Os acordos toltecas: 4 princípios que mudarão a sua vida

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

O homem distorce a realidade e sofre desnecessariamente… Os Toltecas não aceitam a frustração! De acordo com estes grandes sábios mexicanos, todos nós podemos muito bem pôr em prática 4 normas de conduta que nos ajudam a melhorar o nosso quotidiano. Saber como comunicar com os outros, parar de ser suscetível e pessimista, começar a ser mais positivo/a e esforçar-se mais… descubra os 4 princípios toltecas de acordo com o livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz.

Pare de ser suscetível ou pessimista… É mais fácil dizer do que fazer, não é? No entanto, ao sermos mais positivos/as, somos mais aptos a aplicar facilmente as normas de conduta. 

Descubra quais são os 4 princípios toltecas a partir do livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca”, um dos livros mais vendidos sobre desenvolvimento pessoal.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Os 4 princípios toltecas

1. “Seja impecável com as suas palavras"

Este princípio aconselha-nos a termos mais cuidado com as nossas palavras, até porque deixar de ser vulgar é positivo. Sugere-nos revermos a maneira como nos tratamos uns aos outros, seja de forma oral ou mentalmente. Em vez de nos encorajarmos e ajudarmos uns aos outros a ter mais confiança em nós mesmos, tendemos a desvalorizar-nos, o que não é bom para a nossa auto-estima!

Infelizmente existem pessoas que gostam de julgar as outras, por isso, pare de gastar tempo e energia em desvalorizar-se a si mesmo/a, e prefira gastá-los em outras coisas. Seja mais amável e compreensivo/a, verá que a sua vida irá melhorar. É provável que certas coisas que faça exijam 10 horas ou 10 dias do seu tempo, mas dependendo do tempo, conseguirá realizar os seus sonhos.

Para pôr este princípio em prática, escreva o que pensa de si mesmo/a e dos outros e analise as suas palavras em retrospectiva. O objetivo é remover todas as palavras desvalorizantes. Perdeu as suas chaves? Evite escrever “és burro/a” ou “que idiota” e diga a si próprio/a que estas coisas acontecem (só tem de ter mais cuidado para não as perder novamente no futuro. 😉)


2. “Não seja demasiado suscetível"

Resmunguice, acusações, vinganças… todos nós já tivemos a nossa quota-parte de suscetibilidade. Mas sejamos honestos/as, é mais uma perda de tempo e de energia do que algo satisfatório, especialmente se os outros não se aperceberem que as suas atitudes nos magoam. 

Para que não se torne numa pessoa rancorosa, tenha em mente que tudo que as outras pessoas fazem ou dizem não nos pode atingir. Somos o centro do nosso próprio mundo e não dos outros. O/a seu/sua colega esqueceu-se de o/a cumprimentar? Talvez estivesse cansado/a ou então preocupado/a com algoSe não tem nada com que se culpar, preocupe-se em continuar a viver a sua vida em vez de se chatear à toa.

Para que possa saber como aplicar este segundo princípio, observe as suas reações face ao comportamento dos outros. Critica? O seu comportamento parece não ser adequado? Se precisa de uma certa liberdade em certos âmbitos, ofereça-a também aos outros.


3. “Não faça suposições”

Todos nós tendemos a fazer suposições, sobretudo quando estas não valem, nem anunciam nada. É como se tivéssemos um dom da clarividência, mas com uma visão excessivamente pessimista. Sem darmos conta, pensamos sempre no pior, mas isso não nos leva a nada. 

Uma crença pode ajudar como também prejudicar. Na maioria dos casos, as suposições causam mal-entendidos, dramas, discussões, separações ou angústia. Não se deixe convencer sem experimentar algo.

Este terceiro princípio é demasiado simples a ser aplicado: viva um dia de cada vez! Se algum evento futuro o/a stressar, prepare-se com antecedência para que nada corra mal.


4. “Dê o seu melhor”

E verá que tudo correrá bem! Se se esforçar ao máximo, não haverá razões para que se arrependa futuramente. Esqueça as suposições fúteis e pessimistas e deixe de lado a pressão

“O seu melhor” depende das situações, anos e períodos da sua vida. O seu melhor de hoje não é o mesmo melhor de ontem. Mas o seu melhor de hoje irá fazê-lo/a feliz!

Pratique este último princípio e detalhe as vertentes da sua vida que o/a deixam infeliz. Programe novas ações e aja, progressivamente!


Como diz o autor do livro original Don Miguel Ruiz: "Quando adquire o hábito de praticar estes acordos, o seu melhor será ainda melhor do que era". Para uma vida ainda melhor, saiba mais sobre o karma.


Fonte: livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são inúmeras, mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Últimos artigos

Páscoa: porquê o Coelhinho e os Ovos?

A Páscoa aproxima-se a passos largos e com ela todo o significado religioso. Mas porque é que utilizamos como representação da Páscoa, o Coelhinho e os Ovos?

Como equilibrar o seu Yin e Yang?

O nosso corpo está repleto de energias que circulam através dos meridianos. Estes meridianos são Yin e Yang. Se estiverem desequilibrados, o stress, as doenças ou a depressão podem aparecer. É por isso que é importante saber equilibrar estas duas forças opostas que nos animam!

6 Conselhos para uma Festa de Ano Novo fantástica

O Réveillon está à porta e a festa é um evento a preparar com toda a minúcia! Toda esta preparação pede muita organização e concentração e o stress pode instalar-se facilmente… Mas, não desespere, damos-lhe todos os conselhos para uma festa da Passagem de Ano mágica… Feliz Ano Novo!

5 formas simples e eficazes para começar 2024 de forma positiva!

Todos queremos começar o novo ano da melhor forma, repletos de energia positiva! Contudo nem sempre sabemos iniciar esse novo capítulo da nossa vida, colocando de parte tudo aquilo que nos perturba... Siga os nossos conselhos e não permita que a melancolia e os pequenos problemas estraguem o início do ano 2024!

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Artigos favoritos

Entrevista à Taróloga Ana

Conhece a Taróloga Ana? Gostaria de saber como, através do Tarot de Marselha ela o/a poderá ajudar? Venha descobrir…

Entrevista à Taróloga Carla Esotérica

Conhece a Taróloga Carla Esotérica? Gostaria de saber como, através do Tarot de Marselha e do Gráfico Radiestésico ela o/a poderá ajudar? Venha descobrir…

O que diz o seu Signo sobre si?