Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

O Eclipse do Sol e a Astrologia

Um Eclipse é sempre um espetáculo impressionante com o qual a Lua e o Sol nos têm presenteado ao longo dos anos... Mas o que nos espera este ano? Que dias especiais teremos?

Nos dias 30 de abril e 25 de outubro de 2022, o céu irá presentear-nos com um "espetáculo solar”.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Um eclipse é o aparente desaparecimento de um astro A devido à interposição de outro astro B entre a fonte de luz C e o astro A. Na astrologia, falamos regularmente de Eclipses lunares e solares que observamos a partir da Terra. Há pelo menos 4 eclipses (2 solares e 2 lunares por ano) mas pode haver até 7 eclipses (solar e lunar combinados) por ano. Este fenómeno de eclipse tem lugar quando o Sol, a Lua e a Terra estão quase alinhados!

> Descubra o Calendário Lunar


O que é um Eclipse solar?

Um Eclipse solar ocorre quando a Lua se move em frente ao Sol, obscurecendo total ou parcialmente a imagem do Sol da Terra. Esta configuração só pode ocorrer durante a Lua Nova, quando o Sol e a Lua estão em Conjunção ("um ao lado do outro") com respeito à Terra. Embora a Lua seja muito mais pequena do que o Sol, está também muito mais próxima da Terra. Assim, pode ocultar o Sol porque um objecto é sempre maior quando está perto de nós, fica mais pequeno quando se afasta. 


Eclipse solar:Sol / Lua / Terra


Um Eclipse pode ser total ou parcial:

  • É total quando a fonte de luz é completamente bloqueada pelo objeto eclipsante;
  • É parcial se o astro que eclipsa o outro não bloqueia completamente a sua luz


Os Eclipses parciais

Entre os Eclipses parciais distinguimos:

  • Simples Eclipses parciais (para o Sol e a Lua): os astros não estão perfeitamente alinhados, pelo que o Sol está apenas parcialmente alinhado
  • Eclipses anulares (para o Sol): o Eclipse anular é um caso particular de Eclipse parcial em que os três "astros" em questão estão perfeitamente alinhados, mas onde a Lua é demasiado pequena (ou o Sol é demasiado grande!): um anel luminoso permanece visível! Neste caso, a Lua não eclipsa
  • Eclipses penumbrais (para a Lua): um Eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa apenas no cone penumbral da Terra (não na sombra)


Quais são os efeitos astrológicos do Eclipse solar?

Astrologicamente, um Eclipse solar atua como uma poderosa Lua Nova. Existe, portanto, a noção de nascimento, de início. Tudo o que semearmos neste dia será importante e terá um grande impacto no futuro (por vezes durante os próximos 6 meses). Portanto, se algo positivo for semeado, pode esperar que cresça nos dias e meses seguintes... Pelo contrário, se discutir com alguém neste dia, há um grande risco de a relação não durar... (Tudo isto deve ser matizado de acordo com os aspectos dos outros planetas no céu nesta data).

Nota: Tenha cuidado, se estiver demasiado nervoso/a ou demasiado ansioso/a (o que pode muitas vezes acontecer sob o efeito de um eclipse solar ou lunar), tente canalizar a sua agressividade que pode ressurgir abertamente e fazê-lo/a cometer erros irreparáveis. Mantenha um mínimo de compostura!



Surpreenda-se com o que lhe poderá revelar o seu Mapa Astral!
Faça agora a sua consulta por email!



Os Eclipses solares em 2022

Em 2022, teremos dois eclipses parciais do Sol nos dias 30 de abril e 25 de outubro


Lua Nova em Touro e eclipse parcial do Sol (a 10 graus 28) no dia 30 de abril às 20:29 (GMT)

No dia 30 de abril, a Lua Nova em Touro será também um Eclipse parcial do Sol. Ligada a Marte e Úrano, proporcionar-lhe-á uma energia extraordinária coroada com um excelente talento para o negócio. Isto dar-lhe-á um sentido de improvisação e reforçará o seu lado engenhoso.

Levá-lo/a-á a agir concretamente, sem medos ou falsas desculpas, para ver os seus projetos progredir. Graças a Vénus em Conjunção com Júpiter durante o Eclipse, o amor estará no centro das atenções com a possibilidade de realizar um desejo querido ao seu coração…


Lua Nova em Escorpião e eclipse parcial do Sol (a 2 graus) no dia 25 de outubro às 10:50

No dia 25 de outubro, a Lua Nova em Escorpião será também um eclipse parcial do Sol. Estará em Conjunção com Vénus, em Trígono com Marte e em Quadratura com Plutão. Por um lado, Vénus e Marte fá-lo/a-ão agir para satisfazer as suas paixões, para conquistar, para viver ao máximo o prazer que lhe é oferecido.

Por outro lado, a Quadratura com Plutão indica que deverá ter cuidado para não entrar numa situação complexa: será atraído/a por uma pessoa misteriosa, com um magnetismo poderoso, mas com uma vida duvidosa, iniciará uma relação extraconjugal, aceitará uma paixão destrutiva… 

Pense cuidadosamente e que analise uma relação com lucidez, que tente compreender as intenções de uma pessoa antes de dar o seu consentimento.



A fase da Lua Nova é o melhor momento para obter respostas!



Onde poderá assistir os Eclipses solares?

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, ambos Eclipses parciais do Sol não serão visíveis em Portugal.

Os Eclipses Solares são normalmente vistos apenas por uma pequena percentagem da população da Terra, porque a sombra da Lua é comparativamente menor que a sombra projetada pela Terra. Isso significa que todas as pessoas que estão do lado da Terra, onde está de noite, poderão ver o Eclipse lunar, enquanto que, um Eclipse Solar só poderá ser visto pelas pessoas que estão em locais onde se visualiza melhor a sombra da Lua!


É seguro olhar, sem proteção para o Eclipse Solar?

Não! É imperativo usar óculos especiais para observar o Eclipse Solar. Caso contrário, arrisca-se a queimar irreversivelmente a retina. Os filtros oculares permitem reduzir toda a radiação solar e assim proteger os seus olhos.

⚠ ️ Contudo, não olhe para o Sol por demasiado tempo para não aquecer demasiado os seus olhos.


Por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um...

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um site que lhe permita partilhar os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que acompanha e tranquiliza as pessoas que desejam conhecer os diferentes oráculos ou ainda são céticas a esta perspectiva de aconselhamento e bem-estar. Este conhecimento do Tarot, da Astrologia e das Terapias Alternativas permitiu-lhe encontrar a harmonia e a realização com que sempre sonhou para a sua vida.

Continuar a ler

Deixe o seu comentário

Contacte-nos!