Origens da pedra âmbar
A história do âmbar começa há quase 45 milhões de anos entre a Europa Central e a do Norte. Havia uma enorme parte do território da floresta âmbar, desde o Mar Cápsio até à costa norueguesa.
A pedra âmbar é na realidade uma oleoresina secretada por coníferas que se fossiliza ao longo do tempo. Embora não seja mineralizada, é por vezes utilizada como uma gema e normalmente apresentada como tal.
A sua cor varia do amarelo limão ao castanho escuro e é sempre transparente, o que a torna especial e muito apreciada no mundo da joalharia. Tem sido usada em joalharia desde os tempos antigos, e foi muito cedo atribuída com propriedades e virtudes benéficas. Em particular, estava associada à juventude eterna porque parecia preservar plantas e animais.
Atualmente, o âmbar é uma das três pedras preciosas - juntamente com o diamante e o jacto - de origem vegetal. Tal como o diamante, a pedra âmbar é o resultado de milhares de anos de presença na natureza e requer condições de pressão e calor para se formar, tudo isto num período muito grande (contar alguns milhões de anos).
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorInêsMoreira !
Faça uma pergunta para Inês
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário