Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Entrevista de emprego: 10 conselhos para persuadir o seu recrutador

O seu CV chamou a atenção do recrutador e lhe foi oferecida uma entrevista de emprego. Só falta convencê-lo de que é a pessoa certa para o trabalho. Como pode expor os seus pontos fortes? Ponha todas as hipóteses do seu lado graças aos nossos 10 conselhos para uma entrevista bem sucedida.

Sabia que 79% dos candidatos que se candidatam a um emprego nunca obtêm uma resposta após a entrevista? Se tiver a sorte de conseguir uma entrevista, aqui estão 10 conselhos para assegurar a obtenção do emprego.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


10 dicas para uma entrevista bem sucedida


1. Seja pontual

Esta é uma das regras mais básicas, mas é também a mais importante: seja pontual! Não se atrase, mas também evite chegar demasiado cedo, não é agradável para o seu recrutador. É claro é possível ter problemas de timing mas, se chegar demasiado cedo à sua entrevista, fique dentro do seu carro ou vá tomar um café num bar, por exemplo. Se estiver atraso/a, não entre em pânico, ligue ao seu recrutador e peça desculpa e avise que chegará atrasado/a.


2. Mostre as boas maneiras

Sem exagerar, seja educado/a e respeitoso/a para com todos. O/a recepcionista, a mulher das limpezas, o segurança… cumprimente e sorria para cada pessoa que cruze porque não sabe quem são e o que podem dizer de si perante o seu recrutador.

Da mesma forma, se tiver de esperar, não caia da sua cadeira ou mastigue uma pastilha. Peça água se lhe oferecerem uma bebida. Está numa entrevista e não num café.


3. Vista-se bem

Pode-se pensar que é antiquado, mas como na vida, as primeiras impressões contam muito. Se não for, dependendo da área de trabalho, obrigado/a a usar um fato, evite cores cintilantes, demasiado curtas, apertadas… Opte antes por cores sóbrias com, porque não, um pequeno detalhe original para captar e atrair a atenção do recrutador.

Outro detalhe importante: não se borrife com perfume antes de sair. Isto pode fazer com que o recrutador fique doente ou tenha um ataque súbito de alergia. O mesmo vale para uma entrevista em videoconferência!


4. Tenha confiança em si mesmo/a

Se há um dia em que tem de ser bastante confiante, é durante uma entrevista. Portanto, por uma vez, tenha uma cabeça grande! Esteja seguro/a de si, do seu passado, olhe para o recrutador diretamente nos olhos, não se esconda por detrás da sua cadeira… sente-se corretamente com os pés assentes no chão e não cruze os braços.

Aqueles/as que dão uma aura positiva são mais propensos/as a conquistar um recrutador, por isso, seja audacioso/a mas não exagere. É tudo sobre si e a sua experiência de trabalho, sabe tudo de cor, por isso vá em frente!


5. Prepare-se com antecedência

Nada melhor do que preparar-se para a sua entrevista para que não fique sem palavras quando lhe é feita uma pergunta, por exemplo. Releia o seu CV cuidadosamente e pense em toda a informação que precisa de fornecer, descubra informações sobre a sua empresa para demonstrar o seu interesse e faça perguntas relevantes durante a entrevista.



Encontre emprego graças ao Tarot e à Vidência. Consulte os nossos Especialistas e descubra quando é que encontrara o emprego dos sonhos!



6. Não critique a sua antiga (atual) empresa

“Quero trabalhar para si porque não suporto mais o meu patrão e os meus colegas!”

Mesmo que seja uma realidade, nunca critique a empresa de onde veio. Em primeiro lugar, porque não conhece necessariamente o seu recrutador e este pode muito bem ser amigo do seu antigo chefe, mas também porque o recrutador está a olhar para si e há uma boa hipótese de que pense que o problema vem de si.


7. Não deixe que a pressão tome conta de si

É isso, a entrevista está quase a chegar ao fim, o recrutador cumprimenta-o/a, e começa lentamente a relaxar… mas tenha cuidado com o que diz! Quando a pressão solta, pode dizer rapidamente coisas infelizes, por exemplo: "ah! Finalmente acabou”!

Evite também o assédio nos dias que se seguem a uma entrevista. Um ou dois telefonemas está bem. Um ou dois telefonemas por dia é imediatamente muito mais aborrecido e preocupante.


8. Tenha cuidado com o seu discurso

Durante uma entrevista, o recrutador pode tentar pô-lo/a à vontade, mas não se deixe levar! Se parece estar em sintonia com o seu recrutador, isto não significa que possa ter mais hipóteses que os outros candidatos, por isso mantenha-se concentrado/a, use sempre o vocabulário certo e observe os seus padrões de fala, que podem tornar-se rapidamente muito desagradáveis!

Se o seu recrutador quiser saber mais sobre si, não lhe conte a sua vida privada. Do mesmo modo, se tiver quaisquer experiências com assuntos religiosos ou políticos, por exemplo, evite entrar em demasiados pormenores sobre as suas opiniões.


9. Ser consistente na forma e no conteúdo

Todos nós impulsionamos um pouco os nossos CVs e cartas de apresentação. Mas se as pequenas mentiras podem passar sem problemas, aquelas que são mais visíveis eliminá-lo/a-ão automaticamente!

Se disser, por exemplo, que é uma pessoa dinâmica, preste atenção à entoação da sua voz e ao sorriso. Não cruze os braços se disser que está aberto/a e não morda as unhas se for suposto ser capaz de lidar com a pressão.


10. Cuidado com as questões não-profissionais

Se tiver perguntas a fazer ao recrutador, seja relevante e profissional. Não é uma boa ideia perguntar sobre seguros de saúde, sindicatos ou o número de dias de folga durante a entrevista.

As perguntas sobre equipamento são também muito más. Se lhe for dada a marca do carro ou o telefone da empresa, tudo bem, mas não pergunte sobre a cor, o ano, se tem ar condicionado ou 4G!


Consulte o seu horóscopo para descobrir o que os astros lhe reservam quotidianamente. Qual será o emprego ideal para o seu Signo?


Por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Deixe o seu comentário

Descubram os/as nossos/as Especialistas através de uma fantástica entrevista!

Últimos artigos relativos relativos à Vidência

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens  Descubra a mensagem que o seu Anjo tem para lhe revelar!
Entrevista ao Tarólogo Adão  Descubra o dom do Tarólogo Adão...
Mediunidade   A Mediunidade é um dom capaz de desvendar eventos passados, presentes e futuros. Venha descobrir!
Vidência   Descubra tudo a propósito do dom de Vidência e de como este o/a poderá ajudar.
Tarot por telefone a partir de 1€/min  Descubra os nossos Tarólogos e Videntes
Oráculos  Questões profissionais, sentimentais financeiras? Venha descobrir como os Oráculos lhe poderão dar todas as respostas de que precisa para encontrar o caminho que lhe permitirá sentir-se realizado/a a todos os níveis!

Contacte-nos!