virtudes afim de escolher a melhor de acordo com o que precisa.

Lahochi

Lah hoe chee é o nome desta poderosa técnica de cura, que traz uma alta frequência de luz ao corpo. Na medicina chinesa, um tratamento de Lahochi acalma doenças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais e visa harmonizar o corpo e a mente. Qual é o princípio de Lahochi? Quais são os benefícios e riscos? Descubra tudo sobre esta prática.

O que é que faz um magnetizador?

Entre o escárnio e o fascínio, curandeiros, xamãs e encantadores de fogo são o material da fantasia. Mesmo que não sejam médicos, poderiam acalmar e aliviar todo o tipo de dores. Quem são eles e como podem ajudar-nos?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!