Cristal de Rocha: virtudes e propriedades da pedra fortalecedora

Atualizado no dia por Inês Moreira

O cristal de rocha é a pedra mais importante em litoterapia pois, dotada de uma energia pura e poderosa, é a pedra ideal para desenvolver as suas capacidades intelectuais e fortalecer o seu corpo. Descubra a origem, história e virtudes da pedra transparente.

As pedras preciosas são minerais fascinantes. São utilizadas há milhares de anos pelas suas propriedades e o seu sucesso continua. Quando não estão a ser utilizadas para aliviar a dor do corpo, podem ser encontradas em muitas obras de arte.


Cor: transparente, incolor
Sistema cristalino:  rhombohedral
Composição: dióxido de silício
Dureza: 7/10
Signo associado: Carneiro e Capricórnio
Preço: a partir de 5 euros
(em geral, o preço não é muito elevado; dependerá da qualidade mineralógica da pedra)


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Origens do Cristal de Rocha: de volta à Grécia Antiga

O Cristal de Rocha é um mineral comum na crosta terrestre. Este quartzo está presente em muitas rochas, quer magmáticas, metamórficas ou sedimentares. Esta pedra foi identificada pela primeira vez na Grécia em 1500 a.C. Nessa altura, foi gravada e esculpida para melhorar a sua aparência estética.

Hoje em dia, podem ser encontradas em quase todo o lado, mas os espécimes mais bonitos encontram-se no Brasil, Arkansas e Herkimer (Estados Unidos), Kullu (Índia), Suíça, China, França e Rússia. Os depósitos mais interessantes estão localizados em Isère e Haute Savoie.


Para compreender o nome desta pedra, basta olhar para a sua aparência transparente… e falar algumas palavras em grego. O cristal de rocha vem da palavra “krustallos”, que significa “gelo” e é por sua vez derivado da palavra “kryos” que significa “geada”.

Embora tenha sido identificado e nomeado na Grécia em 1500 a.C., o Cristal de Rocha foi tratado pela primeira vez no período Paleolítico. De facto, foi utilizado da mesma forma que o sílex para iniciar incêndios há 3 milhões de anos. Sabe o resto, foi na Grécia que o Cristal de Rocha foi usado para o que era: uma bela pedra que os gregos tanto gostaram que a usaram para fazer gravuras ou objetos.

Ao mesmo tempo, os romanos fabricavam todo o tipo de jóias: pulseiras, colares, anéis e pingentes. Logo, no século X d.C., foi a vez dos egípcios fazerem jarras usando cristais de rocha.

Entretanto, o cristal de rocha é ainda hoje amplamente utilizado. Entre os seus maiores fãs estão os clarividentes. As bolas de cristal são feitas a partir desta pedra. As bolas de cristal são feitas a partir desta pedra. As suas propriedades e carga energética fazem desta pedra, o melhor meio para flashes e telepatia. É também utilizado na indústria. O cristal é sintetizado e utilizado para a criação de relógios e computadores porque é reconhecido como tendo grandes capacidades electromagnéticas.


Cristal de Rocha: um quartzo que fortalece o corpo e a mente

De acordo com a litoterapia, é possível curar-se com pedras. O Cristal de Rocha é um quartzo que pode absorver, amplificar e transmitir muita energia. Graças a esta pedra, o estado do nosso corpo e certas faculdades paralelas podem evoluir:


Virtudes a nível físico

  • Melhora o sistema nervoso
  • Alivia as dores nas costas
  • Trata todos os males em geral, se combinados com âmbar amarelo
  • Atua sobre as dores oculares
  • Suaviza as perturbações auditivas
  • Fortalece o coração e os pulmões
  • Trata problemas intestinais, se transformando em elixir
  • Pode ajudar na perda de peso


Virtudes a nível emocional

  • Abre a mente a novas ideias: ideal para cartesianos e teimosos
  • Proporciona uma sensação de invulnerabilidade
  • Ajuda na concentração
  • Elimina bloqueios energéticos e emocionais
  • Trabalha na memória
  • Desenvolve a intuição
  • Ajuda na clarividência


Cristal de Rocha: como purificar e recarregar esta pedra?

