Ouroboros: qual o significado da serpente que morde a cauda?

Atualizado no dia por Inês Moreira

A serpente, enquanto tal, tem um significado muito forte. De facto, representa o renascimento. Contudo, há uma famosa serpente que vem com um significado mais misterioso: o ouroboros, a serpente que morde a própria cauda. Mas o que significará verdadeiramente?

Presentes em muitas mitologias, crenças e filosofias, os Ouroboros são muito fascinantes. Contudo, porquê a escolha de uma Serpente que morde a cauda? Infinito? Eternidade? Uma história interminável?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As origens do Ouroboros

O nome da serpente vem do grego onde "oura" significa "cauda" e "boros" significa "comer", ou seja, aquele que morde a cauda. A representação desta cobra provém das antigas culturas grega e egípcia.

O seu vestígio mais antigo remonta a 1600 anos a.C. no Egipto, no santuário do túmulo de Toutânkhamon. Muitas civilizações têm este símbolo em comum. Também se encontra no Egito, no Japão e na Índia nos templos pré-colombianos.


Significado dos Ouroboros

O Ouroboros tem vários significados, mas todos são um pouco semelhantes, todos estão ligados à ideia de renovação, de ciclo.


O ciclo

A serpente Ouroboros representa obviamente o círculo, o infinito, o que vive, o que morre, o que se reencarna. É a ideia de que as coisas mudam eternamente, que há continuidade. Mas é também um símbolo de auto fertilização, uma energia vital que se alimenta a si mesma. Ao comer a sua própria cauda, a serpente magoa-se e pode até matar-se, mas é também uma forma de sobreviver. A vida alimenta-se da morte ou o futuro devora o presente para criar um ciclo infinito.


O balanço

O Ouroboros também simboliza o equilíbrio porque é comparável ao símbolo chinês Yin e Yang, que representa o equilíbrio entre todas as forças opostas (fogo e água, feminino e masculino, luz e sombra, etc.).


A fertilidade e a sexualidade

Tal como nos sonhos com serpentes, com esta serpente a morder a sua própria cauda, não podemos esquecer o simbolismo sexual. De facto, a serpente é o símbolo fálico por excelência e a boca em que a cauda da serpente é inserida representa o sexo feminino. Este círculo pode portanto representar o acto sexual, mas também o ciclo da vida, a fertilidade.


A alquimia

Mais surpreendentemente, o Ouroboros é também, por vezes, um símbolo alquímico. É o "Um-o-Tudo". Na alquimia, o “Um-o-Tudo” é a expressão que descreve o princípio da Unidade do mundo. Na alquimia, o Ouroboros evoca estabilidade, através do ciclo. É a transcendência (o deus-serpente) e a imanência (ela própria cria).


O Lemniscate: símbolo do infinito

O Lemniscate Ouroboros é também uma cobra que morde a própria cauda mas é representada sob a forma de um 8 horizontal, o símbolo do infinito. Este pode também recordar o duplo Ouroboros que representa duas serpentes a morderem a cauda uma da outra. 

O duplo Ouroboros, também conhecido como Auryn ouroboros, pode ser encontrado num amuleto no filme “A História sem Fim”.


O significado do Ouroboros Viking : o dragão

Em algumas culturas, o Ouroboros é representado sob a forma de dragão, como é o caso de Jormungand na mitologia norueguesa. Diz a lenda que Jormungand emerge sob o disfarce de uma serpente marinha. Diz-se que é a descendência de Loki, Deus da maldade. Em vez disso, é uma serpente-dragão que cresce tão grande que pode rodear o planeta Midgard, inserindo a cauda na sua boca. Desta forma, pode manter o mundo em equilíbrio e unidade. O mundo desmoronar-se-á Ragnarok (o fim do mundo), se Jormungand deixar de morder a cauda.




O Ouroboros na Astrologia

Também se diz que a serpente que morde a cauda tem uma ligação com a Astrologia. Nalgumas mitologias europeias, o Ouroboros representa a Via Láctea. Segundo a lenda, uma serpente de luz que morde a própria cauda vive nos céus. Esta poderia, de facto, ser a constelação Ophiuchus, também conhecida como Serpentário, que se situa entre as constelações do signo de Escorpião e de Sagitário.


Um símbolo Maçónico?

Os franco-maçónicos também usam o símbolo Ouroboros para completar o lema Ordo ab Chaos “ordem ou caos”. O Ouroboros representa a reconciliação da ordem e do caos: a serpente devora-se a si mesma → caos, mas representa um círculo fechado → unidade, ordem.


