Presentes em muitas mitologias, crenças e filosofias, os Ouroboros são muito fascinantes. Contudo, porquê a escolha de uma Serpente que morde a cauda? Infinito? Eternidade? Uma história interminável?
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
As origens do Ouroboros
O nome da serpente vem do grego onde "oura" significa "cauda" e "boros" significa "comer", ou seja, aquele que morde a cauda. A representação desta cobra provém das antigas culturas grega e egípcia.
O seu vestígio mais antigo remonta a 1600 anos a.C. no Egipto, no santuário do túmulo de Toutânkhamon. Muitas civilizações têm este símbolo em comum. Também se encontra no Egito, no Japão e na Índia nos templos pré-colombianos.
Significado dos Ouroboros
O Ouroboros tem vários significados, mas todos são um pouco semelhantes, todos estão ligados à ideia de renovação, de ciclo.
O ciclo
A serpente Ouroboros representa obviamente o círculo, o infinito, o que vive, o que morre, o que se reencarna. É a ideia de que as coisas mudam eternamente, que há continuidade. Mas é também um símbolo de auto fertilização, uma energia vital que se alimenta a si mesma. Ao comer a sua própria cauda, a serpente magoa-se e pode até matar-se, mas é também uma forma de sobreviver. A vida alimenta-se da morte ou o futuro devora o presente para criar um ciclo infinito.
O balanço
O Ouroboros também simboliza o equilíbrio porque é comparável ao símbolo chinês Yin e Yang, que representa o equilíbrio entre todas as forças opostas (fogo e água, feminino e masculino, luz e sombra, etc.).
A fertilidade e a sexualidade
Tal como nos sonhos com serpentes, com esta serpente a morder a sua própria cauda, não podemos esquecer o simbolismo sexual. De facto, a serpente é o símbolo fálico por excelência e a boca em que a cauda da serpente é inserida representa o sexo feminino. Este círculo pode portanto representar o acto sexual, mas também o ciclo da vida, a fertilidade.
A alquimia
Mais surpreendentemente, o Ouroboros é também, por vezes, um símbolo alquímico. É o "Um-o-Tudo". Na alquimia, o “Um-o-Tudo” é a expressão que descreve o princípio da Unidade do mundo. Na alquimia, o Ouroboros evoca estabilidade, através do ciclo. É a transcendência (o deus-serpente) e a imanência (ela própria cria).
O Lemniscate: símbolo do infinito
O Lemniscate Ouroboros é também uma cobra que morde a própria cauda mas é representada sob a forma de um 8 horizontal, o símbolo do infinito. Este pode também recordar o duplo Ouroboros que representa duas serpentes a morderem a cauda uma da outra.
O duplo Ouroboros, também conhecido como Auryn ouroboros, pode ser encontrado num amuleto no filme “A História sem Fim”.
O significado do Ouroboros Viking : o dragão
Em algumas culturas, o Ouroboros é representado sob a forma de dragão, como é o caso de Jormungand na mitologia norueguesa. Diz a lenda que Jormungand emerge sob o disfarce de uma serpente marinha. Diz-se que é a descendência de Loki, Deus da maldade. Em vez disso, é uma serpente-dragão que cresce tão grande que pode rodear o planeta Midgard, inserindo a cauda na sua boca. Desta forma, pode manter o mundo em equilíbrio e unidade. O mundo desmoronar-se-á Ragnarok (o fim do mundo), se Jormungand deixar de morder a cauda.
O Ouroboros na Astrologia
Também se diz que a serpente que morde a cauda tem uma ligação com a Astrologia. Nalgumas mitologias europeias, o Ouroboros representa a Via Láctea. Segundo a lenda, uma serpente de luz que morde a própria cauda vive nos céus. Esta poderia, de facto, ser a constelação Ophiuchus, também conhecida como Serpentário, que se situa entre as constelações do signo de Escorpião e de Sagitário.
Um símbolo Maçónico?
Os franco-maçónicos também usam o símbolo Ouroboros para completar o lema Ordo ab Chaos “ordem ou caos”. O Ouroboros representa a reconciliação da ordem e do caos: a serpente devora-se a si mesma → caos, mas representa um círculo fechado → unidade, ordem.
Um poderoso talismã
Se procura um talismã, uma peça de joalharia ou mesmo um desenho para uma tatuagem, o Ouroboros é uma excelente escolha que lhe trará equilíbrio, a capacidade de se transformar, mudar, criar e recriar.
>> Animal Totem Serpente: qual é a sua simbologia?
>> Sonhar com uma serpente, qual é o seu significado?