Os diferentes aspetos planetários que encontramos ao longo da vida
- Plutão em Trânsito (ele avançou!) encontra-se em Quadratura (= 90 graus mais longe) de Plutão entre o nascimento e entre 38-40 anos. É isto que faz mudar a vida, mudar a visão da vida, das coisas e até os nossos valores.
- Neptuno em Trânsito encontra-se em Quadratura em relação à posição de Neptuno no nascimento e a posição a 41-42 anos. Ele faz-nos pensar nos anos de desilusões, no arrependimento e nos nossos estados da alma.
- Úrano em Trânsito está aos 41/42 anos numa posição oposta da que estava à nascença. Por isso, coloca-se em questão, deseja maior independência, liberdade, rutura ou mudança.
Entre 38 e 42 anos, um/a nativo/a muda de valores, de considerações. É como um renascimento (Plutão), onde a pessoa pode querer viver o que ainda não viveu até ali, pois os seus sonhos podem assombrá-lo/a (Neptuno)! Deverá estar pronto/a a fazer face a mudanças radicais de vida e uma maior autonomia (Úrano).
Claro, segundo a forma como os planetas estão situados no mapa astral, o impacto será mais ou menos importante. E segundo as áreas afetadas, alguém poderá mudar de emprego ou ir viver para um outro lugar, ou separar-se para começar uma nova vida… Da mesma forma, é possível que a vida imponha essas mudanças (desemprego, rutura amorosa) para levar o/a nativo/a a ser verdadeiramente ele/a, o que nem sempre é fácil admitir no momento. Senão haverá uma crise existencial que poderá ultrapassar com os seus entes queridos ou com um terapeuta ou poderá até não mudar de vida. Mas uma pessoa nunca volta a ser a mesma depois dos 40 anos!
Todos somos afetados pela crise dos 40?
Sim, claro! Os movimentos importantes que mencionamos antes são válidos para todas as pessoas. Mas o que muda é o impacto que poderá ter em função do mapa astral da pessoa, das suas características mas também de outros fatores além da astrologia como a educação, as suas origens, a sua cultura…
Quais são as piores configurações astrais para uma crise dos 40 explosiva?
Há muitas possibilidades e não podemos aqui referir todas elas. Uma das mais evidentes é quando o Sol do/a nativo/a está ligado (ou ao lado, isto é em Conjuntura, ou em frente, quer dizer em Oposição, ou em Quadratura, ou seja a 90 graus) de Úrano ou de Plutão. Uma pessoa que tem o seu Sol que no momento do nascimento estava ao lado de Úrano e de Plutão terá certamente uma grande crise dos 40, em todas as áreas da sua vida!
Porque é que algumas pessoas têm a sua crise aos 50 ou até aos 30 anos?
Aos 30 anos, Saturno volta a si mesmo, ao mesmo grau do Zodíaco em que estava à nascença, depois de ter feito a volta completa. É assim um sinal de maturidade, de passagem à idade adulta, onde não se pode mais brincar aos adolescentes com Saturno pois há que enfrentar as responsabilidades, neste planeta da Sabedoria com um S maiúsculo! Se alguém vive mal esta passagem é porque se recusa a crescer.
Aos 50 anos, Saturno é-nos benéfico, ajuda-nos, leva-nos a agir onde não ousamos, pois estamos mais lúcidos. Muitas pessoas tentam controlar a crise dos 40 e sentem-na depois aos 40-50 anos, porque não souberam ouvir-se e seguir os seus desejos… Logo aos 50 anos, quando as crianças já são grandes, o «eu interior» explode! Mas há outros fatores a ter em conta além da astrologia. Para as mulheres, o fator hormonal também conta pois é uma idade crítica para a feminidade, sobretudo para quem não estiver bem preparado. Mas isto já é outra história.
Esta crise afeta mais os homens do que as mulheres?
Talvez seja um mito ou uma ideia falsa 🤔🤔. As mulheres também vivem a crise dos 40 e também procuram ajuda para a ultrapassar, tanto como os homens!
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorIsabelBarbosa !
Faça uma pergunta para Isabel
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário