A pedra âmbar é uma resina misteriosa que esconde muitas propriedades graças às suas virtudes. Durante milhares de anos, esta pedra tem sido usada para aliviar problemas psicológicos e físicos. Através da sua história, descubra as propriedades que a tornam verdadeiramente espantosa!
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
Origens da pedra âmbar
A história do âmbar começa há quase 45 milhões de anos entre a Europa Central e a do Norte. Havia uma enorme parte do território da floresta âmbar, desde o Mar Cápsio até à costa norueguesa.
A pedra âmbar é na realidade uma oleoresina secretada por coníferas que se fossiliza ao longo do tempo. Embora não seja mineralizada, é por vezes utilizada como uma gema e normalmente apresentada como tal.
A sua cor varia do amarelo limão ao castanho escuro e é sempre transparente, o que a torna especial e muito apreciada no mundo da joalharia. Tem sido usada em joalharia desde os tempos antigos, e foi muito cedo atribuída com propriedades e virtudes benéficas. Em particular, estava associada à juventude eterna porque parecia preservar plantas e animais.
Atualmente, o âmbar é uma das três pedras preciosas - juntamente com o diamante e o jacto - de origem vegetal. Tal como o diamante, a pedra âmbar é o resultado de milhares de anos de presença na natureza e requer condições de pressão e calor para se formar, tudo isto num período muito grande (contar alguns milhões de anos).
A pedra âmbar em litoterapia: quais os seus benefícios?
Como muitas pedras preciosas, o âmbar proporciona muito bem-estar à pessoa que o usa.
Virtudes emocionais do âmbar
A nível psicológico em litoterapia, a pedra âmbar ajuda o seu utente a afirmar-se e a lutar pelos seus bens. É por esta razão que na China, dois séculos antes da nossa era, era usada pelos homens para simbolizar a sua virilidade. O âmbar também ajuda a purificar energias graças à sua irradiação solar. Ajuda a desbloquear certas áreas do corpo quando colocado no chakra ou na parte em questão. Esta jóia favorece todas as formas de trabalho psíquico, e ajuda a estimular a reflexão e o desenvolvimento intelectual. Neste sentido, o âmbar ajuda a lutar contra as formas de depressão.
Virtudes físicas do âmbar
Os efeitos positivos do âmbar também se encontram a nível físico. É muito usado para libertar a fala através do aquecimento das gargantas. Ajuda a descongestionar as vias respiratórias enquanto luta contra doenças ortoringolarigologistas (ouvido, nariz e garganta), tais como constipações, dores de garganta, gripe, etc. Em caso de inflamação, é recomendado pelas suas propriedades analgésicas. De uma forma mais geral, a pedra âmbar torna possível estimular o sistema imunitário. Até facilita o descanso e um melhor sono, uma vez que combate os pesadelos em particular.
Fatos inusitados do âmbar
- Esta pedra preciosa também pode ser usada como colar para acalmar os dentes dolorosos dos bebés.
- Os casamentos de âmbar simbolizam 34 anos de casamento na tradição francesa. Diz-se por vezes que o âmbar transporta a memória.
- Não se surpreenda se conhecer alguém chamado Amber, porque a pedra inspirou este nome feminino. É mesmo utilizada na novela "Os Jovens e os Inquietos". Em árabe, este nome significa "imortal" e é celebrado a 7 de Dezembro.