O Cristal de Rocha, ou quartzo, precisa absolutamente de ser purificado para descarregar as energias (por vezes negativas) que acumulou no passado. Faça isso assim que estiver na sua posse, ou regularmente se praticar litoterapia diariamente.

Para remover as influências com que foi carregado, deixe-o de molho numa tigela de água da torneira durante várias horas. Logo, para o recarregar, basta colocá-lo sob a luz do sol nascente durante algumas horas.


É bom saber: se o céu estiver alguma vez nublado, a luz do dia pode ser suficiente.


Factos inusitados:

  • O Cristal de Rocha tem o poder de recarregar todas as outras pedras. Este quartzo tem uma grande capacidade para armazenar e transmitir fortes energias
  • O maior cristal conhecido foi encontrado no Brasil. Mede 6 x 1,5 x 1,5 m e pesa 40 toneladas!
  • Quando um casal celebra 15 anos de casamento, diz-se que está a celebrar o seu casamento de cristal
  • Nos tempos antigos, acreditava-se que o Cristal de Rocha era gelo eterno devido ao seu aparecimento.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são inúmeras, mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

7 pedras preciosas para atrair o amor e mantê-lo

Encontrar o amor, mantê-lo e alimentá-lo… Nem sempre é fácil! Por vezes, numa relação é necessário uma mãozinha e a litoterapia poderá ajudar. Graças às suas propriedades e virtudes, algumas pedras preciosas poderão ajudá-lo/a a encontrar o amor, a proteger-se, a prolongar a paixão, a comunicar sem problemas ou a acalmar os ciúmes e a inveja. Descubra 7 delas e cuide da sua relação.

Ametista

A ametista é uma pedra conhecida e reputada pelos seus poderes desde a Antiguidade. Pedra de quartzo, cristal corada por óxido de ferro, era frequentemente utilizada em joalharia no antigo Egipto. Pedra nobre e elegante, o seu nome evoca a embriaguez contra a qual é suposto lutar. Descubra a história, as virtudes e o significado da pedra de ametista.

Qual é a Pedra preciosa de cada Signo?

Sabia que as pedras preciosas e semipreciosas têm imensas propriedades? Cada uma delas tem uma influência específica sobre a pessoa que a usa. Jade, Esmeralda, Topázio... Venha descobrir qual é a pedra preciosa do seu signo e como ela o/a pode ajudar…

Pedras de proteção: como escolher a que mais me convém?

Quer seja para evitar o azar, as más energias e as pessoas negativas ou ainda para ultrapassar o nervosismo ou ajudar na cura, as pedras poderão ser preciosos aliados. Contudo, a litoterapia é complexa e nem todas as pedras têm as mesmas propriedades. Partilhamos consigo um resumo com os principais pontos sobre as pedras de proteção.

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Labradorite: virtudes e propriedades da pedra protetora

Com cores inimitáveis, metálico, azul, verde e dourado, o labradorite seduz tanto como fascina. Mas para além da sua grande beleza, tem muitas propriedades que o tornam uma pedra tão espantosa quando indispensável. Descubra sem mais delongas todos os segredos desta pedra.

Água-marinha: virtudes e propriedades da pedra da sorte

O que é que esta pedra sublime esconde por detrás da sua cor azul intensa? Se aos seus olhos a Água-marinha é tão misteriosa como as águas profundas do oceano, revelar-lhe-emos todos os seus segredos. Usado há milhares de anos pelas suas propriedades estimulantes e calmantes, também tem sido usada como amuleto da sorte pelos marinheiros e representa amor e fidelidade dentro de um casal…

O que diz o seu Signo sobre si?