As pedras preciosas são minerais fascinantes. São utilizadas há milhares de anos pelas suas propriedades e o seu sucesso continua. Quando não estão a ser utilizadas para aliviar a dor do corpo, podem ser encontradas em muitas obras de arte.
Cor: transparente, incolor | |
Sistema cristalino: rhombohedral | |
Composição: dióxido de silício | |
Dureza: 7/10 | |
Signo associado: Carneiro e Capricórnio | |
Preço: a partir de 5 euros (em geral, o preço não é muito elevado; dependerá da qualidade mineralógica da pedra) |
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
Origens do Cristal de Rocha: de volta à Grécia Antiga
O Cristal de Rocha é um mineral comum na crosta terrestre. Este quartzo está presente em muitas rochas, quer magmáticas, metamórficas ou sedimentares. Esta pedra foi identificada pela primeira vez na Grécia em 1500 a.C. Nessa altura, foi gravada e esculpida para melhorar a sua aparência estética.
Hoje em dia, podem ser encontradas em quase todo o lado, mas os espécimes mais bonitos encontram-se no Brasil, Arkansas e Herkimer (Estados Unidos), Kullu (Índia), Suíça, China, França e Rússia. Os depósitos mais interessantes estão localizados em Isère e Haute Savoie.
Para compreender o nome desta pedra, basta olhar para a sua aparência transparente… e falar algumas palavras em grego. O cristal de rocha vem da palavra “krustallos”, que significa “gelo” e é por sua vez derivado da palavra “kryos” que significa “geada”.
Embora tenha sido identificado e nomeado na Grécia em 1500 a.C., o Cristal de Rocha foi tratado pela primeira vez no período Paleolítico. De facto, foi utilizado da mesma forma que o sílex para iniciar incêndios há 3 milhões de anos. Sabe o resto, foi na Grécia que o Cristal de Rocha foi usado para o que era: uma bela pedra que os gregos tanto gostaram que a usaram para fazer gravuras ou objetos.
Ao mesmo tempo, os romanos fabricavam todo o tipo de jóias: pulseiras, colares, anéis e pingentes. Logo, no século X d.C., foi a vez dos egípcios fazerem jarras usando cristais de rocha.
Entretanto, o cristal de rocha é ainda hoje amplamente utilizado. Entre os seus maiores fãs estão os clarividentes. As bolas de cristal são feitas a partir desta pedra. As bolas de cristal são feitas a partir desta pedra. As suas propriedades e carga energética fazem desta pedra, o melhor meio para flashes e telepatia. É também utilizado na indústria. O cristal é sintetizado e utilizado para a criação de relógios e computadores porque é reconhecido como tendo grandes capacidades electromagnéticas.
Cristal de Rocha: um quartzo que fortalece o corpo e a mente
De acordo com a litoterapia, é possível curar-se com pedras. O Cristal de Rocha é um quartzo que pode absorver, amplificar e transmitir muita energia. Graças a esta pedra, o estado do nosso corpo e certas faculdades paralelas podem evoluir:
Virtudes a nível físico
- Melhora o sistema nervoso
- Alivia as dores nas costas
- Trata todos os males em geral, se combinados com âmbar amarelo
- Atua sobre as dores oculares
- Suaviza as perturbações auditivas
- Fortalece o coração e os pulmões
- Trata problemas intestinais, se transformando em elixir
- Pode ajudar na perda de peso
Virtudes a nível emocional
- Abre a mente a novas ideias: ideal para cartesianos e teimosos
- Proporciona uma sensação de invulnerabilidade
- Ajuda na concentração
- Elimina bloqueios energéticos e emocionais
- Trabalha na memória
- Desenvolve a intuição
- Ajuda na clarividência
Cristal de Rocha: como purificar e recarregar esta pedra?
O Cristal de Rocha, ou quartzo, precisa absolutamente de ser purificado para descarregar as energias (por vezes negativas) que acumulou no passado. Faça isso assim que estiver na sua posse, ou regularmente se praticar litoterapia diariamente.
Para remover as influências com que foi carregado, deixe-o de molho numa tigela de água da torneira durante várias horas. Logo, para o recarregar, basta colocá-lo sob a luz do sol nascente durante algumas horas.
É bom saber: se o céu estiver alguma vez nublado, a luz do dia pode ser suficiente.
Factos inusitados:
- O Cristal de Rocha tem o poder de recarregar todas as outras pedras. Este quartzo tem uma grande capacidade para armazenar e transmitir fortes energias
- O maior cristal conhecido foi encontrado no Brasil. Mede 6 x 1,5 x 1,5 m e pesa 40 toneladas!
- Quando um casal celebra 15 anos de casamento, diz-se que está a celebrar o seu casamento de cristal
- Nos tempos antigos, acreditava-se que o Cristal de Rocha era gelo eterno devido ao seu aparecimento.