História do Tarot

Atualizado no dia por Inês Moreira

O Tarot é algo mágico que nos desperta curiosidade, que nos fascina! Mas porque é que não há concordância relativamente à sua origem? Como é que surgiu realmente o Tarot? Descubra!

Apesar de sua origem obscura, há muitas explicações dadas por historiadores ao longo dos séculos para justificar a sua denominação e constituição; porém, ainda ninguém foi capaz de explicar de forma lógica e racional como um simples baralho, contendo 78 (setenta e oito) cartas pode guardar tanta sabedoria e ser um sistema divinatório tão preciso.

duas correntes de pensamento com explicações mais plausíveis para a sua possível origem. Uma oriunda das escolas iniciáticas de culto egípcio, afirma que o baralho (especialmente os Arcanos Maiores), são livros hieroglíficos do "Livro de Toth" - ou "Livro da Vida".


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


 

Segundo esta teoria, na tradição do Antigo Egito, os sacerdotes eram considerados herdeiros da sabedoria Atlântida e guardiões dos mistérios sagrados. 

Quando se deu a queda do Império Egípcio, o Grande Sacerdote convocou todos os sábios ao Templo para que, juntos, encontrassem um meio de preservar da destruição os ensinamentos iniciáticos. O objetivo era que, as novas gerações de sacerdotes, mesmo num futuro distante, pudessem utilizá-los, sem contudo, os tornar do conhecimento público (que não saberia utilizá-los), nem os transmitir aos inimigos, que claramente, os utilizariam para fazer o mal.

Assim sendo, foram criados setenta e oito 'livros' ou quadros contendo hieróglifos que sintetizariam esta sabedoria de forma a ser compreendida por aqueles que soubessem decifrá-los.

Por outro lado, pesquisadores, cientistas e historiadores têm destacado uma teoria, em que ressalvam as notáveis semelhanças entre as cartas de Tarot e certos jogos e divindades do Oriente, principalmente da China e da Índia.

De acordo com estes, o Tarot começou a tornar-se conhecido na Europa nos finais do século XIV, mais precisamente entre os anos de 1370 e 1380. Mas, mesmo os historiadores e cientistas, divergem na definição de sua origem; alguns colocam a hipótese deste ter sido trazido por povos ciganos vindos do oriente, outros por povos ciganos vindos do Egito ou por renascentistas como artifícios mnemónicos e outros ainda, apontam que este teve origem na Europa, mais precisamente no vale do rio Taro, afluente do rio Pó no norte da Itália.


O que se sabe, com certeza, é que o "Viscont-Sforza", como é conhecido, é o primeiro baralho desenhado com o formato do Tarot: 78 cartas com 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores – de que se tem memória. Este pertenceu ao quarto duque de Milão Francesco Sforza. 

De acordo com os registos históricos, foi desenhado entre 1432 e 1466 e, desde esta época – o século XIV, todos os grandes ocultistas o têm estudado e desenvolvido novos desenhos, novas correlações entre os seus símbolos mágicos e a mística de várias religiões e culturas.

A denominação genérica “Tarot de Marselha” deve-se ao facto de ter sido em França, mais precisamente na região de Marselha, que este baralho se popularizou, começando a ser produzido, e comercializado. Este deu inclusive, origem ao jogo de cartas de azar utilizado nos dias atuais.

 

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Tarot persa de Madame Indira: o seu futuro numa viagem...

O tarot persa possui 55 cartas todas saídas do imaginário das Mil e uma noites. Além de nos levar a viajar, este tarot dar-lhe-á as chaves necessárias para compreender e antecipar o seu futuro, sob condição de conhecer o significado das suas cartas!

Tarot 2023: descubra as previsões do Tarot para este ano

Questionamos o Tarot para lhe oferecemos as suas previsões de 2023. O princípio é simples: um horóscopo Tarot. Para cada Signo, 1 carta revelará as previsões por trimestre. Descubra as previsões de 2023 sem mais tardar!

O oráculo das horas iguais para decisões informadas

Adoramos as horas iguais! Quando vemos uma, sabemos que o Universo tem uma mensagem para nós e há sempre um pouco de animação para a descobrir. Com o oráculo das horas iguais, podemos ir mais longe, usando-as para nos informarmos sobre uma situação.

Artigos favoritos

Anjos da Guarda: descubra qual é o seu, com a sua data de nascimento!

O seu Anjo da Guarda envia-lhe mensagens ao quotidiano e ajudá-lo/a-á a fazer as melhores escolhas! Poderá também, consciente ou inconscientemente, invocá-lo para qualquer problema em qualquer área da sua vida; assim que para agradecer todas as graças que ele lhe concede. Mas, gostaria de entrar em contacto com ele com mais frequência? Descubra, sem mais tardar o nome do seu Anjo da Guarda.

O que é um/a Tarólogo/a?

Já se questionou a propósito de tudo o que é necessário para ser Tarólogo? Será que é preciso ter um dom como para a Mediunidade e a Vidência? Venha descobrir…

Tarot - os segredos de um dos mais antigos Oráculos

As cartas de Tarot são um dos mais antigos oráculos! Apesar do mais famoso ser sem dúvida o Tarot de Marselha, foram-se desenvolvendo vários outros tipos de Tarot ao longo dos séculos. Descubra os segredos das cartas de Tarot através dos nossos artigos!

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas