A fertilidade e a sexualidade
Tal como nos sonhos com serpentes, com esta serpente a morder a sua própria cauda, não podemos esquecer o simbolismo sexual. De facto, a serpente é o símbolo fálico por excelência e a boca em que a cauda da serpente é inserida representa o sexo feminino. Este círculo pode portanto representar o acto sexual, mas também o ciclo da vida, a fertilidade.
A alquimia
Mais surpreendentemente, o Ouroboros é também, por vezes, um símbolo alquímico. É o "Um-o-Tudo". Na alquimia, o “Um-o-Tudo” é a expressão que descreve o princípio da Unidade do mundo. Na alquimia, o Ouroboros evoca estabilidade, através do ciclo. É a transcendência (o deus-serpente) e a imanência (ela própria cria).
O Lemniscate: símbolo do infinito
O Lemniscate Ouroboros é também uma cobra que morde a própria cauda mas é representada sob a forma de um 8 horizontal, o símbolo do infinito. Este pode também recordar o duplo Ouroboros que representa duas serpentes a morderem a cauda uma da outra.

O duplo Ouroboros, também conhecido como Auryn ouroboros, pode ser encontrado num amuleto no filme “A História sem Fim”.
O significado do Ouroboros Viking : o dragão
Em algumas culturas, o Ouroboros é representado sob a forma de dragão, como é o caso de Jormungand na mitologia norueguesa. Diz a lenda que Jormungand emerge sob o disfarce de uma serpente marinha. Diz-se que é a descendência de Loki, Deus da maldade. Em vez disso, é uma serpente-dragão que cresce tão grande que pode rodear o planeta Midgard, inserindo a cauda na sua boca. Desta forma, pode manter o mundo em equilíbrio e unidade. O mundo desmoronar-se-á Ragnarok (o fim do mundo), se Jormungand deixar de morder a cauda.

O Ouroboros na Astrologia
Também se diz que a serpente que morde a cauda tem uma ligação com a Astrologia. Nalgumas mitologias europeias, o Ouroboros representa a Via Láctea. Segundo a lenda, uma serpente de luz que morde a própria cauda vive nos céus. Esta poderia, de facto, ser a constelação Ophiuchus, também conhecida como Serpentário, que se situa entre as constelações do signo de Escorpião e de Sagitário.
Um símbolo Maçónico?
Os franco-maçónicos também usam o símbolo Ouroboros para completar o lema Ordo ab Chaos “ordem ou caos”. O Ouroboros representa a reconciliação da ordem e do caos: a serpente devora-se a si mesma → caos, mas representa um círculo fechado → unidade, ordem.
Um poderoso talismã
Se procura um talismã, uma peça de joalharia ou mesmo um desenho para uma tatuagem, o Ouroboros é uma excelente escolha que lhe trará equilíbrio, a capacidade de se transformar, mudar, criar e recriar.
>> Animal Totem Serpente: qual é a sua simbologia?
>> Sonhar com uma serpente, qual é o seu significado?
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorInêsMoreira !
Faça uma pergunta para Inês
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário