História do Tarot

Atualizado no dia por Inês Moreira

O Tarot é algo mágico que nos desperta curiosidade, que nos fascina! Mas porque é que não há concordância relativamente à sua origem? Como é que surgiu realmente o Tarot? Descubra!

Apesar de sua origem obscura, há muitas explicações dadas por historiadores ao longo dos séculos para justificar a sua denominação e constituição; porém, ainda ninguém foi capaz de explicar de forma lógica e racional como um simples baralho, contendo 78 (setenta e oito) cartas pode guardar tanta sabedoria e ser um sistema divinatório tão preciso.

duas correntes de pensamento com explicações mais plausíveis para a sua possível origem. Uma oriunda das escolas iniciáticas de culto egípcio, afirma que o baralho (especialmente os Arcanos Maiores), são livros hieroglíficos do "Livro de Toth" - ou "Livro da Vida".


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


 

Segundo esta teoria, na tradição do Antigo Egito, os sacerdotes eram considerados herdeiros da sabedoria Atlântida e guardiões dos mistérios sagrados. 

Quando se deu a queda do Império Egípcio, o Grande Sacerdote convocou todos os sábios ao Templo para que, juntos, encontrassem um meio de preservar da destruição os ensinamentos iniciáticos. O objetivo era que, as novas gerações de sacerdotes, mesmo num futuro distante, pudessem utilizá-los, sem contudo, os tornar do conhecimento público (que não saberia utilizá-los), nem os transmitir aos inimigos, que claramente, os utilizariam para fazer o mal.

Assim sendo, foram criados setenta e oito 'livros' ou quadros contendo hieróglifos que sintetizariam esta sabedoria de forma a ser compreendida por aqueles que soubessem decifrá-los.

Por outro lado, pesquisadores, cientistas e historiadores têm destacado uma teoria, em que ressalvam as notáveis semelhanças entre as cartas de Tarot e certos jogos e divindades do Oriente, principalmente da China e da Índia.

De acordo com estes, o Tarot começou a tornar-se conhecido na Europa nos finais do século XIV, mais precisamente entre os anos de 1370 e 1380. Mas, mesmo os historiadores e cientistas, divergem na definição de sua origem; alguns colocam a hipótese deste ter sido trazido por povos ciganos vindos do oriente, outros por povos ciganos vindos do Egito ou por renascentistas como artifícios mnemónicos e outros ainda, apontam que este teve origem na Europa, mais precisamente no vale do rio Taro, afluente do rio Pó no norte da Itália.


O que se sabe, com certeza, é que o "Viscont-Sforza", como é conhecido, é o primeiro baralho desenhado com o formato do Tarot: 78 cartas com 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores – de que se tem memória. Este pertenceu ao quarto duque de Milão Francesco Sforza. 

De acordo com os registos históricos, foi desenhado entre 1432 e 1466 e, desde esta época – o século XIV, todos os grandes ocultistas o têm estudado e desenvolvido novos desenhos, novas correlações entre os seus símbolos mágicos e a mística de várias religiões e culturas.

A denominação genérica “Tarot de Marselha” deve-se ao facto de ter sido em França, mais precisamente na região de Marselha, que este baralho se popularizou, começando a ser produzido, e comercializado. Este deu inclusive, origem ao jogo de cartas de azar utilizado nos dias atuais.

 

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Artigos favoritos

Tarot - os segredos de um dos mais antigos Oráculos

As cartas de Tarot são um dos mais antigos oráculos! Apesar do mais famoso ser sem dúvida o Tarot de Marselha, foram-se desenvolvendo vários outros tipos de Tarot ao longo dos séculos. Descubra os segredos das cartas de Tarot através dos nossos artigos!

O que é um Tarólogo?

Já se questionou a propósito de tudo o que é necessário para ser Tarólogo? Será que é preciso ter um dom como para a Mediunidade e a Vidência? Venha descobrir…

O que simbolizam as cores no Tarot?

As cores transmitem-nos vibrações e bem-estar mas têm também uma simbologia muito forte, principalmente para no Tarot… Descubra qual é o significado de cada cor nas Cartas de Tarot e como nos poderão elucidar...

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!