Âmbar: propriedades e virtudes da pedra

Atualizado no dia por Inês Moreira

Com as suas cores quentes e intoxicantes, o âmbar tem-nos seduzido durante séculos. Para além do seu aspeto estético, a pedra âmbar tem muitas virtudes. Mas de onde vem esta pedra e que efeitos positivos exerce sobre aqueles que a usam? Descubra as virtudes e propriedades da pedra da juventude eterna.

A pedra âmbar é uma resina misteriosa que esconde muitas propriedades graças às suas virtudes. Durante milhares de anos, esta pedra tem sido usada para aliviar problemas psicológicos e físicos. Através da sua história, descubra as propriedades que a tornam verdadeiramente espantosa!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Origens da pedra âmbar

A história do âmbar começa há quase 45 milhões de anos entre a Europa Central e a do Norte. Havia uma enorme parte do território da floresta âmbar, desde o Mar Cápsio até à costa norueguesa.

A pedra âmbar é na realidade uma oleoresina secretada por coníferas que se fossiliza ao longo do tempo. Embora não seja mineralizada, é por vezes utilizada como uma gema e normalmente apresentada como tal.

A sua cor varia do amarelo limão ao castanho escuro e é sempre transparente, o que a torna especial e muito apreciada no mundo da joalharia. Tem sido usada em joalharia desde os tempos antigos, e foi muito cedo atribuída com propriedades e virtudes benéficas. Em particular, estava associada à juventude eterna porque parecia preservar plantas e animais.

Atualmente, o âmbar é uma das três pedras preciosas - juntamente com o diamante e o jacto - de origem vegetal. Tal como o diamante, a pedra âmbar é o resultado de milhares de anos de presença na natureza e requer condições de pressão e calor para se formar, tudo isto num período muito grande (contar alguns milhões de anos).


A pedra âmbar em litoterapia: quais os seus benefícios?

Como muitas pedras preciosas, o âmbar proporciona muito bem-estar à pessoa que o usa.


Virtudes emocionais do âmbar

A nível psicológico em litoterapia, a pedra âmbar ajuda o seu utente a afirmar-se e a lutar pelos seus bens. É por esta razão que na China, dois séculos antes da nossa era, era usada pelos homens para simbolizar a sua virilidade. O âmbar também ajuda a purificar energias graças à sua irradiação solar. Ajuda a desbloquear certas áreas do corpo quando colocado no chakra ou na parte em questão. Esta jóia favorece todas as formas de trabalho psíquico, e ajuda a estimular a reflexão e o desenvolvimento intelectual. Neste sentido, o âmbar ajuda a lutar contra as formas de depressão.


Virtudes físicas do âmbar

Os efeitos positivos do âmbar também se encontram a nível físico. É muito usado para libertar a fala através do aquecimento das gargantas. Ajuda a descongestionar as vias respiratórias enquanto luta contra doenças ortoringolarigologistas (ouvido, nariz e garganta), tais como constipações, dores de garganta, gripe, etc. Em caso de inflamação, é recomendado pelas suas propriedades analgésicas. De uma forma mais geral, a pedra âmbar torna possível estimular o sistema imunitário. Até facilita o descanso e um melhor sono, uma vez que combate os pesadelos em particular.


Fatos inusitados do âmbar

  • Esta pedra preciosa também pode ser usada como colar para acalmar os dentes dolorosos dos bebés.
  • Os casamentos de âmbar simbolizam 34 anos de casamento na tradição francesa. Diz-se por vezes que o âmbar transporta a memória.
  • Não se surpreenda se conhecer alguém chamado Amber, porque a pedra inspirou este nome feminino. É mesmo utilizada na novela "Os Jovens e os Inquietos". Em árabe, este nome significa "imortal" e é celebrado a 7 de Dezembro.


Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

7 pedras preciosas para atrair o amor e mantê-lo

Encontrar o amor, mantê-lo e alimentá-lo… Nem sempre é fácil! Por vezes, numa relação é necessário uma mãozinha e a litoterapia poderá ajudar. Graças às suas propriedades e virtudes, algumas pedras preciosas poderão ajudá-lo/a a encontrar o amor, a proteger-se, a prolongar a paixão, a comunicar sem problemas ou a acalmar os ciúmes e a inveja. Descubra 7 delas e cuide da sua relação.

Ametista

A ametista é uma pedra conhecida e reputada pelos seus poderes desde a Antiguidade. Pedra de quartzo, cristal corada por óxido de ferro, era frequentemente utilizada em joalharia no antigo Egipto. Pedra nobre e elegante, o seu nome evoca a embriaguez contra a qual é suposto lutar. Descubra a história, as virtudes e o significado da pedra de ametista.

Qual é a Pedra preciosa de cada Signo?

Sabia que as pedras preciosas e semipreciosas têm imensas propriedades? Cada uma delas tem uma influência específica sobre a pessoa que a usa. Jade, Esmeralda, Topázio... Venha descobrir qual é a pedra preciosa do seu signo e como ela o/a pode ajudar…

Pedras de proteção: como escolher a que mais me convém?

Quer seja para evitar o azar, as más energias e as pessoas negativas ou ainda para ultrapassar o nervosismo ou ajudar na cura, as pedras poderão ser preciosos aliados. Contudo, a litoterapia é complexa e nem todas as pedras têm as mesmas propriedades. Partilhamos consigo um resumo com os principais pontos sobre as pedras de proteção.

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Labradorite: virtudes e propriedades da pedra protetora

Com cores inimitáveis, metálico, azul, verde e dourado, o labradorite seduz tanto como fascina. Mas para além da sua grande beleza, tem muitas propriedades que o tornam uma pedra tão espantosa quando indispensável. Descubra sem mais delongas todos os segredos desta pedra.

Cristal de Rocha

O cristal de rocha é a pedra mais importante em litoterapia pois, dotada de uma energia pura e poderosa, é a pedra ideal para desenvolver as suas capacidades intelectuais e fortalecer o seu corpo. Descubra a origem, história e virtudes da pedra transparente.

Propriedades e virtudes das pedras preciosas

Em litoterapia, cada pedra preciosa ou semi-preciosa tem um significado e um poder. Antes de escolher e de usar uma pedra, precisa conhecer as suas propriedades e virtudes afim de escolher a melhor de acordo com o que precisa.

O que diz o seu Signo sobre si?