Ouroboros: qual o significado da serpente que morde a cauda?

Atualizado no dia por Inês Moreira

A serpente, enquanto tal, tem um significado muito forte. De facto, representa o renascimento. Contudo, há uma famosa serpente que vem com um significado mais misterioso: o ouroboros, a serpente que morde a própria cauda. Mas o que significará verdadeiramente?

Presentes em muitas mitologias, crenças e filosofias, os Ouroboros são muito fascinantes. Contudo, porquê a escolha de uma Serpente que morde a cauda? Infinito? Eternidade? Uma história interminável?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As origens do Ouroboros

O nome da serpente vem do grego onde "oura" significa "cauda" e "boros" significa "comer", ou seja, aquele que morde a cauda. A representação desta cobra provém das antigas culturas grega e egípcia.

O seu vestígio mais antigo remonta a 1600 anos a.C. no Egipto, no santuário do túmulo de Toutânkhamon. Muitas civilizações têm este símbolo em comum. Também se encontra no Egito, no Japão e na Índia nos templos pré-colombianos.


Significado dos Ouroboros

O Ouroboros tem vários significados, mas todos são um pouco semelhantes, todos estão ligados à ideia de renovação, de ciclo.


O ciclo

A serpente Ouroboros representa obviamente o círculo, o infinito, o que vive, o que morre, o que se reencarna. É a ideia de que as coisas mudam eternamente, que há continuidade. Mas é também um símbolo de auto fertilização, uma energia vital que se alimenta a si mesma. Ao comer a sua própria cauda, a serpente magoa-se e pode até matar-se, mas é também uma forma de sobreviver. A vida alimenta-se da morte ou o futuro devora o presente para criar um ciclo infinito.


O balanço

O Ouroboros também simboliza o equilíbrio porque é comparável ao símbolo chinês Yin e Yang, que representa o equilíbrio entre todas as forças opostas (fogo e água, feminino e masculino, luz e sombra, etc.).


A fertilidade e a sexualidade

Tal como nos sonhos com serpentes, com esta serpente a morder a sua própria cauda, não podemos esquecer o simbolismo sexual. De facto, a serpente é o símbolo fálico por excelência e a boca em que a cauda da serpente é inserida representa o sexo feminino. Este círculo pode portanto representar o acto sexual, mas também o ciclo da vida, a fertilidade.


A alquimia

Mais surpreendentemente, o Ouroboros é também, por vezes, um símbolo alquímico. É o "Um-o-Tudo". Na alquimia, o “Um-o-Tudo” é a expressão que descreve o princípio da Unidade do mundo. Na alquimia, o Ouroboros evoca estabilidade, através do ciclo. É a transcendência (o deus-serpente) e a imanência (ela própria cria).


O Lemniscate: símbolo do infinito

O Lemniscate Ouroboros é também uma cobra que morde a própria cauda mas é representada sob a forma de um 8 horizontal, o símbolo do infinito. Este pode também recordar o duplo Ouroboros que representa duas serpentes a morderem a cauda uma da outra. 

O duplo Ouroboros, também conhecido como Auryn ouroboros, pode ser encontrado num amuleto no filme “A História sem Fim”.


O significado do Ouroboros Viking : o dragão

Em algumas culturas, o Ouroboros é representado sob a forma de dragão, como é o caso de Jormungand na mitologia norueguesa. Diz a lenda que Jormungand emerge sob o disfarce de uma serpente marinha. Diz-se que é a descendência de Loki, Deus da maldade. Em vez disso, é uma serpente-dragão que cresce tão grande que pode rodear o planeta Midgard, inserindo a cauda na sua boca. Desta forma, pode manter o mundo em equilíbrio e unidade. O mundo desmoronar-se-á Ragnarok (o fim do mundo), se Jormungand deixar de morder a cauda.




O Ouroboros na Astrologia

Também se diz que a serpente que morde a cauda tem uma ligação com a Astrologia. Nalgumas mitologias europeias, o Ouroboros representa a Via Láctea. Segundo a lenda, uma serpente de luz que morde a própria cauda vive nos céus. Esta poderia, de facto, ser a constelação Ophiuchus, também conhecida como Serpentário, que se situa entre as constelações do signo de Escorpião e de Sagitário.


Um símbolo Maçónico?

Os franco-maçónicos também usam o símbolo Ouroboros para completar o lema Ordo ab Chaos “ordem ou caos”. O Ouroboros representa a reconciliação da ordem e do caos: a serpente devora-se a si mesma → caos, mas representa um círculo fechado → unidade, ordem.


Um poderoso talismã

Se procura um talismã, uma peça de joalharia ou mesmo um desenho para uma tatuagem, o Ouroboros é uma excelente escolha que lhe trará equilíbrio, a capacidade de se transformar, mudar, criar e recriar.


>> Animal Totem Serpente: qual é a sua simbologia?

>> Sonhar com uma serpente, qual é o seu significado?


Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Halloween: o que tem de saber sobre esta celebração assustadora...

A noite de 31 de outubro é mágica… A noite de Halloween é festejada um pouco por todo o mundo e considerada por muitos, a melhor noite do ano! Disfarces, medo, pavor, criaturas terrificantes, doces, brincadeiras… É a noite onde nos podemos transformar nas nossas personagens de filmes de terror favoritos, onde podemos mostrar o nosso lado mais “negro” sem pudor… Mas, será que sabe tudo sobre esta noite? Descubra!

Como explicar um déjà-vu?

É sempre uma sensação estranha. Aquela sensação estranha de ter vivido antes o que vive agora com as mesmas pessoas. Já todos/as experimentamos um déjà-vu. Realidade, memória, inconsciência, emoções, tudo parece estar desfocado, mas o que é que estará a passar no nosso cérebro?

Qual é o significado dos abraços?

Nem todos as pessoas são facilmente capazes de expressar os seus sentimentos. Alguns estão habituados a controlar os seus sentimentos, por isso é difícil para si adivinhar o que querem ou que pensam de si. No entanto, se observar a sua linguagem corporal, poderá decifrar os seus sentimentos para consigo. As suas linguagens corporais podem significar que estão a caminhar juntos em direção ao mesmo caminho.

Clarissenciência, clariaudiência e clarividência

Na clarividência, há várias formas de perceber as coisas. Talvez já tenha ouvido falar de clarissenciência, clariaudiência, ou mesmo clarividência, sem saber realmente o que são. Aqui está uma breve visão geral das várias formas de ver o futuro.

Significado da pomba

A pomba sempre representou a paz. Afinal de contas, depois do Dilúvio, uma pomba voava com um ramo de oliveira no seu bico para anunciar o regresso da calma. Mas será que a pomba branca tem outro significado?

Artigos favoritos

Qual o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual será o simbolismo do totem Pica-pau?

Ave ruidosa com um movimento repetitivo, o pica-pau é por vezes mal considerado. No entanto, entre os ameríndios, o animal totem Pica-pau simboliza coragem, vitalidade e generosidade. Com o seu som que soa como um coração palpitante, representa a vida em toda a sua beleza. Um pássaro intrigante, descubra rapidamente o simbolismo do pica-pau.

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Qual é o significado dos espirros?

Para além do barulho ou da manifestação de uma doença, um espirro também tem outro significado. Espirrar às 7:00 da manhã não tem o mesmo significado que espirrar às 18:00 por exemplo. Cada espirro está associado ao seu futuro. É por isso que os nossos antepassados tendiam dizer "saúde", maneira de dizer “voltar à vida”. Descubra a mensagem escondida por detrás do seu espirro!

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas

Descubram os Lives Tarot no YouTube!