10 dicas para uma entrevista bem sucedida
1. Pontualidade
Esta é uma das regras mais básicas, mas é também a mais importante: seja pontual! Não se atrase, mas também evite chegar demasiado cedo, não é agradável para quem recruta. Claro que pode ter problemas de timing mas, se chegar demasiado cedo à sua entrevista, fique dentro do seu carro ou vá tomar um café, por exemplo. Se estiver atrasado/a, não entre em pânico, ligue, peça desculpa e avise que chegará alguns minutos depois da hora marcada.
2. Boas maneiras
Sem exagerar, seja educado/a e respeitoso/a para com todos. Cumprimente e sorria a cada pessoa com quem se cruzar porque não sabe quem são e o que podem dizer de si. Peça água, se lhe oferecerem uma bebida. Está numa entrevista e não num café.
3. Look
Como em tudo na vida, as primeiras impressões contam imenso. Dependendo da área de trabalho, se não for obrigado/a a usar um fato, vista-se de acordo com o cargo! Opte por cores sóbrias com, porque não, um pequeno detalhe original para captar e atrair a atenção. Outro detalhe importante: não coloque demasiado perfume.
Se a entrevista for em videoconferência, a aparência é também muito importante, mas pense também na iluminação, em tudo o que o/a possa distrair (gato, crianças, outros adultos...) e, sobretudo, o que estará atrás de si. Escolha bem o local e arrume-o - um escritório desarrumado não dá nada bom aspeto.
4. Confiança
Se há uma altura em que tem de ser bastante confiante, é durante uma entrevista. Esteja seguro/a de si, do seu passado, olhe para o recrutador diretamente nos olhos, não se esconda… Sente-se corretamente com os pés assentes no chão e não cruze os braços. Seja audacioso/a mas não exagere. É tudo sobre si e a sua experiência de trabalho, sabe tudo de cor, por isso vá em frente!
5. Preparação com antecedência
Nada melhor do que se preparar para a entrevista para que não fique sem palavras perante qualquer questão. Releia o seu CV cuidadosamente e pense em toda a informação que precisa fornecer; procure informações sobre a empresa para demonstrar o seu interesse e faça perguntas relevantes durante a entrevista.
6. Não criticar a sua antiga (atual) empresa
“Quero trabalhar para si porque não suporto mais o meu patrão e os meus colegas!”
Mesmo se for verdade, nunca critique a empresa de onde veio. Em primeiro lugar, porque não conhece necessariamente o seu recrutador e este pode muito bem ser amigo do seu antigo chefe, mas também porque o recrutador está a olhar para si e há uma boa hipótese de que pense que o problema vem de si.
7. Sem pressão
A entrevista está quase a chegar ao fim, o recrutador cumprimenta-o/a, e começa lentamente a relaxar… mas tenha cuidado com o que diz! Quando a pressão desce, pode dizer rapidamente coisas infelizes, por exemplo: "ah! Finalmente acabou”! Evite também insistir com telefonemas e emails nos dias a seguir à entrevista.
8. Discurso cuidadoso
Durante uma entrevista, o recrutador pode tentar pô-lo/a à vontade, mas não se deixe levar! Se parece estar em sintonia com o seu recrutador, isto não significa que possa ter mais hipóteses que os/as outros/as candidatos/as, por isso mantenha-se concentrado/a, use sempre o vocabulário certo!
Se o seu recrutador quiser saber mais sobre si, não lhe conte a sua vida privada. Do mesmo modo, se tiver quaisquer experiências com assuntos religiosos ou políticos, por exemplo, evite entrar em demasiados pormenores sobre as suas opiniões.
9. Consistência na forma e no conteúdo
Todos/as nós destacamos um pouco os nossos CVs e cartas de apresentação. Mas se as pequenas mentiras podem passar sem problemas, aquelas que são mais visíveis eliminá-lo/a-ão automaticamente! Por exemplo, se disser que é uma pessoa dinâmica, preste atenção à entoação da sua voz e ao sorriso. Não cruze os braços se diz ser uma pessoa aberta, não róia as unhas se diz que consegue aguentar bem a pressão.
10. Cuidado com questões não-profissionais
Se tiver perguntas a fazer ao recrutador, seja profissional. Não é uma boa ideia questionar relativamente a seguros de saúde, sindicatos ou o número de dias de férias durante a entrevista. As perguntas relativas ao equipamento são também a evitar. Se lhe for dada a marca do carro ou o telefone da empresa, tudo bem, mas não pergunte sobre a cor, o ano, se tem ar condicionado ou 5G!
Consulte o seu horóscopo para descobrir o que os astros lhe reservam diariamente. Qual será o emprego ideal para o seu Signo?