História do Tarot

Atualizado no dia por Inês Moreira

O Tarot é algo mágico que nos desperta curiosidade, que nos fascina! Mas porque é que não há concordância relativamente à sua origem? Como é que surgiu realmente o Tarot? Descubra!

Apesar de sua origem obscura, há muitas explicações dadas por historiadores ao longo dos séculos para justificar a sua denominação e constituição; porém, ainda ninguém foi capaz de explicar de forma lógica e racional como um simples baralho, contendo 78 (setenta e oito) cartas pode guardar tanta sabedoria e ser um sistema divinatório tão preciso.

duas correntes de pensamento com explicações mais plausíveis para a sua possível origem. Uma oriunda das escolas iniciáticas de culto egípcio, afirma que o baralho (especialmente os Arcanos Maiores), são livros hieroglíficos do "Livro de Toth" - ou "Livro da Vida".


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


 

Segundo esta teoria, na tradição do Antigo Egito, os sacerdotes eram considerados herdeiros da sabedoria Atlântida e guardiões dos mistérios sagrados. 

Quando se deu a queda do Império Egípcio, o Grande Sacerdote convocou todos os sábios ao Templo para que, juntos, encontrassem um meio de preservar da destruição os ensinamentos iniciáticos. O objetivo era que, as novas gerações de sacerdotes, mesmo num futuro distante, pudessem utilizá-los, sem contudo, os tornar do conhecimento público (que não saberia utilizá-los), nem os transmitir aos inimigos, que claramente, os utilizariam para fazer o mal.

Assim sendo, foram criados setenta e oito 'livros' ou quadros contendo hieróglifos que sintetizariam esta sabedoria de forma a ser compreendida por aqueles que soubessem decifrá-los.

Por outro lado, pesquisadores, cientistas e historiadores têm destacado uma teoria, em que ressalvam as notáveis semelhanças entre as cartas de Tarot e certos jogos e divindades do Oriente, principalmente da China e da Índia.

De acordo com estes, o Tarot começou a tornar-se conhecido na Europa nos finais do século XIV, mais precisamente entre os anos de 1370 e 1380. Mas, mesmo os historiadores e cientistas, divergem na definição de sua origem; alguns colocam a hipótese deste ter sido trazido por povos ciganos vindos do oriente, outros por povos ciganos vindos do Egito ou por renascentistas como artifícios mnemónicos e outros ainda, apontam que este teve origem na Europa, mais precisamente no vale do rio Taro, afluente do rio Pó no norte da Itália.


O que se sabe, com certeza, é que o "Viscont-Sforza", como é conhecido, é o primeiro baralho desenhado com o formato do Tarot: 78 cartas com 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores – de que se tem memória. Este pertenceu ao quarto duque de Milão Francesco Sforza. 

De acordo com os registos históricos, foi desenhado entre 1432 e 1466 e, desde esta época – o século XIV, todos os grandes ocultistas o têm estudado e desenvolvido novos desenhos, novas correlações entre os seus símbolos mágicos e a mística de várias religiões e culturas.

A denominação genérica “Tarot de Marselha” deve-se ao facto de ter sido em França, mais precisamente na região de Marselha, que este baralho se popularizou, começando a ser produzido, e comercializado. Este deu inclusive, origem ao jogo de cartas de azar utilizado nos dias atuais.

 

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Artigos favoritos

Tarot - os segredos de um dos mais antigos Oráculos

As cartas de Tarot são um dos mais antigos oráculos! Apesar do mais famoso ser sem dúvida o Tarot de Marselha, foram-se desenvolvendo vários outros tipos de Tarot ao longo dos séculos. Descubra os segredos das cartas de Tarot através dos nossos artigos!

O que é um Tarólogo?

Já se questionou a propósito de tudo o que é necessário para ser Tarólogo? Será que é preciso ter um dom como para a Mediunidade e a Vidência? Venha descobrir…

O que simbolizam as cores no Tarot?

As cores transmitem-nos vibrações e bem-estar mas têm também uma simbologia muito forte, principalmente para no Tarot… Descubra qual é o significado de cada cor nas Cartas de Tarot e como nos poderão elucidar...

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas

Descubram os Lives Tarot no YouTube!