Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Os acordos toltecas: 4 princípios que mudarão a sua vida

O homem distorce a realidade e sofre desnecessariamente… Os Toltecas não aceitam a frustração! De acordo com estes grandes sábios mexicanos, todos nós podemos muito bem pôr em prática 4 normas de conduta que nos ajudam a melhorar o nosso quotidiano. Saber como comunicar com os outros, parar de ser suscetível e pessimista, começar a ser mais positivo/a e esforçar-se mais… descubra os 4 princípios toltecas de acordo com o livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz.

Pare de ser suscetível ou pessimista… É mais fácil dizer do que fazer, não é? No entanto, ao sermos mais positivos/as, somos mais aptos a aplicar facilmente as normas de conduta. 

Descubra quais são os 4 princípios toltecas a partir do livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca”, um dos livros mais vendidos sobre desenvolvimento pessoal.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


Os 4 princípios toltecas

1. “Seja impecável com as suas palavras"

Este princípio aconselha-nos a termos mais cuidado com as nossas palavras, até porque deixar de ser vulgar é positivo. Sugere-nos revermos a maneira como nos tratamos uns aos outros, seja de forma oral ou mentalmente. Em vez de nos encorajarmos e ajudarmos uns aos outros a ter mais confiança em nós mesmos, tendemos a desvalorizar-nos, o que não é bom para a nossa auto-estima!

Infelizmente existem pessoas que gostam de julgar as outras, por isso, pare de gastar tempo e energia em desvalorizar-se a si mesmo/a, e prefira gastá-los em outras coisas. Seja mais amável e compreensivo/a, verá que a sua vida irá melhorar. É provável que certas coisas que faça exijam 10 horas ou 10 dias do seu tempo, mas dependendo do tempo, conseguirá realizar os seus sonhos.

Para pôr este princípio em prática, escreva o que pensa de si mesmo/a e dos outros e analise as suas palavras em retrospectiva. O objetivo é remover todas as palavras desvalorizantes. Perdeu as suas chaves? Evite escrever “és burro/a” ou “que idiota” e diga a si próprio/a que estas coisas acontecem (só tem de ter mais cuidado para não as perder novamente no futuro. 😉)


2. “Não seja demasiado suscetível"

Resmunguice, acusações, vinganças… todos nós já tivemos a nossa quota-parte de suscetibilidade. Mas sejamos honestos/as, é mais uma perda de tempo e de energia do que algo satisfatório, especialmente se os outros não se aperceberem que as suas atitudes nos magoam. 

Para que não se torne numa pessoa rancorosa, tenha em mente que tudo que as outras pessoas fazem ou dizem não nos pode atingir. Somos o centro do nosso próprio mundo e não dos outros. O/a seu/sua colega esqueceu-se de o/a cumprimentar? Talvez estivesse cansado/a ou então preocupado/a com algoSe não tem nada com que se culpar, preocupe-se em continuar a viver a sua vida em vez de se chatear à toa.

Para que possa saber como aplicar este segundo princípio, observe as suas reações face ao comportamento dos outros. Critica? O seu comportamento parece não ser adequado? Se precisa de uma certa liberdade em certos âmbitos, ofereça-a também aos outros.


3. “Não faça suposições”

Todos nós tendemos a fazer suposições, sobretudo quando estas não valem, nem anunciam nada. É como se tivéssemos um dom da clarividência, mas com uma visão excessivamente pessimista. Sem darmos conta, pensamos sempre no pior, mas isso não nos leva a nada. 

Uma crença pode ajudar como também prejudicar. Na maioria dos casos, as suposições causam mal-entendidos, dramas, discussões, separações ou angústia. Não se deixe convencer sem experimentar algo.

Este terceiro princípio é demasiado simples a ser aplicado: viva um dia de cada vez! Se algum evento futuro o/a stressar, prepare-se com antecedência para que nada corra mal.


4. “Dê o seu melhor”

E verá que tudo correrá bem! Se se esforçar ao máximo, não haverá razões para que se arrependa futuramente. Esqueça as suposições fúteis e pessimistas e deixe de lado a pressão

“O seu melhor” depende das situações, anos e períodos da sua vida. O seu melhor de hoje não é o mesmo melhor de ontem. Mas o seu melhor de hoje irá fazê-lo/a feliz!

Pratique este último princípio e detalhe as vertentes da sua vida que o/a deixam infeliz. Programe novas ações e aja, progressivamente!


Como diz o autor do livro original Don Miguel Ruiz: "Quando adquire o hábito de praticar estes acordos, o seu melhor será ainda melhor do que era". Para uma vida ainda melhor, saiba mais sobre o karma.


Fonte: livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz


Por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Deixe o seu comentário

Descubram os/as nossos/as Especialistas através de uma fantástica entrevista!

Últimos artigos relativos relativos à Vidência

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens  Descubra a mensagem que o seu Anjo tem para lhe revelar!
Entrevista ao Tarólogo Adão  Descubra o dom do Tarólogo Adão...
Mediunidade   A Mediunidade é um dom capaz de desvendar eventos passados, presentes e futuros. Venha descobrir!
Vidência   Descubra tudo a propósito do dom de Vidência e de como este o/a poderá ajudar.
Tarot por telefone a partir de 1€/min  Descubra os nossos Tarólogos e Videntes
Oráculos  Questões profissionais, sentimentais financeiras? Venha descobrir como os Oráculos lhe poderão dar todas as respostas de que precisa para encontrar o caminho que lhe permitirá sentir-se realizado/a a todos os níveis!

Contacte-nos!