Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Plena consciência: definição, benefícios e utilização

Quando não estamos a pensar no passado, estamos a pensar no futuro. Isto deixa-nos pouco tempo para desfrutar do momento presente. É neste momento em que a plena consciência age e nos impulsiona a acalmar-nos. Despertar os nossos sentidos e ancorarmo-nos no presente são todos comportamentos que nos fariam mais felizes. Descubra mais sobre a plena consciência!

A plena consciência é um conceito que pode ser comparado à meditação e aos seus benefícios. É uma forma de viver e ver as coisas, um método de treino mental que é ao mesmo tempo simples e eficaz.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Definição: a plena consciência ou viver o presente momento!

Demasiadas vezes não prestamos atenção ao que se passa à nossa volta ou ao que estamos a fazer. É quando deixamos que os nossos hábitos nos guiem que a plena consciência nos incita a nos acalmar. Despertar intelectualmente e sensorialmente para desfrutar do momento em vez de responder a automatismos.

Este método de treino mental encoraja-nos a prestar atenção consciente, no momento presente, dissociando o nosso próprio julgamento da essência das coisas. É uma forma de descansar a nossa mente…

A plena consciência é ver as coisas com mais clareza, agir com mais sabedoria e perspectiva para mudar o que precisa ser mudado. Não se trata de reagir aos acontecimentos, mas de responder de forma inteligente.


Os benefícios da plena consciência: clareza e serenidade

  • Proporciona uma visão mais clara da vida
  • Influencia positivamente o estado de espírito
  • Ajuda a gerir o stress
  • Reduz os distúrbios do sono
  • Previne a ansiedade e a depressão crónica
  • Relaxa o corpo
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Encoraja a admiração pelas coisas que fazia na sua vida quotidiana
  • Desenvolve a criatividade
  • Ajuda na comunicação entre o casal, práticas para a resolução de problemas
  • Aumenta a concentração e a atenção
  • Ajuda a encontrar a serenidade no trabalho e na vida privada


Como fazer uso da plena consciência diariamente?

Os principiantes podem começar por praticar pela manhã, pois é quando a mente está mais “fresca” e pronta. Mas, geralmente, não há tempo certo ou errado para praticar. A chave é encontrar uma altura e um lugar onde não seja provável que seja perturbado/a. Como a plena consciência é para as pessoas que querem viver a vida ao máximo, é importante estar num ambiente calmo e sereno.

Para ver os benefícios a longo prazo e ganhar um novo modo de vida, precisa ser paciente e persistente. A prática em si não leva tanto tempo como a aprendizagem de uma língua ou de um instrumento musical. Integre-a naturalmente e regularmente na sua agenda e estará no caminho certo.

Veja dois exemplos concretos de como desenvolver a sua plena consciência:


1. Desenvolva os seus cinco sentidos

cinq sens

Nota: os seus cinco sentidos são o paladar, o tacto, a audição, o olfato e a visão


Não importa onde esteja, tome um momento para se concentrar em cada um dos seus cinco sentidos, um de cada vez. A sua visão, audição ou cheiro fá-lo/a-ão concentrar-se instantaneamente no momento presente. Graças ao seu potencial psíquico, ouça os seus sentidos e desenvolva a sua sensibilidade.


2. Focalize a sua atenção

focaliser attention

Quer esteja a caminhar, a ler, a comer ou a lavar a roupa, não importa. A atividade diária pode ser feita estando 100% consciente. Isto requer que preste verdadeira atenção a um objeto à sua frente ou a uma atividade que esteja a realizar.


► Agora que sabe o que é a plena consciência, pode incorporá-la na sua vida e continuar a sua busca pela felicidade. Para libertar a sua mente do pessimismo, descubra também os 4 acordos de Tolteca.


Por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada....

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada. Hoje, espero que os/as nossos/as leitores/as gostem e que se reconheçam nos nossos artigos!

Continuar a ler

Deixe o seu comentário

Contacte-nos!