Ouroboros: qual o significado da serpente que morde a cauda?

Atualizado no dia por Inês Moreira

A serpente, enquanto tal, tem um significado muito forte. De facto, representa o renascimento. Contudo, há uma famosa serpente que vem com um significado mais misterioso: o ouroboros, a serpente que morde a própria cauda. Mas o que significará verdadeiramente?

Presentes em muitas mitologias, crenças e filosofias, os Ouroboros são muito fascinantes. Contudo, porquê a escolha de uma Serpente que morde a cauda? Infinito? Eternidade? Uma história interminável?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As origens do Ouroboros

O nome da serpente vem do grego onde "oura" significa "cauda" e "boros" significa "comer", ou seja, aquele que morde a cauda. A representação desta cobra provém das antigas culturas grega e egípcia.

O seu vestígio mais antigo remonta a 1600 anos a.C. no Egipto, no santuário do túmulo de Toutânkhamon. Muitas civilizações têm este símbolo em comum. Também se encontra no Egito, no Japão e na Índia nos templos pré-colombianos.


Significado dos Ouroboros

O Ouroboros tem vários significados, mas todos são um pouco semelhantes, todos estão ligados à ideia de renovação, de ciclo.


O ciclo

A serpente Ouroboros representa obviamente o círculo, o infinito, o que vive, o que morre, o que se reencarna. É a ideia de que as coisas mudam eternamente, que há continuidade. Mas é também um símbolo de auto fertilização, uma energia vital que se alimenta a si mesma. Ao comer a sua própria cauda, a serpente magoa-se e pode até matar-se, mas é também uma forma de sobreviver. A vida alimenta-se da morte ou o futuro devora o presente para criar um ciclo infinito.


O balanço

O Ouroboros também simboliza o equilíbrio porque é comparável ao símbolo chinês Yin e Yang, que representa o equilíbrio entre todas as forças opostas (fogo e água, feminino e masculino, luz e sombra, etc.).


A fertilidade e a sexualidade

Tal como nos sonhos com serpentes, com esta serpente a morder a sua própria cauda, não podemos esquecer o simbolismo sexual. De facto, a serpente é o símbolo fálico por excelência e a boca em que a cauda da serpente é inserida representa o sexo feminino. Este círculo pode portanto representar o acto sexual, mas também o ciclo da vida, a fertilidade.


A alquimia

Mais surpreendentemente, o Ouroboros é também, por vezes, um símbolo alquímico. É o "Um-o-Tudo". Na alquimia, o “Um-o-Tudo” é a expressão que descreve o princípio da Unidade do mundo. Na alquimia, o Ouroboros evoca estabilidade, através do ciclo. É a transcendência (o deus-serpente) e a imanência (ela própria cria).


O Lemniscate: símbolo do infinito

O Lemniscate Ouroboros é também uma cobra que morde a própria cauda mas é representada sob a forma de um 8 horizontal, o símbolo do infinito. Este pode também recordar o duplo Ouroboros que representa duas serpentes a morderem a cauda uma da outra. 

O duplo Ouroboros, também conhecido como Auryn ouroboros, pode ser encontrado num amuleto no filme “A História sem Fim”.


O significado do Ouroboros Viking : o dragão

Em algumas culturas, o Ouroboros é representado sob a forma de dragão, como é o caso de Jormungand na mitologia norueguesa. Diz a lenda que Jormungand emerge sob o disfarce de uma serpente marinha. Diz-se que é a descendência de Loki, Deus da maldade. Em vez disso, é uma serpente-dragão que cresce tão grande que pode rodear o planeta Midgard, inserindo a cauda na sua boca. Desta forma, pode manter o mundo em equilíbrio e unidade. O mundo desmoronar-se-á Ragnarok (o fim do mundo), se Jormungand deixar de morder a cauda.




O Ouroboros na Astrologia

Também se diz que a serpente que morde a cauda tem uma ligação com a Astrologia. Nalgumas mitologias europeias, o Ouroboros representa a Via Láctea. Segundo a lenda, uma serpente de luz que morde a própria cauda vive nos céus. Esta poderia, de facto, ser a constelação Ophiuchus, também conhecida como Serpentário, que se situa entre as constelações do signo de Escorpião e de Sagitário.


Um símbolo Maçónico?

Os franco-maçónicos também usam o símbolo Ouroboros para completar o lema Ordo ab Chaos “ordem ou caos”. O Ouroboros representa a reconciliação da ordem e do caos: a serpente devora-se a si mesma → caos, mas representa um círculo fechado → unidade, ordem.


Um poderoso talismã

Se procura um talismã, uma peça de joalharia ou mesmo um desenho para uma tatuagem, o Ouroboros é uma excelente escolha que lhe trará equilíbrio, a capacidade de se transformar, mudar, criar e recriar.


>> Animal Totem Serpente: qual é a sua simbologia?

>> Sonhar com uma serpente, qual é o seu significado?


Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: datas e impactos na sua vida

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Bambu da sorte: o amuleto da sorte Feng Shui a ter em casa!

O bambu da sorte é um amuleto que, de acordo com a tradição Chinesa, traz felicidade, saúde, prosperidade, sorte e fortuna... Também associado ao Feng Shui, ajuda a melhorar o fluxo de energia positiva. Descubra porque é que deve tê-lo em casa!

Formigas em casa?

Quando pensamos neste pequeno insecto, pensamos imediatamente na sua carga de trabalho. De facto, a formiga é um símbolo de trabalho árduo, energia gasta numa missão, paciência, convicção e planeamento. Encontrar formigas em sua casa tem, portanto, um significado positivo que o/a ajuda a lidar com a insatisfação geral na sua vida.

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e quer saber o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! O pêndulo é de facto uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer…

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Rituais infalíveis de Santo António: encontre o amor!

Desgostos amorosos, ruturas, medo de voltar a entregar o coração... Todos nós já passamos por estas fases, infelizmente... Mas, e se lhe dissermos que é possível encontrar o amor com simples rituais e a ajuda de Santo António? Descubra!

Artigos favoritos

Qual o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual será o simbolismo do totem Pica-pau?

Ave ruidosa com um movimento repetitivo, o pica-pau é por vezes mal considerado. No entanto, entre os ameríndios, o animal totem Pica-pau simboliza coragem, vitalidade e generosidade. Com o seu som que soa como um coração palpitante, representa a vida em toda a sua beleza. Um pássaro intrigante, descubra rapidamente o simbolismo do pica-pau.

Qual é a Pedra preciosa de cada Signo?

Sabia que as pedras preciosas e semipreciosas têm imensas propriedades? Venha descobrir qual é a pedra preciosa do seu signo e como ela o/a pode ajudar…

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Qual é o significado da cor "Cor-de-Rosa"?

Cor símbolo da feminilidade e do romantismo, o cor-de-rosa representa a delicadeza, mas também a energia em tons mais fortes. Mistura de vermelho e branco, descubra tudo sobre esta cor doce.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!