Um poderoso talismã

Se procura um talismã, uma peça de joalharia ou mesmo um desenho para uma tatuagem, o Ouroboros é uma excelente escolha que lhe trará equilíbrio, a capacidade de se transformar, mudar, criar e recriar.


>> Animal Totem Serpente: qual é a sua simbologia?

>> Sonhar com uma serpente, qual é o seu significado?


Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 21 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 21 de julho será bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são inúmeras, mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

Número Angelical 1144: crie a sua própria realidade!

Esta sequência está associada a uma mensagem importante que lhe dará eventualmente a força necessária para mudar a sua vida. Dê o primeiro passo no seu caminho para o despertar espiritual e descubra o significado desta sequência e como o/a ajudará a alcançar os seus objetivos.

Número Angelical 888: a riqueza e a sabedoria esperam por si

Vê o número 888 em todo o lado e quer saber mais? Temos respostas para si e vai gostar. Ver esta sequência é um sinal muito positivo. O seu anjo da guarda está a olhar por si e sentiu que está pronto/a a receber recompensas pelos seus esforços. Quer seja espiritual ou material, a riqueza estará a chegar. Deixe o seu anjo da guarda guiá-lo/a e descubra o verdadeiro significado do número angelical 888.

Número Angelical 1221

O número 1221 é sinónimo de harmonia, fé e confiança. Representa uma mensagem de otimismo e criatividade dos seus Anjos da Guarda e lembra-lhe da importância de passar mais tempo com a sua família e de estar grato/a pelas bênçãos que tem. Deixe o pessimismo onde está, mesmo se as coisas não estiverem a correr como planeado, porque a felicidade está a chegar.

Número Angelical 777

Ver o número 777 não é de todo uma coincidência. Não é só no casino que este número anuncia um bom presságio. Aqui, o seu anjo da guarda informa-o/a de que está pronto/a para iniciar uma viagem espiritual que irá mudar a sua vida. Está plenamente consciente dos seus pontos fortes e fracos, e é por isso que ele sente que está pronto/a. Deixe-se guiar pelos seus conselhos e descubra o verdadeiro significado do número angelical 777.

Número Angelical 333: cuide das suas relações

Não pode dar três passos sem cruzar o número 333? Sem dúvida que o seu Anjo da Guarda quer chamar a sua atenção. Ao mostrar-lhe 3 vezes o número 3, está a enviar-lhe uma mensagem da maior importância: tem o poder de mudar a sua vida e a dos outros. Deixe o seu Anjo da Guarda guiá-lo/a para descobrir o que o/a aguarda. O que significa realmente o número 333?

Artigos favoritos

Halloween: o que tem de saber sobre esta celebração assustadora...

A noite de 31 de outubro é mágica… A noite de Halloween é festejada um pouco por todo o mundo e considerada por muitos, a melhor noite do ano! Disfarces, medo, pavor, criaturas terrificantes, doces, brincadeiras… É a noite onde nos podemos transformar nas nossas personagens de filmes de terror favoritos, onde podemos mostrar o nosso lado mais “negro” sem pudor… Mas, será que sabe tudo sobre esta noite? Descubra!

Runas Freyr

Divididas em três famílias, as Runas são um dos mais antigos oráculos… Venha descobrir o que significam as Runas da família Freyr e que impacto têm na sua vida!

Sabe o que é a Aura?

A Teoria Oculta diz-nos que todas as coisas vivas possuem uma emanação luminosa - " A Aura ". Já ouviu falar da Aura? Sabe o que é? Venha descobrir!

6 Conselhos para ser feliz todos os dias

Durante toda a nossa vida, corremos atrás da felicidade... Queremos ser felizes todos os dias, por vezes mesmo sem sabermos o que nos faz realmente felizes, o que nos completa, o que é que precisamos verdadeiramente... Mas será que a felicidade pode ser uma constante ou são pequenos momentos privilegiados que temos ao quotidiano? Como saber? Como fazer da felicidade uma filosofia de vida?

A Receita para a Felicidade de cada Signo

Para muitos/as a felicidade é uma utopia, mas para outros/as é algo que vivem constantemente ao quotidiano... Será o conceito de felicidade igual para todos? Será que todos nós a podemos alcançar? Será que conseguimos definir o sentimento de felicidade?

O que diz o seu Signo sobre si?